sexta-feira, 24 de março de 2017

Projeto Biodiscoveries - Newsletter #20 | março 2017

Recuperação da Ribeira de Zebro
O projeto Biodiscoveries centra-se no controlo de espécies invasoras, em especial chorão e acácias, e até há pouco tempo não se tinha debruçado sobre a recuperação da vegetação, que se verificaria depois da morte progressiva do acacial denso que ladeia a vala  que cruza a Mata da Machada.
Ao intervir no acacial junto à vala, o projeto cria condições para a futura recuperação da ribeira, como previsto no Plano de Gestão Florestal da Mata.
Reconhecendo esta oportunidade, optou-se por apoiar pequenas intervenções que, aos poucos, possam servir o objetivo de renaturalização da ribeira. Foi exemplo disso a Oficina de Engenharia Natural que decorreu a 18 de fevereiro.
Nos dois a três anos que ainda restam ao projeto, espera-se criar uma dinâmica de intervenção e um interesse que permita que, um dia, a Mata da Machada seja enriquecida com uma verdadeira ribeira, com leitos de cheia, com salgueiros, com carvalhos e todos os outros elementos que a enriquecem biologicamente.
Não vai ser amanhã, não vai ser fácil. Com a sua ajuda, será mais fácil.
Biodiscoveries na APA
A convite da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Projeto Biodiscoveries participou numa das Sessões Regionais de Divulgação de Projetos e Boas Práticas LIFE, no âmbito do Projeto LIFE de Capacitação Nacional (LIFE14 CAP/PT/000004), que tem como principal objetivo potenciar o uso deste instrumento financeiro.
As Sessões Regionais visam complementar a informação apresentada na Sessão de Informação Nacional, apresentando de forma prática um leque diversificado de projetos e abrangendo todo o território nacional, com vocação e massa crítica para a apresentação e desenvolvimento de projetos LIFE. A referida apresentação teve lugar no passado dia 1 de março e permitiu promover o projeto Biodiscoveries mas também transmitir a experiência e dar testemunho da utilização do Programa LIFE, junto de potenciais promotores e outros agentes regionais.
E as ações continuam…
O LIFE Biodiscoveries não para. Durante o mês de março, outras entidades continuaram a associar-se ao projeto, com o intuito de dar continuidade ao trabalho de controlo das espécies invasoras.
Através do Grupo Flamingo, a EB 2+3 Cruz de Pau participou com cerca de 40 alunos de 6º e 9º ano numa ação de arranque de chorão na Mata da Machada, onde também foi possível observarem os resultados do projeto, em termos do acacial que já está a secar.
No âmbito da parceria estabelecida com o grupo Plantar uma Árvore, também recebemos cerca de 20 voluntários, que se dedicaram ao descasque de acácia.
O Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, em Sesimbra, convidou o Biodiscoveries a participar numa ação de remoção de chorão e descasque de acácia, onde foram apresentadas as técnicas utilizadas na erradicação destas espécies.
Participe neste Projeto! Junte-se a nós aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário