terça-feira, 9 de agosto de 2016

Silvática - Despertar Sentidos

Micro-Festival de Terapia da Floresta e Conhecimento da Natureza
O que propomos são quatro dias em regime de pensão completa no Retiro da Fraguinha, onde de manhã e de tarde haverá atividades propostas de Terapia da Floresta e de Conhecimento da Natureza. O número de dias mínimo para este evento é de 3 dias (o festival completo são 4 dias).


Shinrin-Yoku ou Terapia da Floresta
A Terapia da Floresta é diferente de qualquer caminhada na natureza que tenha experimentado antes; nela, concentramos os nossos sentidos para desenvolver uma conexão com a natureza e usaremos várias atividades sensoriais para aprofundar a nossa relação com a floresta. Caminharemos de uma forma descontraída e calma em forma de passeio terapêutico com muitos benefícios comprovados para a saúde. Em 4 dias de prática, os benefícios serão visíveis, já que aqueles que se dedicam habitualmente a esta prática sentem-na muito mais profundamente.
O festival está aberto as famílias, mencionar que a actividade de Shinrin-Yoku é para maiores de 12 anos, pelo que os mais pequenos poderiam desfrutar das oficinas.
Conhecimento da Natureza
Com esta atividade pretendemos aprofundar o conhecimento da natureza, dando a conhecer as plantas e cogumelos comestíveis e medicinais e as histórias naturais dos seres que nos rodeiam. Todos seremos convidados de forragear, aprendendo a distinguir algumas plantas que podem ser usadas no nosso dia-a-dia como alimento, muitas deles com propriedades medicinais e curativas. As histórias naturais de espécies raras e comuns serão contadas no seu habitat natural, em passeios inesquecíveis pelo cimo da serra.
O Silvática é uma iniciativa conjunta do Shinrin-Yoku Portugal, Macromia e Retiro da Fraguinha. Mais info: 929173020, pmpereira@gmail.com (Conhecimento da Natureza) ou 966050168, terapiadafloresta@gmail.com (Shinrin-Yoku)
A Macromia é Reconhecida pelo ICNF. RNAAT Nº 305/2016, Turismo de Portugal. A Shinrin-Yoku (GESSCA) Portugal é Reconhecida pelo ICNF. RNAAT N.º 876/2016

O preço inclui as atividades propostas, alimentação, estadia em tenda no retiro da fraguinha e seguro. Cada participante terá de levar a sua tenda.
Programa diário*
9:00 Pequeno Almoço
10:00 Grupo um - Shinrin-Yoku; Grupo dois – Oficina de plantas comestíveis e medicinais
13:00 Almoço
14:30 Sesta
16:00 Grupo dois – Shinrin-Yoku; Grupo um – Passeio pela natureza (histórias naturais)
19:00 Música na floresta
20:00 Jantar
*No segundo dia os grupos trocam

Inscrições aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário