domingo, 27 de abril de 2014

XV JORNADAS FAPAS


17 e 18 de Maio de 2014

PAINÉIS
· Políticas de Apoio à Conservação da Biodiversidade
· Investigação e Estratégias de Conservação da Biodiversidade
· Educação, Conservação e Participação Pública

FAÇA A SUA  INSCRIÇÃO!  (no FAPAS, através do 22 2002472, fapas@fapas.pt ou preenchendo a ficha de   inscrição, na página do FAPAS).Os docentes que pretendem creditação, deverão  preencher  documento próprio, disponível na página do FAPAS.
Não deixe de se inscrever.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Eng. Florestal, Eng. Agronomo


Somos uma empresa na área de Prestação de Serviços e procuramos candidatos com formação na área de Engenharia Florestal (preferencial) / Ciências Agrárias para colaboração em projecto pontual de carácter teórico. 

Regime contratual: Recibos Verdes 

Experiência preferencial em: 
- Valorizada experiencia em operações técnicas florestais, preparações de terreno, plantações, etc; 
- Experiência prática em trabalhos teóricos na área de controlo de vegetação espontânea, áreas florestais e áreas industriais . 
- Outras valências serão valorizadas. 

Perfil do candidato: 
Licenciatura em Engenharia Florestal (preferencial) / Ciências Agrárias 
O candidato deve ter idade inferior a 50 anos; 
Com experiência nas áreas referidas; 
Excelente domínio da língua inglesa pois todo o projecto será em inglês; 
Forte sentido de organização e responsabilidade. 


Os interessados também poderão enviar email para:

CTFS-ForestGEO Grants Program

The CTFS-ForestGEO Grants Program provides opportunities for researchers, post doctorate fellows, and graduate students to use existing CTFS-ForestGEO plots to conduct research with scientists affiliated with them. Social scientists and natural scientists are encouraged to apply.
 
What types of projects will the CTFS-ForestGEO Grants Program support?
 
Anyone working directly in a CTFS-ForestGEO plot, analyzing plot data, or generating complementary data that strengthens CTFS-ForestGEO programs is eligible to apply. Projects can be field-oriented, herbarium- or laboratory-based, or analytical. Research projects can be either basic or applied in nature. Social scientists and natural scientists are encouraged to apply.
Who is eligible to apply?
The CTFS-ForestGEO Grants Program is open to all researchers, from graduate students to senior scientists. In some cases, advanced undergraduates will also be considered. Preference will be given to scientists in the countries with CTFS-ForestGEO sites and to all graduate students and postdoctoral researchers. Applicants of all nationalities are welcome to apply.

http://www.ctfs.si.edu/group/Grants+%26+Training/Grants

FLORESTAR PORTUGAL 2014 - Concurso de Cartaz - Data limite 30 de Abril de 2014‏

AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal

CONCURSO DE CARTAZ

Vamos cuidar da nossa floresta, ela depende de nós e nós dependemos dela.

Proteção Florestal
A PROTEÇÃO FLORESTAL 2014 culminará no FLORESTAR PORTUGAL a realizar massivamente no dia 22 de NOVEMBRO.


A "AMO Portugal" lançou um desafio a todos os voluntários criativos:


CONCURSO DE CARTAZ

O presente concurso destina-se à apresentação de projectos de criação de um cartaz original para a promoção da actividade "Florestar Portugal 2014".

Apresentação de candidaturas até ao dia 30 de Abril de 2014.

Regulamento disponível aqui...

Borboletas e Libélulas de Portugal - livros e actividades‏ no Naturfun.pt

O entomólogo Ernestino Maravalhas e colaboradores publicaram os primeiros guias sobre as Borboletas e as Libélulas de Portugal, o último dos quais foi lançado no final de 2013, constituindo publicações de referência para profissionais e amadores interessados na nossa fauna de invertebrados. 
Quem deseja poderá adquirir estes livros com desconto através do portal eco social NaturFun http://www.naturfun.pt , listando de seguida as páginas a partir das quais poderão aceder a informação sobre estas obras e poderão eventualmente encomendá-los, incluindo uma página onde é possível encomendar os dois livros em simultâneo com um desconto conjunto adicional.

Lembramos que, para além do desconto no preço de venda, os artigos encomendados através do NaturFun.pt têm portes de envio gratuitos para residentes em Portugal e cada compra implica
 uma contribuição da Naturlink para um projecto de intervenção social (neste momento é a AMI quem beneficia das contribuições resultantes da compras realizadas através do NaturFun).

Os livros que sugerimos são então os seguintes:
 
 
 
 
Por outro lado, quem desejar passar à prática e observar borboletas e libélulas no campo, tendo por guia o biólogo doutorado Domingos Leitão, poderá fazê-lo muito em breve nas seguintes actividades (cuja inscrição também pode ser efectuada com desconto através do portal NaturFun):
 
 
 
 

MEDPINE 2014 - 5º Congresso Internacional dos Pinheiros Mediterrânicos

O ciclo de conferências MEDPINE nasceu em 1999 (Mt Carmel, Israel), com o objetivo de reunir pesquisadores de todas as disciplinas que estudam pinheiros mediterrâneos (*). Desde então, ele viajou para Chania (Grécia), Bari (Itália) e Avignon (França). A 5 ª edição da conferência MEDPINE será realizado na bela cidade de Solsona, no coração dos catalães Pré-Pirinéus (nordeste da Espanha). A conferência será co-organizado pelo Centro de Ciências da Floresta da Catalunha (CTFC) eo Centro de Pesquisa Florestal INIA, em estreita colaboração com o Centro de Pesquisa Ecológica e Aplicações Florestais (CREAF) e da Universidade de Lleida (UdL). 
Avançando na compreensão da vulnerabilidade e mecanismos adaptativos destes ecossistemas para as diferentes componentes da mudança global constitui o principal objectivo desta edição!
(*) Entendida como espécies de pinheiro eu-Mediterrâneo ( Pinus brutia, P. halepensis, P. heldreichii, P. pinaster, P. pinea ) ou de outros pinheiros que vivem nas montanhas do Mediterrâneo ( P. nigra, P. sylvestris , etc) . Espécies filogeneticamente ( P. canariensis e P. roxburghii ) e pinheiros de outras regiões de clima Mediterrâneo (MCZs) também são relevantes.

Esquilo Vermelho em Portugal

Investigação de Rita Gomes Rocha do Departamento de Biologia
Extintos durante séculos, os esquilos estão de regresso a Portugal e a Universidade de Aveiro quer localizá-los
17.3.2014
Se vir esta simpatia por aí avise a Rita Rocha. A investigadora e os próprios esquilos agradecem
Há vários séculos atrás era um animal comum das florestas portuguesas. Mas o sonho do Infante D. Henrique de dar novos mundos ao mundo arrasou boa parte da floresta portuguesa e deixou o esquilo-vermelho a ver navios. Sem habitat, o simpático roedor desapareceu do país durante centenas de anos até que, durante os anos 80, a população da Galiza cresceu e muitos esquilos passaram a fronteira rumo ao Minho. Por onde andarão hoje? Que hábitos têm? Estarão em expansão? Atrás das respostas está Rita Gomes Rocha, a bióloga da Universidade de Aveiro (UA) que criou o projeto Esquilo Vermelho em Portugal e que conta com a ajuda de todos nós. Assim, se vir um esquilo não deixe de dizer à Rita Rocha onde o encontrou.
“O projeto tem como objetivo primordial perceber a expansão do esquilo vermelho no território nacional, quais os fatores que influenciam essa expansão e os seus padrões de comportamento”, explica Rita Gomes Rocha. Em desenvolvimento na Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da UA, o Esquilo Vermelho em Portugal quer ainda fazer a caracterização genética da espécie para que, no conjunto final dos resultados, se perceba qual o futuro do esquilo em Portugal e se a sua expansão irá continuar ou, pelo contrário, reverter-se.
O primeiro passo do estudo de Rita Gomes Rocha, um trabalho que está a ser efetuado no âmbito do curso de pós-doutoramento que frequenta na UA, “é fazer o levantamento de dados com a ajuda de todos”. Na impossibilidade de estar permanentemente presente nas áreas florestais de Norte a Sul do país, a bióloga agradece o contributo de todos quantos avistarem esquilos ou indícios da sua presença enviando os registos através de um inquérito online ou da página de Facebook do projeto.
E para que não haja dúvidas quando vir algum, a bióloga descreve o animal da sua paixão: “O esquilo é um simpático roedor com uma cauda bastante felpuda e que pode ser avistado nas florestas portuguesas, principalmente na copa das árvores. Apesar do seu nome esquilo vermelho a sua coloração varia bastante, desde acastanhada a totalmente preta, por isso, é normal haver alguma confusão quando se fala em esquilo vermelho”.
Relatar pinhas roídas também ajuda
Mas nem só avistamentos de esquilos pede a bióloga para serem relatados. “No chão das florestas também se observam pinhas roídas, que são indícios de presença desta espécie”, diz. Por isso também pode dar conta à investigadora de “pinhas roídas pelo esquilo que têm um padrão peculiar, pois os animais deixam as escamas do topo que formam um pequeno tufo, e são bastante fáceis de reconhecer no chão das florestas”. Infelizmente, e porque esta espécie é afetada pela rede rodoviária, “também se pode testemunhar os animais mortos encontrados nas estradas”.
Os trabalhos que existem até ao momento sobre o esquilo vermelho em Portugal documentam a sua extinção no século XVI e apontam como causas prováveis a intensa destruição das florestas devido à agricultura e à construção naval que decorreu naquele século. “Isso levou a uma destruição e fragmentação do habitat do esquilo o que originou o declínio das populações e consequente extinção desta espécie em território português”, explica Rita Gomes Rocha.
Já durante a década de 80 do último século, o esquilo vermelho expandiu-se da Galiza, em Espanha, para o norte de Portugal. A expansão posterior, aponta a bióloga da UA, foi bastante rápida, sendo que em 2000 o esquilo já se encontrava distribuído por todo o norte do país até ao Rio Douro. “Atualmente, já existem registos até quase ao Rio Tejo, mas não se sabe exatamente até onde é que esta espécie ocorre”, diz. Vamos ajudar a perceber por onde os nossos esquilos estão a espalhar simpatia? 

Campanha Árvores saudáveis nos espaços públicos urbanos

Testemunhou uma poda abusiva? Envie-nos a sua foto!


Poda rolaria choupo

















A Quercus, ciente do importante papel das árvores nos ecossistemas urbanos, apela à participação dos cidadãos no alerta para a problemática associada às podas abusivas de árvores ornamentais, lançando uma campanha de divulgação dos maus exemplos que proliferam por todo o país.

Esta campanha tem início no Dia da Terra e estará patente até ao dia 6 de Maio.

Se conhece algum mau exemplo de podas abusivas, envie-nos uma foto indicando-nos o seu nome e a localidade onde foi tirada.

Todas as fotografias submetidas vão ser publicadas na página da Quercus no Facebook, sendo que as imagens mais impactantes serão divulgadas na edição do Jornal Quercus Ambiente de Julho/Agosto.


***
Foto: Créditos Domingos Patacho

Imagem exemplificativa de um mau exemplo de podas de rolaria num choupo-preto centenário, na berma de uma Estrada Nacional, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.



Formulário para  enviar fotos.

5º Curso Prático de Produção, Secagem, Destilação e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais

A ADCMOURA – ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCELHO DE MOURA e a TERRA PLENA, TERRITÓRIO E TURISMO organizam, em parceria com o MONTE DO MENIR, HERDADE DO GAMOAL, MONTE DOS ABIBES/ERVITAS CATITAS e ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM, o 5º curso prático de Produção, Secagem, Destilação e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais.
Este curso surge na sequência do vasto capital de experiência adquirido pela ADCMoura nos últimos anos através da sua participação em diferentes projectos e iniciativas, como promotora ou parceira, no contexto da criação e dinamização de uma fileira das Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) no nosso país, de que são exemplo os projectos Mediss (programa MED/FEDER), de âmbito transnacional, e Empreender na Fileira das PAM em Portugal (Programa Rede Rural Nacional / FEADER), de âmbito nacional, e ainda as acções de formação organizadas recentemente no quadro do Programa Operacional Potencial Humano/FSE. Actualmente é promotora do projecto Formar para a produção de Plantas Aromáticas e Medicinais em Portugal (Programa Rede Rural Nacional / FEADER). Capitaliza também a experiência resultante da organização de 4 edições desta iniciativa, com uma avaliação muito positiva dos/formandos/as, alguns dos quais são hoje empresários/as neste sector.
Beneficia ainda do saber e experiência de uma vasta equipa de formadores/as especialistas nos diferentes domínios de abordagem do tema, constituída, expressamente para este efeito, por técnicos/as, investigadores/as e empresários/as que são uma referência nesta área de conhecimento e de actividade em Portugal e que representam entidades empresariais (MONTE DO MENIR, HERDADE DO GAMOAL, MONTE DOS ABIBES/ERVITAS CATITAS) e entidades de ensino (ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE SANTARÉM).
De natureza essencialmente prática, este curso destina-se a todos/as os/as interessados/as pelo tema das PAM e tem como objectivo capacitar e desafiar potenciais produtores/as/investidores/as a conhecerem e a tirarem partido das oportunidades identificadas neste sector emergente, ao nível de criação de emprego, geração de rendimento adicional e diversificação da base económica local/regional/nacional, respondendo ao mesmo tempo aos novos desafios que enfrenta o espaço rural, no sentido da sua valorização, competitividade e sustentabilidade: multifuncionalidade, inovação, demonstração e transferência de I&D, conservação e biodiversidade, economias de proximidade, produções com identidade e capital simbólico, etc.
Na expectativa de proporcionar uma visão ao mesmo tempo global e aprofundada da temática das PAM, privilegiando, sempre que possível, uma abordagem prática dos conteúdos do programa em ambiente de exploração agrícola, o curso desenvolve-se em 3 momentos diferentes, mas sequenciais, em locais de formação com as condições consideradas apropriadas em termos de instalações e equipamentos de apoio:
BLOCO 1 (24 e 25 de Maio de 2014, na Herdade do Gamoal, em Montargil/Ponte de Sor)
BLOCO 2 (31 de Maio e 1 de Junho de 2014, no Monte do Menir, na Barrada/Monsaraz, e no Monte dos Abibes, na Glória, Estremoz)
BLOCO 3 (14 e 15 de Junho de 2014, na Casa da Moagem, em Safara/Moura)
Consulte detalhes do Programa e das condições de inscrição e pagamento em www.adcmoura.pt 

Programa do 2ª Encontro de utilizadores QGIS Portugal


Há vida na Mata Nacional do Buçaco - #15

Se não consegue visualizar as imagens, clique aqui.
 
 
 
15 1
lojaonline fcasasbussaco fvisitasgrupos fvisitahora foficinaspasseioshitoricos f
15 2
15 3ok15 4ok
www.fmbem brancofacebookyoutube-1
final
newsletter f

 
 
 
 
 
 
Está a receber este email porque está registado no site da Fundação Mata do Bussaco. Para cancelar a sua subscrição, clique aqui.Obrigado

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vamos lá dar uns Likes.. por cada like temos uma árvore

Vamos construir um montado de sobro. Para cada novo fã no Facebook e seguidor na Instagram, destinaremos uma árvore a ser plantada em Melgaço, Portugal. Tire fotos de todas as coisas cork (artesanato, revestimento, moda, sapatos, móveis, etc.) e post para o Facebook ou Instagram usando #100PercentCork! Estaremos postando algumas belas imagens deste mês portanto, fique atento. 

terça-feira, 22 de abril de 2014

Eng. Florestal


Núcleo Inicial

Somos uma entidade prestadora de serviços de formação e consultoria orientada para o mercado empresarial que, no sentido de dar resposta adequada às crescentes solicitações, procuramos, Formadores na área de SIVICULTURA - ÁREA FLORESTAL 

Solicitamos o envio do CV para colaboração em part-time com o seguinte perfil: 

- Experiência relevante na função; 
- Conhecimentos teóricos e práticos na área a que se candidata; 
- Mínimo 12º ano 
- Experiência técnica, pedagógica e profissional; 
- Certificado de Competência Pedagógicas (factor eliminatório); 
- Capacidade de organização, dinamismo e sentido de responsabilidade 
- Viatura própria; 
- Disponibilidade imediata. 


Para responder a este anúncio deverá enviar CV, bem como carta de motivação, CCP (Antigo CAP) e certificado de habilitações, para o seguinte e-mail:

Eng. Florestal


Projecto empresarial com forte componente de investigação universitária, procura colaborador com o seguinte perfil: 

Licenciatura em Eng. Florestal 
Elegível para estágio profissional IEFP 
Conhecimentos SIG e Detecção Remota 
Gosto por tecnologia 

Local de desenvolvimento do estágio: Braga 

Respostas até 3 de maio para o email recrutamento.braga@sapo.pt

V Encontro de Sistemas de Informação Geográfica - 30 Maio 2014 ESACB

É com grande satisfação que a Comissão Científica do curso de Mestrado SIG - Recursos Agro-Florestais e Ambientais anuncia a realização do V Encontro em Sistemas de Informação Geográfica, que terá lugar em Castelo Branco, dia 30 de Maio de 2014.

O V Encontro em Sistemas de Informação Geográfica tem como objectivo divulgar a aplicação das tecnologias SIG nas áreas do Ambiente, da Floresta, da Agricultura, da Protecção Civil e do Ordenamento do Território.
Pretende-se que seja um espaço aberto, plural, abrangente e privilegiado para alargar redes de contactos, estabelecer novas parcerias, divulgar e debater os temas e as problemáticas associadas aos SIG, junto de investigadores, técnicos e decisores.

VII Edição do Curso de Identificação, Biologia e Conservação de Aves de Rapina

banner rapinas

A Associação Transumância e Natureza, em parceria com a SPEA, o CERVAS, o ICNF - Parque Natural do Douro Internacional - e o Município de Figueira de Castelo Rodrigo organizam a VII Edição do Curso de Identificação, Biologia e Conservação de Aves de Rapina, nos dias 20, 21 e 22 de Junho de 2014.

O curso intensivo conta com a presença dos formadores Carlos Pacheco, Jorge Amaral, Ricardo Brandão e José Jambas e o programa inclui uma visita à Reserva da Faia Brava, um módulo teórico intensivo, dois dias de observações no campo, ao longo do PNDI e actividades de chamamento de rapinas nocturnas.

O curso inclui 1 refeição,  seguro, material teórico, transporte nas saídas de campo e binóculos. Há possibilidade dos participantes ficarem alojados num espaço cedido pela Câmara Municipal, sendo necessário cada participante trazer o seu saco-cama e colchonete.

O preço é de 125€ por pessoa, mas os sócios da ATN e da SPEA pagam apenas 95€. Clique nos links para saber como se tornar sócio da ATN ou da SPEA

As vagas são limitadas, e pode fazer a sua inscrição para o email geral@atnatureza.org. Para mais informações contacte a ATN para o 271 311 202 ou 914 678 375.

Programa completo:

1º Dia – 20 Junho (6ª feira)
10h-14h - Visita à Reserva da Faia Brava (opcional)
Almoço livre na Reserva
14h30 – Encontro em FCR e recepção de participantes
15h00-18h30 - MÓDULO TEÓRICO I Introdução à identificação de aves de rapina
15h00-16h00 Técnicas de Observação e Identificação de Aves de Rapina (formador: José Jambas)
16h00-17h00 Casos práticos de Identificação de Aves de Rapina do PNDI (formador: Jorge Amaral)
17h00 – 17h30 Coffee break
17h30-18h30 Variações na Plumagem e Determinação de Idade em Aves de Rapina (formador: Carlos Pacheco)
Tempo livre
20h00  21h30 Jantar oferecido pela organização
21h30 – 22h MÓDULO TEÓRICO II Estudos de investigação sobre aves de rapina
Alimentadores de abutres e a conservação do Britango (Eduardo Realinho)
22h – 23h30 Rapinas nocturnas
Actividade de chamamento (formador: Carlos Pacheco)
Dormida em Figueira de Castelo Rodrigo

2º dia – 21 de Junho (sábado)
09h00 – 13h00 MÓDULO PRÁTICO I Aves de Rapinas de zonas agro-florestais
                Caminhada e percurso em autocarro Vilar Torpim-Vermiosa
                Barragem de Sta Maria de Aguiar
13:00 – 14:30 Almoço no Santo André
14h30 – 17h30 MÓDULO PRÁTICO II Introdução ao estudo e monitorização de aves rupícolas
                Censo de Grifos nidificantes, Parque Natural do Douro Internacional (Santo André, rio Águeda)
Prática de identificação de colónias, ninhos e determinação de idades de adultos e juvenis (formadores: José Jambas, João Quadrado, Ricardo Brandão, Carlos Pacheco, Jorge Amaral)
17h30 – 18h30 Transporte até Figueira de Castelo Rodrigo
Tempo livre
20h00 – 22h30 Jantar e MÓDULO TEÓRICO III Ameaças e soluções na conservação das aves de rapina Linhas eléctricas
Abate Ilegal e Veneno (Ricardo Brandão, CERVAS)
Recursos tróficos (ATN e FNyH, projecto LIFE+)

3º dia – 22 de Junho (domingo)

9h30 – 17h30 MÓDULO PRÁTICO III Identificação de Aves de Rapina e Conservação de aves rupícolas do P.N. Douro Internacional e P.N. Arribes del Duero
(formadores: José Jambas, João Quadrado, Ricardo Brandão, Carlos Pacheco, Jorge Amaral)
9h30 – 13h00 Itinerário em autocarro com paragens em pontos-chave para observação de aves  (Alto da Sapinha e Penedo Durão)
13h00 – 14h00 Pausa livre para almoço (picnic no Penedo Durão)
14h00 – 15h00 Transporte até Puerto de la Molinera (Lumbrales)
15h00 – 17h00 continuação de observação e identificação de rapinas
17h00 – 18h15 Transporte até Figueira de Castelo Rodrigo


O pagamento pode ser feito por transferência bancária para a conta:
Banco Espírito Santo
Nome: Transumância e Natureza - Associação
NIB: 0007 0000 0016 5433 1132 3

Workshop "Aromas da Mata" em maio - Mata Nacional do Buçaco

Imagem intercalada 1


Iniciativa realiza-se dia 17 de maio

Workshop “Aromas da Mata” em maio

A Fundação Mata do Buçaco vai organizar o workshop Aromas da Mata, no próximo 17 de maio, pela formadora Mónica Zuzarte, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. Uma oportunidade para sentir os aromas da Mata do Buçaco e ficar a saber mais sobre óleos essenciais. A não perder…

A atividade terá início às 9h30, altura em que será realizada uma breve introdução sobre os óleos essenciais, a sua importância e como são produzidos. Após uma pausa a meio da manhã (Coffe break), irá realizar-se uma visita exploratória pela Mata Nacional do Buçaco. Das 14h às 18h, será realizada a componente prática do workshop ao responder a questões como: Como obter óleos essenciais? Destilação: Como analisar um óleo? Variabilidade química e Potencialidades? No final, todos os participantes poderão levar para casa uma amostra de óleos essenciais destilados.

O custo de participação ainda nesta atividade é de 30€ por pessoa, sendo que as inscrições devem ser efetuadas através do emailsetoreducativo@fmb.pt ou do telefone 231 937 000. As inscrições são limitadas ao mínimo de 5 participantes e máximo de 20. A inscrição está sujeita a marcação prévia com pagamento de 50% e a confirmação mediante vagas existentes.

Os participantes receberão um voucher de entrada na Mata e um café na Esplanada da Mata e poderão ainda usufruir de 10% de desconto nos seguintes restaurantes na vila termal de Luso, no dia do workshop: Restaurante Lourenços; Restaurante “O Cesteiro” e Restaurante Pensão Regional.

Sobre a orientadora do Workshop:

Mónica da Rocha Zuzarte licenciou-se em Biologia em 2004 e obteve o grau de mestre em Biotecnologia Vegetal em 2008, pela FCTUC. Em 2005 realizou Estágio Profissional no Jardim Botânico da UC. Em 2013 terminou o seu Doutoramento em Biologia (pré-Bolonha), especialidade Fisiologia, pela FCTUC.

De 2006 a 2007 exerceu funções de Técnica Superior no Laboratório de Microscopia Eletrónica do Departamento de Botânica da FCTUC.

Em 2007 concluiu a Pós-graduação em Medicamentos e Produtos de Saúde à Base de Plantas, pela FFUC. Tem várias participações em congressos nacionais e internacionais. Publicações: M. Zuzarte, A. M. Dinis, C. Cavaleiro, J. Canhoto, L. Salgueiro - Trichomes Morphology and Essential Oils Characterization of Field-Growing and In Vitro Propagated Plants of Lavandula pedunculata - Microsc Microanal 14 (supp 3), 2008; M. Zuzarte, M. J. Gonçalves, C. Cavaleiro, A. M. Dinis, J. Canhoto, L. Salgueiro - Chemical Composition and Antifungal Activity of the Essential Oils of Lavandula pedunculata (Miller) Cav. - Chem Biodivers, 2009 (In press). 

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Curso de Formação "Desdobramentos"

Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB)  com a colaboração da Meltagus - Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional  vai realizar no próximo dia 26 de Abril de 2014 das 9:00 às 13:00 horas a 5ª edição do curso de formação profissional de “Desdobramentos”.
Este curso tem como objectivos:
- Identificar e utilizar os principais métodos de povoamento e multiplicação de colónias.
- Seleccionar os métodos mais adaptados a cada situação.
Neste curso, serão abordadas as seguintes temáticas: Métodos de povoamento de colónias; Métodos de desdobramento de colónias; Acompanhamento das colónias recém-formadas; Transporte para apiários definitivos; Transferência de núcleos para colmeias; Introdução de ceras laminadas e puxadas.
O curso funcionará com um mínimo de 10 formandos. Os formandos serão seleccionados por ordem de inscrição.

Comunicado | Amanhã, Dia Mundial da Terra: Murtosa e de Vouzela são os primeiros Municípios a aderir às Parcerias pela Biodiversidade‏


    quercus   murtosa vouzela
   
COMUNICADO DE IMPRENSA



22 de Abril – Dia Mundial da Terra
Murtosa e de Vouzela são os primeiros Municípios a aderir às Parcerias pela Biodiversidade



Os Municípios da Murtosa e de Vouzela são as duas primeiras autarquias do país a aderir às Parcerias pela Biodiversidade, uma rede de municípios portugueses com áreas classificadas nos seus territórios, que irão colaborar com a Quercus para exigir que os referidos concelhos possam ser descriminados positivamente com mais receitas e mais investimento público dirigido à sua valorização económica e ambiental.

O protocolo entre as autarquias e a Quercus vai ser assinado no próximo dia 22 de abril, data em que se assinala o Dia Mundial da Terra, pelas 9h30, em Vouzela e pelas 11h45 na Murtosa.

O trabalho em parceria visa, especificamente:

•    exigir o aumento dos valores transferidos para os Municípios com áreas classificadas, por via de uma melhor ponderação dos coeficientes de alocação previstos na Lei das Finanças Locais e provenientes de outros impostos;
•    incrementar a alocação de fundos nacionais e comunitários para se efetuarem investimentos privados que possibilitem a criação de empregos ligados à preservação e valorização da biodiversidade;
•    promover localmente o empreendedorismo ligado ao ambiente, para que se estimule a valorização sustentável das áreas classificadas;
•    propor modelos alternativos de fiscalidade que discriminem positivamente os investimentos e as atividades económicas, cuja área de intervenção se situe em áreas classificadas;
•    implementar estratégias locais de conservação da biodiversidade e de adaptação às alterações climáticas, que envolvam ativamente as comunidades locais, as quais poderão passar pela criação de áreas protegidas locais e estabelecer projetos/candidaturas conjuntos a fundos comunitários, sempre que tal for útil para o interesse coletivo e demonstrar a justiça das reivindicações atrás referidas.

Na sessão estarão presentes os presidentes dos respetivos Municípios, Eng.º Joaquim Baptista e Eng.º Rui Ladeira, e o presidente da Quercus, Dr. Nuno Sequeira.

Murtosa e Vouzela, 21 de Abril de 2014


Para mais informações contactar:
Joaquim Baptista – Presidente do Município da Murtosa (963 777 399)
Nuno Sequeira – Presidente da Direção Nacional da Quercus (937 788 474)
Rui Ladeira – Presidente do Município de Vouzela (969 105 163)

Caminhada pela rota da Serra das Mesas 26 de Abril 2014


Fim de semana astronómico na Mata do Buçaco

Imagem intercalada 1
Iniciativa realiza-se de 25 a 27 de abril



A Fundação Mata do Buçaco e o Núcleo Interactivo de Astronomia vão realizar o Fim de Semana Astronómico, na Mata Nacional do Buçaco, de 25 a 27 de abril. Orientado pela astrónoma e especialista da área Rosa Doran, este evento inclui várias palestras, oficinas e observações noturnas, para crianças e adultos.

O Fim de Semana Astronómico na Mata Nacional do Buçaco vai incluir duas palestras, das 21h às 21h45, complementadas com observações noturnas com telescópios, das 21h54 às 00h00, nos dias 25 e 26 de abril. A atividade de construção de um relógio solar, somente para crianças, realiza-se a 26, das 14h00 às 17h00. Já no dia 27, das 14h às 17h, os participantes poderão visionar o sol e tempestades / emissões solares de plasma.

A Palestra, no dia 25 de abril, terá como mote a “Poluição Luminosa”. O que é a poluição luminosa e como este crescente problema pode afetar as nossas vidas desde as questões energéticas até questões relacionadas com a nossa saúde e alimentação, são algumas das questões queserão abordadas. Já a palestra, no dia 26 de abril, será sobre a “Exploração Espacial - Porque explorar o Sistema Solar, o que sabemos e o que ainda falta descobrir?”. Nesta palestra irá realizar-se uma breve viagem sobre as últimas descobertas no Sistema Solar e que mistérios estarão ainda por desvendar.

Os interessados em participarem no fim de semana astronómico terão vários packs para poder usufruir das diversas atividades, nomeadamente: dia 25 - 10€; dia 26 – 15€ (Construção de um relógio solar - 5€ + Palestra e Observações - 10€), Oficinas - 5€; Pack dos 3 dias 25€.

Também os restaurantes Lourenços, O Cesteiro e Pensão Regional vão associar-se a este evento e proporcionar um desconto de 10% aos clientes que participem no fim de semana astronómico.

O mínimo de participantes é de 10, sendo que as inscrições devem ser realizadas até 4ª feira anterior (dia 23 de abril) com pagamento prévio de 50% do valor da inscrição. Inscrições e informações através do emailsetoreducativo@fmb.pt ou 231 937 000.

Sobre Rosa Doran:

Rosa Doran, 50 anos, é astrónoma e presidente do Nuclio – Núcleo Interactivo de Astronomia, associação da qual é membro fundadora e presidente do conselho executivo. Tem dupla nacionalidade portuguesa-brasileira e é especialista em astronomia, relatividade e cosmologia. Dedica-se à investigação, divulgação e ensino científicos. Faz parte da comissão instaladora do projeto Global Hands-on Universe, cuja associação internacional nasceu em Portugal em 2008. 

Chair do Galileo Teacher Training Program – um dos maiores programas em educação em astronomia a nível global (endossado pela UNESCO/IAU/IYA2009); vice-chair do painel para a educação da COSPAR (Committee on Space Research); comissão de divulgação do Europlanet; task force para Crianças e Educação do Office of Astronomy for Develpment (União Astronómica Internacional) são alguns dos programas e projetos nos quais Rosa Doran está envolvida.

domingo, 20 de abril de 2014

À Volta das Orquídeas 21 de Junho 2014


Rede Portuguesa de Agroflorestas


Pedido de Divulgação da Rede Portuguesa de Agroflorestas




Tenho o prazer de anunciar o lançamento do a *Rede Portuguesa de Agroflorestas (RPA)*. O objetivo da RPA é criar uma rede sólida de partilha de informações, de modo a partilharmos conhecimentos nesta área e a
apoiarmo-nos mutuamente enquanto recuperamos velhas tradições agroflorestais e implementamos práticas pioneiras no cultivo de florestas comestíveis aqui em Portugal.



Para começar com a fundação do RPA neste grupo do Facebook<https://www.facebook.com/groups/419640338166962/>.
Com tempo eu transformarei esta página num blog (com ligação ao grupo do Facebook) para criar uma base de dados onde se consiga encontrar artigos e informação útil que nós, como membros, escrevemos. Também tenho a esperança que nos possamos encontrar em pessoa, talvez duas vezes ao ano, na quinta ou na floresta comestível de um dos membros para celebrar as nossas conquistas, colocar as mãos ao trabalho na terra e criar ligações ainda mais fortes entre todos.