terça-feira, 30 de junho de 2009

Floresta, espaço de futuro - Nº17

Seminário a importância das Abelhas para a Biodiversidade e Produtividade Agrícola‏

Serve o presente comunicado para vos informar de mais uma actividade que o Núcleo Regional da Guarda da Quercus - A.N.C.N. está a promover no próximo dia 5 de Julho (domingo) em Vila Nova de Foz Côa.



Trata-se de um seminário intitulado "A importância das Abelhas para a Biodiversidade e Produtividade Agrícola" organizado em parceria com a Cooperativa Agrícola Coamêndoa e a Associação dos Amigos da Amendoeira.



Dada a problemática do desaparecimento de abelhas que se tem feito sentir nos últimos anos, os produtores de amêndoa de Portugal e nomeadamente da região interior começam a relacionar este desaparecimento com a da fraca produção de amêndoas que este ano se tem vindo a verificar.



Pretende-se deste modo com este seminário juntar vários intervenientes do sector, desde produtores de amêndoa, agricultores, apicultores e outras entidades com assento no assunto. O seminário tem também como intuito sensibilizar os intervenientes sugerindo-os a implementar boas práticas agrícolas como a redução no uso de pesticidas.



A entrada é livre a todos os interessados.

A Árvore de Natal do Senhor Ministro‏

Crónicas arborescentes
de Paulo Ventura
Edição/reimpressão: 2009
Editor: Edições Afrontamento
ISBN: 9789723610123
Sinopse
As crónicas aqui coligidas falam de árvores, citadinas ou não; de cidades, com ou sem árvores; de jardins e de espaços naturais. São três as cidades eleitas: o Porto, onde o autor se formou e onde vive; Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, a mais bonita das cidades portuguesas; e Londres, onde o autor dá livre curso à sua anglofilia a pretexto de jardins, parques e cemitérios. Há ainda incursões por vários outros lugares do nosso país, da ria de Aveiro ao Minho e a Trás-os-Montes, e considerações judiciosas sobre a árvore de Natal, sobre a cromofobia (doença para a qual o autor foi o primeiro a alertar o público), sobre painéis publicitários nas estradas, e sobre pesca à linha. Neste livro alia-se a crónica ficcionada sobre botânica com excelentes fotografias de árvores. In dias com árvores

2a caminhada ecológica no Vale do Sousa‏

A Associação Florestal do Vale do Sousa está a organizar a 2ª caminhada
ecológica “Vamos passar o dia com a floresta” a realizar no dia 5 de Julho
de 2009 em Paredes/Penafiel.

Segue o link para descarregar o folheto:

https://rcpt.yousendit.com/
<https://rcpt.yousendit.com/707415366/d153eb679cac364f24bb22e691d9bbd1>
707415366/d153eb679cac364f24bb22e691d9bbd1


Para mais detalhes podem contactar a AFVS pelos e-mails: penafiel@afvs.ws
ou paredes@afvs.ws

Em Causa Destruição da Floresta e Aquífero

Quercus alerta para o impacte de novas indústrias extractivas no Pinhal Litoral


Nova Concessão de Caulino em Monte Redondo

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza participou na Consulta Pública do Estudo de Impacte Ambiental do projecto - Concessão de Caulino, denominada “Monte Redondo”, no litoral do concelho de Leiria, alertando para a necessidade de avaliação dos impactes cumulativos das novas indústria extractivas.

A área prevista pelo proponente para a Concessão de Caulino denominada “Monte Redondo” encontra-se em pleno Espaço Florestal, junto do limite Norte da freguesia de Monte Redondo, concelho de Leiria, onde confronta com a freguesia da Guia no concelho de Pombal, onde existem outras indústrias extractivas que vão destruindo o pinhal com escavações até ao lençol freático.

A proposta de concessão “Monte Redondo” apresenta uma área de 149,90 ha, o que é demasiado elevado, considerando que os dois núcleos de exploração em conjunto têm 33,41 ha previstos.

Num raio de 3Km existem 5 explorações em actividade, intervindo em espaço florestal sobre o aquífero, como o Pinhal da Pardaleira, Cabeço da Vigia, Charneca da Guia e Nasce Água promovidas por diversas empresas.

Dada a dispersão de explorações, nomeadamente areeiros, extracção de caulinos e argilas, deveriam ser avaliados os impactes cumulativos das mesmas sobre todo o ecossistema e sua afectação ao território envolvente, condicionando o licenciamento de novas explorações.

Acresce que existem denúncias da população das localidades envolventes sobre os impactes efectuados pela actividade destas explorações.

A emissão de poeiras finas em suspensão chega às localidades, contribuindo também o tráfego de camiões que chegam a atingir, só com esta exploração, 54 camiões/dia.

Está prevista uma escavação de cerca de 34 metros de profundidade, sendo que nos últimos 10 metros atinge o aquífero, de acordo com o estudo onde vão ser efectuadas dragagens.

A movimentação de areias no aquífero, associada à sua lavagem vai contaminar a água existente, podendo fazer perigar a qualidade das mesmas nas áreas envolventes.

Convém ter presente que existem diversas captações privadas e públicas que já estão a fazer baixar a produção das nascentes como o sistema do Nasce Água, constando que a empresa Águas do Mondego S.A., do Grupo Águas de Portugal, está a fazer prospecções no aquífero Leirosa - Monte Real, a menos de 5 Km desta área, no concelho de Pombal, para abastecimento desta zona do Distrito de Leiria.

