sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

MATA DO BUÇACO QUER SER A CASA DO DIA MUNDIAL DA FLORESTA

logotipo da fundação mata bussaco.jpg



3, 3 milhões de euros e uma gestão dinâmica prepararam afirmação turística em 2012

MATA DO BUÇACO QUER SER A CASA DO DIA MUNDIAL DA FLORESTA

O crescimento e dinamização da Mata Nacional do Buçaco operada em 2011 sustentam uma estratégia ambiciosa para o novo ano na afirmação da oferta turística e, nesse sentido, acolher as comemorações oficiais do Dia Mundial da Floresta será um dos exemplos mais emblemáticos dessa aposta.
2012 será um ano importante de concretizações para a Mata Nacional do Buçaco. Obras de recuperação e revitalização de infraestruturas e programas de atividades atrativos completam a afirmação da Mata enquanto polo de atração turística a nível regional, nacional e internacional.
A criação de um Centro Interpretativo; a transformação de quatro Casas Florestais em unidades de alojamento turístico; a criação de um miradouro virtual e de guias multimédia; a recuperação dos trilhos da água, das portas de entrada da mata e do Convento de Santa Cruz; o melhoramento da sinalética e o estabelecimento do controle automático de entradas são alguns dos grandes marcos de 2012.
O plano de atividades preparado a pensar quer na comunidade local quer em visitantes de todo o país e do estrangeiro, fazem de 2012 o ano de afirmação deste Património Nacional de Interesse Público que tem, ainda, verdadeiras relíquias da floresta autóctone portuguesa. Por essa razão, ações remuneradas visando a Sustentabilidade Florestal, como a iniciativa “Manter a Mata do Buçaco Sustentável, combater as invasoras lenhosas”, destinada a jovens voluntários dos 18 aos 30 anos sustentam o desejo, já comunicado à Ministra da Agricultura, de a Mata Nacional do Buçaco ser escolhida para receber as comemorações oficiais do dia Mundial da Floresta 2012.
Em 2011, a Fundação Mata do Buçaco (FMB) preparou o caminho para crescer em 2012. Foi o caso do projeto BRIGHT (Bussaco´s Recovery from Invasions Generating Habitat Threats), financiado pelo Programa Comunitário LIFE +, e que envolve um investimento total de 3 milhões de euros na preservação da flora nativa.
A candidatura ao PRODER, visando a transformação das Casas Florestais em unidades de alojamento turístico e prevendo também a criação de um miradouro virtual e a produção de guias multimédia, perfazem um total de 3,3 milhões de euros de investimento direto no património natural e edificado da Mata.
Neste ano que termina, acrescem a programação de três ações de grande impacto dirigidas a visitantes – Conferências do Bussaco, Sement Event e os Seminários Técnicos sobre Plantas Invasoras – financiadas pelo Fundo Florestal Permanente, num total de 50 mil euros, juntam-se ao leque de atividades realizadas pela FMB quepermitiram gerar receitas para garantir a contrapartida nacional dos financiamentos comunitários.
Ao longo de 2011, não esquecendo a gestão diária do património edificado e florestal, bem como o regular funcionamento da instituição, a FMB promoveu várias atividades de envolvimento com a comunidade local: a Mata foi à Escola mais de uma dezena de vezes, sensibilizando os mais novos para as questões da cidadania ambiental, foram realizadas 26 ações de sensibilização e voluntariado jovem e plantadas mais de 4.000 árvores de espécies autóctones, cujo resultado é já visível na zona do Pinhal do Marquês.
A Fundação acolheu, ainda, 7 reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra que apoiaram os trabalhos da Mata nas áreas de preservação ambiental e construção civil, no âmbito do protocolo estabelecido com a Direção-Geral dos Serviços Prisionais, em abril de 2010.
Em 2011, a Fundação finalizou, também, 4 candidaturas a apresentar ao QREN com a colaboração da Universidade de Aveiro, da Universidade de Coimbra e da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. O financiamento alcançado através destas candidaturas será vital para a recuperação do património - Convento de Santa Cruz do Buçaco, Capelas da Via Sacra, sete Ermidas de Habitação e Projeto de Condicionamento de Trânsito – e permitirá reforçar o potencial de atração turística deste local. Com este objetivo foram ainda realizadas atividades estruturantes, como a implementação de um Ponto de Informação Turística, a formação de 21 monitores, com o apoio do Turismo de Portugal e a criação do Trilho da água, com o apoio da Fundação do Luso.

A abertura ao público do Convento de Santa Cruz do Buçaco, a criação da Loja de produtos da Mata e as obras de recuperação e de infraestruturas do edificado da Mata Nacional do Buçaco, reforçarão o potencial de atração turística.

Em 2011, a Mata Nacional do Buçaco foi visitada por mais de 200 mil pessoas, que garantiram cerca de 80% do orçamento da FMB. Com uma gestão responsável, reconhecida pelo Prémio Empreendedorismo da Fundação Luso, foi possível ainda criar 20 postos de trabalho direto, empregando jovens da freguesia do Luso e do concelho de Mealhada.

Em suma, o trabalho realizado pela Fundação Mata do Buçaco em 2011 assentou numa gestão sustentável que permitiu criar as condições necessárias para afirmar a Mata Nacional do Buçaco no panorama turístico regional, nacional e internacional.

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Mais informações:
Cândida de Sá
231 937 000 / 912688993

Oficina: Encaminhamento e Limpeza de Sobreiros - 7 e 8 de Janeiro - na Aldeia das Amoreiras - Odemira

Oficina: Encaminhamento e Limpeza de Sobreiros

com Lourenço Guerreiro

Em terreno com cerca de 10 ha

Intervenção em sobreiros com 5-15 anos

Datas:

7/8, 14/15, 21/22, 28/29 de Janeiro

na Aldeia das Amoreiras - Odemira

Horário: Das 10h às13h e das 14h às 16h

Ferramentas a trazer pelos participantes: tesoura e serrote de podar

Ponto de Encontro: Largo do Rossio às 9 horas

Para inscrições e mais informações contactar Lourenço Guerreiro T. 93 94 24
607

Investimento: 15 Oiros por dia / Almoço incluído

Organização:

Centro de Convergência

http://centrodeconvergencia.org/

Grato pela divulgação,
João Gonçalves
--
Design de Permacultura
Chão Sobral - Oliveira do Hospital - Serra do Açor
(351) 96 96 80 009 / 914 022 063
Licenciado em Animação Socioeducativa
http://permacultureglobal.com/users/902-joao-goncalves
https://picasaweb.google.com/joaovox
http://picasaweb.google.pt/uniprochaosobral
http://picasaweb.google.pt/festerrar

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Árvore de Anne Frank escapa à serra eléctrica


CADI FERNANDES

As árvores morrem de pé. Com dignidade. Mesmo que tenham entre 150 e 170 anos, 27 toneladas e um fungo letal que lhe corrói os "ossos". É o caso do castanheiro de Anne Frank, bem no centro de Amesterdão - a árvore que a jovem holandesa judia mirava, quando escondida, durante 25 meses, num sótão, com a família, para fugir à insanidade nazi (1939-45). continua no DN

domingo, 25 de dezembro de 2011

Sobreiro é a Árvore Nacional de Portugal - Várias noticias


Sobreiro é Árvore Nacional de Portugal juntamente com a bandeira ...
PT Jornal
sobreiro é, desde esta quinta-feira, a Árvore Nacional de Portugal. O processo para esta distinção teve início em outubro do ano passado, altura em que foi criada uma petição pública por duas associações, Árvores de Portugal e Transumância e Natureza ...
Ver todos os artigos sobre este tópico »
Sobreiro é a Árvore Nacional de Portugal
Boas Notícias
sobreiro é desde quinta-feira a Árvore Nacional de Portugal, juntando-se à bandeira e ao hino como símbolo nacional. A decisão foi tomada com a aprovação de um projeto de resolução na Assembleia da República e com a reunião de 2291 assinaturas em ...
Ver todos os artigos sobre este tópico »

IV Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos



IV Colóquio Nacional
IV Colóquio Nacional

Na sequência dos anteriores colóquios sobre esta temática, o Instituto Nacional de Investigação Agrária (INRB, IP; INIA-Oeiras), a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN) estão a organizar o IV Colóquio Nacional da Produção de Pequenos Frutos.
O Colóquio terá como tema central a "Sustentabilidade e Competitividade para Exportação" e desenrolar-se-á em torno dos temas "Ambiente", "Tecnologias de Produção", "Qualidade e Pós-colheita", "Compostos Bioactivos" e "Protecção das Plantas". Pretende-se que seja um local privilegiado de encontro e intercâmbio de experiências e conhecimento entre todos os agentes intervenientes na fileira, como sejam os produtores, empresários, investigadores, professores, estudantes e técnicos.
Convidam-se todos os interessados a juntarem-se a nós e a participarem na 4.ª edição dos Colóquios de Pequenos Frutos.
Para mais informações aceder à página internet do Colóquio ligação
Fonte: Instituto Nacional dos Recursos Biológicos, I.P. ligação


Retirado daqui:

Vários Documentos e estudos...

Gestión de la Flora y sus Hábitats a través de Microrreservas 
Resumo em Espanhol: Desde 1990, la Generalitat Valenciana (administración autonómica de la Comunidad Valenciana, España) desarrolla un programa para el establecimiento y gestión de la red de microrreservas de flora, pionero a nivel mundial en este tipo de espacios protegidos. La propuesta ...
Autor: Emilio Laguna Lumbreras
Ano: 2011
Idiomas do Documento: Espanhol

Diversidade Fitocenótica e Biogeográfica dos Ecossistemas de Montado em Portugal: Implicações no Planeamento e Gestão para a Conservação de Habitats 
Resumo em Português: Os montados são ecossistemas artificiais, criados pelos sistemas de agricultura tradicionais, a partir de florestas naturais de sobreiro e azinheira, pela manipulação intencional dos processos de sucessão ecológica. Os mosaicos de comunidades vegetais e culturas resulta...
Autor: Jorge Capelo
Ano: 2011
Idiomas do Documento: Português

Efeitos a Longo Prazo da Limpeza de Matos Sobre as Comunidades Herbáceas em Sobreirais - Caso de Estudo da Serra do Caldeirão 
Resumo em Português: Com o declínio da actividade agrícola e da pastorícia, os matos foram progressivamente dominando extensas áreas, nomeadamente florestais, trazendo consigo um aumento substancial do risco de incêndio. Na Serra do Caldeirão, que está na sua maioria coberta de floresta de ...
Autor: Miguel Porto, Otília Correia, Pedro Beja
Ano: 2011
Idiomas do Documento: Português

O Papel do Fogo nos Ecossistemas Mediterrânicos 
Resumo em Português: Os ecossistemas mediterrânicos são o resultado de uma mistura complexa de vários elementos: alguns evoluíram no local enquanto outros colonizaram esta região de áreas adjacentes ou de regiões mais distantes, em vários períodos no passado. São quatro os factores determin...
Autor: Otília Correia
Ano: 2011
Idiomas do Documento: Português

Monitorização de Habitats e da sua Biodiversidade em Paisagens Heterogéneas 
Resumo em Português: As paisagens heterogéneas dos territórios rurais marginais albergam uma parte considerável das espécies e dos habitats com maior relevância para conservação nos contextos nacional e europeu, pelo que a preservação destes importantes elementos da diversidade biológica e ...
Autor: João Honrado, Paulo Alves, João Gonçalves, Carlos Guerra, Joaquim Alonso
Ano: 2011
Idiomas do Documento: Português

Conservação de Habitats e Ordenamento do Território: dilemas e paradoxos das práticas portuguesas 
Resumo em Português: A conservação in situ da biodiversidade vegetal requer necessariamente que a antropização de pelo menos uma parte do território se subordine às preferências ecológicas das espécies e habitats a preservar. Por consequência, é nas regiões onde se verifica baixa densidade ...
Autor: Pedro Bingre
Ano: 2011
Idiomas do Documento: Português

Gestão e Conservação de Habitats e Flora Associada 
Resumo em Português: Livro de Resumos da Conferência "Gestão e Conservação de Habitats e Flora Associada", que decorreu em Coimbra em Março de 2011, organizado pela Sociedade Portuguesa de Botânica, pela Associação ALFA, pela Escola Superior Agrária de Coimbra e pela Naturlink. Os resumos c...
Autor: Rui Borralho, Cristina Tauleigne-Gomes, Miguel Porto, Ana Júlia Pereira, Pedro Bingre, Carlos Aguiar, Jorge Capelo (Coordenadores)
Ano: 2011
Idiomas do Documento: Português

Folheto explicativo Inea sobre o Tráfico de Animais Silvestres. 
Resumo em Português: Para comemorar o "Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres" (1º de dezembro) no Rio de Janeiro, lançamos o folheto explicativo sobre o tema para ser usado em campanhas, aulas e palestras e outras atividades durante todo o ano. Criação da Gerência de Un...
Autor: Diana Levacov (Gerência de Unidades de Conservação de Uso Sustentável)
Ano: 2011
Idiomas do Documento: Português

Eng. Florestal



Direcção Regional dos Recursos Florestais
Oferta nº 5637 - Contrato por tempo indeterminado com vista ao
provimento de 1 lugar(es) de Técnico Superior do quadro de Ilha do
Pico afecto ao/à Serviço Florestal do Pico para a área Engenharia
Florestal da(o) Direcção Regional dos Recursos Florestais da(o)
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, publicitada a
2011-12-23

Para mais informações clique
aqui.http://bepa.azores.gov.pt/avisos/acfa37bb-c92d-4bea-9d3e-10e8698403ce.pdf

Eng. Florestal



Direcção Regional dos Recursos Florestais
Oferta nº 5637 - Contrato por tempo indeterminado com vista ao
provimento de 1 lugar(es) de Técnico Superior do quadro de Ilha do
Pico afecto ao/à Serviço Florestal do Pico para a área Engenharia
Florestal da(o) Direcção Regional dos Recursos Florestais da(o)
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, publicitada a
2011-12-23

Para mais informações clique
aqui.http://bepa.azores.gov.pt/avisos/acfa37bb-c92d-4bea-9d3e-10e8698403ce.pdf

sábado, 24 de dezembro de 2011

Comunicado | Serra de Montejunto em Perigo: Associações contestam Parque Eólico do Cercal com petição online‏


  eolicas
                    montejunto

Parque Eólico do Cercal
Serra de Montejunto
em Perigo


Encontra-se em processo de Avaliação de Impacte Ambiental o projecto de instalação do Parque Eólico do Cercal (concelho do Cadaval), que prevê a implantação de 17 aerogeradores e respectivos acessos, bem como a construção de uma linha eléctrica a 60 kV, em plena Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.
Sem prejuízo da emissão da posição detalhada que está a ser elaborada até ao dia 27 de Dezembro de 2011, data do encerramento da consulta pública, as associações signatárias consideram que a instalação do Parque Eólico constituirá um grave atentado à conservação dos valores naturais e à salvaguarda da paisagem e do património cultural, e divulgam aqui as primeiras conclusões da análise efectuada ao estudo de impacte ambiental.

Estatuto de Paisagem Protegida em causa
Apesar do estudo reconhecer que “a construção do Parque Eólico originará impactes paisagísticos negativos, certos, permanentes durante a vida útil do projecto, mas recuperáveis, de moderada magnitude e significância”, o seu impacto na paisagem está subavaliado, pois transforma um dos locais com menor presença humana numa paisagem muito artificializada, onde 17 aerogeradores com 126 metros de altura alterarão negativamente a sua relação com a área envolvente, transformando irremediavelmente um cenário de rara beleza, que se avista com facilidade não só  da faixa atlântica, como também do vale do Tejo, nomeadamente da Auto-estrada do Norte. Reside aqui a primeira contradição de um projecto desta natureza neste local: é mesmo possível manter o estatuto de Paisagem Protegida com este grau de artificialização?

Comunidades de morcegos ameaçadas
Do projecto consta a implantação de dois aerogeradores na proximidade de um abrigo de importância nacional de morcegos (1.ª prioridade de conservação), onde ocorrem várias espécies ameaçadas, sendo que três possuem o estatuto de “Criticamente Em Perigo” de extinção: o Morcego-de-ferradura-mourisco, o Morcego-de-ferradura-mediterrânico e o Morcego-rato-pequeno. Acresce que o estudo efectuado, pese embora o esforço da equipa, não só se mostrou inconclusivo como, inclusive, propõe medidas de monitorização para obter resultados que já deveriam constar deste EIA, nomeadamente as determinação dos trajectos dos Morcegos-de-peluche, parecendo mesmo mais apostado em monitorizar os futuros impactes do que em antecipá-los. Ainda no capítulo da fauna, são esperados impactes negativos importantes para a manutenção de um casal de Águia de Bonelli, espécie “Em Perigo” de extinção.

Há ou não há destruição de habitats prioritários?
O EIA identifica os habitats, nomeadamente os prioritários, descrevendo-os em mosaico, não sendo os mesmos cartografados com o pormenor que se exigia, apesar de ter havido mais do que tempo e condições para o fazer. Mais, ficamos igualmente sem saber se há ou não destruição de habitats prioritários, embora a partir da observação das peças desenhadas se possa confirmar que o habitat 8240 *Lajes calcárias será afectado com a instalação de aerogeradores.
Numa situação normal, o ICNB teria exigido uma cartografia dos valores naturais pormenorizada que permitisse aferir qual a verdadeira afectação dos habitats prioritários e não prioritários, bem como das espécies da flora, até porque os resultados obtidos parecem colidir com avaliações anteriores efectuadas por equipas multidisciplinares no âmbito da elaboração do Plano de Ordenamento. Apesar das insuficiências detectadas, o EIA admite fortes impactes sobre espécies de plantas com alto valor conservacionista, como Arabis sadina, Saxifraga cintrana, entre outras.

O estranho caso do Monumento Nacional desaparecido...
Um aerogerador será instalado na área onde existe o Castro de Rocha Forte, Monumento Nacional. Como é admitido no estudo, mais uma das situações incompreensíveis, a prospecção arqueológica não encontrou o Monumento Nacional, alegadamente porque a altura da vegetação impediu visualização o solo. Perante este cenário de difícil qualificação, o promotor coloca mesma a hipótese de alterar a disposição dos aerogeradores, caso o Monumento Nacional venha a ser detectado com a prospecção arqueológica a efectuar após a obtenção Declaração de Impacte Ambiental favorável ou condicionada e por determinação do IGESPAR.

Porque é que não existe Plano de Ordenamento?
Apesar do estatuto de área protegida, e por estranho que possa parecer, passados 13 anos após a sua classificação, não dispõe ainda de um Plano de Ordenamento, sendo que esta tarefa estava cometida ao ICNB para que fosse realizada no prazo de 3 anos. Este processo só arrancou em 2007 e tem-se arrastado inexplicavelmente até hoje, sem estar concluído. Acresce que a proposta de Regulamento aproveita a inércia e continua sem ver a luz do dia.
Importa salientar que os estudos de caracterização efectuados ao longo dos últimos anos no âmbito do Plano de Ordenamento, identificaram um importante conjunto de valores naturais para a zona da futura implantação do Parque Eólico, o que levou a que a mesma fosse proposta como zona de Protecção Parcial I e II (as mais restritivas). Neste contexto, depreende-se que a proposta inicial de regulamento não permitiria a instalação de parques eólicos. O que aconteceu entretanto que fez com que uma área de elevada sensibilidade deixasse de o ser para passar a ser descartável?

Petição online contra este Parque Eólico e não contra as energias renováveis
Por último, referir que se encontra já a decorrer a campanha pública de recolha de assinaturas contra a instalação do Parque Eólico, a qual está no seguinte endereço electrónico: http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=MTJ2011. Refere-se ainda que não existe qualquer animosidade ou oposição, por parte dos signatários desta posição, em relação à produção de energia eólica. Essa solução continua a ser uma boa opção, desde que instalada em locais com impactes mais reduzidos e com a dimensão adequada. Por outro lado, uma aposta efectiva nos incentivos à eficiência energética permitiria reduzir o consumo de energia em cerca de 20%, poupando muitos milhões de euros ao país e, em simultâneo, fomentaria localmente, no curto/médio prazo, uma maior dinâmica nas micro e pequenas empresas e, consequentemente, mais emprego.
 
São signatárias desta posição pública as seguintes associações:
Alambi - Associação para o Estudo e Defesa do Ambiente do Concelho de Alenquer, ALT-SNH Associação Leonel Trindade - Sociedade de História Natural, ADDPCTV - Associação de Defesa do Património de Torres Vedras, AEP 129 – Associação dos Escoteiros de Portugal – Núcleo Torres Vedras, ECTV - Espeleo Clube Torres Vedras, Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Montejunto, 22 de Dezembro de 2011

Eng. Florestal



Município de Nisa
Aviso n.º 24487/2011
Procedimentos concursais comuns para constituição de relação
jurídica de emprego em contrato de trabalho em funções
públicas por tempo indeterminado — Recrutamentos excepcionais
1 — Em cumprimento do disposto na al. a), do n.º 1 e do n.º 3 do
artigo 19.º da Portaria n.º 83 -A/2009, de 22/01, com a redacção dada
pela Portaria n.º 145 -A/2011, de 06/04, conjugado com o artigo 50.º
da Lei n.º 12 -A/2008, de 27/02 e n.º 1, do artigo 9.º, do Decreto -Lei
n.º 209/2009, de 03/09, torna -se público que, na sequência da deliberação
n.º 304/2011, tomada em reunião de Câmara datada de 15/06, e por
despacho da signatária datado de 22/09/2011, se encontram abertos pelo
prazo de 10 (dez) dias úteis, contados da data da publicação do presente
aviso na 2.ª série do Diário da República, os seguintes procedimentos
concursais comuns para constituição de relação jurídica de emprego

em contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado,
para preenchimento dos seguintes postos de trabalho previstos e não
ocupados no Mapa de Pessoal da Câmara Municipal de Nisa aprovado
para o ano de 2011, mediante recrutamento excepcional, nos termos
n.º 2, artigo 10.º da Lei n.º 12 -A/2010, de 30/06:

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

1.ª Conferência Oeste Evolui


Na sequência do ciclo de conferências "Território_Óbidos Comunidade Sustentável e Criativa", promovidas pela Câmara Municipal de Óbidos, a Plio apresenta a 1.ª Conferência Oeste Evolui (COE), subordinada ao tema Politica de Solo: novos desafios para a região Oeste, com data marcada para 27 e 28 de janeiro 2012, a realizar em Óbidos.
A COE 2012 incide sobre a reflexão e o debate de questões que surgem no âmbito da revisão da lei de solo, a qual se propõe repensar "os princípios e normas fundamentais sobre a política de solos", assente na preocupação de dotar a administração de instrumentos de gestão eficazes.
A conferência tem como público-alvo decisores políticos, técnicos e profissionais, dirigentes associativos e comunidade científica interessados em matérias de ordenamento, planeamento e gestão do território.
Com este encontro a Plio tem como objetivo abrir espaço para a reflexão, o debate e a partilha de conhecimento e descentralizar este tipo de encontros técnicos, por um lado para promover a própria região e concelho, e por outro para potenciar a discussão de temáticas relacionadas com o planeamento no Oeste.
Propomos que se junte a nós neste encontro e que venha aprender e enriquecer este debate com o seu contributo. Aproveite também os descontos e as atividades suplementares que planeámos para si....
Contamos consigo! Inscreva-se.

Floresta em análise na Assembleia da República

A Comissão da Agricultura e Mar reuniu várias personalidades para discutir o sector corticeiro.
"A floresta que temos, a floresta que queremos" foi o tema que ontem reuniu um conjunto de personalidades e entidades na Assembleia da República, com o objectivo de analisar esta fileira e celebrar o Ano Internacional das Florestas. Continua aqui...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Eng. Florestal


Associação Florestal do Cávado
Empresa: Associação Florestal do Cávado
País: Portugal Distrito: Todo o País
Categoria(s): Ambiente Engenharia
Descrição da Empresa
A Associação Florestal do Cávado foi fundada em 1996, tendo como
principais objectivos promover a união entre os proprietários
florestais de forma a que os seus interesses tenham um porta voz
legitimo, bem como oferecer aos seus associados apoio técnico que lhes
permita gerir melhor as suas áreas florestais.
A zona de actuação da Associação Florestal do Cávado abrange seis
concelhos: Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Vila Verde e Terras de
Bouro.
Detalhe da Função
Associação Florestal do Cávado
ENGENHEIRO FLORESTAL (m/f) - Braga/Amares 16.12.2011
Descrição da Empresa:
A Associação Florestal do Cávado, com uma zona de actuação nos
Municípios Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Vila Verde e Terras de
Bouro, e no âmbito do desenvolvimento dos seus serviços pretende
recrutar:
Um Engenheiro Florestal, que terá como principais responsabilidades a
gestão de actividades em curso, dinamização de novos serviços,
elaboração de projectos florestais, planos de gestão florestal, planos
de defesa da floresta contra incêndios, conhecimento de normas de
certificação florestal, entre outros.

Perfil do Candidato:
- Licenciatura em Engenharia Florestal;
- Experiência mínima de 2 anos em funções similares;
- Bons conhecimentos de SIG
- Facilidade de adaptação e relacionamento interpessoal;
- Conhecimentos ao nível de elaboração de Planos de Gestão Florestal,
Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios, Planos Específicos de
Intervenção Florestal, Planos de Fogo Controlado, Planos de Utilização
de Baldios, e outros documentos de Ordenamento de Território;
- Conhecimento de Legislação Nacional.

Contacto:
Enviar Curriculum Vitae ate dia 20-12-2012 para o mail geral
Os elementos seleccionados para entrevista serão contactados por telefone/mail.
Conheça-nos na nossa pagina de internet.
Responder através do site
http://emprego.sapo.pt/emprego/anuncio/266649/engenheiro-florestal-%28mf%29.htm

domingo, 18 de dezembro de 2011

AGRORRURAL: Contributos Científicos

AGRORRURAL
AGRORRURAL
A Propósito da Comemoração dos 75 anos da criação da Estação Agronómica Nacional, foi editado o livro "AGRORRURAL: Contributos Científicos" uma parceria do INRB, I.P. com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A.
O índice do livro e respectivos resumos estão disponíveis on-line. O livro pode ser adquirido nas livrarias da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A.

Fonte: Instituto Nacional dos Recursos Biológicos, I.P. ligação

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Eng. Agronomo, Eng. Florestal, Eng. Zootecnico


Professores / Formadores (M/F) - Angola
Zona Estrangeiro - Angola Empresa: R&S
Categoria Educação / Formação Tipo: Tempo Inteiro
Referencia # 1380536 Data: 12-12-2011

Partilhar
Ver mais ofertas semelhantes Receber ofertas semelhantes por
email Enviar esta oferta a um Amigo
Anúncio:
Empresa integrada em grupo internacional, com projectos em Angola e
actualmente em fase de expansão no mercado em que actua, pretende
admitir profissionais em várias áreas científicas que irão ser
responsáveis pela docência de disciplinas educativas em projecto de
ensino/formação.
ÁREAS CIENTIFICAS A RECRUTAR:
Ref. 1:
Agronomia (Ref. 1A);
Zootecnia (Ref. 1B);
Informática (Refª1C);
Eng. Florestal (Ref. 1D);
Biologia (Ref. 1E)
Ref. 2:
Economia (Ref. 2A);
Gestão (Ref. 2B);
Administração (Ref. 2C);
Ciências Contabilísticas (Ref. 2D);
Informática de Gestão (Ref. 2E);
Estatística (Refª2F);
Matemática (Refª2G);
Secretariado (Ref. 2H);
Comum. Social/Jornalismo (Ref. 2I)
Ref. 3:
Eng. Electromecânica e/ou Mecânica (Ref. 3A);
Química e/ou Bioquímica (Ref. 3B);
Eng. Ou Gestão Ambiental (Ref. 3C);
Electricidade (Ref. 3D);
Electrónica (Ref. 3E);
Eng. Civil (Ref. 3F);
Construção Civil (Ref. 3G)
DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO:
Assegurar a docência de disciplinas relacionadas com a sua experiência
profissional/área de formação;
Desenvolver actividades de apoio aos programas curriculares já existentes;
Ministrar formação pedagógica a técnicos operacionais
PERFIL DOS CANDIDATOS:
Formação Superior e Experiência Profissional nas Áreas Referidas;
Experiência mínima de 5 anos como no ensino geral ou profissional;
Competências Pedagógicas e Certificação de Formadores como factor preferencial
Capacidade de Relacionamento Interpessoal, Maturidade Profissional,
Orientação para os Resultados, Iniciativa e Capacidade de Planeamento
Disponibilidade para estar deslocado em Angola
Capacidade de Adaptação em Cenário Geográfico Urbano/Rural
Oferecemos condições e pacote remuneratório adequado ao projecto e função.
PRAZO DE CANDIDATURA: ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2011
Os candidatos deverão enviar CV detalhado com referência à área de
candidatura (obrigatório), foto e cópia de documentos (Certificado de
Habilitações, Declarações de Experiência, CAP e/ou certificações
associadas) e indicação de experiência nas áreas referidas para:
rs.angola2011@gmail.com

As respostas devem ter a referência de área no assunto do mail enviado
(factor eliminatório).
As candidaturas serão tratadas com confidencialidade.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Formação Especializada - Técnicos Florestais‏ - PGF



A ZONAVERDE está a organizar um acção de formação para técnicos florestais, de acordo com o documento que envio anexo. Os conteúdos são os definidos de base para acção, sendo fundamental o carácter prático dos temas.
Trata-se de uma acção de formação, com carga horária de 25 horas e está prevista para se realizar em Viseu (será possível realizar-se noutro local da região Centro desde que reunamos formandos para tal).
Sendo uma de formação para técnicos, muitos dos quais activos, a formação terá que ser em horário pós-laboral.



Autoridade Florestal Nacional
Direcção de Unidade de Organização, Planeamento e Recursos Humanos

PLANOS DE GESTÃO FLORESTAL – CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS


Fundamentação:
A AFN é responsável pela gestão de uma área pública de aproximadamente 450 000ha. Nesse
sentido tem uma responsabilidade acrescida de gerir essas áreas florestais de acordo com as
boas regras de gestão florestal sustentável ou responsável, mas também de as gerir de acordo
com  as  Normas  dos  principais  sistemas  de  certificação,  respondendo  desta  forma  às
exigências do mercado, e valorizando dessa forma, quer a madeira quer os restantes produtos
delas provenientes. A implementação de sistemas de gestão florestal sustentável iniciado pela
AFN  há  aproximadamente  um  ano  revelou  necessidades  de  formação  desde  o  nível  dos
trabalhadores rurais, capatazes etc., até aos técnicos e engenheiros florestais. Nesse sentido
e dada a importância desta área de formação para o sucesso sustentado da actividade, a AFN,
tem  a  preocupação  de  assegurar  que  todo  o  pessoal  cuja  actividade  tenha  impacto  na  sua
unidade de gestão florestal – UGF, possua ou receba formação adequada, na área dos sistemas
de  gestão  florestal  sustentável.  Como  peça  fundamental  de  gestão,  o  Plano  de  Gestão
Florestal  –  (PGF)  é  obrigatório  por  Lei,  e  integra  o  sistema  de  planeamento  florestal
específico para a floresta Portuguesa. Reúne ainda um conjunto de requisitos, destacando-se
pela   sua   importância   a   implementação   /   monitorização   da   gestão   florestal,   o
acompanhamento  e  a  implementação  de  investimentos  florestais,  no  âmbito  dos  apoios
comunitários – Programa de Desenvolvimento Rural - PRODER. Por outro lado a AFN, definiu
através da sua estratégia metas a atingir, relativamente à elaboração de PGF, para as áreas
do  Domino  Privado  do  Estado  e  Perímetros  Florestais,  sob  sua  gestão;  a  AFN  é  igualmente
responsável pela tarefa de análise e aprovação de PGF para a área privada.

Objectivos:
• Dotar os formandos de conhecimentos adequados em AVALIAÇÃO DOS RECURSOS DA
UNIDADE DE GESTÃO, nomeadamente nos métodos de inventário florestal, pragas e doenças,
recursos micológicos, biodiversidade, etc;
• Proporcionar conhecimentos sobre os métodos e técnicas de MONITORIZAÇÃO.
• Dotar os formandos de conhecimentos na área de metodologias de ordenamento de espaços
florestais;
• Aplicar os conceitos apreendidos a estudo de casos;
• Identificar e aplicar os procedimentos para inventário da biodiversidade, FAVC- (florestas de
alto valor de conservação), florestal, pragas e doenças, recursos micológicos etc.;
• Descrever o conceito e princípios da monitorização;
• Planificar a realização de uma monitorização (casos práticos); Autoridade Florestal Nacional
Direcção de Unidade de Organização, Planeamento e Recursos Humanos


• Simular a execução de uma monitorização (casos práticos);
• Avaliar os resultados da monitorização (casos práticos);
• Identificar e aplicar metodologias de ordenamento dos espaços florestais;

Destinatários:
Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos

Carga Horária:
25 Horas

Conteúdo Programático:
I - Análise dos Requisitos do plano de gestão – casos práticos - 5horas
• Análise dos Requisitos do plano de gestão das Matas Nacionais e PUB
• Análise dos requisitos do PGF para áreas florestais privadas
• O PGF e os requisitos dos sistemas de certificação PEFC Portugal e do FSC

II  -  Avaliação  dos  recursos  da  unidade  de  gestão  /monitorização  do  plano  de  gestão
florestal - casos práticos - 15 horas
• O plano de gestão e a avaliação dos critérios e indicadores de GFS
• Inventário florestal
• Inventário dos recursos micológicos
• Pragas e doenças
• Inventário da biodiversidade/FAVC

• III - Metodologias de ordenamento de espaços florestais - casos práticos - 5 horas