quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Workshop: Aves Invernantes da Serra da Estrela, 3ª Edição


15 e 16 de Dezembro de 2012


Seia - Serra da Estrela

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Destinatários  |  Alojamento  |  Inscrição

 
A região da Serra da Estrela representa um dos melhores locais em Portugal para observar algumas espécies de aves invernantes que noutras regiões do país são relativamente raras. Se a altitudes baixas a diversidade de aves durante o Inverno não é muito diferente da que se pode encontrar noutras zonas do país, nas zonas mais elevadas e com maiores adversidades, ocorrem espécies que estão bem adaptadas ao clima frio e à neve, como a Ferreirinha-alpina e a Escrevedeira-das-neves. Além destas, é possível observar o Melro-de- colar, o Dom-fafe, o Lugre, a Petinha-ribeirinha, o Tordo-zornal, o Tordo-ruivo, entre outras espécies quer residentes na região quer exclusivamente invernantes.

Pretende-se assim, com a terceira edição deste curso continua a dar a conhecer a diversidade de aves que ocorrem no Inverno na região da Serra da Estrela, dar a conhecer as particularidades das migrações e das adaptações ao frio e à neve e dar a conhecer alguns dos melhores locais na Serra da Estrela para observar as aves invernantes. Além disso, pretende-se suscitar o interesse e a sensibilidade pela observação regular de aves e pela conservação da avifauna e da natureza em Portugal.

Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres, 14ª Edição



Gouveia/Seia, 7 a 9 de Dezembro de 2012
 
Toda a informação em www.aldeia.org
 
 
PROGRAMA:
Sexta-feira, 7 de Dezembro
17:00 - Abertura do secretariado e recepção dos participantes
18:00 – Abertura, apresentação do curso e das entidades organizadoras

18:30 – Módulo 1 – Identificação de Animais Silvestres
- Identificação de espécies mais frequentes em centros de recuperação
- Determinação de idade e sexo em espécies que ingressam mais frequentemente
- Causas de ingresso mais comuns para cada espécie
- Particularidades e características relevantes para os procedimentos de recuperação 
20:30 - Final da sessão.


Sábado, 8 de Dezembro
09:00 - Módulo 2 – Introdução e Princípios Básicos
- Centros de Recuperação de Fauna Silvestre em Portugal
- Conceitos gerais básicos sobre a Recuperação de Fauna silvestre
- Aspectos relacionados com a Gestão e Funcionamento de um Centro de Recuperação
- Potencialidades e Responsabilidades de um Centro de Recuperação
- Estratégias e ferramentas de Educação Ambiental
- Recursos Bibliográficos, Internet e Oportunidades de Formação

11:00 – Intervalo

11:15 – Módulo 3 - Desenho e Estruturação de Instalações - Espaços, material e equipamento necessário
- Enriquecimento ambiental
- Pontos críticos

13:00 – Pausa para Almoço

15:00 – Módulo 3 – Visita guiada às instalações do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens no Parque Natural da Serra da Estrela em Gouveia
- Apresentação dos diferentes espaços de trabalho
- Discussão sobre trabalho desenvolvido e potencialidades futuras
- Identificação de pontos críticos

17:00 – Intervalo

17:30 - Módulo 4 – Manipulação de Animais Silvestres
- Captura, contenção e manuseamento de animais selvagens
- Aspectos relacionados com a Segurança e Protecção de animais e pessoas
- Particularidades relevantes de cada espécie que condicionam as técnicas utilizadas

18:30 – Módulo 5 - Exame Físico
- Aspectos anatómicos
- Aspectos fisiológicos
- Protocolos e sistematização de procedimentos

19:30 – Discussão e esclarecimentos de dúvidas
20:00 – Fim dos trabalhos


Domingo, 9 de Dezembro

10:00 – Módulos 4 e 5 (cont.) – Treino de Técnicas de Manipulação e Exame Físico

12:30 – Pausa para Almoço

14:30 – Módulo 6 - Ligaduras - Tipos de ligaduras e indicações para diferentes casos clínicos e espécies
- Treino das diferentes técnicas de aplicação de ligaduras
- Problemas e dificuldades mais frequentes

16:30 – Pausa para Café

17:00 – Módulo 7 – Fluidoterapia e Administração de Medicamentos e Alimentos
- A importância da avaliação de grau de desidratação e administração de fluidos
- Cálculo de doses
- Técnicas e vias de administração
- Alimentação em função da espécie e caso clínico
- Conceitos e técnicas de disponibilização de alimento
- Riscos e problemas mais frequentes

18:30 – Esclarecimento de dúvidas
19:00 – Encerramento do curso

Comunicado | Quercus assinala hoje 27 Anos de existência: Prémio Quercus 2012 para Raimundo Quintal e Herdade do Freixo do Meio‏


logo

Quercus assinala hoje 27 Anos de existência
Prémio Quercus 2012 para Raimundo Quintal e Herdade do Freixo do Meio



A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, Organização Não Governamental de Ambiente com maior intervenção à escala nacional, comemora hoje, dia 31 de Outubro, o seu 27º aniversário, com a realização de um jantar comemorativo onde será atribuído o Prémio Quercus 2012. Este jantar decorrerá pelas 19:30 horas, no Hotel Radisson Blu Lisboa (Campo Grande) e no final do mesmo terá lugar a cerimónia de entrega do Prémio Quercus, que este ano galardoou o Professor Doutor Raimundo Quintal e a Herdade do Freixo do Meio, ex-aequo.

A Quercus tem constituído uma referência de intervenção ambiental ao longo da sua existência, com uma análise crítica e participada sobre as opções políticas e da sociedade portuguesa nos domínios do ordenamento do território, conservação da natureza, energia e alterações climáticas, recursos hídricos, resíduos, entre outros. A sua implementação regional através de quase duas dezenas de Núcleos permite-lhe uma acção próxima dos problemas locais. O trabalho desenvolvido pela Quercus é na grande maioria assegurado por voluntários.

Na comemoração dos seus 27 anos de história, a Quercus decidiu, através de decisão participada dos seus órgãos, atribuir o Prémio Quercus 2012, ex-aequo, ao Professor Doutor Raimundo Quintal e à Herdade do Freixo do Meio, pelo trabalho meritório que ambos têm realizado na área do Ambiente, tanto ao nível nacional, como internacional.

Raimundo Quintal nasceu no Funchal (Madeira), em 1954, tendo-se licenciado e doutorado em Geografia, pela Universidade de Lisboa. É autor de diversos livros e numerosos artigos nas áreas da Ecologia, Biogeografia e Educação Ambiental, assim como realizador de documentários sobre património natural e cultural, exibidos em televisões nacionais e internacionais. É igualmente sócio fundador e Presidente da Direcção da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal.
Foi Vereador do Pelouro do Ambiente, Educação e Ciência da Câmara Municipal do Funchal, de Janeiro de 1994 a Janeiro de 2002. Entre os projectos de conservação da natureza, de requalificação paisagística e de educação ambiental que liderou, destacam-se a criação do Parque Ecológico do Funchal. Posteriormente tem tido uma acção muito prática na reflorestação das serras do Funchal e na defesa do património natural da região, manifestando-se contra alguns projectos megalómanos que atentam contra o Ambiente e defendendo políticas mais interventivas, nomeadamente no que respeita aos inúmeros riscos que a Região corre devido à acção humana e orografia, por exemplo aquando aluviões (como o de 20 de Fevereiro de 2010) e os incêndios (como o de 2010 e 2012).

A Herdade do Freixo do Meio é uma herdade alentejana, actualmente com 440ha de montado de sobro e azinho, próxima de Montemor-o-Novo, totalmente convertida ao Modo de Produção Biológico, desde 2001. A actual gestão, efectuada pela Sociedade Agricola Freixo do Meio, Lda, iniciou-se em 1990 após o período em que a herdade foi nacionalizada. Na procura de uma actuação responsável, o projecto do Freixo do Meio desenvolveu-se centrado no desempenho de funções sociais de forma compatível com o funcionamento do nosso planeta. Trabalho, alimento, energia, saúde, lazer, formação, investigação, preservação, cultura, procurando uma redução progressiva da pegada ecológica, a transição para uma realidade pós-carbono e uma crescente autonomia de recursos. Para além da produção da maioria das matérias-primas da dieta mediterrânica, a Herdade apostou também nos serviços turístico-didacticos, que surgiram naturalmente com o objectivo principal de aproximar a sociedade em geral do projecto. Compreendem hoje a visita guiada, percursos pedestres, refeições tradicionais, alojamento, passeios de burros, a cavalo. O projeto compreende ainda uma área de gestão ambiental e de preservação, onde se destaca o plano de conservação do gato bravo, a reserva genética do Cavalo sorraia, e a Microreserva do Carvalhal da Barranca da loba. Iniciou-se em 2012 a multiplicação certificada de sementes regionais de leguminosas e de hortícolas.