A Quercus alerta desde já o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, as Autarquias e a Direcção Geral de Energia e Geologia enquanto entidade licenciadora, para a necessidade de promover a avaliação dos impactes cumulativos destas explorações, condicionando fortemente as áreas de concessão, dado o impacte que esta actividade tem na floresta e no aquífero, recursos essenciais à qualidade de vida das populações da região.

Ourém, 29 de Junho de 2009

A Direcção do Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Para mais informações contactar; Domingos Patacho 937 515 218

Quercus - FORUM INTERNACIONAL SOBRE AMBIENTE TRAZ A PORTUGAL GRANDES ESPECIALISTAS MUNDIAIS

Para construir as bases para o “Condomínio da Terra”

FORUM INTERNACIONAL SOBRE AMBIENTE TRAZ

A PORTUGAL GRANDES ESPECIALISTAS MUNDIAIS

Organizar a vizinhança global, encarando o planeta como um verdadeiro condomínio, é o objectivo da organização do Forum Internacional do Condomínio da Terra, que decorrerá nos dias 4 e 5 de Julho, na Praça do Eixo Atlântico, em Vila Nova de Gaia. Os organizadores do evento, que terá a chancela da Quercus, pretendem chegar a um entendimento que designaram por ‘Compromisso de Gaia’ ou, ‘Gaia Commitment’ que se constitua como um instrumento capaz de gerir as partes comuns do planeta.

Para Paulo Magalhães, jurista, ambientalista e autor do livro ‘Condomínio da Terra’, “tal como as escadas, telhado e corredores de um prédio, também o nosso planeta tem partes comuns. Partes essas que são imprescindíveis à vida humana e que estão a precisar de manutenção urgente. Se num prédio garantimos a manutenção das partes comuns através do Condomínio, porque não fazemos o mesmo para o planeta? O Condomínio, depois de separar e organizar o que são partes comuns e partes individuais, permite que os interesses particulares e colectivos, frequentemente opostos, se conciliem e se tornem interdependentes”.

Para lançar as bases daquilo que a organização chama ‘Vizinhança Global’ estarão presentes grandes personalidades estrangeiras da área Ambiental e do Direito Internacional, como Martí Boada, Prémio Global 500 das Nações Unidas; Purificació Canals, Presidente da DEPANA e conselheira regional da UICN para a Europa; Bill Mckibben, Ambientalista, escritor e grande activista internacional; Pushpam Kumar, Professor de Economia e Gestão Ambiental; Colin Soskolne, Professor de Epidemiologia; Pushpam Kumar, Professor de Economia e Gestão Ambiental; Klaus Bosselmann, Director do Centro de Direito Ambiental da Nova Zelândia; Carmela Grüne, Presidente executiva do Jornal Estado de Direito; Uilton Tuxá, Membro do Comité Executivo da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo; Jose Manuel Sobrino, Professor de Direito Internacional Público; Prof. Neilton Fidelis, Membro do Forúm Brasiliero de Alterações Climáticas e Luiz Pinguelli Rosa, Secretário executivo do Fórum Brasileiro das Alterações Climáticas, presidido por Lula da Silva.

Entre os oradores nacionais, contam-se D. Manuel Martins, Bispo católico com várias medalhas de mérito; Fernando Nobre, Fundador e Presidente da AMI, Médico; Viriato Soromenho-Marques, Professor catedrático de Filosofia Social e Política e de História das Ideias na Europa Contemporânea; Luísa Schmidt, Co-fundadora do Observatório do Ambiente, Sociedade e Opinião Pública; Maria da Glória Garcia, Professora de Direito e membro do Grupo Europeu de Direito Público; Henrique Miguel Pereira, Investigador - Prémio Ciência 2007 e Arminda Sousa Deusdado, Produtora do programa televisivo “Biosfera”. O programa termina com a intervenção de Paulo Magalhães e com a assinatura da Declaração de Gaia. A sessão de abertura e boas vindas será presidida por Luís Filipe Menezes, Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, contando também com a exibição de um filme/depoimento do Professor Dr. Gomes Canotilho.

Luis Filipe Meneses, presidente do município que recebe a iniciativa não tem dúvidas em classificar a iniciativa como "uma extraordinária ideia. É preciso que a opinião pública tenha consciência de que o modelo de desenvolvimento colocou em causa valores ambientais. E até sou a favor de algumas medidas radicais...". O autarca sublinha ainda que os contactos internacionais que estão a ser estabelecidos no âmbito do Forum são "uma oportunidade única para a região e para Portugal. Pena é que os responsáveis políticos não entendam esta ideia", finaliza.

Entre os “Embaixadores” do Condomínio da Terra contam-se já muitas personalidades de áreas tão diversas como o espectáculo, entretenimento, política, etc, destacando-se D. Januário Torgal Ferreira; D. Manuel Martins; Pe. Vítor Melícias; Sílvia Alberto; Paulo Praça; Simão Praça; Mónica Ferraz; Fernando Ribeiro; Rui Reinhinho; Pedro Abrunhosa; Vitorino dAlmeida; Fernando Alvin; Mário Pardo; João Marcelino; Luís Villas-Boas; Maria José Nogueira Pinto; Fernando Nobre; Luis Filipe Menezes; Artur Santos Silva; António Amorim; Manuel Serrão; Carlos Tê; Mustafa Al Ammar; Geraldo Azevedo e Ed Asner.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e podem ser feitas através do site oficial em http://www.earth-condominium.com/.

O programa definitivo do Forum será divulgado nos próximos dias, bem como a lista completa dos “embaixadores” do Condomínio da Terra, que continua a ser engrossada por numerosas personalidades nacionais e internacionais.

Nos dias 3 e 4 de Julho, pelas 21,30 horas decorre no local do Forum o “Sound Gaia”, espectáculo que contará com a actuação de vários artistas que se quiseram associar ao acontecimento. Entre eles estão Rui Reininho, Geraldo Azevedo, Paulo Graça e Mustafa Al-Ammar, artista iraquiano que tem feito sucesso a nível mundial.

Veja a brochura do Condomínio da Terra

Veja informação sobre o SoundGaia aqui

Programa Voluntariado Jovem para as Florestas para Jovens e Entidades promotoras‏

Estão abertas as candidaturas ao *Programa Voluntariado Jovem para as
Florestas* para Jovens e Entidades promotoras.

http://juventude.gov.pt/Portal/Eventos/VoluntariadoJovem/Voluntariado_Jovem_Para_as_Florestas_candidaturas_abertas.htm

Inscrevam-se e/ou passem a palavra! Obrigada :-)

domingo, 28 de junho de 2009

Técnicos de Controlo Agro-Florestal + SIG

Regulamento do Fogo Técnico

Despacho n.º 14031/2009, de 22 de Junho


SUMÁRIO: Aprova o Regulamento do Fogo Técnico, que define as normas técnicas e funcionais para a sua aplicação; os requisitos para a formação profissional, e os pressupostos da credenciação das pessoas habilitadas a planear e a executar fogo controlado e fogo de supressão. (DR n.º 118, Série II)

O Regulamento do Fogo Técnico, que define as normas técnicas e funcionais para a sua aplicação, os requisitos para a formação profissional, e os pressupostos da credenciação das pessoas habilitadas a planear e a executar fogo controlado e fogo de supressão, foi aprovado por despacho do Presidente da Autoridade Florestal Nacional, de 15 de Maio de 2009.

sábado, 27 de junho de 2009

Área Agro-Florestal - Vários (m/f)(26-06-09)


AGRIARBOL - Associação dos Produtores Agro-floretais da Terra Quente

NUMA ESTRATÉGIA DE EXPANSÃO E DESENVOLVIMENTO, AO NIVEL DA REGIÃO DE TRÁS OS MONTES, A AGRIARBOL – ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES AGRO-FLORESTAIS DA TERRA QUENTE, VEM POSSIBILITAR QUE JOVENS RECEM LICENCIADOS POSSAM, NESTA ORGANIZAÇÃO ASSOCIATIVA, ENCONTRAR A SUA PRIMEIRA OPORTUNIDADE DE EMPREGO, CONTRIBUINDO PARA O POTENCIAL DESENVOLVIMENTO DESTA REGIÃO.
A SUA INTEGRAÇÃO PODE SER FEITA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS CURRICULARES OU ESTÁGIOS PROFISSIONAIS.




OS INTERESSADOS DEVEM-NOS ENDEREÇAR:
CARTA DE APRESENTAÇÃO E MOTIVAÇÃO, CURRICULUM VITAE COMPLETO.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Técnico Superior - Florestal (m/f)(25-06-09)


Câmara Municipal de Marco de Canaveses

Caracterização da Oferta

Código da Oferta: OE200906/0579
Tipo Oferta: Procedimento Concursal Comum
Estado: Activa
Nível Orgânico: Câmaras Municipais
Órgão/Serviço: Câmara Municipal - Marco de Canaveses
Vínculo: CTFP a termo resolutivo certo
Duração: 24 meses
Regime: Carreiras Gerais
Carreira: Técnico Superior
Categoria: Técnico Superior
Grau de Complexidade: 3
Remuneração:

Negociável, tendo em conta o preceituado no artigo 55º da Lei nº 12-A/2008
Suplemento Mensal: 0
Caracterização do Posto de Trabalho:


Em conformidade com o estabelecido no mapa de pessoal aprovado, designadamente no âmbito da missão da Protecção Civil e no cumprimento das competências do Serviço Municipal de Protecção Civil no domínio da sensibilização das populações, proceder à concepção, desenvolvimento e execução de Plano de Sensibilização Pública, para o triénio de 2009/2011, sobre os riscos colectivos presentes no território do município e respectivas medidas de prevenção e auto-protecção, com especial destaque para a problemática dos incêndios florestais. Compreende a concepção e desenvolvimento dos instrumentos e materiais de sensibilização, calendarização e realização de acções de sensibilização e de divulgação, assim como a criação e acompanhamento de indicadores de eficácia dos mesmos.


Requisitos de Admissão

Relação Jurídica: CTFP por tempo indeterminado
CTFP a termo resolutivo certo
CTFP a termo resolutivo incerto
Sem Relação Jurídica de Emprego Público

Requisitos para a Constituição de Relação Jurídica : a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) 18 anos de idade completos;
c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
Parecer dos Membros do Governo (n.º 6 do artigo 6º da LVCR): 15 de Junho de 2009
Requisitos de Nacionalidade: Sim

Habilitação Literária: Licenciatura
Descrição da Habilitação Literária: Licenciatura em Engenharia Florestal ou áreas afins
Grupo Área Temática Sub-área Temática Área Temática
Agricultura, Pecuária e Recursos Naturais Recursos Naturais e Ambiente Engenharia Florestal


Admissão de candidatos não titulares da habilitação exigida: Não


Locais de Trabalho

Local Trabalho Nº Postos Morada Localidade Código Postal Distrito Concelho
Câmara Municipal - Marco de Canaveses 1 LARGO SACADURA CABRAL 4630219 Marco de Canaveses Porto Marco de Canaveses


Total Postos de Trabalho: 1
Quota para Portadores de Deficiência: 0


Formalização das Candidaturas

Envio de candidaturas para: Câmara Municipal de Marco de Canaveses
Contacto: 255538800
Data Publicitação: 2009-06-25
Data Limite: 2009-07-09
Fundamentação:


(publicado em www.bep.gov.pt a 25-06-09)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

DR 116 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO de 2009-06-18



Portaria n.º 667-A/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Altera o Regulamento de Aplicação da Acção n.º 1.3.3, «Modernização e Capacitação das Empresas Florestais», da medida n.º 1.3, «Promoção da competitividade florestal», integrada no subprograma n.º 1, «Promoção da competitividade», do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, aprovado pela Portaria n.º 846/2008, de 12 de Agosto

Portaria n.º 667-B/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Altera o Regulamento da Aplicação da Acção n.º 1.3.2, «Gestão Multifuncional», da medida n.º 1.3, «Promoção da competitividade florestal», inserida no subprograma n.º 1, «Promoção da competitividade», do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, aprovado pela Portaria n.º 821/2008, de 8 de Agosto

DR 119 SÉRIE I de 2009-06-23



Portaria n.º 676/2009
Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, da Economia e da Inovação e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Substitui a tabela n.º 3 do anexo à Portaria n.º 80/2006, de 23 de Janeiro, que fixa os limiares mássicos máximos e mínimos de poluentes atmosféricos

Portaria n.º 677/2009
Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, da Economia e da Inovação e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Fixa os valores limite de emissão (VLE) aplicáveis às instalações de combustão abrangidas pelo Decreto-Lei n.º 78/2004, de 3 de Abril

Portaria n.º 678/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Define o período crítico no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios para 2009

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Participa no Censo de cágado-de-carapaça-estriada no Monte Barata – Tejo Internacional 27 Junho‏

O núcleo regional da Quercus de Castelo Branco organiza no dia 27 de Junho um censo de cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis) no Monte Barata, uma propriedade da Quercus localizada no Parque Natural do Tejo Internacional.

Projecto Biodiversidade no Tejo Internacional

Esta incitativa insere-se no projecto de Conservação da Natureza “Biodiversidade para o Tejo Internacional”, promovido pela Quercus em parceria com a Brisa S.A.

No âmbito deste projecto são desenvolvidas diversas acções de conservação de habitats e espécies no PNTI, entre as quais está a recuperação de zonas húmidas.

Cágado-de-carapaça-estriada uma espécie em perigo

Em Portugal ocorrem duas espécies de cágados, o cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) e o cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), encontando-se o cágado-de-carapaça-estriada em perigo no território nacional, sendo por isso uma espécie com elevado estatuto de conservação.

Em Portugal o cágado de carapaça estriada tem uma distribuição muito dispersa, ocorrendo no Tejo Internacional apenas em dois locais, sendo um deles no Monte Barata, uma propriedade da Quercus de 410ha.

Actividade aberta a participação de todos

Num dos espaços que vai ser intervencionado o âmbito deste projecto, o Monte Barata, está confirmada a presença do cágado-de-carapaça-estriada. Este censo no dia 27 Junho irá permitir caracterizar o habitat utilizado pela espécie e censar a população existente no local, a informação recolhida será fundamental para as acções futuras de recuperação das linhas de água. Esta actividade está aberta á participação de todos e alem do trabalho científico pretende-se também dar a conhecer aos participantes está espécie ameaçada e o seu habitat. Os participantes poderão fazer parte das diferentes equipas ,devidamente orientados por especialistas, que irão percorrer as linhas de água e zonas húmidas no Monte Barata.

Castelo Branco, 17 de Junho de 2009

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Para mais informações consultar www.quercus.pt, e através do nº de telefone 272324272 e do e-mail castelobranco@quercus.pt.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Engenharia Florestal


From the page Emprego Nacional - Naturlink:

Técnico Superior II (m/f)(16-06-09)


Câmara Municipal da Figueira da Foz

Caracterização da oferta:

Código da Oferta: OE200906/0315
Tipo Oferta: Procedimento Concursal Comum
Estado: Activa
Nível Orgânico: Câmaras Municipais
Órgão/Serviço: Câmara Municipal - Figueira da Foz
Vínculo: CTFP por tempo indeterminado
Regime: Carreiras Gerais
Carreira: Técnico Superior
Categoria: Técnico Superior
Grau de Complexidade: 3
Remuneração: A negociar de acordo com o art 55º da LVCR
Suplemento Mensal: 0
Caracterização do Posto de Trabalho: Engenharia Florestal - Estuda, concebe, prepara e orienta a execução de trabalhos que visam a utilização múltipla e sustentada dos recursos florestais e a protecção das florestas, contribuindo para o desenvolvimento económico do mundo rural. Tem em conta as potencialidades produtivas da floresta, bem como a gestão dos recursos faunísticos, as influências da floresta no ambiente, o desenvolvimento rural e o ordenamento e planeamento do território. Define formas de proteger e fomentar a vida selvagem, evitando e extinção de animais e de plantas em via de extinção. Determina medidas adequadas de protecção dos povoamentos florestais contra pragas, doenças e fogos. Elabora projectos de florestação e reflorestação determinando aspectos como o tipo de árvore a plantar, o número de exemplares a sua disposição no terreno, o espaço a ocupar e o tipo de acesso ao local. Planeia o corte de árvores, promove a selecção de sementes e realiza pesquisas, procurando melhorar as características genéticas das plantas a utilizar na reflorestação.
Lidera e colabora com equipas para a limpeza, manutenção e vigilância florestal, no sentido de prevenir incêndios, efectuando também acções de sensibilização.
Identifica e classifica as diversas espécies de árvores, analisando as suas capacidades de adaptação ao ambiente. Concebe áreas florestais que incluem zonas destinadas ao turismo rural e às actividades recreativas. Desenvolve estudos para preservação de parques e reservas naturais, recuperação de áreas degradadas e avaliação de impactos ambientais causados pela actividade humana. Colabora na elaboração de planos e projectos na área de educação ambiental para a floresta. Conhece e usa os conhecimentos de cartografia dos riscos de incêndio e elabora planos de defesa da floresta contra incêndios.


equisitos de Admissão

Relação Jurídica: Nomeação definitiva
Nomeação transitória, por tempo determinável
Nomeação transitória, por tempo determinado
CTFP por tempo indeterminado
CTFP a termo resolutivo certo
CTFP a termo resolutivo incerto
Sem Relação Jurídica de Emprego Público

Requisitos para a Constituição de Relação Jurídica : a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) 18 anos de idade completos;
c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
Parecer dos Membros do Governo (n.º 6 do artigo 6º da LVCR): Em caso de impossibilidade de ocupação do posto de trabalho por trabalhadores abrangidos pelo n.º 5, do art. 6º, da Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, deverá proceder-se ao recrutamento de trabalhadores com relação jurídica de emprego por tempo determinado ou sem relação jurídica de emprego público previamente estabelecida.
Requisitos de Nacionalidade: Sim

Habilitação Literária: Licenciatura
Descrição da Habilitação Literária: Engenharia Florestal
Grupo Área Temática Sub-área Temática Área Temática
Ciências Ciências do Ambiente Ciências do Ambiente


Admissão de candidatos não titulares da habilitação exigida: Não

Locais de Trabalho

Local Trabalho Nº Postos Morada Localidade Código Postal Distrito Concelho
Câmara Municipal - Figueira da Foz 1 AV. SARAIVA DE CARVALHO Figueira da Foz 3084501 Figueira da Foz Coimbra Figueira da Foz


Total Postos de Trabalho: 1
Quota para Portadores de Deficiência: 0


Formação Profissional

Formalização das Candidaturas

Envio de candidaturas para: Divisão de Gestão de Recursos Humanos, Av. Saraiva de Carvalho, 3084-501, Figueira da Foz
Contacto: 233403336
Data Publicitação: 2009-06-15
Data Limite: 2009-06-30
Fundamentação:


Texto Publicado

Jornal Oficial e Órgão de Comunicação Social: "24 Horas"
Texto Publicado em Jornal Oficial: Torna-se público que se encontra aberto pelo prazo de 10 dias úteis, a contar do dia 15 de Junho do corrente ano, Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de vários Postos de Trabalho, 5 de Assistente Técnico, 4 de Técnico Superior e 6 de Assistente Operacional, em regime de contrato de trabalho por tempo indeterminado.
Todos os interessados deverão consultar os Avisos publicados, na íntegra, no Diário da República n.º 113, IIª Série, Avisos n.º 10856, 10857 e 10858 de 15/06/2009, páginas 23517 a 23527.


Opositores Obrigatórios (Candidatos em SME)

Serão publicitados os candidatos SME no último dia da data limite de candidatura.

(disponível em www.bep.gov.pt a 16-06-09)

terça-feira, 16 de junho de 2009

Dia Mundial de luta contra a desertificação e a seca

Com o patrocínio do Fórum Florestal, o floresta do interior deseja um Dia Mundial de luta contra a desertificação e a seca, com o postal disponibilizado no site do fórum....

wp-greet card image


Dia Mundial de luta contra a desertificação e a seca Iniciativa “corrAC - CORRida pela mitigação das Alterações Climáticas e preservação da biodiversidade” Participe! 17 de Junho de 2009

Sabia que:

  • Portugal é um dos três países mais desertificados da Europa
  • A gestão florestal sustentável tem um importante papel no combate à desertificação, à seca e nas alterações climáticas;
  • As alterações climáticas poderão levar à perda de biodiversidade, com graves consequências para a Humanidade
  • Neste dia lembre-se:

    • Consuma produtos provenientes de uma Gestão Florestal Certificada
    • Verifique a origem dos produtos florestais
    • Evite os incêndios na floresta
    • Faça uma gestão profissional e responsável da floresta
    Mais informações:

    Complexo Multiserviços Estrada de Manique, nº 1830 Alcoitão 2645-550 Alcabideche

    Email: geral@forumflorestal.com

    Telm:+351 968 625 513

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Técnico para acompanhamento de Obra Florestal(m)f)(15-06-09)


From the page Emprego Nacional - Naturlink:


Imoambiente

A Imobiente no âmbito de acompanhamento de obra florestal recruta técnico (m/f) com o seguinte perfil:
Licenciatura em Ciências Agrárias/Biofísicas/Ambientais com CAP de Técnico de Segurança de Nível V.

Funções e Responsabilidades:
. Acompanhamento de Plano de Trabalho;
. Verificação das condições de trabalho;
. Verificação da conformidade de máquinas, equipamentos e materiais;
. Implementação de medidas de prevenção.

Requisitos:
. Disponibilidade imediata;
. Experiência no acompanhamento de obras;
. Conhecimento da legislação aplicável na área de SHST;
. Conhecimento de informática na óptica do utilizador;
. Local de trabalho: Algarve;
. Ficha de Aptidão médica actualizada;
. Seguro de Acidentes de Trabalho válido.

Candidaturas: Enviar com urgência CV detalhado para imobiente@sapo.pt acompanhado de carta de motivação no corpo da mensagem . Colocar no assunto a referência SHST/ODEL/0609

Viveiro florestal transformado numa montra de Montesinho

por Lusa

A Câmara Municipal de Vinhais transformou um antigo viveiro florestal numa montra de toda a riqueza natural de Montesinho que, num ano, virou a mais recente atracção turística do Nordeste Transmontano.

Perto de 15 mil pessoas já visitaram o parque biológico de Vinhais que mostra, em cinco hectares de terreno vedado, as razões de a Natureza ser o maior potencial da região e o parque Natural de Montesinho uma da mais importantes áreas protegidas do país.

Foi classificada há 30 anos pela biodiversidade, com espécies únicas, num território que se estende por quase 75 mil hectares dos concelhos de Bragança e Vinhais, junto à fronteira com Espanha.

O isolamento da região e a fraca pressão humana dos cerca de nove mil habitantes divididos por menos de uma centena de aldeias, mantiveram este património que o parque biológico de Vinhais reproduz, mostra e ensina a preservar.

"Não é um jardim zoológico", alerta a directora, Carla Alves, esclarecendo que o que o visitante encontra neste espaço, a dois quilómetros da vila transmontana, são exclusivamente espécies autóctenes.

Algumas podem ser vistas no seu estado selvagem, em miradouros escolhidos para o efeito, outras em cativeiro.

Entre os animais há exemplares de selvagens como o javali, o corso, o veado, águias, pato-real, e domésticos como o cão de gado transmontano ou o burro mirandês que proporciona passeios.

Para outras preferências de transporte, o parque disponibiliza bicicletas todo o terreno com as quais podem percorrer os trilhos que revelam as plantas que compõem a paisagem, em que predomina o carvalho, mas também pintada com exemplares exclusivos desta zona como a cravina ou a arménia.

Um antigo viveiro florestal cedido à autarquia facilitou a tarefa de reunir os vários exemplares da fauna da região.

O parque biológico abriu há um ano para ser uma porta de entrada ou uma espécie de centro interpretativo de Montesinho, como contou à Lusa Carla Alves.

O objectivo, disse, "é ajudar a perceber o que é Montesinho e o que se pode ver e acabar com a ideia que visitar o parque era ir à aldeia de Montesinho" até porque, além da Serra de Baptismo, o parque natural estende-se também pela serra da Coroa, em Vinhais, onde se localiza o parque biológico.

Os visitantes têm chegado de várias zonas do país, nomeadamente grupos de crianças e jovens alguns encaminhados pelo parque biológico de Gaia, que mantém a parceria através da qual ajudou a desenvolver o projecto de Vinhais.

Além da vertente pedagógica, os promotores transmontanos apostam também na conservação da natureza de que é exemplo a perdiz charrela que escolheram para logótipo, e que, apesar de típica da zona, só já é possível vê-la em cativeiro, no parque biológico.

Outra aposta do projecto é o ecoturismo, mas com a máxima "vir para ficar", dai a ideia do alojamento com a disponibilização de 75 camas, 50 na hospedaria do parque, um solar na aldeia de Rio de Fornos, e mais 20 camas em quatro bungalows espalhados pela Natureza.

Têm ainda a chamada casa do guarda e já começaram a estabelecer parcerias com as freguesias para alargar a resposta porque a procura tem superado as expectativas, segundo Carla Alves.

Nos meses de Verão a ocupação esgota e durante o Inverno os fins-de-semana são lotados, daí haver já projecto para construir mais bungalows.

Nos planos da direcção está também criar novos motivos de visita como um centro interpretativo para dar a conhecer as raças autóctones como o bísaro do famoso fumeiro regional, a mirandesa da posta de carne de vaca ou o cordeiro da churra galega bragançana.

No espaço será também criado um centro de degustação para abrir o apetite aos visitantes.

O projecto resultou de um investimento de um milhão de euros realizado em parceria com os vizinhos espanhóis e criou dez postos de trabalho.

Para os que visitam frequentemente o espaço foi criado um clube que dá acesso gratuito ao parque biológico que já originou outros projectos de voluntariado e de apadrinhamento dos animais.DN


sexta-feira, 12 de junho de 2009

INGENIERO/A AGROFORESTAL


Fecha de la oferta: 10-06-2009
Nombre de la empresa: EMPRESA DE SERVICIOS DE AMBITO NACIONAL
[ Mostrar más información ]

Ubicación

Población: Madrid
Provincia: Madrid
País: España


Descripción

Puesto vacante: INGENIERO/A AGROFORESTAL
Categorías:
Ingenieros y técnicos - Agrónomo y montes
Número de vacantes: 1
Descripción de la oferta: Importante empresa de servicios de ámbito nacional, precisa para su división de Medio Ambiente en la zona de Madrid, un/a Ingeniero/a agroforestal.
Sus funciones serán:
-Redacción y preparación de concursos y estudios de áreas verdes y entorno urbano.
-Preparación de servicios: realizar cálculos y desarrollo de presupuestos de la especialidad, análisis de las desviaciones,etc...
-Diseño, mediante herramienta gráfica AUTOCAD, de zonas verdes. Planificación de servicios, etc...
-Gestión de servicios a nivel nacional (planificación, puesta en marcha y desarrollo de los servicios).


Requisitos

Estudios mínimos: Ingeniero Técnico
Experiencia mínima: De 3 a 5 años
Requisitos mínimos: -Ingeniería Técnica o Superior rama Agroforestal (Montes, Agronomo, Forestal).
-Conocimientos y experiencia en elaboración de presupuestos y desarrollo de concursos públicos para servicios de mantenimiento y obra de jardinería.
-Amplios conocimientos de jardinería/forestal, gestión de proyectos.
-Ofimática a nivel usuario.
-Experiencia mínima de 4 años en gestión y estudio de servicios de conservación de áreas verdes y entorno urbano, medio natural,...

Requisitos deseados: -Valorable conocimiento de SAP
-Valorable conocimiento de inglés


Contrato

Jornada laboral: Completa


Salario

Salario: 30.000 € - 36.000 € Bruto/año

quinta-feira, 11 de junho de 2009

17/18 JUNHO - Curso: Conhecer as Micorrizas e suas Aplicações

A Quadrante Natural em parceria com o INRB, I.P. (ex-EFN) vão promover um curso que pretende levar o conhecimento técnico sobre micorrização ao público em geral, bem como a viveiristas, associações, produtores agrícolas e florestais, técnicos e estudantes.

A Quadrante Natural desenvolve actividade na área da consultoria micológica, na formação técnica, no apoio à produção de inóculo e na animação relacionada com o ambiente.

Através desta parceria, os participantes poderão usufruir de condições únicas de laboratório que permitirão explorar esta matéria de uma forma prática e científica.

Este curso pretende dotar os participantes dos elementos fundamentais para a gestão das práticas de inoculação e as suas demais aplicações, como por exemplo o aproveitamento de cogumelos silvestres comestíveis.

Para mais informações, consultar o programa em:

http://www.iniap.min-agricultura.pt/default.aspx?uni=5

ou

www.quadrante-natural.pt

Cumprimentos,

Marta Ferreira, Rui Coelho

910 911 777, 910 911 888

geral@quadrante-natural.pt

www.quadrante-natural.pt

Sistema de Informação Cumprir Quioto‏

O Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional colocou online no dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, o Sistema de Previsão do Cumprimento de Quioto - www.cumprirquioto.pt.

CumprirQuioto.pt é um sistema de informação que permite a construção de indicadores que traduzem a tendência do Estado do Cumprimento do Protocolo de Quioto, permitindo avaliar eventuais desvios ao cumprimento dos objectivos nacionais em matéria de alterações climáticas. O sistema CumprirQuioto.pt disponibiliza informação sobre os principais instrumentos da política para as alterações climáticas, contemplando as seguintes componentes:
· Políticas e medidas nacionais – integra a monitorização do PNAC e a avaliação da sua execução e apresenta os indicadores relativos ao PNAC (p.e. transportes, energia, florestas);
· Fundo Português de Carbono – contempla informação relativa à execução do FPC e à participação no mercado de carbono através da aquisição de unidades de cumprimento, apresenta os respectivos indicadores;
· Estado de Cumprimento do Protocolo de Quioto – contempla informação sobre as emissões nacionais, incluindo as emissões de instalações abrangidas pelo PNALE e apresenta os indicadores de cumprimento;
· Indicadores de Nacionais – integra a síntese dos indicadores resultantes dos cálculos efectuados nas várias componentes do sistema: Indicador de execução do PNAC; Indicador de execução do Fundo Português de Carbono e o Indicador de cumprimento de Quioto.

DR 111 SÉRIE I de 2009-06-09



Portaria n.º 631/2009
Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Estabelece as normas regulamentares a que obedece a gestão dos efluentes das actividades pecuárias e as normas regulamentares relativas ao armazenamento, transporte e valorização de outros fertilizantes orgânicos

Portaria n.º 634/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Estabelece as normas regulamentares aplicáveis à actividade de detenção e produção pecuária ou actividades complementares de equídeos

Portaria n.º 635/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Estabelece as normas regulamentares aplicáveis à actividade de detenção e produção pecuária ou actividades complementares de animais da família Leporidae (coelhos e lebres)

Portaria n.º 636/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Estabelece as normas regulamentares aplicáveis à actividade de detenção e produção pecuária ou actividades complementares de animais da espécie suína

Portaria n.º 637/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Estabelece as normas regulamentares aplicáveis à actividade de detenção e produção pecuária ou actividades complementares de animais de espécies avícolas

Portaria n.º 638/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Estabelece as normas regulamentares aplicáveis à actividade de detenção e produção pecuária ou actividades complementares de animais das espécies bovina, ovina e caprina

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Gaia Commitment


Gaia Commitment Fórum Internacional do Condomínio da Terra, um evento em que especialistas de todo o mundo se irão debruçar sobre o relacionamento da humanidade com o planeta que habita. Como Organizar a Vizinhança Global? é o desafio que se coloca e para o qual se aponta uma possível resposta. Dias 4 e 5 de Julho de 2009, na Praça do Eixo Atlântico (estação de metro João de Deus), em Gaia, Portugal, vamos pensar a Terra como um imenso Condomínio.

Gaia Commitment e inscrições: http://gaia.earth-condominium.com

Condomínio da Terra: www.condominiodaterra.org

Gaia, Deusa da Terra | Gaia, Teoria do Planeta Vivo | Gaia, Cidade Portuguesa | Gaia, Declaração do Condomínio da Terra

cid:image001.jpg@01C9C36F.937F27E0

Condomínio da Terra
Praça das Camélias, 58

4430-037 GAIA

logoQuercus
t: 223 749 249 f: 284 321 326

e: gaiacommitment@earth-condominium.com

i: www.condominiodaterra.org

P Vamos todos cuidar das partes comuns. Evite imprimir.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Eng. Agrónomos, Agrícolas e Silvícolas‏

Eng. Agrónomos, Agrícolas e Silvícolas (m/f)(09-06-

09)http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=23&cid=5195&bl=1

Zona Lisboa
Empresa: PSICOTEMPOS - Empresa de Trabalho Temporário, Lda.
Tipo: Tempo Inteiro
Referência # 747585 Data: 8-6-2009
Anúncio:
O nosso cliente é uma Instituição vocacionada para o financiamento e
apoio ao Sector Primário e pretende contratar por nosso intermédio:
ENG AGRÓNOMOS, AGRÍCOLAS E SILVÍCOLAS (M/F)

FUNÇÕES E TAREFAS A DESEMPENHAR
Constituição e acompanhamento
sistemático de processos de recuperação de verbas, conforme normas e
procedimentos aplicáveis, desde a fase de instrução até à sua conclusão.
PRETENDEMOS
Licenciatura em Engenharia Agronómica e ou Engenharia Agrícola/ Silvícola;
Conhecimentos comprovados em elaboração/análise de projectos de investimento (preferencialmente no Sector Primário);
Conhecimentos comprovados na óptica do utilizador, especialmente em Word e Excel;
Capacidade de organização e autonomia;
Capacidade de comunicação
OFERECEMOS
Salário Mensal + Subsidio de Alimentação;
Contrato de Trabalho por 1 ano.
HORÁRIOS
2ª a 6ª Feira, durante 7 horas por dia, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, num total de 35 horas semanais.
Se reúne estes requisitos, envie o seu curriculum vitae detalhado para psicotempos@psicotempos.pt com a indicação da Ref.ª EAS:
PSICOTEMPOS, ETT. - Alvará nº 434 de 30 de Maio de 2003
( publicado em www.net-empregos.com a 08-06-09)

Sessão Pública "Flora Invasora da Madeira e Açores"‏

No âmbito de protocolo de cooperação inter-regional com associações ecologistas da Macaronésia, os Amigos dos Açores - Associação Ecológica recebem uma visita de estudo a São Miguel da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal entre os dias 9 a 18 de Junho.


Na perspectiva da partilha de experiências entre as Associações realizar-se-à uma sessão pública intitulada "Flora Invasora da Madeira e Açores", que consistirá na exibição de um documentário televisivo, realização de palestras e promoção um debate sobre a temática.

Este evento decorrerá na sexta-feira 12 de Junho, pelas 20.30 horas no Centro de Cultura de Ponta Delgada, com o apoio da Anima Cultura e Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Programa
20:30 - Acolhimento
21:00 - Reprodução de episódio relativo à Flora da série televisiva da RTP “Madeira e São Miguel à Luz da Geografia” realizada por Raimundo Quintal
21:30 - A Flora invasora da Madeira - Raimundo Quintal, Presidente da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal
22:00 - A Flora invasora dos Açores - Luís Silva, Observatório Regional de Biologia das Invasões/Universidade dos Açores
22:30 - Debate

A entrada será livre.

Blog Terra Livre: http://terralivreacores.blogspot.com/

Alterações ao Curso de SIG e GPS‏

O curso de SIG e GPS que divulguei há mais ou menos 2 semanas sofreu uma ligeira alteração. Para mais pormenores consultem: http://www.forumflorestal.com/eventos/novo-curso-de-geomatica-agro-florestal-sig-e-gps para conhecerem melhor o curso em questão ou a http://www.forumflorestal.com/wp-content/uploads/geomatica_agro-florestal_sigegps_forumflorestal.pdf para fazerem o download da ficha de inscrição.

Ambiente: Fundo de Conservação da Natureza financiado através de medidas de compensação‏

Lisboa, 05 Jun (Lusa) - O Fundo de Conservação da Natureza vai ser
financiado através de medidas de compensação associadas aos grandes
projectos e servirá para apoiar acções ambientais, afirmou hoje o
ministro do Ambiente.

O decreto-lei que institui o Fundo para a Conservação da Natureza e da
Biodiversidade foi hoje aprovado num Conselho de Ministros especial, que
assinalou o Dia Mundial do Ambiente com um pacote legislativo para o sector.

O ministro Nunes Correia não detalhou as fontes de financiamento, nem os
montantes que irão garantir o funcionamento deste fundo, mas garantiu
que "não será utilizado para custos de funcionamento ou administrativos
do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB)".

Parte significativa deste fundo está associada a medidas de compensação,
adiantou.

"Quando é acordado um projecto para compensar os impactos ambientais
negativos, é acordado entre o promotor e o ICNB um conjunto de
investimentos. Por exemplo, associado à construção da barragem de
Odelouca estava o centro de conservação do lince", referiu.

O fundo vai também concentrar receitas próprias do ICNB como, por
exemplo, o dinheiro resultante das entradas em parques.

Este instrumento visa apoiar projectos de conservação da natureza,
aquisição ou arrendamento de terrenos nas áreas que compõem o Sistema
Nacional de Áreas Classificadas, acções de educação ambiental,
investigação, etc.

Foi também aprovado o decreto-lei que institui o Fundo de Protecção dos
Recursos Hídricos, estabelecendo orientações para que as verbas cobradas
através das taxas sobre os recursos hídricos sejam reinvestidas nesta área.

O pacote legislativo inclui ainda os regimes jurídicos dos sistemas
municipais, intermunicipais e multimunicipais de abastecimento e
saneamento, a criação do mercado de resíduos, alteração das normas para
deposição do lixo em aterros, regras mais apertadas quanto à fiscalização
e detenção de espécies protegidas e a reestruturação do
Sistema Nacional de Informação Geográfica.

RCR

Lusa/fim