domingo, 30 de agosto de 2015

Apenas 52% dos cursos de água portugueses cumprem o “estado bom”

rio-almonda_SAPO
Apenas 52% dos cursos de água portugueses cumprem o “estado bom” da água requerido pela legislação europeia, de acordo com o diagnóstico do novo Plano Nacional da Água.
O relatório explica que pouco menos de metade dos rios e albufeiras do país ainda está poluída ou razoavelmente alterada – quando já passam 15 anos após a adopção de uma directiva europeia que pretendia que todos os cursos de água estivessem limpos em 2015.
Segundo o Público, na bacia do Guadiana a proporção de massas de água que não atingem o estado bom chega a 61%. Nas bacias do Sado e Mira o valor é de 57% e na região do Tejo e Oeste, responsáveis por um terço do consumo de água do país, cerca de 51%.
A directiva-quadro da água previa que o estado bom dos rios, lagos e albufeiras fosse atingido em 2015. Mas admitia a prorrogação do prazo até 2027, em casos justificados, se fosse tecnicamente impossível fazer tudo em 15 anos ou se os custos fossem desproporcionalmente elevados.
Segundo o secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, nenhum país europeu conseguiu atingir ao 100% de qualidade de água nos rios e albufeiras em 2015. Por outro lado, Portugal compromete-se a fazê-lo até 2027, atingindo um nível de 73% já em 2021.
O Plano Nacional da Água revela também grandes lacunas na monitorização do que se passa nos recursos hídricos. Somente em duas regiões hidrográficas a rede de estações de medição cobre mais de 50% dos cursos de água: nas bacias do Minho e Lima (57%) e nas ribeiras do Algarve (67%), avança o Público.

sábado, 29 de agosto de 2015

5º Relatório Nacional à Convenção sobre a Diversidade Biológica


Em auscultação pública de 20 de Agosto a 10 de Setembro de 2015
As Partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) devem apresentar, de acordo com a periodicidade definida, relatórios sobre as medidas adotadas para a aplicação das disposições da Convenção.
Estes relatórios são ferramentas essenciais à avaliação da implementação da Convenção, sendo também importantes para a conceção informada de planos, programas e projetos relacionados com a biodiversidade.
 
O 5º Relatório Nacional à CDB é ainda extremamente útil para avaliar a resposta nacional à Estratégia de Biodiversidade da União Europeia até 2020, cuja revisão intercalar tem lugar em 2015.
 
O 5º Relatório Nacional encontra-se em Auscultação Pública de 20 de Agosto a 10 de Setembro de 2015, encontrando-se disponível para consulta aqui[PDF 1,7 MB]
 
 
No âmbito desta Auscultação serão consideradas e apreciadas todas as opiniões e sugestões, quedeverão ser remetidas por via eletrónica ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, para os endereços pedro.arriegas@icnf.pt e marco.rebelo@icnf.pt, até à data de termo da auscultação.

Évora acolhe em 2016 congresso mundial sobre sistemas silvo-pastoris

  •  Agropecuária
  • silvo pastoril
    De 27 a 30 setembro de 2016 a universidade de Évora é palco do Congresso Mundial sobre Sistemas Silvo-Pastoris.
    Durante quatro dias são diversos os temas em análise, a saber: “tendências em grande escala: a avaliação e o mapeamento nas escalas regionais e globais”, “paisagem avaliação e classificação: consistência em padrões difusos”, “os sistemas de pastoreio, gestão de gado e de produtos animais”, “a gestão florestal”, “pragas e doenças”, “incêndios florestais e riscos naturais”, “água, carbono e as alterações climáticas”, “madeira, cortiça, bioenergia e produtos não lenhosos”, “transformação e indústria”, “conservação da biodiversidade e funcionamento ecológico”, “os serviços do ecossistema como um quadro que permita a transição em direção a sistemas silvo pastoris sustentáveis”, “economia dos sistemas silvo pastoril, incluindo novos mercados”, entre outros.
    O evento irá reunir investigadores de diferentes disciplinas, profissionais e decisores políticos aos diferentes níveis de governação que lidam com a gestão e a sustentabilidade dos sistemas silvo-pastoris.
    Este Congresso é promovido pela Universidade de Évora em colaboração com outras universidades espanholas.  

    Concurso de Ideias VEM


    Imagem em Destaque
    Se tenciona regressar a Portugal e tem um projeto com tudo para dar certo, concorra ao Concurso de Ideias VEM, um concurso que pode dar o apoio de que necessita para passar da ideia à ação.
    O VEM nasce exatamente para apoiar a estruturação e implementação de soluções empreendedoras por parte de portugueses e lusodescendentes que vivem além-fronteiras mas querem regressar, acompanhando-os em todas as fases de operacionalização indispensáveis para transformar um projeto num negócio em Portugal.
    A primeira edição do Concurso tem as suas candidaturas abertas de 7 de julho a 7 de setembro de 2015, período após o qual selecionará até 240 projetos que beneficiarão de apoio técnico para desenvolver o seu plano de negócio. Deste total, o VEM selecionará 30 finalistas que apresentam o seu projeto num elevator pitch, momento crucial para eleger os 20 empreendedores que vão obter até 20.000,00 euros de financiamento, assim como acompanhamento e monitorização para a implementação e arranque do seu negócio.
    Consulte o Regulamento do Concurso de Ideias VEM aqui

    ESTUDANTE PORTUGUÊS CRIA SITE QUE MOSTRA ESTADO DOS INCÊNDIOS EM TEMPO REAL

    joao pina_SAPO
    Num só clique já é possível obter todas as informações sobre os incêndios que lavram nas florestas portuguesas. Se estão activos ou já extintos, os meios mobilizados para cada um dos focos e a respectiva localização geográfica são apenas alguns dos dados disponibilizados directamente sobre o mapa do país pelo site de João Pina, estudante da Universidade de Aveiro (UA). Actualizado de dez em dez minutos com recurso aos dados da própria Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o fogos.tomahock.com pretende dar uma rápida, permanente e preciosa ajuda aos bombeiros, INEM e populações afectadas.
    A ideia do estudante da Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação em desenvolver o site, que está já activo há duas semanas, surgiu depois de perceber, em conversas com amigos bombeiros, que a visualização da informação disponibilizada pelo site da ANPC, no que diz respeito aos fogos que diariamente têm lavrado em Portugal, “é muito complicada”.
    “Os vários passos necessários para chegar aos dados no site da ANPC, apresentados em tabelas de leitura pouco óbvia e em formato PDF que, necessariamente, têm de ser constantemente descarregadas para aceder à actualização das informações que a instituição disponibiliza ao longo do dia”, deram o clique a João Pina, apaixonado pela programação informática e sempre ávido por novos desafios tecnológicos.
    “Tenho alguns amigos que são bombeiros ou [estão] no INEM e que, nesta altura em que há mais incêndios, andam sempre a ver o site da ANPC. Eles queixam-se da forma como a informação relativa aos incêndios é disponibilizada, pois dizem estar muito dispersa e de não ser de rápida compreensão”, lembra João Pina que, para além de estudante, trabalha como programador no laboratório SAPO Labs/UA, mais concretamente no projecto SAPO Campus, uma parceria entra a UA e o SAPO.
    As observações dos amigos foram confirmadas pelo próprio estudante. “Recentemente estive uns dias no interior do país e, ao ouvir passar helicópteros e aviões mobilizados para o combate aos fogos, fui também ao site da ANPC para tentar perceber onde estava o incêndio. Vi que a informação estava lá mas, para aceder à visualização, era muito complicado”, garante. Lembrou-se então que poderia pegar nos dados que são divulgados publicamente pela ANPC e disponibilizá-los de forma mais amigável para quem deles necessitar.
    Para além da visão georreferenciada no mapa disponibilizado pelo fogos.tomahock.com permitir ter uma visão abrangente do panorama de incêndios no país, cada incidente está devidamente categorizado. “A vantagem nesta visualização é deixarmos de ter páginas inteiras de texto e em formato PDF, para termos a informação disponível geolocalizada e de fácil compreensão”, adianta João Pina.

    domingo, 23 de agosto de 2015

    Fundo Escolar BIO Somos Todos premeia pequenos heróis

    Subsídio de regresso às aulas atribuído a crianças que apresentem projetos ambientais ou sociais mais originais

    A bióloga Milene Matos quer promover nas crianças a consciência ambiental e social
    Depois de ganhar o duplo prémio internacional Terre de Femmes no passado mês de abril, a bióloga Milene Matos, da Universidade de Aveiro (UA), reforça a intenção de devolver ao público, na forma de oportunidades educativas, o prémio que resultou da votação pública. Após o encerramento das candidaturas a uma bolsa de mestrado, em parceria com a UA, a bióloga anuncia agora a criação do Fundo Escolar BIO Somos Todos.
    Este Fundo visa contribuir para a promoção da consciência ambiental e social em crianças portuguesas até aos 14 anos. Consiste num subsídio de regresso às aulas no valor de 200 euros para crianças do 1º ciclo e 250 euros para crianças do 2º ciclo, de modo a aliviar o regresso às aulas que infelizmente muitas famílias enfrentam com dificuldades.
    Até 13 de setembro, as crianças terão de apresentar um projeto a desenvolver ao longo do ano letivo, que ajude o ambiente ou a sua comunidade, e o subsídio será entregue à(s) proposta(s) mais original(is). O júri é constituído por Amadeu Soares, diretor do Departamento de Biologia da UA, pela bióloga Milene Matos e por Nelson Matos, responsável do Departamento Planeamento e Gestão Florestal e Ambiental da Fundação Mata do Buçaco.
    Portanto se conhece uma criança dinâmica, solidária e empreendedora, incentive-a a apresentar um projeto. Desde plantar flores, apanhar lixo, poupar água ou distribuir livros, todas as ideias contam!
    O regulamento está disponível em http://tinyurl.com/fundoBIO e as candidaturas apresentam-se no formulário disponível em http://tinyurl.com/formulario-FundoBIO. Mais informações poderão ser obtidas pelo email biosomostodos@gmail.com

    domingo, 16 de agosto de 2015

    CineEco anuncia seleção oficial 2015

      CineEco anuncia seleção oficial 2015















    A 21ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que vai realizar-se de 10 a 17 de outubro, colheu como inspiração para a sua Seleção Oficial a Encíclica Papal sobre as alterações climáticas e ambiente. O filme de abertura é ‘A Hora do Lobo’, do realizador francês Jean-Jacques Annaud, uma ficção sobre uma espécie em risco de extinção, igualmente na serra da Estrela.
    Já é conhecida no  site do CineEco a lista oficial das obras selecionadas e a filosofia que marcou as escolhas de filmes para a edição nº 21 do festival, que decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia, de 10 a 17 de outubro.
    A Seleção Oficial CineEco 2015 inspirou-se na Encíclica do Papa Francisco, divulgada pelo Vaticano em junho passado, intitulada ‘Laudato Si, Sobre o Cuidado da Casa Comum’, um importante manifesto que coloca pela primeira vez a Igreja Católica no centro do debate ambientalista e climático e que antecipa de alguma forma a discussão da Conferência Mundial sobre as Alterações Climáticas, em novembro próximo.
    Ao todo estão selecionados cerca de 80 filmes, de 20 países, repartidos por várias seções competitivas, onde se inclui Longas e Curtas Internacionais, Séries e Documentários de Televisão, Longas e Curtas da Lusofonia e Panorama Regional e todos manifestam a preocupação e o reconhecimento da responsabilidade da mão humana no aquecimento global e necessidade de mudarmos o nosso estilo de vida, para salvar o planeta. A Encíclica é um documento extraordinário, que tem sido saudado por líderes religiosos, ambientalistas, investigadores, dirigentes de organizações internacionais e naturalmente inspirou a organização do CineEco 2015.
    ‘A Hora do Lobo’ de Jean-Jacques Annaud, (o realizador de ‘Sete Anos no Tibete’, ‘O Nome da Rosa’ e ‘O Urso’), tem uma antestreia no CineEco, como filme de abertura antes de chegar às salas comerciais na semana seguinte. O filme é uma ficção de aventuras, com preocupações ambientalistas no que diz respeito à história sobre uma espécie em riscos de extinção que durante séculos, incluindo na Serra da Estrela, estabeleceu uma relação de mútuo respeito com o Homem.
    ‘A Hora do Lobo’ conta a história de um estudante chinês no tempo do maoismo, que é enviado para o interior da Mongólia para ensinar a ler os pastores e os aldeões locais e fica a saber que a população de lobos está ameaçada pelas decisões de um funcionário do governo central. ‘Muros e o Tigre’, da realizadora Sushma Kallam, um documentário de 83 minutos, passado na Índia, que analisa a necessidade de equilíbrio entre progresso económico, inclusão social, defesa do ambiente e como integrar industrialização e agricultura de forma sustentável é o Filme de Encerramento.
    Nas longas-metragens da Competição Internacional, destacam-se filmes que advogam as várias ramificações da crise ambiental mundial, que são abordadas no texto do Papa Francisco: mudar o nosso estilo de vida (‘Todo o Tempo do Mundo’, de Suzanne Crocker, Canadá ou ‘Ao Contrário (com légumes)’, de Anne Closset, Bélgica e ‘Global Shopping Village’, de Ulli Gladik, Áustria/Croácia), substituição dos combustíveis fósseis (‘Gelo Negro’, de Maarten van Rouveroy van Nieuwaal, Holanda/Rússia), biodiversidade (‘Contenção’, de Peter Galison & Robb Moss, EUA), água, energia e resíduos, (‘Planetário’, de Guy Reid, Reino Unido/EUA e ‘Movimento’, de Ellard Vasen, Holanda), poluição do ar (MaldiMare, de Matteo Bastianelli, Itália), tecnologia (Procurando Desesperadamente uma Zona Limpa’, de Marc Khanne, França), catástrofes naturais provocadas pelas alterações climáticas (Paraíso, de Nash Ang, Filipinas).
    Estes e outros temas com enfoque ambiental farão parte da vasta programação do CineEco 2015, que este ano assinala a sua 21ª edição com um conjunto de atividades paralelas e uma parceria estratégica com a empresa Endesa.
    Consulte a lista oficial aqui.

    Curso de iniciação em apicultura - 5 e 6 de Setembro 2015




     
     
     
    Curso de iniciação em apicultura - 5 e 6 de Setembro 2015  
      
     
    Dado o crescente interesse pelo mundo da apicultura, nesta nova edição do curso de iniciação em apicultura, vamos dar enfoque à multiplicação de colónias, ao novo seguro apícola e aos projetos de investimento “Jovem Agricultor”.
    Com os novos apoios comunitários PDR2020 para jovens agricultores surge a necessidade de um acompanhamento especializado na área da apicultura. Aproveitando a experiência e o know-how acumulados ao longo de mais de 25 anos, a Lousamel, como entidade consultora, pretende apoiar os jovens apicultores na elaboração e submissão de projetos de investimento e o respectivo acompanhamento na execução do projeto, na implementação, nos pedidos de pagamentos e no controlo.
     
     

    sábado, 15 de agosto de 2015

    Edição Curso de Identificação de Peixes dos Ecosistemas Fluviais de Portugal

    O Museu Nacional de Historia Natural e da Ciencia (MUHNAC), em parceria com o MARE e CE3C, vai realizar a 4a Edição do Curso de Identificação de Peixes dos Ecosistemas Fluviais de Portugal, entre 5 e 9 de Outubro de 2015.

    O Curso e' lecionado pelos maiores especialistas nacionais dos diferentes grupos de peixes. Os peixes dulciaquícolas e migradores constituem o grupo de vertebrados mais ameaçados de Portugal, havendo uma enorme falta de conhecimento essencial para a conservação deste grupo. Nas edições anteriores no Curso de Identificação de Peixes já participaram mais de 50 participantes de diferentes Universidades, Institutos do Estado (ICNF, APA, Águas do Algarve), Empresas de Consultoria e Câmaras Municipais.

    Este curso intensivo, com duração de uma semana, tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as comunidades de peixes existentes nos ecossistemas fluviais portugueses. O curso terá uma forte componente prática, dando a oportunidade aos participantes de conhecer e aprender a identificar as cerca de 60 espécies nativas e exóticas encontradas nos nossos rios.

    Pretende-se que no final deste curso os participantes tenham adquirido competências que lhes permitam participar ativamente no estudo, monitorização e gestão sustentável das comunidades piscícolas. Este curso é direcionado a consultores, técnicos de empresas e de agências na área do ambiente, estudantes de biologia, ciências florestais e ambientais, assim como outros interessados na conservação da natureza.

    Para mais informações por favor consultar aqui



    Email de contacto: cursopeixes2014@gmail.com

    O valor da inscricao inclui
    Para além das aulas, o valor da inscrição inclui:
    - dossier com todos os materiais das aulas (teóricas e práticas) e materiais para identificação das espécies; 
    - deslocação em Minibus ao local da saída de campo;
    - seguro de acidentes pessoais para a saída de campo;
    - visita ao Fluviário de Mora; 
    - coffee breaks (bebidas, biscoitos e frutas). 

    sexta-feira, 14 de agosto de 2015

    Feira do Mel e do Artesanato Vila Pouca de Aguiar

    Feira do Mel e do Artesanato


    As Águas das Pedras são internacionalmente conhecidas e é no cenário donde brota essa água de qualidade ímpar que se realiza a Feira do Mel e do Artesanato. Nesse sentido, a área que integra os 106 stands (mel, artesanato, produtos regionais, tasquinhas e associativismo) inicia na fonte Preciosa, estando a fonte Pedras Salgadas em foco no recinto da feira com este a culminar junto à Casa de Chá.

    Com o evento, a Câmara Municipal (com EHATB e Aguiarfloresta) promove o mel e os seus produtores, bem como os artesãos da região que trabalham os seus artefactos, mantendo bem viva a etnografia da nossa gente e, na opinião do autarca Alberto Machado, «vai de encontro às aspirações económicas e sociais da comunidade local».

    O mel é uma atividade que envolve cerca de cem mil euros/ano. O concelho tem 84 apicultores, 186 apiários e 4.569 colónias. Neste momento, há vários projetos implementados através do programa Proder, em que cada projeto tem 400 colmeias, em média, e em que predominam os meles de Urze e Multifloral (urze, alecrim, rosmaninho,…).  

    O artesanato é, de igual forma, um atividade complementar. Madeira, granito, linho, barro e diversos metais servem de matéria-prima a dezenas de artesãos que expõem e vendem algumas das suas autenticidades.

    Os concursos temáticos são um ponto forte desta feira, pela valorização e divulgação do mel com mais qualidade ou da melhor peça de artesanato em exposição. Estes certames fazem com que apicultores e artesãos procurem a excelência dos produtos que disponibilizam. O folclore e a música popular sublinham as tradições que se mantêm vivas nesta região transmontana.


    PROGRAMA

    Sexta-feira, 14 de Agosto
    14:00h
    - Abertura da feira ao público
    17:30h
    - Animação Musical
    18:00h
    - Abertura Oficial da XIV Edição da Feira do Mel e do Artesanato
    22:00h
    - Espetáculo Musical com o Grupo SOL BRILHANTE

    Sábado, 15 de Agosto
    14:00h
    - Abertura da feira ao público
    15:00h
    - 1º Open de xadrez (Associação Cultural e Desportiva de Rebordochão)
    15:30h
    - Concurso de Qualidade do Mel
    16:00h
    - Concurso dos melhores Rótulos de Mel
    16:00h
    - Demonstração de danças – Grupo Privilégio de Pedras Salgadas
    17:00h
    - “Doce Mel”: Concurso de Doçaria Confecionada com Mel
    18:00h
    - Animação Musical
    21:00h
    - XXI Festival de Folclore da ACREPES
    (Associação Cultural e Recreativa Estudantil de Pedras Salgadas)

    Domingo, 16 de Agosto
    14:00h
    - Abertura da feira ao público
    15:00h
    - Concurso de Peças de Artesanato
    16:00h
    - Encontro de Cantares do Aguavelames
    (Associação Recreativa Cultural Desportiva e Assistencial do Avelames)
    20:00h
    - Encerramento da Feir

    Formações da LPN

    Curso Formativo LPN - Introdução à Gestão Ambiental e à Sustentabilidade

    21-setembro-2015 - 25-setembro-2015
    CÓDIGO/ÁREA DE FORMAÇÃO: 859 - Proteção do Ambiente

    OBJETIVOS
    • Criar uma visão geral sobre a sustentabilidade e o Ambiente, através do conhecimento de conceitos, princípios e instrumentos
    • Desenvolver conhecimentos sobre a Gestão do Ambiente e as principais ferramentas utilizadas pelas organizações
    • Aprofundar conhecimentos necessários à implementação de Sistemas de Gestão Ambiental e sua certificação

    FICHA DE INSCRIÇÃO |  PROGRAMA

    Curso Formativo LPN - Participação Ativa e Mediação de Conflitos em Projetos Complexos de Proteção Ambiental [M2]

    08-outubro-2015 - 10-outubro-2015
    MÓDULO 2: Capacitação Avançada de Facilitadores e Agentes

    CÓDIGO/ÁREA DE FORMAÇÃO: 859 – Proteção do Ambiente

    OBJETIVOS
    • Formação avançada de facilitadores que possam assegurar no terreno processos participativos envolvendo grupos alargados de tipologias variadas de atores em processos de decisão, avaliação de programas, desenvolvimento de ações.
    • Capacitação para a dinamização de grupos/redes e aquisição de competências para o assegurar de trabalho em equipas multidisciplinares e intra/inter institucionais.

    FICHA DE INSCRIÇÃO  |  PROGRAMA

    Curso Formativo LPN - Botânica e Flora Mediterrânica - Avançado

    22-outubro-2015 - 24-outubro-2015
    CÓDIGO/ÁREA DE FORMAÇÃO: 852 – Ambientes Naturais e Vida Selvagem

    OBJETIVOS
    • Atualizar o conhecimento no que diz respeito à Morfologia Vegetativa e Reprodutora das plantas pertencentes à família das gramíneas (Poaceae) e das compostas (Asteraceae)
    • Fornecer conhecimentos relativos aos termos botânicos utilizados nas chaves de identificação destas duas famílias.
    • Adquirir conhecimentos e práticas necessárias para identificar a morfologia externa das espécies vegetais pertencentes à família das gramíneas (Poaceae) e das compostas (Asteraceae), reconhecer as espécies vegetais no terreno e saber utilizar uma chave botânica para identificação destas famílias botânicas.
    • Caracterizar em termos taxonómicos e ecológicos as famílias Poaceae e Asteraceae com base num conjunto de caracteres que permitam a sua identificação expedita.

    FICHA DE INSCRIÇÃO  |  PROGRAMA

    Curso Formativo LPN - Participação Ativa e Mediação de Conflitos em Projetos Complexos de Proteção Ambiental [M3]

    12-novembro-2015 - 14-novembro-2015
    MÓDULO 3: Introdução à Mediação de Conflitos em Contextos Multi-Stakeholder

    CÓDIGO/ÁREA DE FORMAÇÃO: 859 – Proteção do Ambiente

    OBJETIVOS
    • Assegurar os fundamentos na gestão de conflitos e algumas técnicas para os gerir;
    • Promover o conhecimento do estilo pessoal enquanto facilitador/mediador e desenvolver estratégias para superar situações difíceis e de conflito:
        • (1) Compreender os fundamentos das estratégias de construção de consenso (negociação e mediação);
        • (2) Aperceber-se dos fatores pessoais que impulsionam ou impedem uma gestão eficaz de situações conflituosas;
        • (3) Comunicar eficazmente, promovendo atitudes construtivas e de cooperação nos formandos, individualmente e em grupo;
        • (4) Conhecer estratégias para superar situações de conflito e responder com flexibilidade a situações adversas.

    FICHA DE INSCRIÇÃO  |  PROGRAMA

    sexta-feira, 7 de agosto de 2015

    Lisboa: eucalipto em debate em outubro

  •  07 Agosto 2015, sexta-feira
  •  Agroflorestal
  • eucalipto
    O Eucalipto: produção e ambiente”. Assim se designa a sessão que terá lugar a 23 de outubro de 2015, na sala Atos (edifício principal) do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa.
    A iniciativa é, pois, dedicada à espécie que deu origem à fundação do Centro de Estudos Florestais (CEF) em 1976, e que desde então tem sido estudada em vários projetos, muitos deles desenvolvidos em colaboração com a indústria e entidades públicas.
    «O eucalipto ocupa a maior área de floresta no nosso país, e a sua fileira gera dezenas de milhar de postos de trabalho diretos e indiretos e um volume de negócios que ultrapassou os 2 mil milhões euros em 2014», salienta o CEF.
    Nesta sessão serão apresentados os resultados recentes da investigação desenvolvida, abordando temas como a diversidade de utilizações da espécie, fisiologia e resposta a alterações ambientais, ameaças e limitações à produção, inovações tecnológicas e ainda gestão florestal, de forma a promover o debate e a envolver os oradores e a assistência.
    O evento, que terá lugar entre as 9h00 e as 17h30, decorre no âmbito do Ciclo de sessões “Da investigação à aplicação”, que tiveram início em 2014.
    As inscrições são gratuitas mas obrigatórias e limitadas à capacidade da sala.
    A sessão é organizada pelo CEF.
    Mais informações/inscrições:
    Telef: 213653130
    E-mail: cef@isa.ulisboa.pt