sexta-feira, 30 de abril de 2010

Eng. Agronomo, Eng. Florestal

Empresa com vasta experiência em processos de Cadastro, Expropriações/Servidões e Avaliações vem recrutar para esta área novos colaboradores.

Perfil do candidato:


- Formação superior relacionada com a actividade (Engenharia Agronómica, Florestal ou outras similares);
- Conhecimentos de gestão e acompanhamento de processos de cadastro e avaliação em expropriações/servidões e legislação aplicável (não obrigatório);

- Facilidade na análise de fotografia aérea e de cartografia;

- Conhecimentos na área de ordenamento do território (análise e interpretação de instrumentos de gestão territorial);

- Facilidade de relacionamento interpessoal no âmbito das funções a desempenhar;
- Elevado sentido de responsabilidade de organização e autonomia;
- Domínio da informática na óptica do utilizador (Excel, Word, ACAD);

- Disponibilidade para deslocações no País;

- Residência na grande Lisboa.




Oferta:
Viatura para serviço;
Pagamento das despesas em serviço (combustível, portagens, etc.);
Telemóvel;
Formação inicial e contínua;

Perspectiva de evolução na carreira;
Integração em equipa jovem e dinâmica.





Envio de Curriculum vitae para:

fernanda.rodrigues@nivel.pt

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Novo modelo Nokia vendido sem carregador

Numa aposta «verde», a Nokia lançou o modelo 6700 slide Alluminium Raw, que está a ser vendido sem o carregador. O projecto é pioneiro em Portugal e no Reino Unido.

Desta forma, a Nokia pretende incentivar os consumidores a reutilizar os carregadores que tenham de equipamentos Nokia anteriores, partilhando-os com família, amigos e colegas.

Sem o carregador incluído, foi possível reduzir o tamanho das embalagens e aproveitar melhor o espaço de transporte, poupando ainda em energia, matéria-prima e reduzindo as emissões de dióxido de carbono.

A iniciativa reveste-se ainda de um carácter solidário, já que o valor do carregador será entregue pela Nokia à World Wildlife Fund (WWF) para a plantação de árvores.

Após a compra, o cliente pode inscrever-se neste projecto, acompanhar o crescimento da sua árvore através do Google Earth, podendo inclusive dar-lhe um nome.

Disponível em alumínio cru, o Nokia 6700 slide Alluminium Raw Chargeless Phone estará disponível por 160 euros (excluindo impostos e subsidiação) e será vendido exclusivamente em lojas Nokia seleccionadas.in Diário digital

fórum florestal: a floresta - desafios e oportunidades



15 de maio - mortágua

O Gabinete Técnico Florestal de Mortágua organiza no próximo dia 15 de Maio pelas 9h30m no Centro de Animação Cultural desta vila, o Fórum Florestal com o tema, " A Floresta - Desafios e Oportunidades".

Para consultar o programa e obter mais informações consulte este site.

Curso de Enxertia‏

Vimos por este meio proceder à divulgação de mais uma edição dos Cursos de Enxertia organizados pela ANSUB – Associação de Produtores Florestais do Vale do Sado, em parceria com o Instituto Nacional dos Recursos Biológicos e a Autoridade Florestal Nacional - Unidade de Gestão do Alentejo Litoral.

Curso de Enxertia em Pinheiro Manso
Data e Hora: 4 de Maio ás 9:30
Local: Palma
Preços:
Sócios da ANSUB e estudantes - 15,00 €
Outros - 25,00 €

Inclui material para enxertia e Manual Ilustrado “Enxertia do Pinheiro Manso”


Contactos para inscrições e/ou informações:

João Pedro Azevedo Gomes
Telef: 265 612 684
Telm: 96 486 18 60
Mail: jgomes@ansub.pt

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Bioflorestal, S.A.

Zona Aveiro

Empresa: Bioflorestal, S.A.

Categoria Engenharia ( Ambiente )

Tipo: Tempo Inteiro

Referência # 966074

Anúncio:

Precisa-se:
Engenheiro(a) Florestal c/ experiência p/ distrito Aveiro;
Responsável, autodisciplinado e com grande motivação;
Empresa em forte expansão;
Entrada imediata

Enviar carta de apresentação e Curriculum c/ fotografia p/ geral@bioflorestal.pt

segunda-feira, 26 de abril de 2010

bosques da lousã: acção de controlo de acácias

8 de maio

A AFN encontra-se a promover uma acção de voluntariado de controlo de acácias, enquadrada no grupo de certificação florestal "Bosques da Lousã".

Esta acção decorrerá no proximo dia 8 de Maio e incluirá uma sessão de esclarecimento para produtores florestais, nas instalações do COTF.

Para obter mais informações clique aqui .

Plátano de 1910 classificado de Interesse Público

Rochoso

O plátano existente no Largo Dr. Alberto Dinis da Fonseca, na Freguesia do Rochoso, concelho da Guarda, foi classificado de Interesse Público pela Autoridade Florestal Nacional (ANF).


Joaquim Vargas, presidente da Junta de Freguesia do Rochoso, disse ao Jornal A Guarda que recebeu a notícia com muita satisfação, dado tratar-se de uma árvore que foi plantada no ano de 1910, “que faz parte da paisagem e da memória da população” e onde foi hasteada a bandeira da República.
“É uma árvore fora do vulgar. Temos dados históricos em arquivo que indicam que foi plantada em 1 de Dezembro de 1910 pelo professor Francisco António Sanches na Festa da Árvore, um evento que serviu igualmente para comemorar o novo regime implantado em Portugal, - a República”, contou.in Agroflorestal

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Comunicado Dia da Terra

22 de Abril de 2010

Quadragésimo aniversário do Dia da Terra

4 décadas põem a nu a insustentabilidade da espécie humana

Quercus alerta para o défice ecológico de Portugal

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza junta-se a milhares de outras organizações para, em 2010, assinalar, pela quadragésima vez, o Dia da Terra.

Infelizmente, quatro décadas passadas desde o momento em que se designou internacionalmente um dia para celebrar o Planeta Terra, os dados indicam que o caminho percorrido não tem ido no bom sentido e a nossa capacidade de conhecer e respeitar os limites da sustentabilidade do Planeta não tem progredido.

Portugal, para além do défice económico, tem também problemas sérios com o défice ecológico.

O panorama global

Os dados mais recentes apontam para o facto de, enquanto civilização humana, estarmos prestes a causar um cataclismo de magnitude planetária, de que as alterações climáticas são apenas um dos sintomas. O actual sistema de produção e consumo intensivos pode ser comparado à imagem de um cometa em rota de colisão com o Planeta Terra. Para já estamos a sentir apenas a chegada de pequenos fragmentos que acompanham o cometa principal. Contudo, a aproximação é rápida, pelo que o tempo para reagir começa a escassear.

Alguns dados de contexto:

A pegada ecológica global excede em cerca de 40% a capacidade de carga do Planeta, pelo que precisaríamos de 1,4 planetas para suprir todas as necessidades actuais, sem afectar o equilibrio do planeta;

Mais de ¾ da população mundial vive em países em débito ecológico (biocapacidade abaixo das necessidades, ou seja, não conseguem produzir dentro das suas fronteiras os recursos que consomem, nem desfazer-se dos resíduos que produzem);

A pegada ecológica do cidadão europeu ocupa, em média, 4,6 hectares globais e a de um cidadão dos EUA 9,6 hectares globais (tendo presente que a disponibilidade global é de 1,8 hectares globais per capita);

Este desrespeito pelos limites do planeta Terra acontece quando apenas mil milhões de pessoas têm uma vida abastada, mil a dois mil milhões vivem em economias de transição e cerca de três a quatro mil milhões sobrevivem com apenas alguns euros por dia;

Considerando que a população mundial em 2050 terá previsivelmente crescido dos actuais 6 mil milhões para 9 mil milhões, para que consigamos viver dentro dos limites do planeta será necessário que:

Os cidadãos europeus reduzam a sua pegada ecológica para 25% da actual

Os cidadãos dos EUA reduzam a sua pegada ecológica para 10% da actual.

O défice ecológico nacional

Segundo dados de 2009, Portugal apresenta uma pegada ecológica de 4,4 hectares globais per capita (hg/per capita), tendo uma biocapacidade de apenas 1,2 hg/per capita. Em suma, o défice português é de cerca de 3,2 hg/per capita, ou seja, a pegada ecológica nacional está mais de 350% acima da nossa capacidade produtiva e de processamento dos resíduos que produzimos.

Se todos os países do mundo apresentassem esta pegada, seriam necessários 2,5 planetas. Como só temos um planeta à disposição, é urgente alterar a forma como nos relacionamos com o ambiente que nos rodeia.

O contributo de cada um de nós

Todos podemos e devemos ser agentes de mudança e promotores de um desenvolvimento sustentável nos diversos contextos da nossa vida, enquanto filhos, educadores, profissionais, amigos, vizinhos, etc.. Abdicar desse papel equivalerá a contribuir directamente para a manutenção da abordagem que nos conduziu à presente situação de desequilíbrio. E este é um cenário em que todos perdem e, logo, a evitar a todo o custo. Aqui ficam algumas propostas:

- Reduzir o consumo de carne proveniente da produção intensiva e consequentemente preferir alimentos de origem vegetal (frutas, legumes, cereais e leguminosas)

- Preferir alimentos produzidos em modo biológico ou biodinâmico

- Não adquirir animais ou produtos de animais em vias de extinção

- Plantar espécies autóctones

- Poupar água

- Reduzir o consumo de energia

- Pensar muito bem antes de comprar um qualquer bem ou serviço (reflectir sobre a sua necessidade, utilidade e impacto em termos de sustentabilidade – gasto de recursos, poluição e impacto no fim da vida, condições sociais em que foi produzido)

- Preferir produtos nacionais

- Andar a pé, de bicicleta e de transportes públicos;

- Respeitar os mesmos princípios em qualquer contexto: trabalho, escola, férias, etc.

- Exigir que os nossos representantes políticos assumam políticas que promovam a sustentabilidade

- Exigir que as empresas disponibilizem produtos e serviços mais sustentáveis e que o comprovem através de certificações independentes

São apenas alguns exemplos do muito que qualquer cidadão comum pode fazer para ajudar o Planeta que é a NOSSA CASA COMUM!

Definições

Pegada ecológica - procura medir a área de solo e de água que a população humana necessita para produzir ou albergar os recursos que consome e para absorver os resíduos que são produzidos

Biocapacidade – capacidade dos ecossistemas de uma dada região ou país para produzir material biológico e para absorver os resíduos produzidos pela espécie humana

Fonte: http://www.footprintnetwork.org/

Lisboa, 22 de Abril de 2010

A Direcção Nacional da Quercus - ANCN

Para mais informações contactar: Susana Fonseca - Presidente da Direcção Nacional: 937788471

Conflitos e Percepção do Ambiente em Áreas Protegidas‏

Vai-se realizar em Montalegre no 30 Abril: 9h30-18h30 (Pavilhão
Multiusos) um seminário sobre "Conflitos e Percepção do Ambiente em
Áreas Protegidas" conforme programa Aqui:

Conferência "Biodiversidade" - 19 Maio, Évora‏

A Cátedra Rui Nabeiro - Biodiversidade e o pólo de Évora do CIBIO têm o
prazer de convidar V. Exa. para estar presente na Conferência
"Biodiversidade", que terá lugar no Auditório da Universidade de Évora,
Colégio do Espírito Santo, no dia 19 de Maio de 2010, com início às 9 horas.


O programa pode ser consultado aqui:

terça-feira, 20 de abril de 2010

O Fundo Português de Carbono recebeu seis projectos para redução de gases com efeito estufa no sector dos transportes

As estradas portuguesas podem ficar mais limpas. O Fundo Português de Carbono recebeu 12 projectos candidatos a apoios a actividades que reduzam as emissões de gases com efeito de estufa e a maioria é no sector dos transportes.

A estes juntam-se dois no agrícola, dois na energia. As florestas e a área dos resíduos contribuíram com um projecto cada.

Por isso, esta fase «revela-se à priori um sucesso porque temos 12 candidaturas, mais que antes», embora ainda falte a avaliação das propostas, disse à Lusa o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

Se tudo correr bem e os projectos forem todos aprovados, isso quer dizer que, no conjunto, têm «um potencial de redução de emissões de cerca de 1,5 milhões de toneladas de equivalentes de dióxido de carbono, o que constitui uma redução significativa das emissões de gases com efeito de estufa em Portugal».

Numa primeira fase, das 10 candidaturas apresentadas foram aprovadas quatro, três projectos do sector industrial e um do agropastoril.

O boom de projectos apresentados pelos transportes era esperado, e o secretário de Estado explica porquê: «É um dos sectores com mais dificuldades em termos de emissões». Na primeira fase, algumas entidades tentaram candidatar-se, mas os limites de redução de emissões eram «demasiado exigentes».

Com um orçamento de 18 milhões de euros, o programa destina-se a apoiar programas ou projectos, em território nacional, que visem reduções de emissões de gases com efeito de estufa previstos no Protocolo de Quioto. in Diário

Ervideira Rali TT: 500 sobreiros plantados na Herdadinha



A Adega Ervideira e a Corticeira Amorim juntaram pilotos e elementos ligados ao Ervideira Rali TT para repetir uma acção já realizada no ano anterior: plantar um total de 500 sobreiros numa das herdades deste produtor de vinhos.

Convidada, a exemplo de muitos outros pilotos, para participar na iniciativa, Joana Sotto-Mayor, navegadora do piloto vice-campeão nacional Bernardo Moniz da Maia, da Yser Racing Team, assumiu que, «depois dos sobreiros plantados no ano passado, foi com agrado que recebi o convite para tornar a fazê-lo hoje.»

«Numa altura em que cada vez mais, as preocupações com as questões ambientais estão na mente das pessoas, não poderia também deixar de dar uma contribuição, ainda que simbólica para um melhor bem estar do mundo», concluiu.

Já Duarte Leal da Costa, responsável da Adega Ervideira, salientou que «o ambiente está sempre presente na Ervideira, uma realidade muito importante para a nossa actividade», sendo que, «com a plantação destes 500 Sobreiros damos o nosso contributo para um futuro melhor. »

Curso hidrología de cuencas forestales

Estimado/a colega:

Del 5 al 9 de julio va a tener lugar en La Alberca (Salamanca) la cuarta
edición del curso "Hidrología de cuencas forestales: retos científicos y de
gestión", dentro de la programación de Cursos Extraordinarios de la
Universidad de Salamanca (www.usal.es/

precurext).

La información detallada sobre el curso se encuentra en:
http://www.usal.es/~hidrus/cursos.php

Te ruego que difundas esta información entre los miembros de Restauragua.

Desde el comité organizador del curso esperamos que sea de vuestro interés y
te agradecemos de antemano tu colaboración.

////////////////////////////////////
Dr. José Martínez Fernández
Centro Hispano Luso de Investigaciones Agrarias (CIALE)
Universidad de Salamanca
Calle del Duero, 12. 37185 Villamayor (Spain)

Tf +34 923294500 ext. 5115
Fax +34 923294399

jmf@usal.es
www.usal.es/hidrus
Coordinador del Foro Zonanosaturada
http://listserv.rediris.es/cgi-bin/wa?A0=ZONANOSATURADA
\

1.ª Prova “Aventura na ZIF de Paiva”‏

A Associação Florestal do Vale do Sousa (AFVS), na qualidade de Entidade
Gestora da Zona de Intervenção Florestal de Paiva (ZIF Paiva), está a
organizar em parceria com a Associação Desportiva de Cabroelo (ADC), a 1.ª
Prova “Aventura na ZIF de Paiva”, que acontecerá no próximo dia 1 de Maio,
no Monte de São Domingos, freguesia da Raiva, Castelo de Paiva. Esta
iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Junta
de Freguesia da Raiva e Associação de Jovens Sol Nascente e da equipa de
Sapadores Florestais da ZIF de Paiva.

A prova de aventura será por equipas (3 a 4 pessoas), e terá por base o
chamado “Desporto da Floresta”, isto é, uma prova de orientação sempre em
meio florestal. Para além da orientação, a prova terá ainda actividades nos
pontos de controlo. Paralelamente à prova, haverá actividade de Educação
Ambiental para as crianças.

*PROGRAMA:*

9:30 - Ponto de encontro: Monte de São Domingos, Raiva, Castelo de Paiva

10:00 - Aventura da ZIF de Paiva (Prova de Orientação, com actividades nos
pontos de controlo), somente para maiores de 15 anos

- Actividades infantis de Educação ambiental

13:00 - Almoço (a cargo da organização)

*PREÇOS:*

- Maiores de 20 anos: 15 euros

- Menores de 20 anos: 13 euros

- Menores de 15 anos: gratuito

O valor da inscrição inclui seguro e almoço.

*EQUIPAMENTO BÁSICO:*

- Calçado cómodo

- Roupa leve e adequada à época

- Chapéu/boné

- Máquina fotográfica

- Protector solar

*INSCRIÇÕES:*

As inscrições para esta actividade poderão ser feitas até *28 de Abril*, nas
instalações da AFVS, ou através dos seguintes contactos:

Telf: 255 213 420/15

Tlm: 927890078
E-mail:
penafiel@afvs.ws

sandra@afvs.ws

Seminário Economia, Ética, Natureza e Sustentabilidade...‏



segunda-feira, 19 de abril de 2010

Workshop de iniciação à identificação macro e microscópica de cogumelos silvestres, 2ª Edição



Vimioso - Casa da Cultura
8 e 9 de Maio


Toda a informação aqui


PROGRAMA:

Sábado, 08 de Maio

09h00 – Recepção dos participantes na Casa da Cultura de Vimioso.

09h30 – Apresentação da organização, dos formadores e do programa geral do evento; Breves indicações e esclarecimentos sobre a saída de campo, entrega de informações e documentação.

09h45 – Sessão de apresentações teórico-práticas:

Iniciação à Micologia: Introdução à Taxonomia e Morfologia dos Macrofungos;

11h00 – Pausa.

11h15 – Identificação de cogumelos: Caracteres macroscópicos, microscópios e organolépticos.

12h30 – Pausa para almoço. (Almoço livre).

14h00 – Saída de Campo para recolha de cogumelos silvestres; Percurso pedestre de baixa dificuldade.

16h30 – Sessão laboratorial (teórico-prática):

Separação e Identificação micro e macroscópica do material recolhido.

Exposição do material micológico.

19h30 – Encerramento dos trabalhos.

20h30 – Jantar / convívio (facultativo) Capa d´Honras Miranda do Douro.


Domingo, 09 de Maio

09h30 – Concentração dos participantes na Casa da Cultura de Vimioso.

10h00 – Saída de Campo para recolha de cogumelos silvestres e interpretação de habitats naturais; Percurso pedestre de baixa dificuldade.

13h00 – Pausa para almoço. (Almoço livre)

15h00 – Revisão das espécies encontradas. Esclarecimento de dúvidas.

16h30 - Encerramento do workshop.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

Ficha de inscrição

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Curso "Avaliação de Propriedades Rústicas"" 3ªEdição‏

Vimos por este meio divulgar a acção de formação "Avaliação de Propriedades Rústicas" - 3ªEdição, promovida pelo Fórum Florestal em parceria com a Cincork e a Associação Agro-Florestal Terras do Barroso.

O programa e a ficha de inscrição encontram-se disponíveis em: http://www.forumflorestal.com/wp-content/uploads/avaliacao_propriedades_rusticas_forumflorestal_3c2ba-edicao_ff.pdf .

Com os melhores cumprimentos,

Susana Brigido
Coordenadora Técnica
FÓRUM FLORESTAL - Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa
susana.brigido@forumflorestal.com
www.forumflorestal.com

Lançada campanha NaturSAPO - Campanha Nacional de Conservação de Anfíbios‏

Uma parceria de entidades públicas e privadas coordenada pelo portal Naturlink http://naturlink.sapo.pt , enquanto canal ambiental do portal Sapo http://www.sapo.pt , e pelo CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto http://cibio.up.pt , lançou a campanha de cidadania ambiental NaturSAPO - Campanha Nacional de Conservação de Anfíbios http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=80&cid=17882&bl=1 , a qual se enquadra na iniciativa internacional 2010 - Ano Internacional da Biodiversidade.
Para além dos portais Naturlink/Sapo e do CIBIO, a parceria que operacionaliza a Campanha inclui o ICNB - Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, a ERENA - Ordenamento e Gestão de Recursos Naturais, o CBA - Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências de Lisboa, a APENA - Associação Portuguesa de Engenharia Natural e a SPH - Sociedade Portuguesa de Herpetologia.
Os anfíbios são particularmente sensíveis a alterações do meio e as suas populações têm vindo a regredir a um ritmo preocupante em todo o planeta, devido a um conjunto alargado de ameaças. Nos últimos 20 anos crê-se que se terão extinguido 168 espécies de anfíbios a nível mundial, um número alarmante que se prevê continue a aumentar. Apesar de não se ter ainda extinguido nenhuma espécie de anfíbio em Portugal, o panorama nacional não é animador, estando ameaçados pela destruição de habitat e desaparecimento de zonas húmidas para urbanização, monoculturas florestais exóticas, barragens e infra-estruturas viárias, poluição de rios e ribeiras, doenças, introdução de espécies exóticas, perseguição directa.
Neste contexto, a Campanha NaturSAPO envolve a realização de um conjunto de acções destinadas a contribuir decisivamente para a conservação dos anfíbios da fauna portuguesa, através (1) da implementação de acções de conservação no terreno (através do estabelecimento de micro-reservas e recuperação de linhas de água), (2) da realização de iniciativas didácticas destinadas a diferentes públicos (como a conferência "Ecologia e Conservação de Anfíbios" http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=81&cid=17903&bl=1 , a exposição "Anfíbios - Uma pata na Água e outra na Terra" http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=81&cid=17516&bl=1 , o canal on-line NaturSAPO http://naturlink.sapo.pt/articlelist.aspx?menuid=80&exmenuid=81 e acções didácticas em escolas do ensino básico e secundário ) e através da difusão de actualidade noticiosa regular sobre este grupo faunístico tão frequentemente esquecido (como no canal de notícias Naturlink/Sapo http://naturlink.sapo.pt/articlelist.aspx?menuid=81&exmenuid=80 e outros canais da rede Sapo).
As componentes de comunicação e sensibilização ambiental da Campanha desenrolar-se-ão pelo menos até ao final de 2010 e as acções de conservação no terreno decorrerão pelo menos durante um período de 5 a 10 anos, consoante os locais.
Neste momento a parceria NaturSAPO já conseguiu reunir os apoios necessários para realizar um número importante de acções que estamos a procurar alargar, tais como o estabelecimento de seis micro-reservas, a recuperação de duas linhas de água, realização de uma conferência internacional, realização de uma exposição no Porto e em Lisboa (e provavelmente noutros locais em negociação), realização de diversas acções pedagógicas em escolas do Ensino Básico e Secundário, produção e actualização de um canal temático on-line, realização de uma campanha de comunicação em diferentes meios, entre outras.
Poderão aceder a informação adicional sobre as acções da Campanha aqui http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=80&cid=17909&bl=1
A NaturSAPO é uma iniciativa concebida, organizada e executada por uma parceria que acredita que a sociedade civil pode fazer a diferença e contribuir decisivamente para a conservação da Biodiversidade. Registamos e agradecemos a concessão de patrocínios para as diferentes acções indicadas anteriormente por parte das seguintes entidades: EDP e Silvicaima (Patrocinadores Principais), Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Delta Cafés, REN, Fundação Calouste Gulbenkian .
Se qualquer outra entidade desejar apoiar este iniciativa, juntando-se a esta parceria, ou se pretender divulgar outras acções de conservação de anfíbios que já estão a ser implementadas recorrendo aos meios de comunicação da Campanha, teremos muito gosto, e todo o interesse, em receber essa informação e em analisar as melhores formas de cooperação, agradecendo o contacto através do endereço naturlink@naturlink.pt .
Agradecemos a divulgação alargada da Campanha NaturSAPO e das suas diferentes iniciativas.
Cordialmente
Rui Borralho
Rui Borralho
NATURLINK
Rua Robalo Gouveia, nº 1-1A
1900-392 Lisboa
Portugal
tel: +351 21 7991100; fax: +351 21 7991119
http://www.naturlink.pt
http://www.pluridoc.com
http://twitter.com/Naturlink
http://twitter.com/NaturJobs

Provas de Stº Huberto ACPAvanca‏

terça-feira, 13 de abril de 2010

Workshop apicultura em modo de Produção biologica

Florestas de mangais: onze espécies entraram na lista vermelha do IUCN


PÚBLICO

Uma em cada seis espécies vegetais das florestas de mangais que crescem na costa dos trópicos está ameaçada. Um relatório novo revela que quarenta por cento das espécies na região da América Central estão ameaçadas.

O artigo foi publicado dia 9 de Abril na revista online PLoS ONE. As 70 espécies que compõem os mangais de todo o mundo foram avaliadas quanto à área de distribuição, perda de habitat e capacidade de propagação. Destas, onze foram consideradas estando vulneráveis, em perigo de extinção ou em perigo crítico de extinção.

O estudo foi dirigido pela Unidade para a Avaliação Global das Espécies Marinhas (GMSA – sigla em inglês). Um grupo que faz parte da Unidade de Avaliação da Biodiversidade, uma iniciativa conjunta entre a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e a Conservação Internacional, que recrutou especialistas em mangais para realizar a investigação.

“A perda potencial destas espécies é um sintoma da destruição e da exploração das florestas de mangais”, disse Beth Polidoro, num comunicado de imprensa da IUCN. “Os mangais são um dos habitats tropicais mais importantes, são o suporte para várias espécies, e a sua diminuição pode afectar a biodiversidade terrestre e marinha de uma forma muto mais abrangente”, explicou a primeira autora do artigo, que trabalha na Universidade de Old Dominion, na Virgínia, nos Estados Unidos e faz parte da GMSA.

Para além da região da América Central, o Sudeste asiático é outra zona de muita pressão para estas florestas.

As florestas de mangais crescem na linha costeira das regiões tropicais e sub-tropicais em todo o globo. Estão na fronteira entre um ambiente salino e de água doce, na passagem da zona terrestre para a marinha.

Estas florestas não são ecossistemas ricos em número de espécies, mas cumprem uma série de funções como a protecção da linha costeira da erosão, de tempestades e até de tsunamis. São importantes berçários para muitos animais marinhos. Servem de repositório e de fonte de nutrientes e são um forte sumidouro de carbono.

Estima-se que anualmente o custo do trabalho a nível de ecossistema feito pelos mangais ronde 1,18 mil milhões de euros. Mas este trabalho vai diminuindo à medida que a cobertura vai sendo reduzida de tamanho em todo o mundo devido à desflorestação para utilização da madeira e para ocupação do espaço com viveiros de peixes.

De todas as espécies analisadas a Sonneratia griffithii e a Bruguiera hainesii são as duas mais ameaçadas. A primeira vive na Índia e Sudeste asiático e perdeu 80 por cento do seu habitat nos últimos 60 anos. Da segunda, existem menos de 250 árvores adultas vivas no Sudeste asiático.

In Ecosfera


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Eng. Florestal


Câmara Municipal - Gouveia

Caracterização da Oferta

Código da Oferta: OE201004/0130
Tipo Oferta: Procedimento Concursal Comum
Estado: Activa
Nível Orgânico: Câmaras Municipais
Órgão/Serviço: Câmara Municipal - Gouveia
Vínculo: CTFP por tempo indeterminado
Regime: Carreiras Gerais
Carreira: Técnico Superior
Categoria: Técnico Superior
Grau de Complexidade: 3


http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=23&cid=17756&bl=1

quinta-feira, 8 de abril de 2010

V Jornadas de Etnobotânica 16, 17 e 18 de Abril Fornos de Algodres

Eng. Florestal


Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P.


Procedimento concursal comum de recrutamento para


o preenchimento de três postos de trabalho da carreira


de técnico superior, conforme caracterização no mapa de pessoal


Nos termos do disposto no artigo 50.º e no n.º 2 do artigo 6.º da Lei


n.º 12 -A/2008, de 27 de Fevereiro (LVCR) torna -se público que, por


despacho de 12 de Março de 2010, da Presidente do Conselho Directivo


do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, I. P. (IFAP),


se encontra aberto, pelo período de dez dias úteis, a contar da data da


publicação do presente aviso no Diário da República, o procedimento


concursal comum para o preenchimento de 3 (três) postos de trabalho na


carreira de Técnico Superior, do mapa de pessoal do IFAP aprovado por


despacho de 18/09/2009 do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento


Rural e das Pescas, para o exercício de funções em regime de contrato


de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.


Considerando não ter sido ainda publicitado qualquer procedimento


concursal para a constituição de reservas de recrutamento, está dispensada


a consulta prévia à entidade centralizada para a constituição


de reservas de recrutamento prevista no n.º 1 do artigo 4.º da Portaria


n.º 83 -A/2009 de 22 de Janeiro, segundo orientação da Direcção -Geral


da Administração e de Emprego Público (DGAEP), disponível na sua


página electrónica.


http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=23&cid=17626&bl=1

terça-feira, 6 de abril de 2010

OFICINA PRAGAS E DOENÇAS DAS ÁRVORES - COMBATE COM “REMÉDIOS CASEIROS" | CMIA DE VILA DO CONDE 10 DE ABRIL

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, em colaboração com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila do Conde, vem por este meio divulgar a realização, no próximo dia 10 de Abril, da OFICINA PRAGAS E DOENÇAS DAS ÁRVORES - COMBATE COM “REMÉDIOS CASEIROS", integrada no Ciclo "Oficinas da Floresta 2010", que será dinamizada pelo Engº. José Pedro Fernandes (folheto em anexo).
Esta actividade é dirigida ao público em geral e visa contribuir para a aquisição de conhecimentos na identificação de sinais e sintomas de pragas e doenças em árvores florestais e em árvores de fruto, assim como de métodos de prevenção e de controlo de pragas e doenças, com destaque para o uso de técnicas biológicas.
Custo: 10 euros;
Horário: 10h00 - 12h30/14h00 - 17h30;

A inscrição deverá ser formalizada nas instalações do CMIA de Vila do Conde, pelo telefone 252637002, ou através do e-mail: cmia-viladconde@sapo.pt.


--
Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde
Av.Marquês Sá da Bandeira, 320 | 4480-916 Vila do Conde
Tel: 252 637 002 | cmia-viladconde@sapo.pt

Visite-nos em:
http://www.cmia-viladoconde.net
http://cmia-viladconde.blogspot.com

Estágio Profissional FloraSul

FloraSul - Associação de Produtores da Floresta Alentejana

FloraSul - Associação de Produtores da Floresta Alentejana, pretende realizar estágios profissionais para licenciados (IEFP) para as suas instalações em Évora, na área dos Sistemas de Informação Geográfica, com a duração de 12 meses.

Perfil pretendido:


– Licenciatura com formação na área de Sistemas de Informação Geográfica, com especial incidência em Cartografia de Ocupação de Solo.


– Conhecimentos em software de informação Geográfica.


- Residência na zona de Évora.


– Preencher os requisitos para frequência de estágios profissionais comparticipados pelo IEFP.

Resposta com envio do Curriculum Vitae para: florasul.dir@gmail.com