quinta-feira, 30 de junho de 2016

É já amanhã...Sessão Técnica/Debate: “Uma Contribuição da Engenharia para os Incêndios Florestais”


Viseu, 1 de julho, sexta-feira, pelas 18 horas, nas instalações da Delegação Distrital de Viseu, Rua Dom António Monteiro, Lote 17, Loja 4 - Quinta do Seminário,
A entrada é livre, mas carece de inscrição, até ao dia 30 de junho, através do email: viseu@centro.ordemdosengenheiros.pt

Período crítico de incêndios florestais


Quercus defende mais recursos para a prevenção.

A Quercus alerta para a necessidade de serem implementadas políticas públicas de longo prazo, promotoras da gestão sustentável da floresta e do desenvolvimento rural, equilibrando a despesa de prevenção com a despesa de combate a incêndios.

O período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios, vigora este ano de 1 de Julho a 30 de Setembro, e nele devem ser asseguradas medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais, mas que essencialmente são acções vigilância e 1.ª intervenção nos fogos por equipas de sapadores florestais.


Deerfire high res edit
Os incêndios florestais ou rurais são considerados o maior problema ambiental no nosso País, contudo, os sucessivos governos continuaram sem implementar políticas públicas de longo prazo, promotoras da gestão sustentável da floresta e do espaço rural, que tornem o território mais resiliente aos incêndios e que simultaneamente dinamizem a economia local com a presença de pessoas no interior do País.

A regulamentação da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DL 17/2009) define detalhadamente as regras de planeamento e defesa da floresta e condicionantes ao uso do fogo no espaço rural (fogueiras, queimadas, cigarros, foguetes), no período crítico durante o Verão ou quando o risco de incêndio for muito elevado ou máximo. No entanto, para além da necessária fiscalização, deverá existir uma alteração de comportamentos que evite o uso do fogo.
Segundo relatório do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) sobre a Análise das Causas do Incêndios Florestais, os comportamentos negligentes são os responsáveis pelo maior número de ocorrências de incêndios com causa apurada, o que revela a necessidade de se apostar fortemente na sensibilização para o risco do uso do fogo.


A despesa com o combate a incêndios é 90% da despesa total e a despesa com a prevenção é de apenas 10%

A Quercus já tinha alertado anteriormente para o inexplicável atraso das medidas florestais do Programa de Desenvolvimento Rural - PDR 2020, desde o ano passado. Recentemente, no passado mês de Maio, uma declaração de nulidade da operação 8.1.3 da Medida 8 do PDR 2020, por parte da inspecção do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, inviabilizou as candidaturas aos fundos comunitários perdendo-se uma época fundamental para a gestão florestal antes do período crítico do Verão, que agora se inicia.

A despesa prevista no Orçamento do Estado pelo Ministério da Administração Interna, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais em 2016, com a substituição das viaturas do GIPS da GNR é superior a 83,5 Milhões de Euros. Considerando o atraso nas medidas florestais do PDR 2020 para silvicultura e Defesa da Floresta Contra Incêndios, em que não existe execução de projectos no terreno, estimamos que as acções de prevenção não ultrapassem este ano os 10% do total da despesa, considerando o combate aos incêndios.

fogo
Governo esquece até agora promessa de revogação do regime de arborização

Apesar do actual Governo ter apresentado no seu programa, em Novembro passado, o compromisso político de aumento das áreas de montado de sobro e de azinho e de pinheiro-bravo, travando a expansão da área de eucalipto, designadamente através da revogação do regime de arborização, o facto é que até à data não foram apresentadas propostas que cumpram o prometido.


A Quercus defende a aposta nas medidas de prevenção

A Quercus espera uma alteração das políticas públicas para a floresta e o desenvolvimento rural, que promovam o investimento no mundo rural para manter as culturas numa paisagem em mosaico mais resiliente aos incêndios. O Governo deve criar mecanismos de apoio à instalação de povoamentos de floresta autóctone de baixa combustibilidade, através do Fundo Florestal Permanente, o qual deverá ser mais transparente, disponibilizando relatórios de execução publicamente.




