quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bosques da Faia Brava – Alerta Verde (Campo de Voluntariado Jovem)


Campos de Voluntariado Jovem 2011
Bosques da Faia Brava – Alerta Verde
Datas: 09
a 16 de Julho de 2011
 
Descrição
Na Faia Brava está a nascer um novo bosque, vivo, cheio de biodiversidade, que todos podem visitar e que todos podem ajudar a crescer. Com o apoio de voluntários, pretendemos recuperar e melhorar o coberto florestal de áreas que foram afectadas por incêndios, restaurar as principais linhas de água, contribuindo assim para a conservação do mosaico agro-florestal e das espécies de fauna e flora que dele dependem.

Objectivos
Aumento da área florestal (sobreiral) na Reserva da Faia Brava em 40%, constituição de cortinas de árvores folhosas, diversificação do coberto vegetal, aumento da biodiversidade, protecção contra fogos e protecção contra a erosão, sensibilização da população local e dos jovens para a importância económica e ecológica da floresta.

Tarefas
Gestão florestal (manutenção do viveiro, rega de árvores);
Limpeza da floresta (colecção de lixo e desmatações manuais);
Vigilância contra fogos (acções de vigilância e construção de torre de vigia);
Monitorização da biodiversidade do bosque (participação no inventário de biodiversidade da Faia Brava - aves e insectos).

O campo de trabalho terá a duração de 8 dias, sendo o local de dormitório o eco-acampamento das Hortas da Sabóia, na Reserva da Faia Brava. Este campo de trabalho destina-se a 20 jovens portugueses e estrangeiros.

Consulte o programa detalhado, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário