domingo, 29 de abril de 2012

O Mundo Oculto dos Cogumelos



CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

Auditório do Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora, 11 de Maio 2012

A Micologia é uma das áreas menos conhecidas e divulgadas, mas nem por isso menos importante para conservação e manutenção dos ecossistemas. Paralelamente tem crescido o interesse pela exploração dos recursos micológicos e são múltiplos os apelos à execução de palestras e espaços de discussão desta temática.
A conferência “O mundo oculto dos cogumelos” reunirá um leque de especialistas que abordarão diversos temas de Micologia (divulgação, associativismo, conservação, exploração, gestão e regulamentação) de forma apelativa com o objectivo de atingir, sensibilizar e informar os participantes sobre esta temática.
Os cogumelos gozam de um lugar cativo no imaginário colectivo das sociedades, desde as histórias de fadas até à gastronomia gourmet, constituindo por isso a micologia um tópico aliciante quer para profissionais, quer para amadores.
Tal como os frutos produzidos pelas plantas, os cogumelos são estruturas reprodutoras produzidas por fungos, durante uma fase do seu ciclo de vida, e que representam a única parte visível destes mesmos seres vivos. Mas nem todos os fungos possuem estruturas reprodutoras macroscópicas (ou visíveis a olho nu) e como tal o termo cogumelo frequentemente aplica-se apenas às estruturas reprodutoras formadas durante a reprodução sexuada em alguns grupos de fungos, nomeadamente nos Basidiomycota e Ascomycota.
Estimativas recentes apontam para a existência de aproximadamente 1,5 milhões de espécies de fungos em todo o mundo, das quais cerca de 55000 são produtoras de cogumelos (macrofungos). Esta enorme diversidade faz do reino Fungi um dos maiores grupos de organismos conhecidos, podendo ser encontrados praticamente em todos os habitats naturais e semi-naturais, desde as florestas tropicais às planícies geladas da Antárctida. Contudo é nos ecossistemas florestais onde estes encontram o seu óptimo ecológico, ou seja, as condições ideais para se instalarem. Estas condições diferem de espécie para espécie e estão relacionadas, principalmente, com o seu modo de nutrição.
À semelhança dos animais e contrariamente às plantas, os fungos, não possuem clorofila e são por essa razão incapazes de produzir o seu próprio alimento, dependendo de outros seres vivos ou de matéria orgânica para obter a energia e os nutrientes de que necessitam. No entanto, os fungos não possuem os sistemas nem os órgãos especializados característicos da maioria dos animais e não partilham da sua mobilidade estando geralmente confinados num substrato (p. ex. no solo, em troncos, restos vegetais e animais). Como resultado adoptaram diversas estratégias nutricionais podendo: alimentar-se dos nutrientes que extraem da decomposição dos substratos que colonizam (fungos sapróbios), parasitar animais e ou plantas para conseguirem retirar os nutrientes essenciais para o seu metabolismo (fungos parasitas) ou estabelecer relações de simbiose com a maioria das plantas, facilitando a absorção de água e nutrientes para a planta e recebendo em troca os nutrientes de que necessitam (fungos micorrízicos).

Programa e inscrições aqui:

sábado, 28 de abril de 2012

Congresso Internacional EcoSaldo | Quercus | 17 e 18 de maio | Parque Biológico de Gaia


Caro vizinho global,

É com grande satisfação que a Quercus e os parceiros do projeto “Condomínio da Terra”, o convidam a participar no Congresso Internacional “EcoSaldo – A Contabilidade da Economia Verde”, que se irá realizar nos dias 17 e 18 de maio de 2012 no Parque Biológico de Gaia.

Vinte anos após a primeira Cimeira da Terra – Rio 92, Governos, instituições internacionais, ONG e sociedade civil de todo o mundo irão participar na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS ou "Rio+20"). O foco central da conferência é a transição para uma economia verde global no contexto da erradicação da pobreza e de uma governança para o desenvolvimento sustentável. A Rio+20 confronta-se com o duplo desafio de desconstruir a fatalidade da “Tragédia Comum” e viabilizar um projeto coletivo de recuperação da biocapacidade do planeta. Mas como é que seremos capazes de criar um enquadramento novo para avançarmos rumo a uma economia verde e humana? 

Para mais informação, por favor consulte em anexo o programa do Congresso “EcoSaldo – A Contabilidade da Economia Verde".

Participação gratuita!


No Blog http://rio20.blogs.sapo.pt/ poderá acompanhar todas as notícias e atividades da RIO+20 - Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Certos que podemos contar com a sua inestimável presença, a Quercus e os parceiros do projeto “Condominio da Terra” dispõem-se a prestar todos os esclarecimentos que, no seu entender, sejam necessários. 

Condomínio da Terra | Quercus
            22 374 9249      
TM             93 999 2185      
inscrever@condominiodaterra.org

Seja um vizinho global www.condominiodaterra.org

Iniciação ao Birdwatching 12 e 13 de Maio



Birdwatching na Serra da Estrela 




A grande diversidade paisagística, da Serra da Estrela, e devido à existência de diferentes ecossistemas, nomeadamente zonas húmidas, florestas, montanha, praias fluviais, escarpas, zonas agrícolas, entre outras levou a Quercus – Núcleo regional da Guarda em parceria com a Birds & Nature, com o apoio da autarquia da Guarda, organiza um Workshop de Iniciação ao Birdwatching nos dias 12 e 13 de Maio.

Neste contexto, a Quercus e a Birds & Nature, pretendem promover a reflexão sobre as potencialidades turísticas que os recursos ornitológicos representam, e que valorizam e promovem o património natural em benefício das comunidades, dos operadores económicos e da experiência proporcionada aos visitantes.

Esta formação inclui temas como a iniciação ao Birdwatching, a identificação de grupos específicos de aves, a identificação de aves de determinadas áreas geográficas e assuntos como a fotografia ou a ilustração de aves.

O Workshop compreende uma parte prática e uma parte teórica; esta última, no entanto, incide essencialmente em aspetos como o trabalho de identificação com fotografias e o treino de audição de cantos e vocalizações.
Este curso tem uma duração de dois dias (um dia no caso dos workshops), decorrendo habitualmente durante um fim de semana. A carga horária usual é de 12 horas. O Workshop de Identificação das Aves da Serra da Estrela, de um dia e meio (cerca de 3 horas de parte teórica e cerca de 9 horas de parte prática)

Com o objetivo de obter um elevado nível de aprendizagem e de participação. O workshop é limitado a 25 participantes.


PREÇO: 40€

Inclui
- Acompanhamento técnico permanente do(s) formador(es)/guia(s)
- Manual do Workshop
- Checklist das espécies a observar
- Certificado de Participação
- Disponibilização de binóculos, telescópios e guias de campo
- Seguro de acidentes pessoais por cada participante

guarda@quercus.pt

Faça a sua Inscrição aqui : https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dE43R0poNm44SVp4WkZMNklNUUVIZ2c6MA#gid=0

Apresentação do Guia Interpretativo - Rotas e Percursos da Serra da Estrela - Planalto Superior


Nota de Imprensa - Floresta: Encontro Internacional - Gaia‏



Está a decorrer no Parque Biológico de Gaia até ao dia 30 de abril, a reunião do FME (Forest Movement of Europe), um encontro internacional das Organizações Não Governamentais sobre a temática das florestas organizado pelo FERN, e que ocorre este ano pela primeira vez em Portugal, em parceria com a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Neste encontro anual estão presentes 55 elementos de 29 ONG internacionais, entre as quais a WWF, a Greenpeace, a Global Witness e a Rainforest Foundation UK, que vão ao longo destes dias discutir as problemáticas da floresta e as estratégias sobre o sector.

Após uma visita de estudo que decorreu no dia 27 de abril, a uma área de montado de sobro no Alto Alentejo no Sítio da Rede Natura 2000 de Cabeção, os trabalhos deste encontro decorrem agora no Parque Biológico de Gaia, com temas que vão da desflorestação nas florestais tropicais, a conversão do solo para monoculturas diversas como os biocombustíveis até às alterações climáticas, os serviços dos ecossistemas e os regulamentos sobre o comércio de madeiras.


V. N. de Gaia, 28 de abril de 2012

workshop certificação florestal - sistemas regionais‏


workshop: certificação florestal - sistemas regionais
viseu, maio
A Forestis vai organizar no próximo mês de Maio em Viseu o workshop "Certificação Florestal - Sistemas Regionais".
Para mais informações consulte o site da Forestis. A inscrição pode ser feita até ao dia 15 de Maio.

Pode encontrar esta e outras notícias emwww.centropinus.org

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mestrado em Engenharia Florestal: Sistemas Mediterrânicos‏

Está aberta de 23 de Abril a 20 de Maio, na Universidade de Évora, a 1ª fase
de candidatura para o curso de mestrado em Engenharia Florestal - Sistemas
Mediterrânicos:

http://www.estudar.uevora.pt/Oferta/mestrados/curso/(codigo)/359

O presente ciclo de estudos foi estruturado de forma a dar uma sólida
formação nas ciências que permitem um conhecimento aprofundado dos sistemas
florestais, bem como nas tecnologias que permitem trabalhar com predições da
resposta desses sistemas a longo prazo.
Proporciona-se igualmente uma formação avançada na gestão, a diferentes
escalas espaciais, de modo integrado e em função das multifuncionalidades
dos sistemas florestais. Tais competências técnico-científicas, adequadas
para intervir na gestão de sistemas florestais multifuncionais de grande
complexidade e importância, permitirão ao Engenheiro Florestal conceber,
projectar e desenvolver, quer a nível individual quer em equipa, ferramentas
de gestão, planeamento e ordenamento dos sistemas florestais, em particular
dos sistemas florestais mediterrânicos.

This study cycle was meant to give a solid background in sciences that will
lead to a detailed knowledge on forest systems, as well as, in technologies
in order to foresee these systems behavior on the long run. It also gives
advanced training in integrated management, at different spatial scales, of
multifunctional forest ecosystems. Such technical and scientific skills are
suitable to intervene in the management of multifunctional forest systems of
great complexity and importance, and will enable the Forest Engineering to
conceive, to design and to develop, either individually or in team,
management and planning tools of forest systems, namely the Mediterranean
one´s.

Pedido de divulgação: Workshop "Certificação Florestal - Sistemas Regionais" | Maio | VISEU.‏


A Forestis - Associação Florestal de Portugal, entidade formadora
reconhecida pelo Conselho da Fileira Florestal Portuguesa/PEFC Portugal e
acreditada pela DGERT, tem uma experiência única no apoio à implementação de
Sistemas Regionais de Certificação Florestal PEFC.

No sentido de partilhar o seu conhecimento e promover a implementação de
Sistemas Regionais de Certificação Florestal, a Forestis vai realizar um
workshop, em Viseu, que culmina com uma visita de estudo a um Sistema
Regional Certificado.

A participação neste workshop, possibilitará adquirir conhecimentos práticos
e ficar habilitado a implementar e gerir Sistemas Regionais de Certificação
Florestal. 

As inscrições devem ser efectuadas, até ao dia 15 de Maio, através do envio
da ficha de inscrição, que pode ser descarregada em
<http://www.forestis.pt> www.forestis.pt.

Neste sentido, venho por este meio pedir apoio na divulgação deste evento
junto dos vossos contactos.

Grata, despeço-me com os melhores cumprimentos,

Joana Bateira
Departamento de Formação e Educação Ambiental

Forestis - Associação Florestal de Portugal 
Rua de Santa Catarina nº753 
4000 - 454 Porto 
Tlf:             222 073 130       
Fax: 222 073 139 
www.forestis.pt <http://www.forestis.pt/

Eng. Agronomo, Eng. Florestal, Eng. Ambiente, Eng. Zootécnico



Precisa-se de Formadores (as) - Vale de Cambra - URGENTE

Zona: Aveiro Empresa: Incurso - Consultoria e Formação
Profissional, Lda Mais Info.
Categoria Educação / Formação Tipo: Part-Time
Referencia ..# 1309116 Data: 24-4-2012

Anúncio:

Precisa - se de Formador(a), com os seguintes cursos superiores:

Engª Agrícola
Engª Agro-pecuária
Engª Agro-industrial
Engª das Ciências Agrárias
Engª da Produção Animal
Engª Zootécnica
Engª Hortofrutícola
Engª dos Recursos Florestais
Engº Silvicultor
Engª Florestal
Engª Florestal e dos Recursos Florestais
Agricultura Biológica
Agricultura Ecológica
Tecnologia Agro-Alimentar
Enologia
Gestão Agrícola
Biotecnologia
Engª Biológica e Alimentar
Engª Alimentar
Engª do Ambiente e dos Recursos Naturais
Engª do Ambiente e dos Recursos Rurais
Engª do Ambiente e do Território
Organização e Gestão dos Recursos Rurais
Gestão e extensão rurais



Envie o seu CV para

catia.silva@incurso.pt

Eng. Florestal



URGENTE - Formador na área florestal precisa-se

Zona: Viseu Empresa: Regibio - Formação e Consultadoria, Lda. Mais Info.
Categoria Educação / Formação Tipo: Part-Time
Referencia ..# 1446231 Data: 22-4-2012

Anúncio:

A Regibio, Entidade Formadora Acreditada pela Direcção Geral das
Relações do Trabalho, está a executar acções de formação profissional
especializada de nível superior, financiadas no âmbito do programa
operacional PRODER, dirigidas a Técnicos do sector Agrícola, Florestal
e Ambiental.

Neste sentido, encontramo-nos em processo de selecção e recrutamento
de formadores para a Acção de Planos de Gestão Florestal.
- Duração: 25h
- Local de realização: Carregal do Sal
- Destinatários: Dirigentes de empresas ou Organizações de
Agricultores, Quadros Técnicos e Científicos
(Licenciatura/Bacharelato)
- Horário Pós-laboral
- Inicio: Maio


Requisitos obrigatórios:
- Licenciatura adequada (Florestal),
- CAP de formador;
- Experiência profissional e formativa comprovada (3 anos);


Caso preencha os requisitos indicados, envie o seu CV e respectivos
comprovativos (BI, NIF, ou Cartão do Cidadão, Certificado de
habilitações, CAP, comprovativos de experiência profissional), para

formacao.regibio@gmail.com

.

Para mais informações, contacte:
Regibio- Delegação Centro
Av. Dr. António Afonso Amaral, n.º 36 r/c esq
3400-057 Oliveira do Hospital
Telef.             238 692 308