quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Associação Portuguesa de Arboricultura visa promover desenvolvimento e regulamentação do setor



·         Apoio ao desenvolvimento do setor
·         Promoção da regulamentação da profissão
·         Representação internacional
·         Fomento de boas práticas

Sintra, 4 de janeiro 2012 – No passado mês de outubro foi criada, com o apoio da Parques de Sintra – Monte da Lua, a Associação Portuguesa de Arboricultura (APA) reunindo 24 sócios fundadores na missão de apoiar o desenvolvimento do setor da Arboricultura em Portugal, promover a sua regulamentação e representá-lo junto das associações internacionais congéneres.

A APA, com sede no Parque de Monserrate, em Sintra, é uma Associação técnica e científica, sem fins lucrativos, cujos objetivos principais se prendem também com o incentivo à preservação e gestão sustentável do património arbóreo, a divulgação do papel social, paisagístico e ambiental da árvore, bem como a promoção das boas práticas no cultivo e gestão das mesmas.

As atividades da APA incluirão a representação portuguesa na EAC (European Arboriculture Council) e ISA (International Society of Arboriculture), bem como noutras associações internacionais congéneres; o estabelecimento de meios de contacto e fóruns de debate entre associados; o apoio ao aperfeiçoamento técnico e profissional; bem como o estudo do setor, e respetiva publicação e divulgação, criando assim espaço para a promoção das potencialidades económicas e sociais da arboricultura a nível nacional, bem como para a colaboração e estabelecimento de protocolos.

Podem ser sócios da APA pessoas singulares e instituições de ensino e investigação, bem como interessados na temática da arboricultura, e a Associação terá como receitas as quotas dos associados, donativos e patrocínios, eventuais subsídios, venda de publicações e inscrições nos seus eventos e atividades.

- fim -

Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua

A Parques de Sintra - Monte da Lua SA (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objetivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona.
Em 2011, os valores naturais e culturais que a PSML salvaguarda e valoriza (Parque e Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam mais de 1 milhão de visitas, cerca de 86% das quais por parte de estrangeiros. São acionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Instituto dos Museus e da Conservação, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.



Informações para imprensa:

Maria Alcaparra
Comunicação Parques de Sintra - Monte da Lua
219 237 309 / 92 549 55 41

Nenhum comentário:

Postar um comentário