domingo, 1 de maio de 2011

V Curso de Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres


Cogumelos
Nos próximos dias 7 e 8 de maio realiza-se na freguesia de Podence, o V Curso de Introdução à Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres. Esta ação teórica/prática, pretende dotar os formandos de um conhecimento mais efetivo das diferentes espécies deste produto, frequentemente utilizado na gastronomia transmontana.
Nos dois dias em que decorre o curso, os participantes aprenderão a identificar os cogumelos silvestres com maior valor gastronómico, quais as técnicas mais corretas de colheita, cuidados a ter na identificação das diversas espécies e técnicas de conservação do produto. A confeção dos cogumelos silvestres será igualmente um dos tópicos do programa da formação, com os alunos a poderem provar e saborear alguns pratos feitos à base do fungo.
A organização é da Associação Micológica Terras do Roquelho, com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Junta de Freguesia de Podence. As inscrições podem ser feitas até dia 2 de maio, através do e-mail terrasdoroquelho@gmail.com ou na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Programa:

sábado, 7 de maio
09H00- Início do curso
Ponto de Encontro: Junta de Freguesia de Podence
09H30- Biologia dos cogumelos. Identificação e seus caracteres principais. Habitats e suas espécies associadas. Regras para uma colheita sustentável
11H00- Intervalo
11H15- Gastronomia dos cogumelos. Descrição das principais espécies comestíveis e tóxicas. Apresentação de algumas técnicas de conservação
13H00- Almoço livre
15H00- Saída de campo para observação, identificação e recolha de espécies
19H00- Identificação do material recolhido
21H00- Jantar convívio.

Domingo, 8 de maio
09H00 - Saída de campo para observação, identificação e recolha de espécies
13H00 - Almoço convívio
15H30 - Encerramento do curso
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário