quinta-feira, 31 de março de 2016

Governo quer recuperar 150 mil hectares de floresta perdidos

floresta
Capoulas Santos, ministro da Agricultura, revelou esta segunda-feira (21 de março) que o Governo pretende recuperar, dentro de uma década, “150 mil hectares de floresta perdida nos últimos 15 anos.” As indústrias de base florestal foram, em 2015, responsáveis por 9,4% das exportações portuguesas, num total de 49,8 mil milhões de euros.
De acordo com o Jornal de Negócios, para atingir esta meta o ministro sublinhou que é preciso que haja uma “atuação em várias frentes desde a prevenção, à replantação, à reconversão, utilizando para tal os instrumentos comunitários à nossa disposição, que rondam os 500 milhões de euros até 2020, mais dois anos para executar”.
Sobre a atribuição de fundos comunitários, que tem atravessado alguns obstáculos, Capoulas Santos revelou que “pensamos que agora as principais questões estão desbloqueadas, os períodos para as candidaturas mais relevantes acabaram no final do mês de fevereiro. Estamos agora a fazer todo o possível para, tão rapidamente quanto possível, avançar com as respetivas aprovações e contratações”.
Nesse sentido, o Ministério da Agricultura já alocou mais técnicos para “imprimir maior celeridade” ao processo.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Concurso Nacional de Jovens Agricultores 2016


23


A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, em colaboração com o Eurodeputado Nuno Melo e com o patrocínio da Syngenta, organizam pela 4ª vez o Concurso Nacional de Jovens Agricultores 2016, estando as inscrições abertas até ao próximo dia 29 de maio.
Esta iniciativa pretende divulgar o papel fundamental desempenhado pelos jovens agricultores em prol do desenvolvimento das zonas rurais. Segundo a UE, os jovens agricultores representam apenas 10% dos Agricultores na Europa, no caso específico de Portugal, eles representam apenas 3% do total dos agricultores. Este prémio vai ser focado no trabalho e projectos apresentados e realizados por jovens agricultores, para tornar o seu trabalho em prol das zonas rurais mais visível e para dar conhecimento ao público em gerCARTAZal das iniciativas inovadoras e bem sucedidas no sector agrícola.
O vencedor do concurso representará Portugal no Congresso Europeu de Jovens Agricultores de 2017.
Em 2016 Portugal será representado para pelo Jovem Agricultor Henrique Ferreira, da empresa agrícola Vale da Rosa, que foi o vencedor da edição anterior deste concurso promovido pela CAP.
Caso esteja interessado em participar pode consultar aqui o Regulamentobem como obter o formulário.
Mais informações em www.cap.pt.
Qualquer dúvida não hesite em contactar através depremiosjovemagricultor2016@cap.pt.

Anipla tem nova direção

Anipla_novo_logo
A ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas elegeu no passado dia 18 de março os novos órgãos sociais para o triénio de 2016-2018. A direção é agora presidida por Mónica Teixeira, da Syngenta, que, de acordo com a Anipla, reforça a associação com “o empenho e a motivação necessárias à defesa de um setor que se encontra numa conjuntura europeia que requer uma forte comunicação.”
Numa nota enviada às redações, a Anipla explica que “a crescente procura de alimentos a nível mundial e a necessidade de responder a esse desafio, está na ordem do dia. No entanto, a satisfação desta necessidade torna-se cada vez mais complexa numa Europa centrada no desenvolvimento de exigências e legislação sobre o setor fitofarmacêutico, que assentes no perigo e não na avaliação do risco se torna desajustada às reais necessidade dos produtores. O mercado nacional de produtos fitofarmacêuticos, apesar de ter vindo a crescer, é necessariamente impactado pelas políticas europeias de redução do uso e, a menos que haja uma vontade política de continuar a incentivar as exportações de produtos agrícolas, é um mercado estagnado.”
Os órgãos sociais da Anipla são agora compostos por:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente               Selectis S.A., representada por João Martins
1º Secretário           Dow Agroscience Ibérica, S.A. representada por António Bravo;

Direção
Presidente               Syngenta Crop Protection, Lda, representada por Mónica Teixeira
Secretário                Sapec Agro, S.A., representada por José Góis
Tesoureiro              Sipcam Portugal, Lda., representada por Fernando Aniceto
Vogais                      Bayer CropScience, Lda, representada por Richard  Borreani
                                  Basf Española, S.A., representada por Paulo Lourenço;
Conselho Fiscal
Presidente               Nufarm Portugal, Lda, representada por Bruno Gomes
Vogais                      Adama Portugal, Lda, representada por António Romero
                                   IQV Agro Portugal, S.A. representada por Francisco Bogas

V Colóquio MONTIS - Gestão de áreas protegidas locais



No dia 14 de Maio, realiza-se o V colóquio da Montis. O tema é a gestão de áreas protegidas locais e  será emVouzela. 


Durante a manhã faremos um passeio à reserva botânica do Cambarinho (Campia) para ver a floração dos Loendros. Durante a tarde, realizam-se as apresentações em sala, que decorrerão no auditório municipal 25 de Abril.

As inscrições podem ser feitas através do nº 912996340 ou do e-mail: montisacn@gmail.com.

Toda a receita obtida através das inscrições reverte para a campanha de crowdfunding em que a Montis estará envolvida a partir do dia 15 de Abril.

terça-feira, 29 de março de 2016

Saída de Campo- Plantas comestíveis e Cogumelos de Primavera



17 de Abril de 2016

Saída de Campo- Plantas comestíveis e Cogumelos de Primavera

Campo de Víboras - Vimioso

 
Apresentação  |  Programa  |  Informações  |  Organização
  Apoios  |  Inscrição

No dia 17 de Abril, a Associação ALDEIA organiza em Campo de Víboras, uma saída de campo com o objectivo de dar a conhecer a diversidade de plantas comestíveis e de cogumelos de Primavera.
Este encontro pretende não só lançar as bases na identificação de macrofungos e plantas que podem ser usadas na nossa alimentação, como também proporcionar o usufruto das saídas de campo na Primavera em paisagens de excelência do Nordeste Transmontano.
Na saída estarão presentes pessoas experientes nas áreas da Micologia e da Botânica,  com um grande sentido de partilha do conhecimento, pelo que será uma excelente oportunidade de aprendizagem e contacto, tanto para participantes iniciados ou mais experientes nas matérias.


Agenda Iniciativas Abril 2016‏ - Plantar uma árvore

Se não visualizar esta newsletter clique aqui

PLANTAR UMA ÁRVORE | ASSOCIAÇÃO
AGENDA
ABRIL 2016
PARTICIPE NAS INICIATIVAS
Inscrições gratuitas em: http://plantarumaarvore.org/inscricao-iniciativas.aspx [Para cada ação estarão propositadamente afectos recursos humanos e materiais. Se se inscrever por favor não falte ou informe-nos com a antecedência possível]

03 ABRIL | DOMINGO | 09:30 – 12:30 | INICIATIVA DE MANUTENÇÃO | PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS | ESTRADA DA SERRA

16 ABRIL | SÁBADO | 09:30 – 12:30 | INICIATIVA DE MANUTENÇÃO | PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS | PENINHA

10 A 13 JUNHO | SEXTA A SEGUNDA | SAÍDA DE CAMPO À DESCOBERTA DO PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA [ACTIVIDADE COM CUSTO ÉTICO] 

Todas as indicações relativas ao ponto de encontro e recomendações para a iniciativa estarão disponíveis no site e na página de facebook e irá receber um e-mail, até 24h antes da iniciativa . Caso a iniciativa seja cancelada será anunciado no site e página de facebook e será notificado via e-mail.
03 ABRIL | DOMINGO
INICIATIVA DE MANUTENÇÃO | PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS
VAMOS CUIDAR DAS ÁRVORES PLANTADAS
Nesta iniciativa vamos cuidar das árvores plantadas, efetuando o controlo de exóticas infestantes e vegetação invasora, que ameaçam as áreas reflorestadas, uma ação essencial para o sucesso das plantações. 
Data: 03 Abril | Domingo | 09:30 – 12:30
Local: Estrada da Serra | Parque Natural de Sintra-Cascais
A iniciativa integra-se num plano de valorização e recuperação de parcelas ao longo da Estrada da Serra, promovido pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, contando com o apoio da Associação Plantar Uma Árvore, visando a recuperação da vegetação endémica e de erradicação de espécies exóticas infestantes e espécies invasoras, num compromisso de envolvimento que visa a gestão ambiental daquela área e cujas medidas de gestão a executar têm como objetivo promover a regeneração da floresta nativa e das espécies autóctones, potenciar a biodiversidade e reduzir o risco de incêndio.
16 ABRIL | SÁBADO
INICIATIVA DE MANUTENÇÃO | PARQUE NATURAL DE SINTRA-CASCAIS 
VAMOS CONTINUAR A RECUPERAR A PENINHA
Nesta iniciativa vamos continuar a recuperar os danos provocados pela intempérie, cuidar das árvores plantadas e efetuar o controlo de exóticas infestantes e vegetação invasora, para darmos esperança à recuperação da emblemática área da Peninha. 
Data: 16 Abril | Sábado | 09:30 – 12:30
Local: Peninha | Parque Natural de Sintra-Cascais
A iniciativa integra-se num plano de recuperação da emblemática área da Peninha, promovido pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, contando com o apoio da associação Plantar Uma Árvore, visando a recuperação da vegetação endémica e de erradicação de espécies exóticas invasoras, num compromisso de envolvimento a 5 anos, que visa a gestão ambiental daquela área e cujas medidas de gestão a executar têm como objetivo promover a regeneração da floresta nativa e das espécies autóctones, potenciar a biodiversidade e reduzir o risco de incêndio.
10 A 13 JUNHO | SEXTA A SEGUNDA
SAÍDA DE CAMPO À DESCOBERTA DO PARQUE NATURAL DA ARRÁBIDA 
VAMOS PARTIR À DESCOBERTA DA NATUREZA BRAVIA DA ARRÁBIDA E DEIXAR A NOSSA MARCA VERDE NA PAISAGEM
Nesta saída de campo vamos conhecer alguns dos recantos mais belos do parque, em caminhadas e passeio de barco, entrando em comunhão com a natureza, bem como iremos intervir para ter prais mais limpas e renaturalizar uma área, que sirva de suporte à biodiversidade e à comunidade. 
Data: 10 a 13 Junho | Sexta a Segunda
Local: Parque Natural da Arrábida
Custo Ético: €180 por Participante em Regime de Pensão Completa [Descontos para Famílias e Grupos]
Programa, Condições e Inscrições: http://blog.plantarumaarvore.org/2016/02/saida-de-campo-descoberta-do-parque.html
Nestes dias vai poder efetuar percursos interpretativos à descoberta da mais alta falésia calcária da Europa e dos cumes da Serra de São Luís, conhecer o místico Convento da Arrábida e o deslumbrante centro histórico de Palmela, desfrutar de um passeio de barco ao longo das arribas e praias, com recolha de lixo, intervir na natureza para deixar uma pegada verde na paisagem, conhecer uma comunidade ecológica e técnicas de bioconstrução e permacultura, além de ficar alojado num recanto de rara beleza, numa construção ecológica. 

O programa consiste num conjunto de atividades que permite aos participantes conhecerem em profundidade, intervir e envolver-se, em projetos e áreas de relevância em termos de património natural, bem como do património construído, através do olhar dos responsáveis dos projetos, de percursos interpretativos e ações de intervenção, proporcionando aos participantes um programa único de envolvimento com a natureza, o património e os projetos. 

Ao realizar este programa estará a apoiar e a ajudar à sustentabilidade e desenvolvimento dos múltiplos projetos de promoção e conservação do património natural e histórico, conexo ao roteiro, bem como terá uma oportunidade de deixar uma marca pessoal ao intervir na sua salvaguarda e ao dar a conhecer ao mundo, tão precioso património, projetos e pessoas, que lutam pela sua preservação.

Contactos
96 385 33 83 | geral@plantarumaarvore.org
Plante esta Ideia
Participe! Mobilize! Divulgue! Cada pessoa conta! 
1 Pessoa! 1 Árvore! 1 Sonho! 
Nós somos o que Fazemos

Eng. Agronomo, Eng. Zootécnico, Eng. Florestal


CAPEMEL

CAPEMEL - Cooperativa de Apicultores e Embaladores de Mel (http://fptudo.wix.com/capemel) pretende recrutar estagiário na área das Ciências Agrárias (Engenheiro Zootécnico, Engenheiro Florestal, Engenheiro Agrário).

Perfil:
- Elegível para estágio profissional, através do IEFP.
- Formação na área das Ciências Agrárias.
- Disponibilidade imediata.

Se preencher os requisitos envie-nos o seu CV para:

Eng. Florestal


Eng florestal para 1º emprego zona de Aveiro 918121130

Eng. Florestal, Eng. Agronomo


Empresa especializada na área Florestal, Jardinagem e Agrícola está a recrutar Engenheiro Florestal ou Agrícola (m/f). 

Perfil do Candidato: 

- Formação Superior na área (Mestrado); 

- Conhecimentos na área e de projetos técnicos; 

- Bom relacionamento interpessoal, assertividade e sentido de responsabilidade; 

- Disponibilidade para fazer deslocações (Eliminatório); 

- Disponibilidade imediata. 


Função: 

- Elaboração de orçamentos; 

- Direcção de Projetos. 


Retribuição: Recibos Verdes 

Enviar Cv para

Gestão sustentável da produção de mirtilos está a ser estudada

mirtilos  - Bagas de Portugal
A Cooperativa Bagas de Portugal integrou recentemente o grupo operacional que está a criar um documento científico para a gestão sustentável da produção de mirtilos. A iniciativa conta com uma equipa de trabalho que inclui a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Biobaga e a Naturpassion, e pretende resolver os principais constrangimentos identificados pelos produtores na produção de mirtilo.
 “A nossa tarefa vai ao encontro do que preconiza o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020), promovendo a criação de grupos operacionais destinados a apoiar a Inovação no sector agrícola nacional, no quadro da Parceria Europeia para a Inovação (PEI) para a produtividade e sustentabilidade agrícola”, refere o presidente da Cooperativa Bagas de Portugal, Paulo Lúcio Costa Gomes.
O documento vai-se chamar ‘ECOMIRTILOS – Gestão sustentável da produção de mirtilos no Norte de Portugal’ e tem como principal finalidade o aumento da eficiência dos recursos na produção e a consequente melhoria da qualidade do fruto.
“Pretendemos, no fundo, melhorar a eficiência do ecossistema através da gestão sustentável dos recursos naturais, apoiada em novas tecnologias, de forma a obter uma produção rentável e segura, ao nível ambiental dos consumidores”, acrescenta Paulo Lúcio Costa Gomes.
Para o presidente da Bagas de Portugal, “estes trabalhos de cooperação, traduzido no futuro num plano de ação, são cruciais nesta fase de crescimento da fileira e respondem a problemas concretos ou oportunidades que se colocam à produção”.
A Cooperativa Bagas de Portugal nasceu em janeiro deste ano, a partir de um grupo de produtores de pequenos frutos oriundo de vários pontos do país, e tem como objetivo diferenciar-se em áreas como a conservação, armazenagem, transformação, promoção, produção, importação, exportação e qualidade do fruto e seus derivados.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Curso de Produção de Cogumelos em Troncos


Objetivos da Formação:

Divulgação dos métodos de produção de cogumelos em troncos;
Dotar os formandos de conhecimentos para iniciar o cultivo/produção de cogumelos em troncos;
Curso especialmente destinado a produtores ou interessados na produção.

