quinta-feira, 27 de maio de 2010

está em discussão pública o Programa Nacional de Valorização dos Territórios Comunitários

Encontra-se em discussão pública, até ao dia 15 de Julho de 2010, o documento "Programa Nacional para a Valorização dos Territórios Comunitários" (PNVTC). Sugestões ou comentários ao documento deverão ser remetidos para o seguinte endereço de correio electrónico: cnvtc@afn.min-agricultura.pt.
Mais informação aqui....

VTC.

DM Car presente no Fórum Florestal de Mortágua

Decorreu no passado dia 15 de Maio o Fórum Florestal de Mortágua.

Ler mais....

John Deere 1010E – Cuidadoso com o solo

Os finlandeses proprietários de florestas querem que a colheita seja feita

Ler Mais...

ROLHAS POR BIODIVERSIDADE

ROLHAS POR BIODIVERSIDADE

Quercus entrega mais de uma tonelada de rolhas ao Modelo de Ourém

No próximo dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança e Dia do Sobreiro e da Cortiça, a Quercus vai realizar uma sessão pública de entrega de rolhas de cortiça usadas ao Hipermercado Modelo, em Ourém. Prevê-se a entrega de mais de uma tonelada de rolhas de cortiça, cuja recolha resultou de um concurso lançado pela Junta de Freguesia de Fátima, junto das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da Freguesia, e da colaboração de outras escolas do concelho de Ourém aderentes ao “Green Cork na Escola”.

Neste evento que decorrerá no Parque Linear e Centro de Negócios de Ourém, pelas 10 horas, está prevista uma apresentação pública do “Green Cork” - Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça e a adesão do Município de Ourém ao programa.

Integrada na Semana da Educação, organizada pelo Município de Ourém, haverá ainda lugar à representação de uma pequena peça de teatro sobre o tema da reciclagem de rolhas de cortiça e à apresentação pública do livro “Contos da Biodiversidade”, uma edição da Quercus, da autoria de Alexandrina Pipa, Gabriel Lagarto e Margarida Costa, que visa, neste Ano Internacional da Biodiversidade, “dar voz” à Natureza. Esta publicação tem o apoio da Câmara Municipal de Ourém e da Renova - Fábrica de Papel do Almonda, S.A.

Lisboa, 27 de Maio de 2010

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

Entradas gratuitas na Exposição "Terra de Linces"‏

Quem desejar visitar gratuitamente a exposição fotográfica "Terra de Linces" http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=19533&bl=1 que foi inaugurada no passado dia 22 de Maio no Jardim Botânico Tropical de Lisboa, ao lado do Mosteiro dos Jerónimos, poderá fazê-lo descarregando um voucher/convite nessa mesma página do portal Naturlink http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=19533&bl=1 e entregando-o na entrada do Jardim.

As Escolas que desejarem visitar gratuitamente a exposição não necessitam de marcação, bastando apresentar na entrada um só voucher impresso e indicarem quantas pessoas realizarão em simultâneo a sua visita (professores e alunos).

Notamos que as entradas no Jardim para quem não entregar o voucher são pagas, podendo o portal Naturlink http://naturlink.sapo.pt , canal ambiental do portal Sapo.pt, proporcionar estas visitas gratuitas na qualidade de portal oficial da exposição e seu media partner.

Lembramos que a exposição "Terra de Linces" é constituida por um conjunto de fotografias notáveis de linces-ibéricos Lynx pardinus em liberdade no seu habitat natural, de autoria do fotógrafo Andoni Canela http://www.andonicanela.com . No fim-de-semana da inauguração, a exposição foi visitada por cerca de 1200 pessoas.

Andoni Canela é um fotógrafo profissional de nacionalidade Espanhola especializado em fotografia de Natureza. Vencedor do Prémio Godó de Fotojornalismo em 2009 por uma reportagem sobre o lobo-ibérico, o seu trabalho ilustra mais de 30 reportagens da revista National Geographic, em diferentes edições publicadas em Espanha, Portugal, Itália e França. Possui igualmente trabalhos publicados noutras publicações de prestígio como BBC Wildlife, Geo, Newsweek, La Vanguardia ou The Sunday Times.

O lince-ibérico é o felino mais ameaçado do mundo, tendo sido estimada em 2009 uma população global de 220-225 indivíduos, ocorrendo quase exclusivamente em Espanha, com algumas detecções esporádicas em Portugal. As causas do seu declínio populacional são diversas, mas relacionam-se sobretudo com a diminuição das populações de coelho-bravo, sua presa preferida, e a perda de habitat. Com efeito, a espécie sofreu um declínio acentuado desde meados do século XIX até ao final do século XX, tendo sido ainda estimado em 1988 um efectivo populacional total de 1000-1200 indivíduos, que chegou a menos de 200 indivíduos em 2005. Na sequência da implementação de diversas acções de conservação, aparentemente esta tendência negativa parece estar a inverter-se, tendo-se registado um pequeno crescimento populacional desde então.


Como resposta à precária situação da espécie, estão actualmente a ser implementados em Espanha e Portugal diversos programas de conservação, delineados para a recuperar em ambos os países, envolvendo o trabalho conjunto de equipas de dos dois lados da fronteira e de diversas instituições públicas e privadas. A exposição "Terra de Linces" enquadra-se na componente de sensibilização ambiental do projecto IBERLINX, projecto que está a ser executado pela EDIA, Águas do Algarve, Junta de Andaluzia e o Ayuntamiento de Valência del Mombuey, com o envolvimento institucional e participação do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, e que inclui igualmente diversas acções de conservação no terreno. A Exposição beneficia ainda do apoio do Jardim Botânico Tropical (IICT) e da Câmara Municipal de Lisboa.

Esta exposição foi organizada para que possamos entender melhor o grande desafio de dar ao lince-ibérico um futuro no bravio das vastas regiões de Espanha e Portugal que estão a procurar tornar-se de novo terra de linces. Na exposição, Andoni Canela mostra-nos, de modo íntimo, o lince-ibérico e o seu habitat. A terra de linces é a nossa terra, o local que temos de partilhar com eles. A arte do fotógrafo leva-nos a reflectir sobre o que é necessário fazer para conseguir essa partilha.

Uma parte das fotos da "Terra de Linces" http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=19533&bl=1 estará exposta no exterior, em grandes telas fotográficas distribuídas pelo muito aprazível Jardim Botânico, e outra parte estará disposta em duas salas do Palácio dos Condes da Calheta, no topo do Jardim. O horário da exposição é o seguinte:

Dias úteis: 9h00 - 18h00

Fins-de-semana e feriados: 11h00 - 19h00.

Convidamo-Vos entusiasticamente a visitar a "Terra de Linces". As razões para o fazer são múltiplas, sendo a extraordinária beleza e raridade das fotos de linces em liberdade no seu habitat natural umas das principais.

Cordialmente

Rui Borralho

Rui Borralho
NATURLINK
Rua Robalo Gouveia, nº 1-1A
1900-392 Lisboa
Portugal
tel: +351 21 7991100; fax: +351 21 7991119
http://www.naturlink.pt
http://www.pluridoc.com
http://twitter.com/Naturlink
http://twitter.com/NaturJobs

DR 103 SÉRIE I de 2010-05-27



Portaria n.º 287/2010
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Aprova o Regulamento de Administração e Gestão do Fundo Florestal Permanente

Portaria n.º 288/2010
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Define as espécies cinegéticas às quais é permitido o exercício da caça e fixa os períodos, os processos e outros condicionamentos para a época venatória de 2010-2011

Portaria n.º 289/2010
Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território
Aprova a alteração à delimitação da Reserva Ecológica Nacional do município da Moita

Portaria n.º 290/

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Comunicado Quercus

logo_quercus_sem fundo

Quercus aplaude regresso da Europa à liderança climática

Quercus quer reafirmação do compromisso de Portugal com este novo objectivo europeu

Numa comunicação publicada hoje, dia 26 de Maio, a Comissão Europeia avalia objectivamente os impactos económicos e políticos de passar o objectivo de redução de gases de efeito de estufa para 30%, até 2020. Recorde-se que actualmente existe uma meta europeia de redução de GEE em 20% para o mesmo período (entre 1990 e 2020).

A Comissão Europeia estima que a redução de 20% das emissões, para 2020, é pelo menos um terço mais barata (22 mil milhões de euros), que a calculada em 2008. Segundo a Comissão, o aumento da meta para 30%, pode significar a poupança de 40 mil milhões de euros em importações de combustíveis fósseis, um estímulo à inovação e criar centenas de milhares de empregos verdes.

A indústria até agora afirmou que as metas climáticas ambiciosas vão provocar cortes em postos de trabalho e na produção, mas o documento da Comissão mostra que o oposto é verdadeiro. Com um alvo mais forte do clima, as empresas têm de parar de lucrar com a poluição e começar a ganhar com o crescimento verde.

O sector da indústria transformadora tem alegado, ao nível europeu, que uma meta mais rigorosa da União Europeia expunha o sector à concorrência do exterior. Porém, ao mesmo tempo, este mesmo sector acumula milhões de euros em créditos de carbono não utilizados (principalmente devido ao abrandamento económico). Um relatório divulgado a semana passada mostra que a indústria siderúrgica, da refinação e do ferro e do aço têm, de facto, passado para os consumidores europeus, o custo imaginário destes créditos de carbono que recebem gratuitamente, somando 14 mil milhões de euros em lucros inesperados durante apenas três anos.

As associações ambientalistas convidam os Estados-Membros e em particular no nosso caso, o Estado Português, a apoiar as conclusões da Comissão sobre os custos e benefícios de um corte de emissões de 30%. Agora, o Conselho Europeu deve apoiar as mudanças políticas necessárias para tornar este alvo maior em realidade.


Este deve ser um primeiro passo para a redução das emissões em pelo menos 40% entre 1990 e 2020 por parte de todos os países industrializados, no âmbito de um acordo global sobre o clima.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Lisboa, 26 de Maio de 2010

A Direcção Nacional da

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

- Campo de Trabalho Científico sobre Controlo de Plantas Invasoras 2010 -





O Centro de Ecologia Funcional (CEF), da Universidade de Coimbra, o
Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS),
da Escola Superior Agrária de Coimbra e o Centro de Interpretação da
Serra da Estrela (CISE), Município de Seia, estão a organizar um Campo
de Trabalho Científico sobre Controlo de Plantas Invasoras, a decorrer
de 23 a 29 de Julho de 2010, na Mata do Desterro, em Seia, Serra da
Estrela. Esta é a 9º edição do Campo de Trabalho Científico sobre
Controlo de Plantas Invasoras, decorre em regime de voluntariado
(alojamento, alimentação e seguro pessoal são oferecidos) e é uma
oportunidade única para participar em actividades de controlo de
plantas invasoras e simultaneamente receber formação sobre Invasões
Biológicas e Plantas Invasoras.

Inscrições e mais informações em: http://www.ci.uc.pt/invasoras/

Poster e folheto informativos em anexo.



Com os melhores cumprimentos,

Elizabete Marchante

----------------------------------------------
Centre for Functional Ecology/Centro de Ecologia Funcional
Department of Life Sciences/Departamento de Ciências da Vida
University of Coimbra/Universidade de Coimbra
P.O. Box 3046/Apartado 3046
3001-401 Coimbra
Portugal

http://ecology.uc.pt/
http://www.ci.uc.pt/invasoras/

terça-feira, 25 de maio de 2010

Eng. Agronomo / Eng Florestal


Zona mais emprego Lisboa Empresa: Adecco de Alverca
Categoriamais emprego Engenharia ( Ambiente ) Tipo: Tempo Inteiro
Referencia # 986933Data: 20-5-2010


Anúncio
:


A Adecco Recursos Humanos recruta para prestigiada empresa sua cliente, Engenheiro(a) Agrónomo(a)/Florestal com o seguinte perfil:

* Experiência comprovada a superior a um ano em gestão de processos de constituição de servidões e de expropriação
* Formação superior em Engenharia Florestal / Agronómica
* Experiência na condução de processos de cadastro, caracterização, avaliação e negociação
* Experiência e facilidade de relacionamento interpessoal no âmbito das funções a desempenhar
* Experiência e facilidade em análise de fotografia aérea e cartografia
* Conhecimentos de informática na óptica do utilizador nas aplicações Excel, Word, SAP e ACAD
* Capacidade de organização de processos
* Forte Sentido de Responsabilidade
* Auto-Domínio e Bom Senso
* Proactividade e Dinamismo
* Capacidade de Autonomia e Flexibilidade
* Forte Capacidade Negociação e Persuasão
* Gosto por trabalho em Equipa
* Capacidade de resistência à pressão
* Disponibilidade para deslocações ao longo de todo o país
* Flexibilidade Horária
* Viatura Própria (Requisito Obrigatório)
* Disponibilidade Imediata


Funções a Desempenhar:
- Preparação e organização de processos de constituição de servidões e de expropriações
- Registo e actualização de quadros de controlo de actividades
- Verificação e processamento de pedidos de pagamento de indemnizações
- Recolha, análise e verificação de informação cadastral
- Preparação de relatórios de caracterização e de avaliação
- Realização de contactos e preparação de correspondência com proprietários
- Análise, verificação e registo de processos fiscais relacionados com o património da empresa


Oferece-se:
- Integração em empresa sólida
- Condições Aliciantes


Se preenche os requisitos exigidos, envie o seucurriculum vitae para alverca@adecco.com e contacte-nos pelo 219589112 ou 961872735.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Eng. Agronomo, Eng. Florestal


Anónimo

A Servus Recursos Humanos recruta recruta Eng.º Agrónomo/Florestal para prestação de serviços de consultoria e acompanhamento de projectos para a zona de Bucelas

Perfil:
- Formação em Eng.º Agrónoma / Florestal
- Planear, coordenar e executar actividades na sua área de formação e uso de recursos naturais renováveis e ambientais.
- Prestar assistência e consultoria técnicas.
- Elaboração de documentação técnica e científica
- Bons conhecimentos de informática na óptica do utilizador
- Disponibilidade imediata

Oferta:
- Condições de remuneração atractivas ajustadas à experiência demonstrada

Se está interessado e reúne todas as condições acima mencionadas envie o seu CV para:

paula.nobre@servus.pt

www.servus.pt
Av. Afonso Costa, nº 28 C
1900 037 Lisboa
Tel: 21 385 22 79/Fax:21 385 22 81
Servus Recursos Humanos

quarta-feira, 19 de maio de 2010

baldios: discusão pública do pnvtc

17 de maio a 15 de julho

Encontra-se em fase de discusão pública a versão perliminar do Plano Nacional para a Valorização dos Terrenos Comunitários. Sugestões ou comentários poderão ser enviados para o endereço de correio electrónico cnvtc@afn.min-agricultura.pt no periodo de 17 de Maio a 15 de Julho.


Para obter mais informações e consultar o documento clique aqui.

Comunicado Quercus

Destruição de floresta natural para plantação ilegal de eucaliptos em Parque Natural

ICNB sem meios de fiscalização

A Quercus recebeu diversas denúncias sobre a destruição de uma área de floresta natural, dominada por espécies protegidas como o sobreiros e azinheiras no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, junto a Casais da Moreta, freguesia de Monsanto, no concelho de Alcanena. No local foram plantados recentemente eucaliptos, sendo todas estas acções efectuadas ilicitamente por um proprietário privado, sem que o serviço de vigilância do Parque Natural tivesse actuado atempadamente para impedir a intervenção.

Após as denúncias a Quercus alertou as entidades fiscalizadoras, nomeadamente o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR e os serviços do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (PNSAC-ICNB), para actuarem prontamente.

A Quercus esteve no local e constatou a gravidade da situação

A Quercus deslocou-se ontem ao local onde as máquinas tinham preparado o terreno nos últimos meses e estava quase terminada a instalação do eucaliptal numa área com cerca de uma dezena de hectares.

O sítio localiza-se em área protegida do Maciço Calcário Estremenho, encontrando-se dezenas de troncos de sobreiros e azinheiras abatidas ilegalmente, tendo grande parte dos cepos e da restante vegetação mediterrânica natural sido destruídos com a mobilização dos solos, situação que consideramos absolutamente inaceitável num Parque Natural.