O Prémio Quercus

O Prémio Quercus foi instituído com o objectivo de distinguir entidades, empresas ou cidadãos que se evidenciem na defesa do ambiente e na promoção do desenvolvimento sustentável:

- Em 2004, primeiro ano em que o Prémio Quercus foi atribuído nos moldes actuais, a “Plataforma Nunca Mais” foi a distinguida em reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido em sequência do desastre ocorrido com o petroleiro “Prestige”, em Novembro de 2002, que contaminou de forma extensa o mar e a costa da Galiza, ameaçando também o território Português.

- Em 2005 o Prémio foi atribuído a Gonçalo Ribeiro Telles e José Sá Fernandes pelo empenho na defesa do ambiente e de um adequado ordenamento do território.

- Em 2006 a Câmara da Chamusca e o Eng. Gomes Pedro foram os distinguidos, respectivamente pela forma exemplar como desenvolveu o processo de participação pública na discussão da instalação de um CIRVER (Centro Integrado de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos) e por toda uma vida dedicada ao estudo e preservação da flora, quer em Portugal, com um trabalho extenso desenvolvido sobre a vegetação da Arrábida, quer no continente Africano.

- Em 2007 o galardoado pelo Prémio Quercus foi o programa BIOSFERA, produzido para a RTP pela Farol de Ideias, pela forma exemplar como manteve as questões de ambiente em discussão ao longo de um período em que outros temas, nomeadamente económicos e sociais, ganhavam importância nos media portugueses.
- Em 2008 a Junta de Freguesia da Ericeira foi distinguida com o Prémio Quercus por ter vindo a demonstrar, através de um conjunto alargado de projectos, o seu empenho e a sua insistência em ser um contributo para a minimização dos problemas ambientais, juntamente com, a título póstumo, o Dr. José Cardoso da Rocha, reputado Cirurgião-Pediatra, por ter sido um dos pioneiros da Agricultura Biológica em Portugal.
- Em 2009 o Prémio Quercus foi atribuído ao Engenheiro Silvicultor e Arquitecto Paisagista António Facco Viana Barreto pela sua longa carreira dedicada ao ordenamento do território e por ter sido o ideólogo de instrumentos jurídicos essenciais nessa área, juntamente com, a título póstumo, Veríssimo de Freitas da Silva Borges, Biólogo e ambientalista, pelo contributo de toda uma vida à causa ambiental revelando-se um dos mais activos dirigentes da Quercus e, no contexto açoriano, uma das vozes mais insistentes na defesa dos valores ambientais.
- Em 2010, foram distinguidos com o Prémio Quercus, Carlos Pimenta, Engenheiro Electrotécnico, e Luísa Schmidt, Socióloga e Investigadora, o primeiro galardoado destacando-se por ter deixado uma marca de competência e determinação na promoção da sustentabilidade aquando da sua passagem pela governação de Portugal, entre 1983 e 1987, como Secretário de Estado do Ambiente e a segunda galardoada pela promoção da análise social acutilante das questões ambientais e da sustentabilidade, através de projectos de investigação e divulgação destas temáticas junto da sociedade portuguesa.

- Em 2011, o Prémio Quercus foi atribuído ao Parque Biológico de Gaia e a Viriato Soromenho-Marques, o primeiro pelos quase 30 anos de trabalho em prol do Ambiente, nomeadamente ao nível da Educação Ambiental em Portugal e o segundo, pela intensa actividade ligada à defesa do ambiente que desenvolve desde 1978, destacando no seu percurso a coordenação científica do Programa Gulbenkian Ambiente.

Lançamento do novo site da Quercus

Por ocasião do seu 27º aniversário, a Quercus lança também uma versão totalmente nova do seu site oficial na Internet - em www.quercus.pt - com uma imagem mais limpa, moderna e organizada, permitindo uma pesquisa de conteúdos e um conhecimento do universo da Associação mais eficaz. Neste novo site, que conta com uma loja online em breve disponível, está também integrada a Quercus TV, uma plataforma de vídeo que mostrará conteúdos da autoria da Quercus, entre outros.

FUTURO - projeto 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto‏


Participe nas próximas ações de plantação, manutenção e monitorização de árvores nativas
FUTURO - projeto 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto
Estas ações estão integradas no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, uma iniciativa cuja meta até 2015 é reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região, e cuidar destas áreas.

Neste momento está em curso em Arouca, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, S. João da Madeira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde. Na época passada foram plantadas 11.500 árvores nativas com a participação de mais de 30 organizações e 2.000 voluntários.

Entre outubro de 2012 e fevereiro de 2013 assumimos conjuntamente a meta de plantar 22.000 novas árvores e continuar as tarefas de erradicação de espécies infestantes, de limpeza de áreas e de monitorização das nossas ações. 
CALENDÁRIO3 de novembro | Monitorização da plantação da época anterior
Sardoeira | Trofa | 09h30 - 13h00
Entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012 plantamos 4239 árvores nativas na Sardoeira, uma área no concelho da Trofa. Esta manhã vamos averiguar qual é o estado dessas árvores, estudar a taxa de sobrevivência média e ainda plantar cerca de 200 árvores. Se quer conhecer bem este projeto, aprender coisas e dar um contributo para este sonho comum - uma área metropolitana com floresta nativa - apareça! Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal da Trofa e da ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave.
8 de novembro | Projeto FUTURO – 100.000 árvores
e-learning café UP| Porto | 17h30 – 19h00
Uma conversa pensada para as pessoas que conhecem ou não o projeto das 100.000 árvores. Faremos uma apresentação simples sobre os motivos que nos levam a plantar árvores e cuidar das florestas nativas, bem como o que estamos a fazer e como. Não é precisa inscrição para esta atividade. Basta aparecer à hora marcada no simpático e-learning café (junto à estação de metro do Pólo Universitário).
10 de novembro | Plantação
Serra de Santa Justa | Valongo | 09h30 - 13h00

Faremos um controlo de vegetação e retancha (substituição de árvores mortas), bem como algumas ações para reduzir e evitar a concorrência da vegetação herbácea e arbustiva. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de Valongo.
10 de novembro | Plantação
Castro do Monte Padrão | Santo Tirso | 09h30 - 13h00

Faremos um controlo de vegetação e retancha (substituição de árvores mortas), bem como plantação de novas árvores nativas. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso e da ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave.
O FUTURO - projeto 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto é promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (Cre.Porto), uma plataforma com dezenas de entidades que colaboram para desenvolver projetos inovadores e relevantes para a sustentabilidade da região. A rede é coordenada pela Área Metropolitana do Porto e pela Universidade Católica Portuguesa (Porto).

Calendário até 2013 sujeito a alterações de última hora, nomeadamente devido às condições meteorológicas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Horta do Botânico: Curso de Cogumelos na Casa Das Ervas Silvestres

É com grande prazer que queremos convidar-vos para participar na Oficina "Cogumelo Sinérgico" que irá decorrer no próximo fim-de-semana (2-4 Novembro) na Casa Das Ervas Silvestres, perto de Montemor-o-Velho.

Este curso já é especial porque vão aprender como cultivar cogumelos com métodos fáceis e acessíveis para cada pessoa com cozinha e armário em todos os ambientes pensáveis: num apartamento na cidade, numa horta ou um quintal ou numa floresta. Para além disso, os formadores Pedro Prata e João Oliveira conseguem abrir um novo universo para nós, participantes.

Cogumelos não são só para comer ou para evitar por causa da toxicidade. São os frutos da maior "internet natural" do mundo, a rede dos micélios. Todos os elementos da natureza são ligados através desta rede, permitindo comunicação, transporte e transformação. Então, mesmo que não gostam de cogumelos, quando querem perceber mais do papel do micélio em sistemas naturais para começar a usufruir das sinergias potenciais na horta e na floresta, este curso é o ponto de partida mais ideal. Há pessoas com autoridade que dizem que os cogumelos podem salvar o mundo!(transcrição disponível em Português)

Venham aprender e fazer parte da rede nacional dos alunos do Pedro e do João, que continuam a praticar. Sejam rápidos a reservar o vosso lugar, só há 10 vagas ainda...

Um abraço, pela Transição Coimbra, Annelieke van der Sluijs.

PS, para ficar com inspiração:
http://www.forbiddenknowledgetv.com/videos/biology/fantastic-fungi-the-spirit-of-good.html
Estrelando Paul Stamets, um dos professores do Pedro Prata

CURSO DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS PARA OBTENÇÃO DE CARTÃO DE APLICADOR





13 - 17 e 20 - 24 de Novembro de 2012 > PÓS-LABORAL 

CONSULAI organiza, em parceria com a APAS Floresta e a Syngenta, o Curso de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos em Explorações Agroflorestais, homologado pela Direção Regional de Agricultura, o qual permitirá a obtenção do Cartão de Aplicador. O curso decorrerá em regime pós-laboral, com uma duração de 35 horas e terá inicio a 13 de novembro 2012. A formação será ministrada nas instalações da APAS FLORESTA e em propriedades agroflorestais, no Cadaval. 


Contactos:
Sónia Gonçalves 
TLM             918 928 923                   213 629 553       F 213 621 091
sgoncalves@consulai.com

Plantação, manutenção e monitorização de árvores nativas | FUTURO - projeto 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto


O projeto FUTURO é uma das iniciativas de reflorestação apoiadas pelo Floresta Comum. Por cada quilograma de rolhas recolhidas pelo Green Cork é plantada uma árvore pelo Floresta Comum.

Próximas ações do FUTURO

3 de novembro | Monitorização da plantação da época anterior | Sardoeira | Trofa | 09h30 - 13h00
Entre novembro de 2011 e fevereiro de 2012 plantamos 4239 árvores nativas na Sardoeira, uma área no concelho da Trofa. Esta manhã vamos averiguar qual é o estado dessas árvores, estudar a taxa de sobrevivência média e ainda plantar cerca de 200 árvores. Se quer conhecer bem este projeto, aprender coisas e dar um contributo para este sonho comum - uma área metropolitana com floresta nativa - apareça! Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal da Trofa e da ASVA - Associação de Silvicultores do Vale do Ave.

8 de novembro | Projeto FUTURO - 100.000 árvores | e-learning café UP | Porto | 17h30 - 19h00
Uma conversa pensada para as pessoas que conhecem ou não o projeto das 100.000 árvores. Faremos uma apresentação simples sobre os motivos que nos levam a plantar árvores e cuidar das florestas nativas, bem como o que estamos a fazer. Basta aparecer à hora marcada no e-learning café (junto à estação de metro do Pólo Universitário).

10 de novembro | Plantação | Serra de Santa Justa | Valongo | 09h30 - 13h00
Faremos um controlo de vegetação e retancha (substituição de árvores mortas), bem como algumas ações para reduzir e evitar a concorrência da vegetação herbácea e arbustiva. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de Valongo.

10 de novembro | Plantação | Castro do Monte Padrão | Santo Tirso | 09h30 - 13h00
Faremos um controlo de vegetação e retancha (substituição de árvores mortas), bem como plantação de novas árvores nativas. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso e da ASVA - Associação de Silvicultores do Vale do Ave.

17 de novembro | Quando os romanos comiam castanhas | Cividade de Bagunte | Vila do Conde | 14h00-18h00
Nesta atividade que decorre na Cividade de Bagunte (Vila do Conde) vamos recolher castanhas e elaborar uma sopa à moda dos romanos, bem como assar castanhas num forno tradicional utilizado quando a Cividade estava a ser habitada, fazendo uma aproximação aos ingredientes e técnicas gastronómicas da época. Seremos orientados pelos arqueólogos da Câmara Municipal de Vila do Conde, que têm estudado como os Galaicos e os Romanos conviviam e usavam a floresta. Os participantes poderão inclusivamente usar trajes da época.

23 de novembro | Plantação | Monte Padrão | Santo Tirso | 09h00-13h00
No Dia da Floresta Autóctone vamos plantar 1.000 árvores nativas no Castro do Monte Padrão. O Castro do Monte Padrão é uma área arqueológica onde se conhece ocupação humana desde o séc. IX a.C. até ao séc. XV. A área florestal em redor do Monte Padrão ardeu em 2010 e neste momento está a ser feito um esforço de reflorestação com as mesmas espécies nativas que se sabe terem existido no passado: carvalho-alvarinho, pilriteiro, medronheiro, aveleira, castanheiro. O ano passado plantamos nesta área 3.327 novas árvores e este ano queremos plantar mais 4.500. Junte-se à história . Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso e da ASVA - Associação de Silvicultores do Vale do Ave. Participam nesta ação os colaboradores da EDP Gás.

24 de novembro | Plantação | Ponte do Carro | Matosinhos | 14h00-17h00
Como forma de assinalar o Dia da Floresta Autóctone vamos plantar 100 árvores nesta zona ribeirinha do Leça no Parque da Ponte do Carro. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de Matosinhos e pelo Ecoclube Guarda Rios.

24 de novembro | Plantação | Almoínhas | Trofa | 09h30-13h00
Como forma de assinalar o Dia da Floresta Autóctone, o Agrupamento de Escuteiros de S. Romão e voluntários vão plantar 450 árvores nativas nesta área. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal da Trofa e da ASVA - Associação de Silvicultores do Vale do Ave.

24 de novembro | Plantação | Castro do Monte Padrão | Santo Tirso | 09h30-13h00
Como forma de assinalar o Dia da Floresta Autóctone, convidamos todos os interessados a plantar árvores nesta estação arqueológica na qual já temos muito trabalho feito. O ano passado plantamos 3.327 castanheiros, carvalhos, pilriteiros, aveleiras e outras espécies nativas nesta área. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso e da ASVA - Associação de Silvicultores do Vale do Ave.

24 de novembro | Plantação | Paisagem Protegida do Mindelo | Vila do Conde | 09h30-13h00
Como forma de assinalar o Dia da Floresta Autóctone vamos plantar mais 600 árvores nativas na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Portucalea.


Informação sobre estas e outras atividades e datas sempre atualizada em http://embaixadadafloresta.blogspot.com <http://embaixadadafloresta.blogspot.pt/> | Para participar inscreva-se aqui <https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGlObHA1Z2FLSkdudEZiaDIyS3BYdmc6MQ#gid=0>

8º Jornadas Micológicas (24 e 25 de novembro)






A Almargem promove, nos próximos dias 24 e 25 de novembro, a XIII edição das Jornadas Micológicas. Preparámos este ano para si um programa especial, com atividades distintas, a saber:
No dia 24 de novembro, entre as 15h00 e as 19h00, terá lugar no Centro Ambiental da Pena (Aldeia da Pena – Salir), o Curso de Iniciação ao Cultivo de Cogumelos. Uma ação que lhe permitirá desenvolver as competências básicas para se iniciar no cultivo de cogumelos. Esta formação, dinamizada por Fernando Castro, tem um custo de 30 € (sócios e estudantes) e 35 € (não sócios).
Já no dia 25 de novembro, poderá participar numa atividade tradicional das Jornadas Micológicas da Almargem: Recolha e Identificação de Cogumelos Silvestres. O programa para esta dinâmica engloba um pequeno percurso pedestre, na região de Barraco do Velho, para recolha de alguns espécimes de cogumelos silvestres, para posterior identificação. Para completar o programa deste dia, poderá também deliciar-se com um almoço tradicional da Serra do Caldeirão. Esta atividade orientada por Norberto Santos (AFN), tem as seguintes modalidades de inscrição: 
Saída de campo: 5€ Sócios / 10€ Não Sócios; ou Saída de campo + Degustação + Almoço: 15€ Sócios / 20€ Não Sócios.

pr np: 4406 - inquérito público

pr np: 4406 - inquérito público
sistemas de gestão florestal sustentável
Está em processo de Inquérito Público o projecto de Norma Portuguesa -prNP4406-, para "Sistemas de gestão florestal sustentável:  Aplicação dos critérios pan-europeus para a gestão florestal sustentável".
Eventuais críticas ou sugestões devem ser enviadas ao Instituto Português da Qualidade, Departamento de Normalização.
Para consultar o documento clique aqui. Para mais informações visite o  sitio do Instituto Português da Qualidade em www.ipq.pt.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

seminário internacional 'floresta e sociedade'‏

seminário internacional 'floresta e sociedade'
19 e 20 de novembro, porto
A Forestis vai realizar o seminário internacional "Floresta e Sociedade", nos dias19 e 20 de Novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, que reunirá diversos especialistas cujos contributos pretendem valorizar o debate em torno da floresta e dos compromissos da sociedade em termos da preservação e aproveitamento dos recursos naturais.
Para conhecer o programa clique aqui e visite o sítio da Forestis para obter mais informações e a ficha de inscrição.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Eng. Agronomo, Eng. Florestal



Eng.º Agrónomo / Florestal

Empresa: Multi Welldone Lda.
Tipo: Part-Time
Data: 23-10-2012
Zona Porto
Categoria Engenharia ( Ambiente )

Anúncio:

Descrição das tarefas:

- Elaboração de projetos de construção de jardins e espaços verdes;
- Elaboração de orçamentos relativos às operações de jardinagem, tendo
em conta os meios técnicos e humanos necessários para a execução do
serviço;
- Coordenação e organização dos trabalhos a desenvolver, para a
execução de trabalhos de jardinagem de acordo com o projecto.


Requisitos:

- Licenciatura em engenharia Agrónoma/Florestal ou similar;
- Experiência profissional na função mínima de 2 anos;
- Carta de condução e viatura própria;
- Forte sentido de responsabilidade;
- Bom relacionamento interpessoal;
- Residência na área do Grande Porto;
- Mobilidade geográfica;
- Disponibilidade horária.


Para formalizar a sua candidatura, deverá enviar o seu CV atualizado
com foto para:

geral@multi-welldone.pt

Convite para Apresentação da Plataforma da Biodiversidade 29 OUT | CM Vila Real


O Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da UTAD vem por este meio convidar V. Exas. a abertura da exposição de "A Entomologia pela Pintura" do Engº Passos de Carvalho no dia 29 outubro no Átrio da Câmara Municipal  de Vila Real, pelas 17h30 .

A abertura da exposição assinala a divulgação da Plataforma Web de Biodiversidade e o lançamento do Fórum de Biodiversidade.

Montaria Javali em Manteigas


Sement Event - 17 a 25 de novembro - Mata Nacional do Buçaco - Toda a programação.


domingo, 21 de outubro de 2012

Pinuspress 29




regulamento comércio de madeira
A edição mais recente do boletim em papel do Centro PINUS já se encontra disponível.
O tema principal é o regulamento europeu sobre o comércio de madeira aplicável a partir de Março de 2013, pretendendo-se alertar todos os agentes do sector florestal para a necessidade de se prepararem.
Para fazer download clique aqui.
Se pretende passar a receber o pinuspress por correio por favor envie morada parainfo@centropinus.org.
Encontre esta e outras notícias emwww.centropinus.org

Técnico florestal/agricola com conhecimentos SIG‏


Divulga-se a seguinte oportunidade:

Rotas e Percursos da Serra da Estrela‏

 Informam-se todos os interessados que a obra  Rotas e Percursos da Serra da Estrela, editada pelo CISE/Município de Seia, já se encontra disponível em www.fnac.pt. Muito em breve estará também à venda na rede de lojas FNAC.


Rotas e Percursos da Serra da Estrela constitui um guia prático para a descoberta da área que abrange os planaltos mais elevados da serra da Estrela e dos vales que deles irradiam.
Nesta obra, propõe-se um itinerário automóvel de âmbito geral, que permite um acesso fácil e rápido aos principais locais de interesse turístico da serra, e que articula com um conjunto de percursos pedestres de pequena rota, possibilitando uma exploração mais pormenorizada da montanha.
Da obra faz parte ainda uma carta turística destacável representada à escala de 1:30 000.

Oficina de Cogumelos



Uma Oficina Teórica e Prática sobre Cultivo caseiro de cogumelos e Sinergias Micológicas.
Formador: Pedro Prata e João Cortes de Oliveira
E como o mundo dos cogumelos é tão importante para solo, plantas e seres vivos, vamos trazer à Quinta do Luzio uma oficina prática de fim-de-semana sobre as suas utilizações, cultivo e sinergias em permacultura. O programa de fim-de-semana é teórico-prático e incluí material informativo, um mini-kit de frasco e uma lamparina de inoculações. No final da formação os participantes estarão capacitados a fazer kits de cogumelos e saber como cultivá-los na sua horta e em contextos de bosques comestíveis.
Investimento: 80 € – 2 dias / 40€ – 1 dias* – campismo incluído
Incluí ainda para inscritos nos 2 dias:
Um mini-kit de frasco (200ml)
Tabelas e parâmetros de crescimento
Uma lamparina para inoculações

X ENCONTRO MICOLÓGICO DA ESAV





  • A Escola Superior Agrária de Viseu organiza pela décima vez o seu Encontro Micológico, um encontro à volta dos cogumelos, um convívio saudável e uma forma diferente de abordar a ciência, a natureza e o respeito pelos seus recursos.
    Estamos à tua espera!

    Mais informações e ficha de inscrição em:
    http://www.esav.ipv.pt/10em/