Programa da formação

Breves noções de micologia;
Introdução ao reino dos fungos;
O que é um cogumelo;
Principais espécies de cogumelos cultiváveis;
Abordagem a incentivos Comunitários;
Mercado dos Cogumelos;
Noções de produção;
Tipos de unidades de produção, vantagens e desvantagens;
Sistemas de controlo de humidade e temperatura;
Tipos de troncos, dados técnicos para utilização no cultivo;
Tipos de selagem, vantagens e desvantagens;
Potencialidades do cultivo de cogumelo;
Condições de cultivo;
Troncos referência;
Valores financeiros;
Parte prática com inoculação de troncos pelos formandos.

Workshop de GESTÃO DE EQUIPAS


"A Liderança e a Motivação são dois aspetos essenciais no alcance do sucesso das organizações. Hoje em dia temos nas empresas bons gestores e por vezes maus lideres. Uma Liderança eficaz condiciona e é determinante para Motivar. Todavia, liderar eficazmente é complexo. Não se nasce propriamente líder, ainda que a predisposição genética condicione e seja determinante. Um bom líder aprende continuamente ao longo da sua vida e adapta-se às circunstâncias."
Dia 02 de Abril, Sábado.
Duração: 6 Horas
Preço: 30 Euros
Local: Avalforma - Rua Jardins do Rodrigo, Lote 4, loja C
Informações e Inscrições até dia 31 de Março.
Contactos: 275332606/912250951/depformacao@avalforma.pt

NEWSFNAP - Março 2016

FNAP participa em Mesa Redonda na
Feira Apícola Internacional de Pastrana

A FNAP, participou no passado sábado dia 12 de março, numa Mesa Redonda dedicada ao tema “Situação Atual da Apicultura na Península Ibérica”, inserida no Programa da XXXV Feira Apícola Internacional de Pastrana.


Projeto ApiSIG – Questionário aos Apicultores

No âmbito do projeto ApiSIG – Modelação espacial do potencial de exploração apícola utilizando sistemas de informação geográfica (Medida 6 do PAN 2014-2016), coordenado pela Prof. Ofélia Anjos do Escola Superior Agrária de Castelo Branco em parceria com a FNAP, está a ser executado um inquérito com o objetivo de saber opinião dos apicultores acerca do grau de importância de alguns elementos relacionados com a prática apícola.
Caso pretenda participar, pode fazê-lo on-line, através do seguinte link (apenas funciona no browser Google Chrome): ApiSIG – Inquérito aos Apicultores.

ONU alerta para a necessidade de proteger abelhas

A principal conclusão da primeira avaliação global de polinizadores conduzida pelo IPBES, uma plataforma intergovernamental da ONU, é que cada vez mais espécies de insetos polinizadores estão ameaçadas de extinção, o que se deve a diversas causas, muitas delas provocadas pela ação do Homem. Este facto ameaça a subsistência de grande parte da população humana, e conduz a perdas significativas em setores de atividade como a agricultura e a agroindústria.

Próximos eventos

Encontro Apícola do Observatório do Sobreiro e da Cortiça
1 e 2 de Abril de 2016
Dia 1 de abril decorrerá a ação de formação sobre a Vespa velutina inserida no "Plano de ação para a vigilância e controlo da Vespa velutina em Portugal" e dia 2 de abril decorrerá o seminário "Apicultura - A sua importância para a sustentabilidade do mundo rural". O programa inclui ainda visita a um apiário.



 



IV Congresso Ibérico de Apicultura
8 a 10 de Abril de 2016
 Foi apresentado durante a Feira Apícola Internacional de Pastrana, o IV Congresso Ibérico de Apicultura. Este evento, de cuja organização a FNAP integra, realiza-se de 8 a 10 de abril em Salamanca, Espanha, será novamente de ponto de encontro para alguns dias para investigadores, técnicos e apicultores de ambos os países da Península Ibérica.
 




Concurso Nacional de Mel
4 de Maio de 2016
A 4 de Maio decorrerá a 7ª edição do Concurso Nacional de Mel, que FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal organiza em parceria com a Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo.

 


EURBEE - VII Congresso Europeu de Apidologia
7 a 9 de Setembro de 2016
O VII Congresso Europeu de Apidologia (EURBEE) decorrerá em Cluj-Napoca na Roménia de 7 a 9 de setembro. Trata-se de um evento científico organizado pela Associação Europeia para a Investigação Apícola EURBEE) na Universidade de Ciências Agrícolas e de Medicina Veterinária desta cidade romena.
 




XVII Fórum Nacional de Apicultura
XV Feira Nacional do Mel
14 a 16 de Outubro 2016
 
A Ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores, recebe neste ano de 2016 o maior evento nacional do sector apícola, o XVII Fórum Nacional de Apicultura e a XV Feira Nacional do Mel.
 
 
Copyright © 2016 FNAP - Federação Nacional dos Apicultores de Portugal
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para contacto ou qualquer informação:
info@fnap.pt

domingo, 27 de março de 2016

CONCURSO YPEF: Aproveita as férias e aprende sobre a floresta

https://gallery.mailchimp.com/9a9f78f7b1cf04409fb93ac42/images/15c531c2-cfe2-4e2c-a4c2-4975afae6d8e.jpg

Concurso Florestal YPEF

Aproveita as férias e aprende sobre a floresta

https://gallery.mailchimp.com/9a9f78f7b1cf04409fb93ac42/images/d58cb3a0-d938-4bec-a7ed-42441e6f7d18.jpg

Férias da Páscoa. Período que podes aproveitar para conhecer melhor o Booklet e participar no maior Concurso Florestal Europeu.
 
As inscrições no Concurso YPEF terminam a 08 de Abril, mas estas férias da Páscoa são uma boa oportunidade para aprenderes sobre a floresta e te preparares para as provas escritas.
Não te esqueças, este ano as perguntas de escolha múltipla incidirão apenas na informação dos países participantes. Qualquer dúvida, poderás contar com o apoio do teu professor e com a Comissão Nacional do Concurso YPEF. Estamos sempre disponíveis para ti.
Contamos contigo e com a tua equipa para representar Portugal na final nacional e europeia. Os teus colegas estão à tua espera!
Participa!

Para mais informação e participação consulta o site 
www.forestis.pt e o Facebook.

Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais

O CISE irá realizar um Workshop sobre Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais, no próximo dia 9 de abril. O workshop, orientado por Joaquim Morgado, é direcionado ao público em geral, principalmente potenciais produtores que pretendam adquirir técnicas e conhecimentos sobre produção, transformação, acondicionamento e comercialização de PAM. 

Programa 

Dia 9 de abril - sábado 
10:00 h – Apresentação: objetivos e expectativas 
10:20 h – Aspetos a ter em conta na seleção de PAM a instalar 
11:30 h – Principais espécies com interesse económico em Portugal
- Instalação, manutenção e colheita das culturas
13:00 h – Almoço
14:30h – Principais espécies com interesse económico em Portugal
- Instalação, manutenção e colheita das culturas – continuação
- Secagem de PAM
- Processamento primário e acondicionamento de PAM
- Comercialização de PAM
- Atividade prática de propagação
17:30 h – Avaliação e Encerramento

No decorrer da atividade serão apresentados exemplos de algumas espécies de PAM e produtos finais obtidos após processamento/embalamento das mesmas. Será disponibilizada cópia da apresentação do formador.

Refeições
As refeições não estão incluídas no preço do curso.

Preço de Inscrição - € 35
Pago antecipadamente por transferência bancária para IBAN: PT50001800000275523300117 (Santander-Totta) – enviar comprovativo para cise@cise.pt.
O número mínimo de participantes é de 12 pessoas e o máximo de 18.

Pode fazer a sua inscrição on-line. Para mais informações contacte directamente o CISE pelo telefone 238 320 300 ou correio eletrónico cise@cise.pt