Constatou-se alguma contestação social nas aldeias próximas dado que as pessoas discordam da destruição da serra para plantação de uma monocultura de eucaliptos que afecta negativamente a paisagem e a biodiversidade.

Quercus exige reposição da situação anterior à infracção

Esta acção viola a regulamentação do Plano de Ordenamento do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, a legislação de protecção ao sobreiro e azinheira e não tem parecer do PNSAC/ICNB, revelando uma falta de vigilância dos serviços do Parque Natural.

Neste sentido, para além do levantamento dos respectivos autos de notícia por contra-ordenação, a Quercus exige que as autoridades notifiquem o proprietário para repor a situação anterior à infracção, arrancando os eucaliptos e plantando sobreiros e azinheiras.

Lisboa, 19 de Maio de 2010

A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza e

Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus

Para mais informações contactar:

Domingos Patacho Presidente do Núcleo do Ribatejo e Estremadura:

terça-feira, 18 de maio de 2010

DR 95 SÉRIE I de 2010-05-17



Portaria n.º 269/2010
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Estabelece que o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios vigore de 1 de Julho a 15 de Outubro no ano de 2010

sábado, 15 de maio de 2010

Tem dois mil anos, é uma oliveira e vive no Algarve

13.05.2010
Teresa Firmino

São um repositório genético único. Em Portugal, há pelo menos seis com dois milénios. Fomos conhecer aquela que é tida como a árvore mais velha do país.

Viu os mouros chegarem e instalarem-se por toda a Península Ibérica. Ouviu ao longe D. Afonso Henriques conquistar territórios e fundar um país, do Minho até Beja. Testemunhou, cerca de cem anos mais tarde, a derradeira expulsão dos mourosdo Algarve, o último pedaço a tornar-se Portugal. Aquela que é considerada a árvore mais antiga do país, uma oliveira, tem dois mil anos e foi plantada no tempo dos romanos, tinham eles chegado à Península Ibérica uns 200 anos antes. Tivesse Jesus Cristo andado no Algarve e podia tê-la conhecido. Continua in ecosfera

Embaixadores da Biodiversidade‏

Entre *22 Maio e Novembro de 2010* estão disponíveis
visitas guiadas aosprincipais espaços naturais da região,
curso de identificação de aves,worshops sobre répteis e
anfíbios, morcegos, borboletas, oficina de
germinação de carvalhos,oficina de flores comestíveis,
caminhadas deexploração da natureza
à noite, curso de identificação de animais através de
vestígios,oficina de construção de charcas para anfíbios,
visita a quinta de agricultura biológica, demonstração
sobre telhados verdes, curso de fotografia da natureza,
e muito mais!
Mais informação em:
*http://embaixadadabiodiversidade.blogspot.com *

Evento Jardim Botânico Coimbra_22 de Maio‏

No Ano Internacional da Biodiversidade, o dia 22 de Maio, Dia
Internacional da Biodiversidade, será assinalado em Coimbra com uma
grande festa a celebrar a vida.

O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra abrirá todos os seus
espaços, incluindo a mata, para acolher gratuitamente diversas
iniciativas promovidas por várias entidades e mostrar-se a todos na
sua imensa riqueza natural e paisagística.

O espaço privilegiado do Jardim Botânico de Coimbra será o local
escolhido para actividades como o Mercadinho, Festa das Plantas,
Marcha pela Biodiversidade, Contos da Terra, construção de uma casa na
árvore, ateliers diversos, actividades desportivas, musicais e muito
mais.

Catarina Schreck Reis Centro de Ecologia Funcional
Departamento de Ciências da Vida Universidade de Coimbra
Apartado 3046 3001-401 Coimbra Portugal
Telf: 351 239 855 210 Fax: 351 239 855 211

quinta-feira, 13 de maio de 2010

MAÇÃO – Certificação da floresta para breve

Esta certificação, adiantou ainda o governante “é um exemplo apenas do que consideramos ser extremamente importante para que a floresta portuguesa tenha uma mais-valia e seja competitiva, não só no seu espaço interior mas também no ... In Rádio Condestável

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Árvores estão a ficar "despidas", acusa a Quercus


A Quercus e a Associação Árvores de Portugal contestaram, ontem, o modo "incorreto" como a Câmara de Sintra tem executado, nas últimas semanas, as podas de centenas de árvores na vila, deixando-as "despidas", acusações que são rejeitadas pela autarquia.

As duas associações ambientalistas mostraram-se "indignadas" com a falta de conhecimento dos serviços camarários que prosseguiram o trabalho do corte de ramos com diâmetro superior a oito centímetros, ignorando o facto de ser desaconselhado pelos técnicos.

"As intervenções realizadas evidenciam uma preocupante falta de conhecimentos na área da arboricultura. Seria de esperar, de uma edilidade como a de Sintra, vila que é Património da Humanidade, maior profissionalismo na gestão dos seus espaços verdes", afirmaram a Quercus e a Associação Árvores de Portugal em comunicado.

Contactada pela agência Lusa, fonte da Câmara de Sintra disse que o procedimento autárquico deste ano é "exactamente igual ao de anos anteriores", não havendo motivos para contestações.

"A Câmara está a proceder à poda das árvores nos mesmos termos que tem feito nos últimos anos, por isso não se compreende que este ano haja esta contestação", disse a mesma fonte, sublinhando ainda que se tratam de algumas dezenas de árvores e não de centenas, como referem as organizações ambientais.

Reduz valor patrimonial

As organizações referem ainda que os cortes nas copas e troncos das árvores foram "incorrectos" porque destruíram os ramos que já estavam cobertos de folhas, sublinhando que "mesmo se houvesse uma necessidade de poda, a Primavera não é a estação do ano mais indicada para o fazer".

"Entre outras consequências nefastas, esta prática reduz o valor patrimonial das árvores, diminui a sua longevidade e aumenta o risco de acidentes por originar pernadas com menor resistência", sustentam.

A Quercus e a Árvores de Portugal consideraram ainda "incompreensível" que esta situação aconteça num concelho que apela a que a sua vila seja eleita como uma das Maravilhas Naturais de Portugal. In JN


sexta-feira, 7 de maio de 2010

15 de Maio - Visita a Reserva Botânica de Cambarinho

CAMPO ABERTO - ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO AMBIENTE

15 de Maio - Visita a Reserva Botânica de Cambarinho
Data limite de inscrição: 12 de Maio: (limitada a 30 inscrições)

A Reserva Botânica de Cambarinho situa-se na povoação de Cambarinho,
concelho de Vouzela, na vertente norte da Serra do Caramulo. Na origem da
criação desta reserva estão os núcleos de loendros (Rhododendron Ponticum)
aí presentes, uma das raras espécies de crescimento espontâneo sobreviventes
da flora do período geológico do Terciário. Os loendros florescem em Maio,
cobrindo de roxo a paisagem.
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_Bot%C3%A2nica_de_Cambarinho)

O Percurso (PR2- Vouzela)
O percurso tem início junto ao Dólmen da Lapa da Meruje e segue em percurso
descendente até entrar e atravessar a Reserva Botânica de Cambarinho.
Características do percurso (PR2- Vouzela):
- Extensão: 14Km
- Dificuldade: média
- Duração aproximada: ~4h
(mais informações
em http://www.cm vouzela.pt/portal/page?_pageid=764,3818520&_dad=portal&_sch
ema=PORTAL)

Programa:
07h45 Encontro no Pólo Universitário da Asprela, frente à Faculdade de
Medicina Dentária/Psicologia do Porto- (estação de metro do Pólo
Universitário, linha D)
08h00 Saída do Porto em autocarro
10h00 Início da caminhada
Almoço ligeiro – piquenique (a cargo dos participantes)
16h “Lanche” tradicional*
Actividades recreativas no âmbito do aniversário da Associação pela Defesa
dos Interesses de Cambarinho (ADICA)
Possibilidade de visita guiada ao centro histórico da vila de Vouzela (a
confirmar)
19h Regresso
* Lanche preparado por elementos da Associação pela Defesa dos Interesses de
Cambarinho (ADICA): entradinhas; arrozada à moda do lavrador de
Cambarinho; sobremesas; vinho da terra, sumos e água da fonte do vale

Informações gerais:
• A deslocação a partir do Porto será feita em camioneta contratada pela
organização.
• O almoço será em regime piquenique a cargo dos participantes.
• O lanche tradicional será a cargo da organização.

Recomendações:
• Levar água e alimentos para “petiscar” durante a caminhada e para o
almoço.
• Levar calçado cómodo e já habituado ao pé, chapéu, roupa adequada ao
estado do tempo.
• Tenha atenção para não ir demasiado carregado.

Custo (inclui seguro de acidentes pessoais, viagem de autocarro, lanche
tradicional)
• Sócios da Campo Aberto ou das associações representadas na Plataforma
Convergir: 20 euros
• Não sócios: 30 euros

Inscrições:
• As inscrições são feitas através de preenchimento de formulário no
site: http://www.campoaberto.pt/contacte-nos/inscricoes-1/
• A Campo Aberto confirmará no prazo de 2 dias a disponibilidade das vagas,
devendo o pagamento ser feito também nos dois dias seguintes (a Campo Aberto
fornece depois instruções para o efeito).

Mais informações:
Para mais informações enviar um e-mail para passeios@campoaberto.pt ou ligar
93 426 45 48.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Eng. Florestal


Câmara Municipal de Ribeira de Pena

Caracterização da Oferta

Código da Oferta: OE201004/0812
Tipo Oferta: Procedimento Concursal Comum
Estado: Activa
Nível Orgânico: Câmaras Municipais
Órgão/Serviço: Câmara Municipal - Ribeira de Pena
Vínculo: CTFP por tempo indeterminado
Regime: Carreiras Gerais
Carreira: Técnico Superior
Categoria: Técnico Superior
Grau de Complexidade: 3
Remuneração: A negociar EUR
Suplemento Mensal: 0,00 EUR
Caracterização do Posto de Trabalho: O fixado em anexo à Lei 12-A/2008, de 27 de Janeiro e as actividades previstas no mapa de pessoal da Câmara Municipal de Ribeira de Pena


Requisitos de Admissão

Relação Jurídica: CTFP por tempo indeterminado
CTFP a termo resolutivo certo
Sem Relação Jurídica de Emprego Público

Requisitos para a Constituição de Relação Jurídica : a) Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;
b) 18 anos de idade completos;
c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;
d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;
e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.
Parecer dos Membros do Governo (n.º 6 do artigo 6º da LVCR): Não aplicável
Requisitos de Nacionalidade: Sim

Habilitação Literária: Licenciatura
Descrição da Habilitação Literária: Engenharia Florestal
Grupo Área Temática Sub-área Temática Área Temática
Agricultura, Pecuária e Recursos Naturais Recursos Naturais e Ambiente Engenharia Florestal


Admissão de candidatos não titulares da habilitação exigida: Não


Locais de Trabalho

Local Trabalho Nº Postos Morada Localidade Código Postal Distrito Concelho
Câmara Municipal - Ribeira de Pena 1 PÇ. DO MUNICÍPIO SALVADOR 4870152 RIBEIRA DE PENA Vila Real Ribeira de Pena


Total Postos de Trabalho: 1
Quota para Portadores de Deficiência: 0

Outros Requisitos: Ter experiência na Administração Local, nas actividades que caracterizam o posto de trabalho; conhecimentos efectivos e consistentes na utilização de Sistemas de Informação Geográfica, com recurso ao Software ArcGis; experiência profissional na elaboração de planos municipais de defesa da floresta e planos municipais de Emergência; Prevenção e comportamento de Incêndios Florestais.


Formalização das Candidaturas

Envio de candidaturas para: Câmara Municipal de Ribeira de Pena
Contacto: 250 490500
Data Publicitação: 2010-04-29
Data Limite: 2010-05-13
Fundamentação:


Texto Publicado

Jornal Oficial e Órgão de Comunicação Social: Primeiro de Janeiro

(disponível em www.bep.gov.pt a 04-05-10)

Mobilização geral em defesa da Reserva Agrícola Nacional‏

Mobilização geral em defesa da Reserva Agrícola Nacional!

Faltam 40 assinaturas para fechar a petição (a meta são as 4400)

Vamos lá a fazer uma ultima ronda junto de amigos e conhecidos !

O link para assinar a petição é:
http://www.peticao.com.pt/reserva-agricola-nacional

Obrigada pela colaboração,

Divulgação ESACB - Palestra Nemátodo do Pinheiro

O Gabinete de Divulgação da Escola Superior Agrária de Castelo Branco
(ESACB) informa que irá decorrer no dia 21 de Maio de 2010, pelas 14:30, no
Auditório A2 uma palestra proferida pelo Dr. Luís Bonifácio, investigador do
Instituto Nacional dos Recursos Biológicos, subordinada ao tema “*Nemátodo
do Pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus)*”.

Esta palestra é aberta a todos os interessados nesta temática tão actual.
Estamos numa região do país onde a produção florestal é muito importante
para a economia local.

A entrada é livre.



Com os melhores cumprimentos,



Pelo Gabinete de Divulgação

Pedro Lopes





Qta. da Sra. de Mércules – Apartado 119

6001-909 CASTELO BRANCO - PORTUGAL

Tel. +351 272339900 – Fax. +351 272339901

URL: http://www.esa.ipcb.pt



Coordenadas GPS: 39º 49' 17'' N; 07º 27' 44'' W.

terça-feira, 4 de maio de 2010

“Caminhada à Pedra da Ferida, Floresta de Alto Valor de Conservação”


No dia 30 de Maio do corrente ano a FLOPEN, juntamente com a Associação do Espinhal e Câmara Municipal de Penela, desenvolverem uma actividade pedonal, com objectivo de apresentar uma Florestas de Alto Valor de Conservação (FAVC).

Este espaço florestal, reconhecido pelo sistema de certificação FSC como sendo uma FAVC, possui grande riqueza em biodiversidade que se manifesta nos habitats com estatuto de conservação, espécies endémicas e espécies ameaçadas.

Pretendeu-se transmitir ao público em geral quais as ameaças identificando adequadas medidas de gestão a implementar.

No final da actividade pediu-se a colaboração de todos de forma a recolher os impactos, positivos e negativos da actividade, essencial para que se continuem a realizar estes tipo de actividade, cada vez mais dirigidas a um determinado público-alvo e com uma componente prática crescente. in Flopen

sábado, 1 de maio de 2010

Procura contacto commercial Portugal para cortiça da Corsega‏

Criamos uma cooperativa florestal na Corsega no Inicio do ano. Afim de ajudar os proprietários florestais a valorizarem seus montados e cortiça, estou a procura de contacto comerciais interessados nesse mercado.
O pessoal da Corsega ja tentou estabelecer contactos com Portugal, mas a barreira da lingua impediu que as coisas fossem para frente...Previmos a recolha de 600 arrobas de cortiça anadia, que queremos evitar que vá para o mercado Italiano.
Quem estiver interessado, ou souber quem eu devo contactar agradecia que me o comunicasse por mail ou que entrasse em contacto directamente comigo.
É urgente!

Céline GOMES
Chargée de mission bois énergie
UCFF- Union de la Coopération Forestière Française
GCF- Groupe Coopération forestière
9 rue Buffault
75 009 Paris
http://www.ucff.asso.fr/
http://www.foretenergie.eu/

Tel : (+33) (0)1.73.54.88.03 / (0)6.84.77.09.26
celine.gomes@ucff.asso.fr

casos de sucesso no combate à desertificação em portugal

mação - 11 de maio

A AFN, em parceria com a Câmara Municipal de Mação, organiza no próximo dia 11 de Maio o seminário "CASOS DE SUCESSO NO COMBATE À DESERTIFICAÇÃO EM PORTUGAL – a estratégia florestal de Mação e a prevenção dos incêndios florestais”, que decorrerá no Auditório Municipal e está inserido nas comemorações da “Década das Nações Unidas dos Desertos e do Combate à Desertificação (2010/2020)".