terça-feira, 29 de setembro de 2009

Técnicos para COBA‏

Empresa de Engenharia recruta Técnicos que preencham os seguintes requisitos:

- Formação superior na área das Ciências Agrárias ou Geográficas ou equivalência ao 12º ano na área das Ciências Agrárias;

- Carta de condução de veículos ligeiros válida;

- Dá-se preferência a experiência em topografia e/ou cadastro.

Os candidatos cujo perfil corresponda ao acima referido deverão enviar currículo actualizado para land@coba.pt


Florestas vão ser limpas por sete mil pessoas

29.09.2009
Lusa

Mais de sete mil pessoas estão já inscritas para Limpar Portugal, numa iniciativa inédita a nível nacional destinada a reunir num só dia 100 mil voluntários para recolher o lixo das florestas de todo o país.

Inspirada num projecto desenvolvido na Estónia no ano passado, a iniciativa portuguesa nasceu num fórum na Internet no início do Verão e vai decorrer a 20 de Março de 2010 de norte a sul e nas ilhas, com os participantes organizados por concelhos.

Segundo Rui Marinho, um dos coordenadores, está a ser feito um mapa com os pontos que requerem limpeza a partir de informações de cidadão e uma equipa de informáticos está a desenvolver um software específico para disponibilizá-lo em telemóveis.

Peças de automóveis, colchões, frigoríficos, capacetes e "muito entulho de obras" estão incluídos no lixo que tem sido encontrado em florestas e algumas zonas agrícolas. In Ecosfera

Um voto pela Cortiça portuguesa


Um português com um abrigo concebido em cortiça, posiciona-se entre os 10 finalistas num concurso internacional promovido pelo Museu Guggnheim, Nova Iorque. O voto é popular e decorre até 10 de Outubro.

Café Portugal | segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

O português David Mares é um dos 10 finalistas de arquitectura no concurso internacional lançado pela Fundação Guggenheim e a empresa Google SKetchUp. Ao longo dos últimos meses perto de 600 concorrentes de 68 países aceitaram um desafio: desenhar um modelo 3D de um abrigo utilizando as ferramentas Google SketchUp e Google Earth.

David Mares utiliza no abrigo que arquitectou uma das maiores riquezas florestais de Portugal, a Cortiça.

O arquitecto, fazendo usa das novas tecnologias, aproveita as características milenares da cortiça. O Vale de Barris, próximo a Palmela, caracteriza-se por verões quentes e invernos húmidos. A Cortiça, isolante térmico e acústico, presta-se à finalidade deste abrigo: Uma zona de estudo e de descanso.
Até 10 de Outubro é momento de votar no abrigo preferido. É permitido apenas um voto por pessoa.

VOTAR AQUI


O vencedor do prémio será anunciado a 21 de Outubro data em que se celebram os 50 anos sobre a abertura do famoso museu nova-iorquino.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Douro de Orientação - Próximo Evento de orientação

Mais informações aqui:

NAOM 2010




Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo Desportivo 4 Caminhos organiza o Norte Alentejano "O" Meeting. Desta vez o palco escolhido é o Crato, “Município de História Viva”.

O Norte Alentejano "O" Meeting é um evento de Orientação pedestre, integrado no ranking Mundial da Federação Internacional de Orientação(IOF WRE) e no ranking da Taça de Portugal da Federação Portuguesa de Orientação, aberto a pessoas de qualquer idade, podendo participar nos escalões de competição ou nos escalões abertos, individualmente, ou em grupo. O Trofeu Norte Alentejano "O" Meeting será constituído pelos seguintes eventos:

  • Campos de treinos.
  • Orientação para as escolas (19 de Fevereiro 2010).
  • Prova de distância Longa em Aldeia da Mata;
  • Sprint nocturno no Crato;
  • Prova de distância Média - Lage do Meio Dia;

O Troféu Norte Alentejano "O" Meeting é constituído pela soma dos pontos dos três eventos (Longa, Sprint nocturno e Média).

A organização dá as boas vindas a todos os participantes no NAOM 2010.

Todas as restantes informações serão divulgadas regularmente neste site

Será um evento para repetir e não esquecer, espero poder participar....

O que é a Orientação


  • Desporto para toda a vida
  • Desporto da Floresta
  • Desafio recreativo
  • Desporto do futuro
  • Prazer da descoberta
  • Correr a pensar, pensar a correr

Cada desporto tem o seu carácter próprio. O caracter único da Orientação consiste em encontrar e seguir o melhor itinerário, através de terreno desconhecido, numa luta constante contra o tempo. Isto exige capacidade de Orientação: boa leitura do mapa, avaliação de opções de itinerário, utilização da bússola, concentração sob stress, rapidez na tomada de decisão, corrida em terreno acidentado, etc.

A Orientação é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos em Portugal! A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza. Cada pessoa escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou, encontrando-se consigo mesma e, simultaneamente, permitindo conhecer novas pessoas, fazer novos amigos.

Na partida, cada praticante recebe um mapa onde está impresso um percurso, constituído por uma partida, uma sequência de Pontos de Controlo e uma chegada). Os pontos de controlo, são materializados no terreno pelas "balizas" (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de um pequeno picotador. Picotando o seu cartão de controlo o praticante comprova a passagem por cada ponto. Recentemente introduziu-se um novo sistema de controlo através de um chip electrónico.

A escolha do itinerário entre os pontos de controlo é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio. Cruzando prados, ribeiros e florestas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre... A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa/terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário, decidir!

A bússola é o único instrumento de Orientação que é permitido utilizar pelos praticantes em competição.

Com o mapa vem junto um cartão de sinalética para precisar a localização dos postos de controlo.

Os mapas de Orientação são elaborados de acordo com as normas internacionais da modalidade. Para a competição, os mapas usados são normalmente com escalas de 1/10 000 ou 1/15 000, usando-se, contudo, escalas maiores, entre 1/2 000 e 1/5 000, para actividades de iniciação e/ou promoção.

O terreno "tradicional" para a prática da modalidade deverá ter muitos pormenores do relevo, ter floresta limpa e pouca vegetação rasteira. No entanto, a Orientação pode ser praticada em qualquer lugar desde que exista um mapa dessa área. As provas em parques/jardins e mesmo em áreas urbanas das cidades são cada vez em maior número e com grande adesão.

A Orientação é praticada em quatro disciplinas diferentes: Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Orientação em Ski e Trail Orienteering(Orientação prioritariamente para deficientes motores). Todavia, para além destas disciplinas com quadros competitivos nacionais e internacionais, são também organizadas provas de Orientação a cavalo, em canoa, etc.. As provas de Orientação são regra geral realizadas durante o dia. Contudo, há também provas nocturnas com grande adesão de participantes.

As provas do calendário da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) são abertas a todas as pessoas de qualquer idade, havendo sempre percursos para principiantes. A distância e a dificuldade dos percursos de Orientação variam em função da idade e do nível técnico dos praticantes, possibilitando a participação dos sete aos noventa e sete anos... Para participar solicite informações detalhadas aos Clubes organizadores ou à própria FPO.

Embora a Orientação seja um desporto novo entre nós, em 1997/1998 comemorou-se o centenário da Orientação enquanto desporto organizado. Com efeito, terá sido em Bergen, - Noruega , no ano de 1897, que se organizou a primeira actividade desportiva de Orientação. Os países nórdicos são ainda hoje, aqueles onde a modalidade tem maior implantação, mobilizando um número de praticantes que coloca a Orientação entre os cinco desportos mais praticados na Escandinávia. A maior prova do mundo realiza-se anualmente na Suécia, "5 dias da Suécia", com um número record de 25 000 participantes. Copiado daqui GD4Caminhos


Este fim de semana fiz uma formação de orientação organizada pelo Município de Manteigas e Associação Manteigas Solidária em conjunto com o Grupo desportivo 4 caminhos entidade formadora.
Nunca tinha feito orientação com mapa e material adequado, já andava a imenso tempo para participar num evento como este de iniciação a este desporto.

Sendo eu um amante da floresta e a minha área de estudo ser engenharia florestal, é um desporto que se adapta ao espaço florestal desde que tenha algumas condições.

Espero vir a poder praticar mais, deixo o endereço do grupo 4 caminhos, para os curiosos lerem umas coisas e quem sabe vir a participara em formações e eventos de orientação.

E a federação portuguesa de orientação contendo os eventos e restantes clubes que organizam provas. FPO

Um blogue muito dinâmico. Orientovar

Entretanto também criei uma secção desporto da Florestal do lado direito onde irá receber links sobre orientação.

Aproveitem....
Obrigado pelo belo fim de semana em Manteigas e nas Penhas douradas e pela bela formação que procurava há muito tempo..

Quercus - Comunicado Biodiversidade na Europa - 5ª Conferência Interministerial‏

Uma voz portuguesa na

5ª CONFERÊNCIA INTERMINISTERIAL BIODIVERSIDADE NA EUROPA

O valor dos ecossistemas e o seu papel nas estratégias de adaptação e mitigação relacionadas com as alterações climáticas

Mais de 120 representantes de governos, empresas e ambientalistas estiveram esta semana reunidos para discutir o estado da biodiversidade na Europa e os objectivos após 2010 na região Pan-Europeia.

Esta 5ª Conferência Biodiversidade na Europa decorreu de 22 a 24 de Setembro, em Liège, na Bélgica e insere-se na Estratégia Pan-Europeia para a Diversidade Biológica e Paisagem (Pan-European Biological and Landscape Diversity Strategy), assinada por ministros de 49 países em 1995 e que constitui, acima de tudo, uma resposta europeia de suporte à implementação da Convenção da Diversidade Biológica das Nações Unidas (CBD).

O objectivo: definir estratégias eficazes para travar a perda de biodiversidade

Sendo já público que a Europa não vai atingir a meta de "parar a perda de biodiversidade até 2010", o tempo para agir é muito curto, face à crise que o planeta e a Europa atravessam, com uma larga percentagem de espécies e habitats em risco ou mau estado de conservação. Tendo em vista chegar a um entendimento comum na resolução dos desafios de conservação da natureza, este encontro visou a discussão de estratégias de lobby eficazes e meios para travar a perda de biodiversidade. Pretendeu ainda contribuir de forma especial para a discussão sobre alterações climáticas que se avizinha brevemente em Copenhaga, enfatizando o papel que os ecossistemas desempenham nas medidas de adaptação e mitigação.

Intervieram representantes de Ministros e especialistas de renome de várias áreas, como Pavan Sukhdev que está a dirigir um estudo sobre a valoração dos serviços dos ecossistemas (The Economics of Ecosystems and Biodiversity - TEEB), que referiu:

“O custo mensurável da perda de biodiversidade situa-se algures entre 1.5 e 3 triliões de euros por ano, todos os anos e durante os últimos anos. Em comparação, a soma total de todos os pacotes financeiros aprovados pelos governos em todo o mundo para mitigar a pior crise financeira do último século foi de 3 triliões de euros por ano.”

3 grande temas na agenda e participação das ONG
Estabelecendo uma forte ligação entre as decisões da Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica, a agenda da Conferência focou-se nos seguintes tópicos:

- valoração dos serviços dos ecossistemas;

- biodiversidade e alterações climáticas

- e visão pós-2010 para a região Pan-Europeia.

Estiveram presentes participantes de toda a região Pan-Europeia, de Portugal até ao Cazaquistão, e da Rússia à Turquia. A rede CEE-Web for Biodiversity foi responsável por organizar a presença das ONG, que apesar de convidadas como observadoras, puderam participar abertamente nas mesas redondas e no Plenário. Não obstante a ausência de representantes do governo Português, a Quercus fez ouvir activamente a sua voz, manifestando que:

1. É necessário comunicar mais e melhor o valor da biodiversidade. Um inquérito recente do Eurobarómetro mostra que apenas 35% da população europeia ouviu falar e sabe o que significa a palavra biodiversidade. É necessário descodificar e adaptar a linguagem sobre o valor da biodiversidade para alguns publicos-alvo específicos, como por exemplo o sector empresarial. A questão da comunicação foi levantada recorrentemente por diversos participantes ao longo dos três dias do encontro.

2. No que respeita às soluções de mitigação e adaptação para as alterações climáticas, a Quercus alertou para os resultados do projecto de investigação europeu MACIS, que analisa as diversas opções disponíveis e seus impactes na biodiversidade. Por exemplo, a opção de construção de barragens para gerar energia hidroeléctrica é listada como uma das medidas com maior impacto negativo sobre a biodiversidade. Frisou portanto que deve ser dada prioridade às soluções de mitigação e de adaptação que não tenham impacto negativo na biodiversidade ou mesmo que tenham um impacto positivo.

3. A Quercus chamou a atenção para os resultados do último Relatório da Agência Europeia de Ambiente sobre indicadores de biodiversidade, que revelam falta de informação sobre o estado de muitas espécies e habitats, frisando que é importante que no âmbito das políticas de investigação sejam disponibilizados mais fundos para monitorização da biodiversidade no Espaço Pan-Europeu e para gerar dados a nível regional que suportem os modelos e estudos sobre alterações climáticas e valoração de serviços de ecossistemas.

4. A Quercus focou a necessidade de mais envolvimento do sector privado, já que a actividade das empresas tem impacto directo ou indirecto sobre a biodiversidade. Referiu a experiência de Portugal através da iniciativa Business and Biodiversity e frisou que não bastam as poucas iniciativas nacionais que estão em curso. É necessária uma liderança que leve ao envolvimento de mais países da Europa e até do espaço Pan-Europeu. E é necessário envolver não só as grande empresas, como também as associações que representam as PMEs e o sector cooperativo.

Nas mesas redondas foram recolhidas de forma bastante aberta as contribuições de todos os participantes de governos, ONGs e outros, tendo resultado desta Conferência um documento com prioridades e recomendações concretas designado "Mensagem de Liège".


Mais informação em:

www.unep.ch/roe/Biodiv5Conf.htm

http://www.ceeweb.org/5th_bidi_in_eu/index.htm

Lisboa, 26 de Setembro de 2009

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Para mais informações contactar: Paula Lopes da Silva - 931 634 670

domingo, 27 de setembro de 2009

colectivo germinal convidou voc"e para o evento 'Reflorestação da Faia Brava' em Rede Economia Solidária e Sustentável em Portugal


Conferir "Reflorestação da Faia Brava" em Rede Economia Solidária e Sustentável em Portugal

colectivo germinal


Horário: 16 outubro 2009 a 18 outubro 2009
Local: Reserva da Faia Brava
Organizado por: colectivo germinal

Descrição do evento:
Primeiro de três acampamentos de voluntariado organizadas pelo Colectivo Germinal e a Associação Transumância e Natureza, para continuar a plantar, semear e promover a recuperação da floresta.

As outras datas são: 23, 24 e 25 de Outubro e 13, 14 e 15 de Novembro

Para inscrições contactar para colectivogerminal@hotmail.com

Detalhes completos em infogerminal.blogspot.com

colectivo germinal convidou voc"e para o evento 'Reflorestação da Faia Brava' em Rede Economia Solidária e Sustentável em Portugal


Conferir "Reflorestação da Faia Brava" em Rede Economia Solidária e Sustentável em Portugal

colectivo germinal


Horário: 16 outubro 2009 a 18 outubro 2009
Local: Reserva da Faia Brava
Organizado por: colectivo germinal

Descrição do evento:
Primeiro de três acampamentos de voluntariado organizadas pelo Colectivo Germinal e a Associação Transumância e Natureza, para continuar a plantar, semear e promover a recuperação da floresta.

As outras datas são: 23, 24 e 25 de Outubro e 13, 14 e 15 de Novembro

Para inscrições contactar para colectivogerminal@hotmail.com

Detalhes completos em infogerminal.blogspot.com

sábado, 26 de setembro de 2009

ANEFA - Os 3 inimigos da Floresta: Incêndios, Nemátodo e o ministro Jaime Silva‏

Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente

Os 3 inimigos da Floresta:
Incêndios, Nemátodo e o ministro Jaime Silva

Já diz o ditado popular que à terceira é de vez. Infelizmente para a floresta portuguesa e para todos os florestais, já se encontraram os três grandes inimigos do sector!

É inevitável a associação entre espaço florestal e incêndios, sendo que, ano após ano, se constata a ineficiência da manutenção da floresta e a falta de recursos para prevenção e combate aos incêndios florestais.
Mas temos sempre um ministro optimista, que mesmo após a tragédia ocorrida na passada semana, no Sabugal, diz publicamente que os produtores têm uma óptima oportunidade no ProDeR para a recuperação do espaço florestal e agrícola perdido. Seria talvez verdade… se o ProDeR efectivamente funcionasse!

O Nemátodo da Madeira do Pinheiro, que é uma ameaça concreta à floresta de pinho em Portugal e que, mesmo com medidas de excepção, tende a alastrar-se por todo o país, atingindo já zonas emblemáticas como a Mata do Buçaco e o Pinhal de Leiria, tem sido banalizado, colocando em risco centenas de empresas e trabalhadores.
Estes condicionalismos não limitam apenas as empresas de exploração florestal, mas começam a afectar, igualmente, viveiristas que encontravam na exportação a salvação para milhares de plantas que não eram utilizadas na florestação em Portugal e que, de acordo com as exigências comunitárias agora impostas para combate e controlo do Nemátodo, estão impedidos de o fazer.
Mas temos um ministro sempre optimista, que afirma estarmos a dramatizar a situação e que o Nemátodo não é o principal problema da Floresta.

Pois, de facto, não é… Infelizmente para a floresta portuguesa, o seu principal problema é o ministro Jaime Silva que, no seu optimismo, não deve ter certamente a noção de quanto está a comprometer a sustentabilidade da Floresta portuguesa, das empresas, particularmente das Micro e PMEs, que dela fazem o seu sustento de vida.
“Estamos a assistir, de pés e mãos atadas, à destruição de um sector, cuja representatividade económica é, em muito, superior à AutoEuropa ou, mesmo, a várias dezenas de “Quimondas”. Não compreendemos porque é que o Ministro insiste em ignorar um sector que abrange mais de 400 mil proprietários, 250 mil trabalhadores, 1000 milhões de euros de volume de negócios e mais de 12% da população activa, cujos rendimentos provêem directamente da actividade florestal”, adianta a Direcção da ANEFA.

Talvez seja difícil para aquele membro do Governo compreender, mas aquelas pessoas vivem para e da Floresta, pelo que não é só a sua actividade que está em risco mas, igualmente, a sua subsistência.

Não obstante, assistimos à destruição anual de centenas de milhares de plantas florestais certificadas, por não haver articulação entre a sua produção e a elaboração de projectos. A não operância do ProDeR não tem, assim, apenas implicações ao nível do beneficiário, que não vê atribuídos os subsídios a que tem direito para aplicação no desenvolvimento florestal. É uma questão muito mais profunda, que coloca em causa todos os agentes do sector.

Muito se tem falado nos financiamentos comunitários que se poderão perder, caso o TGV não avance, mas a verdade é que a floresta tem perdido, ao longo destes últimos anos, muito mais, e de forma irreversível, quer ao nível dos fundos comunitários, quer em taxas pagas para a certificação de plantas que não chegam a ser plantadas, ou mesmo, na sua produção e principalmente, a nível de sustentabilidade.

E a Direcção da ANEFA sublinha: “É chocante ver enterrar milhares e milhares de plantas, só porque não existem projectos florestais contratados, e ainda, tendo a noção de que a sustentabilidade da Floresta está a ser posta à prova. A única floresta que o ministro Jaime Silva ajudou a criar foi esta: mais de 2 milhões de plantas destruídas”.

Não se pode deixar de perguntar a Jaime Silva, Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, se tem consciência de quantos agricultores e silvicultores já colocou em gravíssima situação financeira e o quanto contribuiu para a ruína de empresas prestadoras de serviços, com o monstro inoperante que criou com este ProDeR.

Lisboa, 21 de Setembro de 2009

APAI_Inquérito sobre a Luz e a Poluição Luminosa‏

A Lei de Bases do Ambiente (Lei n.º 11/87, de 7 de Abril) considera a luz um dos componentes ambientais naturais (artigo 6.º) e consagra-lhe o artigo 9.º.

O excesso ou as características da emissão de luz artificial bem como as alterações à iluminação natural (nomeadamente o ensombramento ou os reflexos) podem ter impactes relevantes no microclima, na flora, na fauna, sociais, na saúde humana (incluindo segurança), na paisagem e no património cultural (destacando-se o Céu nocturno como um elemento do património da humanidade). A poluição luminosa está frequentemente associada a um desperdício de energia, com os consequentes impactes na qualidade do ambiente (em particular o aumento das emissões de gases com efeito de estufa) e económicos.

A Avaliação de Impactes pode constituir um importante instrumento para considerar os efeitos das alterações nos níveis de luminosidade e reduzir a poluição luminosa. A Directiva comunitária relativa à avaliação de impacte ambiental de projectos (85/337/CEE) contém uma referência às emissões de luz (n.º 1 do Anexo III), transcrita na legislação nacional sobre AIA (n.º 4 do Anexo III do Decreto-Lei n.º 69/2000, de 3 de Maio, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 197/2005, de 8 de Novembro). Outros países dispõem de directrizes sobre a consideração da poluição luminosa na AIA. Muitos EIA realizados no estrangeiro também contêm análises da poluição luminosa e das alterações da luz natural.

A APAI, filiada portuguesa da IAIA – International Association for Impact Assessment (www.iaia.org), entendeu pertinente criar um Grupo de Trabalho com o objectivo de produzir um documento, que reflicta o consenso das partes interessadas, sobre boas práticas na consideração do factor luz e poluição luminosa na elaboração de planos e projectos e na respectiva avaliação de impactes.

O presente inquérito constitui um dos primeiros passos para a elaboração desse documento. Foi enviado a um conjunto alargado de entidades, que se podem relacionar directa ou indirectamente com esta temática, nomeadamente a serviços da Administração central e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, Associação Nacional de Municípios, empresas concessionárias de serviço público, instituições de ensino superior e de investigação, associações empresariais e profissionais e a organizações não governamentais de ambiente e de astronomia amadora. Foi também enviado a todos os membros, individuais e colectivos, da APAI. Naturalmente, o inquérito pode ser respondido por mais de uma pessoa dentro de cada organização.

O sucesso deste inquérito depende muito do número de respostas recebidas. O seu preenchimento é muito rápido e não vos tomará mais do que 3 a 6 minutos.

Quem responder ao inquérito será mantido informado sobre o desenvolvimento das actividades do Grupo de Trabalho.

O inquérito estará aberto de 18 a 30 de Setembro de 2009 e também está disponível no site da APAI. Para mais informações, por favor contacte a APAI.

A APAI agradece a sua colaboração!

Inquérito GT Luz e Poluição Luminosa

--

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SPEA procura Biólogo e Assistentes de Campo para Projecto Linhas Eléctricas‏

SPEA procura Biólogo para Projecto Linhas Eléctricas

O cargo é criado para assegurar o protocolo “Avifauna III relativo à monitorização e minimização dos impactes resultantes da interacção entre as linhas eléctricas aéreas de alta e média tensão e a avifauna”, celebrado entre a SPEA , EDP Distribuição, Quercus e Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade. O titular dará igualmente apoio ao Programa IBA da SPEA. As candidaturas estão abertas 15 de Outubro de 2009 inclusive.

Para mais informações consulte http://www.spea.pt/pdfs/Anuncio_LE2009.pdf.
SPEA procura 2 Assistentes de campo para Projecto Linhas Eléctricas

Para apoio à realização das actividades previstas no Projecto “Linhas Eléctricas e Avifauna III” a SPEA pretende contratar dois Assistentes de Campo para duas campanhas de recolha de dados ao longo de um período de 5 meses. As candidaturas estão abertas até 7 de Outubro de 2009.

Para mais informações consulte http://www.spea.pt/pdfs/Anuncio_AC2009.pdf.
E ainda:

Colaborador para acções de educação ambiental

A SPEA vai colaborar com o Museu Nacional de História Natural ( Rua da Escola Politécnica, Lisboa) na dinamização de actividade de educação ambiental alusivas à observação de aves neste local. Cada acção terá a duração aproximada de duas horas, será dirigida às famílias e decorrerá uma vez por mês (Sábados de manhã, embora a sua realização seja condicionada pelo estado do tempo).

Neste âmbito, a SPEA procura um colaborador para nos ajudar a criar esta actividade (conteúdos, materiais, etc.) e assegurar a sua realização mensal. Para isso, procuramos alguém com o seguinte perfil: conhecimentos em identificação de aves (sobretudo as que ocorrem em jardins), gosto em lidar com o público , criativo, dinâmico e experiência em acções de educação ambiental, preferencialmente sobre a mesma temática.

Este serviço será pago nos moldes semelhantes aos de outras actividades actualmente a decorrer no Museu Nacional de História Natural. Se achar que é a pessoa certa para este lugar, envie o seu Curriculum vitae resumido (máximo 2 páginas) para alexandra.lopes@spea.pt, até ao próximo dia 30 de Setembro 2009.

conferência “florestas e clima "


- o que esperar de copenhaga?'

20 de outubro, em lisboa

No próximo dia 20 de Outubro, pelas 14h30, decorrerá no Auditório do edifício-sede da Confederação dos Agricultores de Portugal, uma conferência intitulada "Florestas e Clima - O que esperar de Copenhaga?".


A assistência é livre embora sujeita a inscrição até 19 de Outubro através de jsoveral@cap.pt

DR 187 SÉRIE I de 2009-09-25

DR 187 SÉRIE I de 2009-09-25

Resolução do Conselho de Ministros n.º 102/2009
Presidência do Conselho de Ministros
Suspende, pelo prazo de dois anos, o Plano de Ordenamento da Reserva Natural de Paul de Boquilobo, com vista à modernização da linha ferroviária do Norte no troço compreendido entre o quilómetro 88 e a estação do Entroncamento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2009
Presidência do Conselho de Ministros
Aprova o Plano de Ordenamento da Albufeira de Odelouca

Portaria n.º 1108/2009
Ministérios da Defesa Nacional e do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Mantém a praia da Aguda, no concelho de Sintra, como praia de uso suspenso

Estágio ITQB|IBET, Oeiras - Regulação da formação da madeira e das suas características por miRNA em Eucalyptus globulus.‏

PROPOSTA DE ESTÁGIO/MESTRADO

MicroEgo I: Regulação da formação da madeira e das suas
características por miRNA em Eucalyptus globulus.

Orientação Científica: Doutor Jorge A. Pinto Paiva (FLOR-IICT)

Enquadramento e descrição do trabalho a desenvolver:

A madeira é um tecido complexo e altamente variável, cujas
características anatómicas, químicas, físicas e
tecnológicas são controladas ontogénica e ambientalmente. O
melhoramento orientado para a qualidade da
madeira é fundamental para a Economia portuguesa. Portugal é um dos
maiores produtores de polpa de
eucalipto (E. globulus), com as exportações equivalentes a cerca de 5%
do PIB. Importa também realçar
que o E. globulus ocupa cerca de 1/3 da floresta portuguesa e que o
uso de genótipos apropriados pode
contribuir para optimizar a exploração das áreas disponíveis.
Compreender os mecanismos moleculares
envolvidos na biossíntese da parede celular é de extrema importância
não só para o futuro da produção de
polpa e papel, mas também para a produção de bio-fuel e bio-materiais.
Muitos dos genes envolvidos na
formação de lenho estão catalogados, mas os mecanismos que regulam
este processo de desenvolvimento
continuam por elucidar.

A descoberta dos microRNAs (miRNAs) e das suas funções abriu novas
vias para um melhor conhecimento
dos mecanismos de regulação de diversos processos de desenvolvimento,
incluindo a diferenciação do
câmbio. No entanto, dos cerca de 9000 miRNAs disponíveis na base de
dados miRBase, nenhum dos
registos diz respeito às espécies florestais mais importantes na
Economia portuguesa, como Pinus pinaster,
Quercus suber e Eucalyptus globulus.

Neste projecto iremos caracterizar miRNAs, bem como os seus alvo de E.
globulus envolvidos na regulação
dos mecanismos de formação do lenho, e na produção de lenhos com
diferentes características

O objectivo a longo prazo consiste em utilizar esta informação para
encontrar novas formas de controlar a
qualidade do lenho produzido em E. globulus e desenvolver novas
metodologias que possam ser utilizadas
em programas de melhoramento para a selecção/produção do lenho com as
propriedades desejadas.

Local de Realização:
Trabalho a ser desenvolvido no Laboratório de Biotecnologia de Células
Vegetais (BCV) do IBET
(Oeiras) e Centro das Florestas e dos Produtos Florestais (IICT-FLOR).
Este trabalho insere nos
trabalhos de investigação actualmente a decorrer no Laboratório de
Biotecnologia de Células
Vegetais do IBET e do centro FLOR (IICT), em colaboração com CNRS/UPS (França).

Email: jorgep@itqb.unl.pt
Telefone : 213653374 ou 214469461

Oficina "O Mundo dos Cogumelos" dia 10 de Outubro

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, em colaboração com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila do Conde, vem por este meio divulgar a oficina "O Mundo dos Cogumelos" integrada nas Oficinas da Floresta, que pretende dar a conhecer a diversidade e o potencial de utilização dos cogumelos silvestres. Esta oficina inclui saída de campo, o contacto com diversas espécies de cogumelos, formas de utilização e conservação, amostras de produtos e a degustação de uma ementa temática.
A oficina "O Mundo dos Cogumelos" terá lugar no próximo dia 10 de Outubro nas nossas instalações.
Junte-se a nós.
Com os melhores cumprimentos,
A equipa CMIA
Visite-nos em:
http://www.cmia-viladoconde.net/

Comemoração do 7.º Aniversário do Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e Monfurado


Workshop “Chás: da colheita à chávena”

Sábado, 03 de Outubro de 2009

Das 09H ás 12:30H e das 14:30H ás 17H

Local: Ecopista do Montado/Núcleo dos Baldios

Actividades:

· As plantas no campo e na horta

· Como reconhecê-las, plantá-las e utilizá-las

· Suas propriedades medicinais

· Processo de secagem das plantas

· Criação de chá

· Passeio matinal para identificação e recolha de plantas

· Final da actividade com prova de chás

Orientadores:

Juvenália Cantanhede e Custódio Pereira

Inscrições:

· 10€ por participante

· Limite de vagas, 20 participantes

· Até 30 de Setembro

· Contactos: 266 837 476/ 912 225 659/ redenatura_dcdj@cm-montemornovo.pt

· O almoço fica a cargo dos participantes

· Será fornecido material de apoio

Actividades Fapas

FAPAS - Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens
www.fapas.pt
Núcleo de Lisboa

Circular Sócios - 25 de Setembro 2009


------------------
As actividades do FAPAS estão abertas a sócios e não-sócios

Domingo, 27 de Setembro, 11h45 - 18h00 : Caminhada e Recolha de Sementes na Arrábida.

local: zona de Casais da Serra.
Percurso a partir de Lisboa em transportes públicos (carreira de autocarro da TST).
Percurso pedestre de 3900 m nas faldas da Serra da Arrábida, com início e e final em Casais da Serra.

O FAPAS mantém activo em Monsanto um viveiro de plantas nativas, num espaço cedido pela Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental da Câmara Municipal de Lisboa. No próximo domingo, 27 de Setembro, vamos fazer uma recolha de sementes de algumas plantas nativas, num horário que deixa tempo disponível para cumprir o acto cívico de votar.


Descrição da actividade:
Percurso pedestre de cerca de 1800 m (ida) em zona de matagal na encosta norte da Serra da Arrábida, na zona de Casais da Serra (regresso pelo mesmo caminho). Merenda na serra. Observação da vegetação nativa, recolha de sementes de algumas espécies de árvores e arbustos.

Grau de dificuldade: Fácil, acessível a crianças a partir de 8 anos.

O objectivo principal é a recolha de sementes de uma rara árvore nativa, chamada Zelha (Acer monspessulanum). Num local secreto na encosta norte da Serra da Arrábida subsiste uma pequena mata com as maiores Zelhas da Europa. As pequenas sementes da zelha são recolhidas no solo, sob as árvores. Posteriormente, serão criadas em viveiro para futuros repovoamentos nas serras de Portugal.

Para chegar à mata vamos percorrer a pé cerca de 1800 metros num trilho nas faldas da Serra da Arrábida. Durante o percurso vamos encontrar algumas das principais espécies de árvores e arbustos da Serra, e no final vamos conhecer uma amostra de como eram as matas nativas do nosso território antes da intervenção destruidora do homem.

Horário da actividade na Arrábida: 12h45-16h45.

Material aconselhado: Chapéu, calçado confortável e resistente, pequena mochila para guardar as sementes. Água e merenda (pode comprar em Azeitão).


Pontos de encontro:

1. Lisboa. Às 11h30 na Praça de Espanha, junto à paragem da carreira 754 / 755 da TST (o autocarro parte às 11h45).

2. Vila Nogueira de Azeitão. Às 12h30 no jardim da Praça da República, perto das Bombas de Gasolina.
mapa Google:
http://maps.google.com/maps?t=h&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=38.519371,-9.013907&spn=0.003047,0.006716&z=17

A partir de Azeitão o percurso será feito de Táxi até Casais da Serra (cerca de 10 minutos).

3. Alambre (Arrábida). Às 12h45 no parque de estacionamento dos cafés / restaurante do Parque Ambiental do Alambre.
mapa Google:
http://maps.google.com/maps?t=h&hl=pt-PT&ie=UTF8&ll=38.489074,-9.029118&spn=0.000762,0.002701&z=19

Regresso em transportes públicos:
Partida de Casais da Serra para Azeitão (de táxi) às 16h45.
Partida de Vila Nogueira de Azeitão para Lisboa (carreira 755 da TST) às 17h20.
Chegada a Lisboa (Praça de Espanha) pelas 18h00.
.
Preço dos transportes públicos:
Autocarro TST Lisboa - Azeitão (só ida):
2,86 euros (pré-comprados); 3,40 euros (bilhetes comprados no autocarro). 50% desconto para menores de 12 anos.

Táxi Azeitão - Casais da Serra: cada viagem 1,50 a 2,00 euros por pessoa.

O FAPAS pode disponibilizar bilhetes pré-comprados a quem se inscrever até sábado, 26 de Setembro, pelas 11h30.

-----------------------------------
INSCRIÇÕES na actividade:
A participação é gratuita.
Envie uma mensagem com o seu nome e contacto para fapaslisboa@kanguru.pt , ou ligue para o telemóvel 93 849 1355.
Indique o número de pessoas, e qual o ponto de encontro escolhido.
Indique se pretende que o FAPAS compre bilhetes pré-comprados (se fizer a sua inscrição até às 11h30 de sábado, 26 de Setembro).

Apelo ao voluntariado: Trabalhos de Outono

Tal como prometido, aqui vão mais alguns detalhes das Jornadas de Outono e mais além no Cabeço Santo, para voluntários. Se quiser também pode participar na divulgação destas jornadas, descarregando este cartaz em formato jpg e este texto em formato pdf e enviando aos seus amigos.

Trabalhos realizados desde o início de 2009

Comecemos com um resumo dos principais trabalhos já realizados durante o presente ano:

* Plantação de mais de 3000 árvores e arbustos nas áreas cuja intervenção se iniciou em 2008 (realizada sobretudo por equipas profissionais, mas também por voluntários)
* Trabalhos de corte da vegetação exótica e invasora em quase 30 ha de terreno e pincelagem com herbicida das superfícies de corte ou pulverização da rebentação (realizados por várias equipas de profissionais).
* Contactos e negociações com mais de duas dezenas de pequenos proprietários florestais, a fim de permitir a intervenção ao longo da margem esquerda do Ribeiro de Belazaima.
* Criação e manutenção em viveiro de cerca de 1000 carvalhos e castanheiros, bem como algumas centenas de medronheiros, murtas e lentiscos.

Trabalhos de Outono – Jornadas de Voluntariado

Embora a maior parte dos trabalhos até agora realizados o tenham sido com recurso a mão de obra profissional, há um conjunto de intervenções mão de obra intensivas mas de fácil realização que poderiam ser levadas a cabo por voluntários. No Outono que se avizinha, esses trabalhos são os seguintes:

1. Corte com tesourões de plantas de Acacia longifolia;
2. Recolha de frutos ou sementes de espécies nativas;
3. Extracção das sementes dos frutos recolhidos;
4. Sementeira directa no terreno de sementes de carvalho roble, aderno, lentisco e murta.

Algumas sementes poderão, se necessárias, ser enviadas para os viveiros onde são produzidas as plantas para o projecto “Criar Bosques”, da Quercus, de onde o PCS também recebe plantas.

Trabalhos de longo prazo – até ao final de 2010

Até ao final de 2010, ou mais tarde, se necessário, há trabalhos tecnicamente mais exigentes, não dependentes da Estação, que poderão ser realizados por grupos de voluntários, como escuteiros ou outros grupos com alguma experiência em tais trabalhos. Entre estes destacam-se:

1. Construção de passadiços, escadas e pontes, com vista à execução/demarcação, prevista para 2010, de um percurso pedestre circular no Cabeço Santo.
2. Recuperação de pequenas construções de maneira a permitir a sua utilização em acções de educação ambiental ou outros fins associados aos objectivos do projecto.

Destinatários

Todos os cidadãos ou grupos de cidadãos que queiram contribuir de forma voluntária para este projecto. De forma especial, pela sua proximidade à área de intervenção do projecto, são convidados os cidadãos da Freguesia de Belazaima e do Concelho de Águeda.

Calendarização das Jornadas de Trabalho Voluntário de Outono

* Setembro: 26
* Outubro: 3, 10, 17, 24 e 31
* Novembro: 7 e 14

Realizar-se-ão jornadas sempre que haja pelo menos 3 voluntários inscritos até à Quinta feira à noite anterior ao Sábado previsto.

Apoio aos Voluntários:

* Alimentação oferecida pela organização podendo, quando as condições o permitirem, incluir um cozinhado solar.
* Possibilidade de transporte a partir de Aveiro e de Águeda.
* Entrega de certificados de participação a todos os participantes.
* Oferta de um pequeno arbusto nativo (medronheiro ou murta) aos participantes que, dispondo de espaço, o queiram levar para plantar.
* Oferta de um calendário para 2010, alusivo ao projecto, a todos quantos participarem pelo menos duas vezes nos Trabalhos de Outono.

Formas alternativas de colaboração

Através de donativos para a aquisição de terrenos nas margens do Ribeiro de Belazaima (orçamento previsto de pelo menos 25000 Euros para 2009/10), despesa não coberta pelos apoios institucionais:

* Por cheque enviado para o Núcleo de Aveiro da Quercus, conta “Cabeço Santo” na CGD, com o número 0239 018448 830
* Por transferência bancária para o NIB 0035 0239 0001 8448 8309 4 (enviando comprovativo por correio postal ou e-mail para cabsanto@gmail.com, com identificação do número de contribuinte).

Sobre este assunto ver também a página http://ecosanto.wordpress.com/apoios-ao-projecto/.

Os donativos privados (particulares ou empresariais) permitem a atribuição de benefícios fiscais, em sede de IRS ou de IRC.

Mais informação:

Para além da divulgada nestas páginas, pelo nº de telemóvel do Núcleo de Aveiro da Quercus, 966 551 372, ou por escrito por e-mail para cabsanto@gmail.com.

Eng Zootecnico e Florestal

Precisa-se Formador para Braga
Zona mais emprego Braga Empresa: Associação de Defesa da Floresta do Minho
Categoria mais emprego Agricultura / Florestas / Pescas Tipo: Part-Time
Referencia # 824244 Data: 24-9-2009

Anuncio:

Precisa-se de 2 formadores das áreas de Zootécnia (ou outro ramo animal) e Florestal para formação modular certificada a começar em Outubro nas Zonas de Vila Verde (componente animal) e Cabeceiras de Basto (componente florestal).

CAP válido

Contacto adefm@sapo.pt

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

DR 186 SÉRIE I de 2009-09-24

DR 186 SÉRIE I de 2009-09-24

Resolução do Conselho de Ministros n.º 101/2009
Presidência do Conselho de Ministros
Autoriza a realização da despesa resultante da execução dos contratos de prestação de serviços de erradicação de árvores na zona de restrição do nemátodo da madeira do pinheiro entre a então Direcção-Geral dos Recursos Florestais, actual Autoridade Florestal Nacional, e a Logística Florestal - Central de Produções e Serviços Florestais, S. A.

Decreto-Lei n.º 254/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
No uso da autorização concedida pela Lei n.º 36/2009, de 20 de Julho, aprova o Código Florestal

Decreto-Lei n.º 255/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Estabelece as normas de execução na ordem jurídica nacional do Regulamento (CE) n.º 1739/2005, da Comissão, de 21 de Outubro, relativo ao estabelecimento das condições de polícia sanitária aplicáveis à circulação de animais de circo e outros números com animais entre Estados membros, e aprova as normas de identificação, registo, circulação e protecção dos animais utilizados em circos, exposições itinerantes, números com animais e manifestações similares em território nacional

Decreto-Lei n.º 256/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Estabelece os princípios e orientações para a prática da protecção integrada e produção integrada, bem como o regime das normas técnicas aplicáveis à protecção integrada, produção integrada e modo de produção biológico, e cria, igualmente, um regime de reconhecimento de técnicos em protecção integrada, produção integrada e modo de produção biológico, no âmbito da produção agrícola primária, e revoga o Decreto-Lei n.º 180/95, de 26 de Julho

Decreto-Lei n.º 257/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Estabelece o regime de derrogações aplicáveis à inscrição, produção, certificação e comercialização de variedades de conservação de espécies agrícolas, transpondo para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2008/62/CE, da Comissão, de 20 de Junho, que prevê determinadas derrogações aplicáveis à admissão de variedades autóctones e variedades agrícolas naturalmente adaptadas às condições regionais e locais e ameaçadas pela erosão genética, bem como à comercialização de sementes e batata-semente dessas variedades

Decreto n.º 22/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Exclui do regime florestal parcial uma área de 2 ha, situada no lugar de Castanho, em Lamas, freguesia de Moledo, concelho de Castro Daire, pertencente ao perímetro florestal de São Miguel e São Lourenço, que se destina à construção de um centro de dia e de apoio domiciliário

Decreto n.º 23/2009
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Exclui do regime florestal parcial uma área de 2,20 ha, situada no lugar de Monte de São Sebastião, freguesia de Campos, concelho de Vila Nova de Cerveira, pertencente ao perímetro florestal das serras de Vieira e Monte Crasto, que se destina à construção de um centro escolar e desportivo

Engenheiro(a) Florestal




Anónimo

Engenheiro(a) Florestal (m/f)

Local de trabalho: Santiago do Cacém

Perfil Profissional:
. Licenciatura ou Bacharelato em Engenharia Florestal
. Conhecimentos informáticos de programas relacionados com SIG (arcgis) e outros
. Mais de 3 anos de experiência comprovada em trabalhos florestais
. Experiência na elaboração de PGF´s
. Carta de condução

Perfil Pessoal
. Disponibilidade de horários
. Boa capacidade de comunicação e facilidade de relacionamento
. Dinamismo, responsabilidade e seriedade
. Capacidade de iniciativa e de trabalho
. Elevada capacidade de organização
. Boa apresentação
. Disponibilidade imediata

Envie o seu CV até 31 de Outubro de 2009 para o seguinte e-mail: sobreiroverde@gmail.com

Só serão consideradas candidaturas com inclusão de foto e qual o nivel de aprendizagem em arcgis / arcmap.

Ingeniero de montes


Oferta de empleo: Ingeniero de montes, Amorebieta - InfoJobs.net

Ingeniero de montes

Fecha de la oferta: 23-09-2009
Nombre de la empresa: Europea de Trabajos Forestales s.l.
[ Mostrar más información ]
[ Ocultar ]
Web de la empresa: www.europeadetrabajos.es
Número de trabajadores: 38
Sede central en: Vizcaya
Descripción de la empresa: EUROPEA DE TRABAJOS FORESTALES, S.L. es una empresa que efectúa actividades relacionadas con el medio ambiente, sobre todo en los servicios derivados de la JARDINERÍA y MEDIOAMBIENTE realizando obras forestales, recuperaciones y restauraciones paisajísticas, obras de bioingeniería, plantaciones de ribera, muros verdes, eliminación de plantas invasoras, diversos trabajos de jardinería y cerramientos.A lo largo de los últimos años, la empresa ha desarrollado su actividad en cinco líneas de trabajo bien diferenciadas;Trabajos Forestales: repoblación, desbroces, cerramientos, planes silvopastorales, etc.;Jardinería: plantaciones, siembras, etc.;Muros VerdesTrabajos en Ríos: limpiezas, desbroces, plantac

Ubicación

Población: Amorebieta
Provincia: Vizcaya
País: España


Descripción

Puesto vacante: Ingeniero de montes
Categorías:
Ingenieros y técnicos - Agrónomo y montes
Nivel: Mando Intermedio
Personal a cargo: 11 - 20
Número de vacantes: 1
Descripción de la oferta: Trabajo dirección, diseño y control de obras, principalmente de restauración de ríos y forestal. Coche de empresa


Requisitos

Estudios mínimos: Ingeniero Superior - Ingeniero de Montes
Experiencia mínima: Al menos 2 años
Requisitos mínimos: Carnet conducir B, informática, GIS, se valora conocimientos euskera, Cad



Contrato

Tipo de contrato: De duración determinada
Duración: 1 año prorrogable
Jornada laboral: Intensiva - Indiferente


Salario

Salario: 24.000 € - 27.000 € Bruto/año

código florestal publicado


decreto-lei n.º 254/2009 de 24 de setembro

Foi hoje publicado o Código Florestal. Para o consultar ou guardar clique aqui.


Pode encontrar esta e outras notícias em: www.centropinus.org

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Workshop "Tree medicine"‏

A realizar a 28 e 29  de Setembro,
entre as 15.00 e as 17.30, no Jardim
Botânico da Faculdade de ciências de Lisboa.

A participação é gratuita
(unicamente o bilhete de entrada no jardim
botânico, no valor de 1,80 euro)
mas sujeita a inscrição prévia.

O workshop é em Inglês.

Inscrições para o mail

biosfera.tito@gmail.com

ou

Telemovel - 966237047

Tito Lopes

DR 184 SÉRIE I de 2009-09-22



Resolução do Conselho de Ministros n.º 92/2009
Presidência do Conselho de Ministros
Autoriza a realização da despesa com a aquisição de serviços de execução do projecto experimental de cadastro predial para gestão de risco em áreas de floresta e determina a abertura do respectivo procedimento pré-contratual

Decreto-Lei n.º 244/2009
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Constitui a sociedade Polis Litoral Sudoeste - Sociedade para a Requalificação e Valorização do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, S. A., sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, que tem por objecto a gestão, coordenação e execução do investimento a realizar no âmbito do Polis Litoral Sudoeste - Operação Integrada de Requalificação e Valorização do Litoral Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Decreto-Lei n.º 245/2009
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Quarta alteração do Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de Maio, simplificando o regime de manutenção em vigor dos títulos de utilização dos recursos hídricos emitidos ao abrigo da legislação anterior, e primeira alteração do Decreto-Lei n.º 147/2008, de 29 de Julho, estabelecendo a competência da Agência Portuguesa do Ambiente no domínio da responsabilidade ambiental por danos às águas

ANEFA afastada do Conselho Florestal Nacional‏

Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente


A Propósito de asfixia democrática…
ANEFA afastada do Conselho Florestal Nacional

A Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente vem, uma vez mais, lamentar o facto de decisões importantes sobre o Sector Florestal estarem a ser tomadas à revelia dos interesses de todos os agentes.
Esta afirmação sucede ao facto de, no passado dia 4 de Setembro, se ter realizado um encontro do Conselho Florestal Nacional, sem que tivesse sido convidada para fazer parte da mesma.

O CFN é um “órgão consultivo de concertação de âmbito nacional”, integrado pelas entidades máximas abrangidas pelo Decreto-lei 159/2008 de 8 de Agosto, mas igualmente, por “elementos representativos das estruturas empresariais e associativas do sector e das fileiras florestais, da caça e da pesca em águas interiores”. Nas suas competências, encontram-se acções importantes como a emissão de parecer sobre a legislação estruturante do sector, das estratégias florestais e sobre planos de defesa da floresta.

“Lamentamos profundamente que mais uma vez seja provada a falta de cooperação entre todos os agentes do sector, quando a base é o desenvolvimento de um bem comum. A ANEFA é a única associação de âmbito nacional que representa os prestadores de serviços ao Mundo Rural, pelo que acreditamos que a representatividade do sector florestal passa, certamente, pelos agentes que afiguramos”, adianta a Direcção da ANEFA.

Recorde-se que entidade semelhante fora criada em 2000, o Conselho Consultivo Florestal (Decreto-Lei n.º 166/2000 de 5 de Agosto), e que a ANEFA terá participado em anteriores reuniões, muito em parte pela importância deste órgão de consulta e por se considerar fundamental que todos os intervenientes tenham voz activa, para bom entendimento em decisões conjuntas, com implicações para todos os agentes do sector.

Questionada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, sobre o incidente, a ANEFA não obteve ainda qualquer resposta sobre este afastamento, mesmo após vários pedidos de esclarecimento.

Este episódio vem reforçar a ideia de que as múltiplas contestações da ANEFA, desde os atrasos na implementação do ProDeR, à ineficácia do plano de acção de combate ao Nemátodo, têm estado, provavelmente, na base de afastamentos desta ordem.

Não é a primeira vez que a ANEFA é colocada em período de nojo pelas autoridades nacionais… “Temos a primazia de não depender de subsídios de ninguém e isso permite-nos ver e relatar a realidade, sem receio de represálias. Numa altura em que tanto se fala de asfixia democrática, não deixa de ser notório que há vozes que incomodam e que por isso, são afastadas. No entanto, o silêncio não sustenta florestas!”, conclui a Direcção da Associação.


Lisboa, 23.Set.2009

INGENIERO TÉCNICO FORESTAL

Oferta de empleo: INGENIERO TÉCNICO FORESTAL, Toledo - InfoJobs.net

INGENIERO TÉCNICO FORESTAL
Fecha de la oferta: 22-09-2009 TRAGSA - Ofertas de trabajo
Ver más ofertas
Nombre de la empresa: TRAGSA
[ Mostrar más información ]
[ Ocultar ]
Web de la empresa: www.tragsa.es
Número de trabajadores: 7767
Sede central en: Madrid
Descripción de la empresa: TRAGSA, Empresa de Transformación Agraria, S.A., matriz del GRUPO TRAGSA, constituida en mayo de 1977, tiene por objeto una amplia y variada gama de actuaciones, que abarcan el diseño y construcción de infraestructuras y equipamientos necesarios para la modernización y mejora de los sistemas de producción agraria, las tecnologías para un mejor aprovechamiento del agua, actuaciones forestales y de conservación y mejora del medio natural, servicios destinados a la protección y disfrute de los espacios naturales, así como del medio marítimo.

Con una implantación en todo el territorio nacional los perfiles habitualmente más demandados son todo tipo de ingenierías y arquitectura así como personal de gestión y administrativo.

Ubicación
Población: Toledo
Provincia: Toledo
País: España


Descripción
Puesto vacante: INGENIERO TÉCNICO FORESTAL
Categorías:
Ingenieros y técnicos - Agrónomo y montes
Número de vacantes: 1
Descripción de la oferta: Grupo Tragsa, grupo de empresas de carácter público estatal, que desarrolla y ejecuta proyectos de ingeniería y presta asistencias técnicas a la Administración; selecciona 1 Ingeniero Técnico Forestal para la Delegación de Toledo.

Las funciones del puesto serán:
Realización de deslindes
Realización de amojonamientos de vías pecuarias.


Requisitos
Estudios mínimos: Ingeniero Técnico - Forestal
Experiencia mínima: No Requerida
Requisitos mínimos: Carné Tipo B
Coche Propio
Conocimientos informáticos del Paquete Office

Requisitos deseados: Cococimientos informáticos de:
-ArcView
-Autocad
Experiencia previa en deslindes y amojonamientos


Contrato
Duración: 6 MESES RENOVABLE
Jornada laboral: Completa

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Comunicado Imprensa: Dia Internacional Contra as Monoculturas de Árvores‏

Em 2004, organizações que lutam contra a expansão de plantações de árvores em grande escala declararam o dia 21 de setembro como o Dia Internacional Contra as Plantações de Monoculturas de Árvores. Desde a época, organizações do mundo inteiro levam a cabo atividades nessa data para conscientizar sobre o assunto. Neste ano, um grupo de pessoas de diferentes organizações tem lançado uma declaração internacional, exigindo a detenção da expansão das plantações. 8.429 pessoas de 85 países têm aderido à declaração.

Como essas plantações estão sendo promovidas sob o disfarce de “florestas”, a declaração resume as principais razões de preocupação: “As comunidades locais são deslocadas para deixar o caminho livre para intermináveis fileiras de árvores idênticas –eucaliptos, pinus, dendezeiros, seringueiras, jatrofas e outras espécies- que deslocam a maioria de outras formas de vida da área.”

Esse deslocamento de pessoas e natureza causa um grande número de impactos sociais e ambientais: “As terras agricultáveis, que são cruciais para a soberania alimentar das comunidades locais, são transformadas em plantações de monoculturas de árvores que produzem matérias-primas para exportação. Os recursos aquáticos se esgotam e são poluídos pelas plantações enquanto os solos se degradam.”

As comunidades locais sofrem diferentes formas de violações aos direitos humanos, “que vão da perda de meios de vida e deslocamento até a repressão e até casos de tortura e morte. Enquanto as comunidades sofrem em geral, as plantações resultam em impactos diferençados por gênero, onde as mulheres são as mais afetadas.”

Apesar de toda a evidência documentada sobre os impactos das plantações, elas continuam sendo promovidas por uma coalizão de atores governamentais, intergovernamentais e empresariais, com o fim de colocar as terras das pessoas em mãos de “corporações que operam nos setores da celulose e do papel, da madeira, da borracha e do azeite de dendê” para permitir a continuação do “consumo excessivo e esbanjador dos produtos dessas plantações pelas nações no abastado Norte”.

A declaração salienta o fato de que a oposição está aumentando e que “País trás país, as pessoas estão levantando-se para opor-se à expansão das plantações de árvores, e um movimento mundial tem estando crescendo nestes anos, reunindo as numerosas lutas locais e ajudando a elevar as vozes daqueles que sofrem por causa das plantações.” Portanto, “a mensagem é alta e clara: As plantações não são florestas: parem a expansão das plantações de monoculturas de árvores!”

O texto completo da declaração (incluindo signatários) está disponível em:
http://www.wrm.org.uy/plantaciones/21_set/2009/declaracao.html

Para mais informação, entre em contato com:

Para entrevistas em Português:
Ivonete Gonçalves de Souza, CEPEDES - Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul, + 55 73 3281 2768

Para entrevistas em español:
Guadalupe Rodríguez, guadalupe@regenwald.org Teléfono: +49 (0)30- 51736879 (Alemania

Tom Kucharz agroecologia@ecologistasenaccion.org Teléfono: +34 91 531 27 39 celular: +34 619 94 90 53 (España)
Ricardo Carrere: rcarrere@wrm.org.uy Teléfono: 598 2 204 0816 (Uruguay)

Para entrevistas em Inglês:
Lambert Okrah: lokrah@yahoo.co.uk phone: +1-514-875-7111 (Canadá)
Wally Menne: wally_m@iafrica.com phone: +27 (0)82 4442083 Skype: wally.menne (Sudáfrica)
Scot Quaranda: scot@dogwoodalliance.org phone 828.242.3596 (EE.UU)
Ricardo Carrere: rcarrere@wrm.org.uy phone 598 2 204 0816 (Uruguay)

Para entrevistas em alemão:
Klaus Schenck, Guadalupe Rodríguez, Rettet den Regenwald, +49 (0)30 517 36879 (Alemania)

Boletim Mensual do Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais
Este boletim também está disponível em francês, espanhol e inglês
Editor: Ricardo Carrere
Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais
Maldonado 1858 - 11200 Montevideo - Uruguay
tel: 598 2 413 2989 / fax: 598 2 410 0985
wrm@wrm.org.uy
http://www.wrm.org.uy

Eng. Florestal



Data de registo: 2009-09-18
Tipo: Oferta
Título: Eng. Florestal
Localidade: Maia
Descrição: A RZ Mapa - Serviços de Engenharia, SA, pretende contratar jovem licenciado em Eng. Florestal para técnico de servidões/expropriações.

Autor: Miguel Summavielle
E-Mail: msummavielle@rzmapa.pt
Telefone/Contacto: 229476640

Eng. Florestal




DIRECTOR EXECUTIVO (m/f)
( 19-09-2009 )

AIFF - Ass. Competitividade Ind. da Fileira Florestal

Descrição da empresa:
Organismo associativo representativo da fileira florestal portuguesa nas indústrias das fileiras da cortiça, da madeira e mobiliário, e da pasta e papel, com sede no Norte do País, que apresenta como objectivo principal a promoção de actividades tendentes à criação de um centro nacional de competitividade, inovação e tecnologia, de vocação internacional, e promover e incentivar a cooperação entre empresas, organizações, universidades e entidades públicas.

Descrição da função:
- Coordenação das actividades operacionais da AIFF, assegurando a concretização do programa de acção;
- Dinamização de contactos entre entidades, promoção dos objectivos e actividades da AIFF e mobilização e motivação de equipas;
- Identificação de novas oportunidades e coordenação da análise estratégica de propostas de desenvolvimento.

Perfil do candidato:
- Formação superior;
- Experiência comprovada na área florestal e no desenvolvimento de projectos nos sectores representativos do sector transformador da fileira florestal;
- Espírito empreendedor, capacidade de iniciativa e liderança, planeamento, organização e facilidade de bom relacionamento interpessoal e de assegurar apresentações públicas;
- Disponibilidade para deslocações frequentes;
- Domínio da língua inglesa e das tecnologias de informação na óptica do utilizador.

Oferta:
- Pacote remunerativo compatível com a experiência demonstrada.

Contacto:
Resposta no prazo de 10 dias, com «curriculum vitae» detalhado, para AIFF - Apartado 100 - 4536-904 Santa Maria de Lamas

Observações:
Reserva-se confidencialidade sobre as candidaturas. Caso não receba resposta no prazo de 30 dias, a sua candidatura não foi considerada.