quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Colóquio O Lobo Ibérico na Beira Interior



Colóquio ''O lobo Ibérico na Beira Interior'' - Almeida, 16 de Março de 2013


A Associação Transumância e Natureza, convida todos os interessados a assistir ao Colóquio “O Lobo Ibérico na Beira Interior”, que irá decorrer em Almeida, no dia 16 de Março de 2013 (sábado). 
Este evento, organizado em parceria com o Grupo Lobo e a CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), vai contar com a presença de Duarte Pereira, Francisco Petrucci-Fonseca, Francisco Álvares, entre outros oradores.
O evento terá início às 10 horas e tem o fim previsto para as 17horas. As inscrições têm um preço de 5€ e poderão ser feitas para o secretariado da ATN, através do email secretariadoatn@gmail.com ou pelo número 271 311 202.
Em breve será anunciado o programa completo.

Associação Transumância e Natureza invites you to attend the Seminar “The Iberian Wolf in Beira Interior - Portugal”, that will take place at Almeida, on march 16, 2013 (Saturday).
This event, organized in partnership with Grupo Lobo and CIBIO (Research Centre in Biodiversity and Genetic Resources), will have the presence of Duarte Pereira, Francisco Petrucci-Fonseca, Francisco Álvares, among other speakers.
The event will begin at 10 am and ends around 17 pm. The registration costs 5 € and can be made through ATN's administrative assistant, secretariadoatn@gmail.com or by calling + 351 271 311 202.
The complete programme will be available soon.

Vote no Futuro - pedido‏


Vimos por este meio solicitar o vosso apoio para O FUTURO – projecto 100.00 árvores na AMP que é um dos parceiros dos nossos projectos Green Cork e Floresta Comum da Quercus. 

Até 5 de março 2013 irá decorrer a votação online para atribuir o Prémio Internacional do Público “Terre de FEMMES 2013”. O FUTURO – projeto 100.000 árvores na AMP é um dos grandes candidatos.
  
Agradecemos a vossa participação! J

Nota: atenção que não basta clicar "je vote". depois de aparecer "Je soutiens le projet de Marta PINTO..." é preciso escolher uma das opções para confirmar o voto (facebook, twitter ou formulário).
comunicado_prémio internacional.jpg

LIFE+ - Sessão de Divulgação - 15 março 2013‏


A APA, IP, em colaboração com o ICNF e a Comissão Europeia, vai organizar em Portugal uma Sessão de Informação, no próximo dia 15 março 2013, às 9H00, no Auditório da Agência Portuguesa do Ambiente, IP em Alfragide, sobre o programa LIFE+. O objectivo é informar os potenciais interessados sobre o programa LIFE+ e apoiar a preparação de candidaturas a entregar em 2013.

Programa e a ficha de inscrição, esta informação pode  ser descarregada através do link:

Por favor enviar o formulário de inscrição para lifemais@apambiente.ptaté ao próximo dia 12 março 2013.

Iniciativas de plantação na Região do Porto - Já este Sábado - 2 de Março‏

PLANTAR UMA ÁRVORE | CENTRO REGIONAL DE EXCELÊNCIA DO PORTO
INICIATIVAS DE PLANTAÇÃO NA REGIÃO DO PORTO

Inscrições Abertas e Gratuitas em
https://docs.google.com/a/plantarumaarvore.org/spreadsheet/viewform?formkey=dGlObHA1Z2FLSkdudEZiaDIyS3BYdmc6MQ#gid=0


INICIATIVA DE PLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO | VALONGO
2 Março | Sábado | 09h30-13h00 | Serra de Santa Justa

Nesta iniciativa serão plantadas as seguintes espécies numa nova área do projeto: azevinho, carvalho-alvarinho, castanheiro, folhado, medronheiro e pilriteiro. Também faremos a retancha da área adjacente.

INICIATIVA DE PLANTAÇÃO | GONDOMAR
2 Março | Sábado | 09h30-13h00 | Serras de Banja e Santa Iria

Nesta iniciativa o trabalho de reflorestação continua nas parcelas iniciadas na época passada.

Inscrições Abertas e Gratuitas em
https://docs.google.com/a/plantarumaarvore.org/spreadsheet/viewform?formkey=dGlObHA1Z2FLSkdudEZiaDIyS3BYdmc6MQ#gid=0

INFORMAÇÃO ADICIONAL
Estas iniciativas realizam-se são desenvolvidas no âmbito do projeto FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovido pelo CRE_Porto, em parceria com o Plantar Uma Árvore, que convoca a sua comunidade para as iniciativas.

Após a inscrição irá receber, dias antes do dia da iniciativa, um e-mail com indicações relativas ao ponto de encontro e recomendações para a iniciativa.


Plante esta Ideia

Participe! Mobilize! Divulgue! Cada pessoa conta!
www.plantarumaarvore.org
www.facebook.com/PlantarUmaArvore

Cientistas usam resina para criar plástico biodegradável

Cientistas usam resina para criar plástico biodegradável


Conhecendo os efeitos devastadores que a poluição de plástico causa no meio ambiente, muitos cientistas estão a trabalhar na criação de alternativas sustentáveis para os materiais feitos de petróleo. Chuanbing Tang, em particular, está a estudar a forma como a resina das árvores se pode tornar em plástico reutilizável e biodegradável.
A seiva dos pinheiros é especialmente rica em hidrocarbonetos, sendo que a matéria tem uma composição semelhante à do petróleo. Por via da polimerização, ela pode ser modificada quimicamente para se tornar numa versão biodegradável dos plásticos comuns. Não tem ainda a mesma resistência do petróleo, mas Tang, da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, acabou de receber o prémio Career da National Science Foundation que lhe vai permitir investigar e tornar o componente num concorrente viável do petróleo.
“O objectivo é perceber como é que as composições macromoleculares ditam as propriedades dos materiais que fazemos”, explica o investigador. “Se conseguirmos estabelecer relações claras das propriedades estruturais, seremos capazes de alcançar os mesmos resultados que agora temos com os polímeros feitos a partir de petróleo.”
De acordo com a sua pesquisa, as moléculas derivadas de árvores são boas fontes de cicloalifáticos e estruturas aromáticas adequadas para a polimerização. Com rígidas estruturas moleculares e repulsa à água, elas podem tornar-se excelentes candidatas para uma série de novos plásticos, avança o Inhabitat.
As resinas naturais podem assim tornar-se em breve numa ferramenta importante para a criação de compostos mais sustentáveis do que os actuais combustíveis fósseis.
Foto: Sob licença Creative Commons In Greensavers

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Mega ação de voluntariado para ajudar a Mata Nacional do Buçaco


A Mata Nacional do Buçaco também sofreu com a tempestade registada em todo o país, no passado mês de janeiro. Quer ajudar a restaurar o que ficou destruído? Então junte-se a nós dia 16 de março (sábado). Mais informações aqui. 

Na sequência do temporal que assolou a Mata Nacional do Buçaco, e consequentemente o seu património natural e cultural, no passado dia 19 de janeiro, e ainda em resposta às inúmeras ofertas de colaboração, a Fundação Mata do Buçaco organiza agora uma mega ação de voluntariado dirigida a todos aqueles que pretendam ajudar a Mata e devolver-lhe todo o seu esplendor.
A atividade realiza-se dia 16 de março (sábado), terá início às 10h00 com término às 17h00 e consiste na remoção de vegetação que se encontra a obstruir caminhos e bermas, bem como de galhos e outro material lenhoso, da Via-Sacra, réplica única de Jerusalém com um total de 20 passos – Paixão e Prisão.
O material será transportado para transportes devidamente equipados, sendo que existirá também paralelamente máquinas adequadas para o fabrico de estilha, com objetivo de posterior aplicação no terreno. O ponto de encontro será em frente ao Convento de Santa Cruz do Buçaco (no núcleo central da Mata).

Aconselha-se aos participantes roupa e calçado confortável, possuírem luvas, caso seja possível, e realizarem a sua inscrição através do 231 937 000 ou doatividade@fmb.pt, por uma questão de logística. No entanto, a inscrição não é obrigatória.

Colaborador Externo em Flora/Vegetação para Bio3



Descrição da empresa
A Bio3 é uma empresa de consultoria, investigação e sistemas de informação em biologia. Para mais informações, consulte por favor o site www.bio3.pt.

Descrição da função
- Técnico especialista em flora e vegetação

Requisitos de candidatura
- Licenciado em Biologia, Ecologia ou Eng.ª Florestal
- Elevado grau de conhecimento em identificação de flora de Portugal
- Experiência em realização de trabalho de campo na área da flora e vegetação
- Conhecimentos de SIG e conceitos de cartografia
- Conhecimentos em delineamento experimental e análise de dados
- Carta de condução
- Disponibilidade para deslocações frequentes em todo o país

As candidaturas que não preencherem os requisitos mencionados não serão consideradas.

Perfil do candidato
- Ser responsável e organizado
- Possuir espírito de equipa
- Será dada preferência aos candidatos que possam utilizar viatura própria todo-o-terreno

Elementos necessários à candidatura
- Curriculum Vitae
- Carta de motivação

Prazos de candidatura
1 de março

Resposta por e-mail para candidaturas@bio3.pt. Mencionar no assunto a vaga a que se candidata

Fonte: http://naturlink.sapo.pt/Emprego/Emprego-Nacional/content/Colaborador-externo-mf26-02-13?bl=1

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

regulamento europeu de comércio de madeira‏

regulamento europeu de comércio de madeira
nova informação em português
No contexto do Regulamento Europeu (UE) nº 995/2010 que entrará em vigor no próximo dia 3 de Março foi disponibilizado no site da Comissão Europeia nova informação em Português sobre o tema.
Para visitar o site clique aqui, ou se pretender descarregar o folheto clique aqui.

Pode encontrar esta e outras notícias em www.centropinus.org

Quercus Lisboa - Acção de plantação de árvores - Estádio Universitário de Lisboa - 2 de Março‏


O Núcleo Regional de Lisboa da Quercus irá participar numa actividade de plantação de arbustos e árvores autóctones no recinto do Estádio Universitário de Lisboa (EUL).

Esta acção, desenvolvida em parceria com o EUL e com o apoio do projecto Criar Bosques da Quercus, tem como objectivo a criação de uma cortina de abrigo entre uma ciclovia e a 2ª circular, bem como compensar a queda de árvores que ocorreu neste local devido ao recente temporal.

A área que irá sofrer intervenção tem cerca de 4.000 m2 e está localizada no topo Norte do recinto do EUL, prevendo-se plantar 550 árvores e arbustos autóctones pertencentes a 10 espécies, entre as quais o carvalho-português, a azinheira, o medronheiro, a murta, o lentisco e o aderno.



Inscrição para voluntariado

As inscrições são limitadas a 25 participantes, sendo gratuitas mas obrigatórias.

Se pretender participar na acção através do Núcleo Regional de Lisboa da Quercus, como voluntário, deverá enviar, para efeitos de seguro, até ao fim do dia 28 de fevereiro (quinta-feira), os seguintes dados, para lisboa@quercus.pt :
*Nome completo
*Data de nascimento
*Nº contribuinte
*Nº de documento de identificação (BI - cartão de cidadão)

Indicar também os períodos em que deseja colaborar: só de manhã; só de tarde; de manhã e de tarde.

Materiais recomendados: luvas, roupa e calçado confortável, (dependendo do estado de tempo, impermeável), merenda e água.

Informações

Data: 2 de Março de 2013 - Sábado
Horário da acção: de manhã, entre as 9h e as 13h - de tarde, entre as 14h e as 18h
Local de encontro: hall de entrada do complexo de piscinas do EUL - no fim da Av. Prof. Gama Pinto [visualizar mapa]
Hora de encontro: manhã 9h00 - tarde 14h00
Local de plantação: visualizar mapa

Apoiar

Apoie o Núcleo Regional de Lisboa da Quercus com a sua ajuda voluntária e/ou através de donativo de valor livre. Poderá fazer um donativo durante a acção ou seguindo as instruções nesta ligação.

Agradecemos o seu contributo, está a ajudar o Ambiente!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

WORKSHOP “BIODIVERSIDADE DE MONTANHA”




Integrado no projeto Economountain, a Aguiarfloresta continua a promover iniciativas que visam a valorização das atividades agro-silvo-pastoral e a biodiversidade de montanha.

Desta feita, no próximo dia 22 de Março, irá decorrer um Workshop intitulado “Biodiversidade de Montanha” que contará com a presença de diversos especialistas ligados as atividades agrárias e a criação de valor e sustentabilidade dos territórios rurais, em especial dos de montanha.

Dentro desta ação será ainda possível contactar com diferentes realidades e perspetivas nas sessões técnicas de Paulo Alves, CIBIO, João Azevedo do Instituto Politécnico de Bragança, Filipa Manso da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Vítor Batista, representante da EDP.

A EDP é a responsável pelo fundo de financiamento deste projeto que cria a ligação entre a economia local e a produção de serviços de ecossistemas.

Durante a tarde serão apresentados os diversos trabalhos desenvolvidos dentro deste campo de ação como o AguiarNature, e o Higro por Catarina Chaves e Paulo Monteiro, respetivamente e a possibilidade de assistir a exposições Eva González Xestion da Turística Rural, SL. e Eduardo Figueira da ANIMAR.

Para além de todo este trabalho técnico é importante explorar a componente social e incorporar uma execução estratégica junto da população local uma vez que é através do seu envolvimento que se poderão produzir os resultados e diversificar as atividades, para auxiliar nesse campo, estará Ricardo Correia que nos dará uma visão sobre o “Marketing Verde”.

Oportunidade ainda para descobrir os produtos locais que serão incorporados ao longo do dia, nas degustações da biodiversidade, tendo como componente essencial a valorização e a inovação.

6º Inventário Florestal Nacional‏

6º Inventário Florestal Nacional
resultados preliminares
Esta manhã, na Tapada Nacional de Mafra, foram apresentados os dados de áreas apuradas por classes de uso/ocupação do solo (resultados preliminares), que se encontram já disponíveis na página do ICNF, emhttp://www.icnf.pt/portal/icnf/noticias/destaques/ifn6
Veja esta e outras notícias em www.centropinus.org

87 | Boletim Informativo‏ embar

87 | Boletim Informativo
|   Fevereiro 2012
Associação Nacional de Recuperação e Reciclagem de Embalagens e Resíduos de Madeira
6º Inventário Florestal Nacional - resultados preliminares
Foram apresentados hoje (11/02), na Tapada Nacional de Mafra, os dados das áreas apuradas por classes de uso/ocupação do solo, estando prevista para 2014 a edição do relatório final do Inventário Florestal Nacional 6 (IFN 6).
Consultar a página do ICNF aqui
Regulamento europeu de comércio de madeira
A partir do dia 3 de março, p.f., entra em vigor o "Regulamento europeu de comércio de madeira" - Regulamento (UE) N.º 995/2010, de 12 de novembro.
Para mais informações sugerimos a consulta:
  • do site da Comissão Europeia - EUTR
  • documento de orientação sobre a aplicação do EUTR

Legislação
Diretiva 2013/2/UE da Comissão, de 7 de fevereiro de 2013
Que altera o anexo I da Diretiva 94/62/CE do Parlamento Europeu e do Conselho,relativa a embalagens e resíduos de embalagens.
Consulta do documento aqui
Eventos
13 de fevereiro de 2013
Agência Portuguesa do Ambiente
Auditório da APA, Lisboa, Portugal
__
25 a 26 de fevereiro de 2013
Lisboa, Portugal
__
20 a 24 de março de 2013
Nantes, França

sábado, 23 de fevereiro de 2013

GH: Eng. Florestal



Tropical Forest Manager

We are representing one of the world leading agricultural company that
is currently looking for a Tropical Forest
Manager to work in Ghana.
The Tropical Forest Manager will take care of all the technical
operations and production of the forest site (20 000
hectares)

As a Tropical Forest Manager you will be responsible for:

• Managing all aspects of technical operations at the site (felling,
topping, cutting, planting, trail development,
infrastructure ...)
• Ensuring the delivery of timber and logs to sawmills, operate and
control production ensuring within budget and
expected results determined by the Group.
• Supervising and leading teams (local and expatriate).

Qualifications:
• 5 + years experience of working in a similar position as a minimum
• Previous experience of working in West Africa
• Advanced knowledge of all West African Trees
• Excellent negotiation skills

Significant operational experience in managing forestry will be
essential, preferably acquired in West
Africa or in an emerging country.
It is essential that you have a deep knowledge of all types of West
African trees alongside planning and
negotiation

Compensation and Benefits:

We can pay excellent wages, two flights home per year and 60 days
holiday per year.
All insurance, accommodation and meals will be provided.

This is a business where you can make a career and with which there is
much opportunity to grow with one of the
world\'s leading agricultural industry.

FOREST ESTATE MANAGER, FOREST MANAGER , TIMBER HARVESTING ,Responsable
d'exploitation
Forestiere ,Forester

If this is of interest to you please send me your CV / Resume as a
WORD document to conor@millarcameron.com

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Quercus pede ao Governo para votar a favor de proibição de pesticida que mata abelhas

Quercus pede ao Governo para votar a favor de proibição de pesticida que mata abelhas


Na próxima segunda-feira, 25 de Fevereiro, os Estados-Membros da União Europeia irão votar sobre a proibição de uma controversa classe de pesticidas, os neonicotinóides. Estes pesticidas estão ligados ao declínio das abelhas em todo o mundo, de acordo com a ONGA.
“Síndrome do Colapso das Colónias é a designação dada a um fenómeno em que as abelhas desaparecem inexplicavelmente, deixando para trás uma colmeia com criação e comida. Este fenómeno nunca antes visto até 2006, causou e continua a causar sérios problemas um pouco por todo o mundo, inclusive Portugal. Os neonicotinóides têm sido consistentemente apontados como uma das causas para esse colapso”, explica a Quercus em comunicado.
Só nos últimos três anos, mais de 30 estudos científicos têm demonstrado os efeitos adversos dos neonicotinóides nos insectos. Estes insecticidas são sistémicos, ou seja, entram em todas as partes das plantas alvo, incluindo o pólen e néctar que as abelhas colhem e processam.
Em Janeiro, a Autoridade para a Segurança Alimentar Europeia (EFSA) publicou uma recomendação científica para que as três substâncias principais dos neonicotinóides – Clotianidina, Tiametoxam e Imidaclopride – deixassem de ser usadas em culturas visitadas por abelhas.
Há, neste momento, muita informação que aponta para a mesma conclusão: há um risco real no uso de neonicotinóides em culturas agrícolas que atraem abelhas porque estes químicos levam ao declínio das abelhas e outros polinizadores. “Esse risco não é aceitável nem de um ponto de vista ambiental, nem económico”, afirma a Quercus.
“É crucial que Portugal marque posição contra os neonicotinóides. Tal posição irá proteger os polinizadores e o equilíbrio dos ecossistemas, irá proteger a produção agrícola nacional e irá proteger a apicultura que não só tem importância na sua acção polinizadora mas também como actividade económica sustentável”, conclui a ONGA.
Foto: Ricardo Marques, Quercus

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Iniciativas de plantação na Região do Porto - Já este Sábado - 23 de Fevereiro‏

PLANTAR UMA ÁRVORE | CENTRO REGIONAL DE EXCELÊNCIA DO PORTO
INICIATIVAS DE PLANTAÇÃO NA REGIÃO DO PORTO

Inscrições Abertas e Gratuitas em
https://docs.google.com/a/plantarumaarvore.org/spreadsheet/viewform?formkey=dGlObHA1Z2FLSkdudEZiaDIyS3BYdmc6MQ#gid=0


INICIATIVA DE PLANTAÇÃO | SANTO TIRSO
23 Fevereiro | Sábado | 09h30-13h00 | Monte Padrão

Nesta iniciativa vamos dar continuidade aos trabalhos de plantação e manutenção em Monte Padrão.

INICIATIVA DE PLANTAÇÃO | TROFA
23 Fevereiro | Sábado | 09h30-13h00 | Sardoeira

Nesta iniciativa daremos continuidade aos trabalhos de plantação e manutenção na Sardoeira, com a plantação de mais 500 árvores nativas.

Inscrições Abertas e Gratuitas em
https://docs.google.com/a/plantarumaarvore.org/spreadsheet/viewform?formkey=dGlObHA1Z2FLSkdudEZiaDIyS3BYdmc6MQ#gid=0

INFORMAÇÃO ADICIONAL
Estas iniciativas realizam-se são desenvolvidas no âmbito do projeto FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovido pelo CRE_Porto, em parceria com o Plantar Uma Árvore, que convoca a sua comunidade para as iniciativas.

Após a inscrição irá receber, dias antes do dia da iniciativa, um e-mail com indicações relativas ao ponto de encontro e recomendações para a iniciativa.


Plante esta Ideia

Participe! Mobilize! Divulgue! Cada pessoa conta!
www.plantarumaarvore.org
www.facebook.com/PlantarUmaArvore

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

REFLORESTAÇÃO DE ÁREAS ARDIDAS NA MATA DO DESTERRO



A Mata do Desterro é uma área florestal situada na margem direita do rio Alva, na Senhora do Desterro, freguesias de São Romão e Seia. Propriedade da EDP – Energias de Portugal, S.A., tem uma superfície de 136 hectares e insere-se no Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE). Na Mata, sob gestão do Município de Seia desde Maio de 2007, desenvolve-se um projeto de uso múltiplo da floresta que tem por objetivos a conservação da natureza e a educação ambiental. No âmbito da conservação pretende-se restaurar a vegetação natural, potencialmente constituída por bosques de carvalhos, e promover a biodiversidade. O projeto visa também auxiliar os visitantes na compreensão da paisagem, nas suas várias componentes. 
Anualmente o FAPAS em parceria com o CISE e o Parque Natural da Serra da Estrela, colabora em atividades de reflorestação envolvendo escolas.
No próximo dia 28 de Fevereiro, 130 alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, em Espinho, irão plantar árvores autóctones.
_________________________________________________________________________
Programa:
9.30h. Acção de formação no CISE *
             Orador: Eng. Alexandre Silva
  10.15h. Saída para a Mata do Desterro
10.30h. Plantação de árvores  autóctones
*CISE  Centro de Interpretação da Serra da Estrela Rua Visconde de Molelos 6270-423 SEIA
            Telefone: 238 320 300
*FAPAS
Rua Alexandre Herculano, 371, 4ºDtº Porto; tel: 22 2002472; Email: geral.fapas@sapo.pt

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

pinuspress 31‏

pinuspress 31
seminário 'mais e melhor pinhal' - síntese e conclusões
Na edição 31 do boletim informativo do Centro PINUS destaca-se a síntese da informação apresentada e as principais conclusões do seminário "Mais e melhor pinhal" que o Centro PINUS organizou no passado dia 14 de Dezembro em Cantanhede. 
Dá-se ainda a conhecer mais uma empresa da Fileira do Pinho, a Luso Finsa, empresa associada do Centro PINUS.
Download: Pinupress31
Pode encontrar esta e outras notícias emwww.centropinus.org

Comunicado | Corte de sobreiros em Santa Maria da Feira para construção de novo parque empresarial‏


logo

Corte de sobreiros em Santa Maria da Feira

Em causa desmatação para novo parque empresarial


A Quercus foi alertada para o abate de sobreiros numa área florestal da freguesia de Pigeiros em Santa Maria da Feira, alegadamente para a construção de um novo parque empresarial, tendo de imediato denunciado a situação ao SEPNA da GNR e ao Município de Santa Maria da Feira.

No seguimento deste alerta, a Quercus deslocou-se recentemente às obras do Parque Empresarial de Recuperação de Materiais (PERM) e confirmou que o madeireiro que está a desmatar toda a área florestal, para além dos pinheiros e eucaliptos, também abateu e removeu do local sobreiros verdes sem que exista autorização do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, uma situação inaceitável e reveladora da falta de fiscalização que se verifica nesta área.

O PERM é uma parceria público-privada, que resultou na criação de uma Empresa Intermunicipal que visa a recuperação e reciclagem de materiais automóveis, para tratar uma concentração significativa de depósitos de veículos em fim de vida, a qual conta com o apoio financeiro do "ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte, co-financiado pela União Europeia).

Não obstante a Quercus considerar importante a constituição de um parque como o PERM para tratar dos veículos em fim de vida, não pode aceitar que uma obra com um investimento público de 12,8 milhões de euros, cofinanciado em 8 milhões de euros pelo ON.2 não cumpra integralmente a legislação em vigor.

Neste contexto, deviam ter sido estudadas alternativas de localização para este parque empresarial de grande dimensão e avaliados todos os impactes sobre o território, árvores protegidas, linhas de água e do aquífero existente. A qualidade da água do ribeiro da Lage e do rio Uima, assim como a captação do recurso hidromineral das Caldas de S. Jorge, poderão ser afetadas pelas atividades a desenvolver no PERM, caso não sejam minimizados todos os riscos.
De salientar que para viabilizar este novo parque empresarial que não estava previsto no PDM de Santa Maria da Feira, a Câmara Municipal suspendeu parcialmente o PDM, pelo que deveriam existir especiais cautelas relativas à minimização dos impactes no território.
A Quercus espera que sejam salvaguardados os núcleos de sobreiros existentes, exigindo uma fiscalização adequada deste projeto por parte do dono da obra, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, e por parte das demais autoridades para evitar o abate ilegal de sobreiros.
 

Lisboa, 13 de Fevereiro de 2013

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

A Direção do Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza