A floresta que vai inspirar Roterdão

O colectivo de design holandês Mothership vai isntalar uma floresta flutuante dno porto de Rijnhaven, em Roterdão. Denominado Dobberend Bos, o projecto consiste numa pequena floresta de 20 árvores e será “plantado” na próxima Primavera dentro de uma série de boias coloridas e recicladas.
O projecto foi inspirado no trabalho do artista colombiano Jorge Bakker, que criou “Em busca de Habitus”, um aquário enchido com pequenas boias e árvores do mesmo tamanho. A Mothership inspirou-se nesta ideia para, depois de vários anos de experimentação com protótipos, instalar pequenas árvores flutuantes em Roterdão, projectos que lá ficarão até 2018.
As árvores serão retiradas do viveiro da cidade e instaladas em 20 boias repintadas e com tudo o necessário às necessidades das árvores. “Na água, estas árvores em miniatura vão levantar questões sobre a relação entre os residentes da cidade e a natureza”, explica o site do Dobbereend Bos. “Qual a relação do residente da cidade com a natureza e como os humanos e natureza se podem relacionar com o mundo à sua volta?”. O projecto será implementado a 16 de Março próximo, avança o Inhabitat.