A Quercus considera igualmente fundamental o aumento das acções de silvicultura preventiva, para evitar a propagação de grandes incêndios, equilibrando a despesa entre as acções de prevenção e as acções de combate.

Lisboa, 30 de Junho de 2016

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza

Venha ajudar a Construir com Técnicas Tradicionais de Eco Construção


A ATN (Associação Transumância e Natureza) promove a aprendizagem de técnicas tradicionais de eco-construção com rebocos de argila, reboco de cal e carpintaria, num dos locais mais emblemáticos do Parque Natural do Douro Internacional.
Apareça, entre os dias 9 e 17 de julho, na Ribeira do Mosteiro, um local de grande interesse geológico, faunístico, florístico e arqueológico.
O alojamento é opcional, poderá acampar em tenda (própria) ou acantonar dentro do moinho recuperado.
A ATN oferece seguro e um kit de ingredientes para que os participantes preparem as suas refeições.
Há WC e para tomar banho, pode desfrutar do belo ribeiro de água translúcida que envolve o local.
A atividade não tem qualquer custo de participação
Inscrições através dos contactos 

Tel/Fax: +351 271 311 202

Venha ajudar-nos na requalificacao do jardim da Sede da LPN, 9 julho

A LPN tem o prazer de o(a) convidar a participar numa ação de voluntariado para apoio àrequalificação do jardim da sua Sede, a decorrer no dia 9 de julho (sábado) a partir das 9h.

Venha contribuir com um pouco do seu tempo e trabalho para a Associação que ajudou a fazer crescer. Junte-se a nós naquele que se pretende ser um convívio entre colaboradores, sócios e voluntários!

INSCREVA-SE ATÉ AO DIA 7 DE JULHO!

Descrição: cid:image010.jpg@01D1D204.2E9A2090Descrição: cid:image011.jpg@01D1D204.2E9A2090Descrição: cid:image012.jpg@01D1D204.2E9A2090


Em 2015 a LPN deu início a uma iniciativa de requalificação do espaço envolvente à sua sede, constituído por um jardim e por um terreno, gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, para os fins da Associação. É objetivo da LPN que este espaço passe a ser otimizado para atividades de educação ambiental, mas também para usofruto dos seus colaboradores, sócios e voluntários. Para tal, numa primeira etapa foram realizadas duas importantes intervenções, a de construção de uma vedação para delimitação com o exterior (após demolição do muro que se apresentava em sério risco de derrocada) e a do corte de silvados e canaviais que ao longo dos últimos anos foram invadindo o terreno.
Já em março de 2016, em resposta a um convite aos sócios e voluntários da LPN, meia centena de pessoas vieram dar continuidade a este esforço de requalificação, com a limpeza do terreno, demolição de um muro interior e início de plantação de uma sebe viva biodiversa, com espécies autóctones, ao longo da vedação em rede.
Esta nova iniciativa, incentivada pelos participantes da ação anterior, tem como objetivo retomar os trabalhos no espaço envolvente à LPN e proporcionar a sócios e voluntários desta associação um momento de convívio e reflexão sobre a conservação da natureza.

Junte-se a nós, participe nesta iniciativa!


AÇÃO DE LIMPEZA DO ESPAÇO ENVOLVENTE À LPN
Tarefas: demolição de muro interior, remoção de lixos diversos, corte de vegetação e remoção de rizomas de canas, construção de bancos de jardim e, num gesto simbólico, rega das árvores e arbustos plantados por sócios e voluntários.
Horário: das 9h às 16h.
Disponibilizamos: luvas e ferramentas necessárias para as tarefas previstas.
Recomendamos: uso de calçado resistente e adequado a piso irregular, vestuário confortável, chapéu e protetor solar.
Oferecemos: água, sumos e frutas.

Almoço convívio à responsabilidade de cada participante.


DADOS PARA A INSCRIÇÃO
Inscrições obrigatórias até 7 de julho para geral@lpn.pt
O convite é extensível à sua família ou amigos.
Dados a indicar para o seguro (obrigatório): nome e data de nascimento.

Localização da Sede da LPN:
Estrada do Calhariz de Benfica, 187, 1500-124 Lisboa | Veja aqui como chegar à LPN.


Esperamos (re)vê-lo(a) em breve!


Descrição: cid:image013.jpg@01D1D204.2E9A2090
SEDE NACIONAL
Estrada do Calhariz de Benfica, 187
1500-124 Lisboa – Portugal
Visite-nos em www.lpn.pt  |  Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: util_bannerFacebook_final/lpnatureza

InovTerra promove workshop sobre a colheita da baga do sabugueiro


A baga de sabugueiro vai estar em grande destaque já no próximo dia 6 de Agosto, em Tarouca, com a realização de um workshop. Organizado pela Associação InovTerra, o workshop da colheita da baga do sabugueiro pretende dar a conhecer uma cultura com elevado potencial, que se assume cada vez mais como uma forte e válida alternativa às culturas tradicionais.

Com início agendado para as 9 horas, os participantes têm a oportunidade de colher baga e conhecer as várias formas de acondicionamento da baga de sabugueiro. Durante a tarde, todos os intervenientes vão ter a oportunidade de visitar vários pontos de interesse cultural e da produção da baga existente no município de Tarouca e na região.

O Almoço está incluído na inscrição.

Para mais informações e inscrição, os interessados podem enviar e-mail para tecnico.inovterra@gmail.com ou entrar em contacto para 967 918 569.



Hoje a Tarde - Saúde das Plantas no Anfiteatro III do Edifício de São Bento - Coimbra

30 de Junho, às 18 horas, no Anfiteatro III do Edifício de São Bento.

Joana Costa, investigadora do Centro de Ecologia Funcional / Centre for Functional Ecology, e membro do Fitolab no Instituto Pedro Nunes, apresenta uma palestra dedicada à saúde das plantas no enquadramento da globalização e das alterações climáticas, integrada nas acções preparatórias da Noite Europeia dos Investigadores.


quarta-feira, 29 de junho de 2016

Programa III Conferência GPA'16 "Ciência e Tecnologia para um Futuro sustentável" - 12 de julho


OFERTA DE TRABALHO





Estamos a recrutar um profissional para dar mais força e consistência ao trabalho do Núcleo Regional de Aveiro da Quercus.
Queremos alguém competente e motivado.

Requisitos:
• escolaridade obrigatória não concluída ou com o 3.º ciclo do ensino básico concluído;
• idade compreendida entre os 18 e os 29 anos, inscrito como desempregado no Instituto de Emprego e Formação Profissional;
• experiência de utilização de máquinas agro-florestais tais como moto-serra e moto-roçadora
• carta de condução.

Tarefas a desenvolver:
• execução de intervenções de recuperação ecológica;
• acompanhamento e monitorização de atividades geradoras de impactes;
• apoio à realização de censos de avifauna;
• apoio na organização de sessões de educação ambiental em escolas, palestras e sessões de esclarecimento;
• apoio aos serviços administrativos.

Procedimentos:
• os interessados devem contactar a Quercus através do n.º 966 551 372.
• possuir um Certificado de Habilitações e da Declaração de Inscrição no Centro de Emprego da área de residência.

Informações contratuais:
• o contrato tem a duração de 6 meses;
• durante o projeto é aplicável ao destinatário o regime da duração e horário de trabalho, dos descansos diário e semanal, dos feriados, das faltas e da segurança e saúde no trabalho aplicável aos trabalhadores da entidade promotora;
• durante a execução do projeto os destinatários não estão abrangidos por qualquer regime obrigatório de segurança social.

Termina amanha o primeiro concurso internacional de fotografia de malcata

Amanhã, dia 30 de junho, às 24 horas encerram as candidaturas e a palavra será dada ao júri
UMA CERTEZA : O concurso revela-se mesmo como INTERNACIONAL 
Até agora temos concorrentes de : PORTUGAL/ ESPANHA / FRANÇA/ ARGENTINA



VII Encontro Europeu da Castanha

Vai decorrer de 8 a 11 de setembro de 2016 em Alès, Gard, França o VII Encontro Europeu da Castanha (http://www.chestnut-meetings.org/). O programa ainda está a ser elaborado, sendo que pode ser consultado em http://www.chestnut-meetings.org/english.html 

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Workshops Regionais da Rede Rural Nacional



nº 67

junho
2016

Workshops Regionais da Rede Rural Nacional - O próximo é já dia 29 de junho: Lisboa e Vale do Tejo

No próximo dia 29 de junho na Escola Superior Agrária de Santarém às 9:30 horas realiza-se um workshop para:
• Apresentar a RRN a nível regional, os seus objetivos e funcionamento;
• Envolver os membros da RRN na definição das prioridades para o trabalho da RRN
• Identificar, de forma participada, as ÁREAS DE TRABALHO E OS TEMAS ESPECÍFICOS PRIORITÁRIOS PARA O TRABALHO DA RRN

Seminário Valorizar a produção de cogumelos

Ainda no fizeram a vossa inscrição?! Não percam a oportunidade de garantir a vossa presença.
Queremos que o setor seja competitivo e consiga obter produções constantes, o inverno acaba por ser penoso para o setor, pois a produção diminui.
Com as trocas de conhecimento e unindo sinergias, o setor fica mais coeso alcançando assim o sucesso!
Inscreva-se para: aptecagricola@gmail.com



Caminha pelas Lagoas da Serra da Estrela

domingo, 26 de junho de 2016

Jornadas Voluntárias de Verão



by Paulo Domingues
Anunciam-se as Jornadas Voluntárias de Verão, um conjunto de jornadas de trabalho voluntário a realizar entre Julho e Setembro no Cabeço Santo. Estas jornadas têm a particularidade especial de “atravessarem” a data na qual se perfazem 10 anos do início das actividades do Projecto, que, pelo menos em pleno campo e com voluntários em realização de trabalho, se iniciou com um Campo de Trabalho Voluntário (CTV) de 5 dias, entre 1 e 5 de Setembro de 2006. Por isso, todos os anos se tem realizado uma “jornada de aniversário” por volta dessas datas. Mas este ano são 10 anos, pelo que se prepara um conjunto especial de iniciativas. E a primeira é exactamente uma jornada voluntária de aniversário, a levar a efeito no dia 3 de Setembro de 2016. Outras serão uma Conferência a realizar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda com a presença de vários conferencistas, no dia 8 de Outubro, uma exposição fotográfica sobre os 10 anos do Projecto e ainda outros eventos, dos quais se darão notícias posteriormente.
Mas as jornadas de Verão iniciam-se ainda em Julho com duas jornadas em 9 e 23 de Julho. Agosto será de férias, como tradicionalmente acontece. Em Setembro teremos então a jornada de 3 e outra ainda a 17, mesmo a tempo de encerrar o Verão.
Seria interessante reunir pelo menos alguns elementos da equipa que participaram no primeiro CTV, e da maior parte dos quais se perdeu o contacto, e até de outros que participaram ao longo de anos e que depois seguiram outros caminhos. Quanto aos primeiros, aqui ficam duas fotos tiradas durante o CTV. Ainda estão por aí? Digam coisas!
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Equipa no final de um dos dias de trabalho
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
No último dia do CTV realizou-se um almoço de despedida no restaurante local. Já não estavam todos os participantes
Paulo Domingues

Caminhada pelas Lagoas da Estrela 3 de Julho


Decorrer em pleno maciço central da Serra da Estrela, com a realização de um passeio pedestre temático de nível fácil. Um cenário inóspito, marcado pela existência de vegetação de altitude e com uma geomorfologia típica de granitos moldados pela acção erosiva da neve, água e gelo, onde as lagoas de origem glaciar são as cabeças de cartaz.
Início e fim Torre, Serra da Estrela
Duração prevista 06h30min.
Dificuldade Média 
Tipo de percurso Circular
Preço 10 €
Inclui guia profissional, seguro de acidentes pessoais, e IVA.
Inscrições e informações: 924 433 370 rotaseraizes@gmail.com

Ser Pastor por um dia na Quinta dos Rebolais



Dia 16 de Julho
09h00—Ponto de Encontro na Quinta de Rebolais
Participe no pastoreio.
Disfrute de um dia em família repleto de novas experiências.
Preço 15Euros/pessoa
Dia 17 de Julho
09h00—Ponto de Encontro: Largo São Fransciso,
no Casteleiro
13h00 –Almoço
Percorra um trilho repleto de história.
Preço 15Euros/pessoa

CONTACTOS
Telemóvel:924433370;936579874 ;962392522
Email: rotaseraizes@gmail.com/ quintadosrebolais@gmail.com 




terça-feira, 21 de junho de 2016

domingo, 19 de junho de 2016

Formação - Iniciação em apicultura


VENHA PASSAR
UM DOMINGO DIFERENTE !!!
GOSTA DA NATUREZA ?
GOSTA DE POLINIZADORES ?
GOSTA DE ABELHAS ?
QUER INICIAR A APICULTURA ?
É APICULTOR E QUER RECICLAR
INSCREVA-SE
INICIAÇÃO A APICULTURA
DIA 10 de Julho na C.A.L.
Valor: 15 €
Das 09:00 as 17:00 Horas

sábado, 18 de junho de 2016

Convite | Prémio Floresta e Sustentabilidade


banner

Convite | Conferência Floresta em Portugal

Data:
22 de Junho de 2016
Hora:
09h00 às 13h00

Local:
Fundação Bissaya Barreto,
Sala Jacques Delors

Bencanta | Coimbra Sul

Exmo.(a) Sr.(a)


Temos o prazer de convidar para a conferência FLORESTA EM PORTUGAL: PROMOVER A RECUPERAÇÃO, no âmbito do Prémio Floresta e Sustentabilidade. O evento decorre no próximo dia22 de Junho, na Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra, com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.
luis

Amândio Torres

Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural




A CELPA (Associação da Indústria Papeleira), em associação com o Correio da Manhãe o Jornal de Negócios e com o Patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, lança o debate sobre a Floresta em Portugal, no âmbito do Prémio Floresta e Sustentabilidade.

Mais informações em http://premiofloresta.cmjornal.xl.pt 

botao

quinta-feira, 16 de junho de 2016

QUERCUS REALIZA O WORKSHOP IBÉRICO LIFE TAXUS

COMUNICADO DE IMPRENSA

17 e 18 de junho, 6ª feira e sábado, com sessão de abertura às 9h



QUERCUS REALIZA O WORKSHOP IBÉRICO LIFE TAXUS

Sobre os Bosquetes de Teixo

_______________________________________________________



Decorrerá em Manteigas, no auditório do Centro Cívico da Câmara Municipal, nos dias 17 e 18 de junho, o Workshop Ibérico “Florestas Mediterrânicas de Taxus baccata L.”, no âmbito do Projeto LIFE+LIFE12 NAT/PT/000950 Taxus – Restoring yew thickets [9580* Mediterranean Taxus baccata woods] com a colaboração do ICNF e da Câmara Municipal de Manteigas.

O projeto LIFE TAXUS, coordenado pela QUERCUS e cofinanciado a 75% pelo instrumento financeiro LIFE+ da União Europeia, tem como objetivo contribuir para a recuperação do habitat prioritário 9580* - Florestas mediterrânicas de Taxus baccata L., Teixo, por forma a manter a diversidade do mosaico florestal, a melhorar as áreas existentes e a aumentar a área de ocupação da Rede Natura 2000.

O projeto tem vindo a ser implementado nos Sítios de Importância Comunitária onde ainda existe este habitat em Portugal, nomeadamente no parque Natural da Serra da Estrela e no parque Nacional da Peneda-Gerês. A intervenção na Serra da Estrela teve lugar em baldios comunitários distribuídos pelos Concelhos de Manteigas, Covilhã e Seia, e na Peneda-Gerês em terrenos do Estado sob gestão do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

As ações de divulgação científica e de disseminação de material didático alusivas a este projeto têm decorrido junto das comunidades locais e regionais, com uma particular incidência na comunidade escolar, com o intuito de as sensibilizar para a necessidade de preservar este habitat florestal – bosquete de Teixo - muito raro e extremamente vulnerável aos efeitos das alterações climáticas e das ações antropogénicas.



Lisboa, 16 de junho de 2016

A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

__________________________________________________________________



Para mais informações contactar:

Isabel Garcia Cabral, Coordenadora do Projeto

Tlm: (+351) 939 554 204 | isabelgarciacabral@quercus.pt

Vigilância Florestal na Serra da Freita/Arada 2016

Inscrições Obrigatórias:
goo.gl/forms/IjtreYIhyOpunwyc2

Inauguração dia 2 de Julho onde estão todos convidados a conhecer melhor esta iniciativa (1 dia). No restante período, será desejável permanecer pelo menos 2 dias na serra.



Campo de voluntariado ambiental entre os dias 2 de Julho e 31 de Outubro de 2016, cujo objetivo é realizar vigilância florestal na Serra da Freita, que pelo histórico dos incêndios e pelo valor florestal, é considerada como zona crítica, com elevado potencial de perigo de incêndio.
O que é pedido aos voluntários?
Que possam permanecer pelo menos dois dias seguidos na Serra da Freita.
Que realizem percursos apeados para detetar comportamentos de risco (fogueiras, queimadas e queimas de resíduos) ou más práticas ambientais (deposição de lixos, uso de veículos de motorizados em locais não autorizados, etc) que possam originar incêndios e/ou produzir impactos sobre habitats ou espécies animais e vegetais.

Alojamento gratuito na Casa da Coelheira (Aldeia da Coelheira)
(Coordenadas GPS do Parque de Campismo "Retiro da Fraguinha": 40.8318, -8.1538)


Contactos:
Teresa Markowsky | teresamarkowsky@gmail.com | tel. 934 386 588
www.movimentoterraqueimada.com
facebook.com/movimento.terra.queimada

Município de Pombal cria bolsa de terrenos florestais


Q
Constituir “mosaicos de descontinuidade, essenciais à contenção da propagação dos incêndios florestais” e regenerar as áreas ardidas, são os principais objectivos da Câmara Municipal de Pombal ao lançar uma oferta pública de aquisição de terrenos florestais. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo realizada na tarde de anteontem. Segundo a maioria social-democrata liderada por Diogo Mateus, a ideia surge com a necessidade de adoptar uma “política activa de ordenamento e gestão florestal” por parte do município. In Diário de Leiria

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Orçamento Participativo - Apresentação de Propostas

No âmbito da 1ª edição do Orçamento Participativo do Sabugal, relembramos que se encontra a decorrer o período de Apresentação de Propostas até 26 de junho. A submissão pode ser feita online, em http://op.cm-sabugal.pt, mediante registo.

O Orçamento Participativo é um instrumento de democracia direta, que promove o envolvimento dos cidadãos nas decisões municipais e na procura de soluções para os problemas e necessidades sentidas pela comunidade. As propostas consideradas elegíveis, segundo o Regulamento do OP e Normas de Participação para 2016, serão postas a votação. Todos os cidadãos, maiores de 18 anos, podem votar. As propostas mais votadas, até ao limite do valor estabelecido (25.000 € por proposta), serão incluídas em Plano e Orçamento da Câmara Municipal.

Para mais informações consulte www.cm-sabugal.pt, ou utilize o email op.sabugal@cm-sabugal.pt.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Doação mobiliário Aldeia do vale ( Eco aldeia)

Doação mobiliário para a Aldeia do Vale

Olá,
E nasceu um projecto chamado Aldeia do Vale, esta aldeia fica situada entre Sintra e Mafra, perto do Penedo do Lexim, é uma aldeia típica portuguesa, que estava semi abandonada quando a encontramos. O objectivo é formar uma eco aldeia,centro de estudos nas áreas de agro-ecologia, construções naturais, permacultura...
O projecto está no inicio é como um bebé recém nascido que necessita de todos os cuidados, amor carinho, temos disponíveis, terrenos, casas e ruínas, de momento alem de estarmos a limpar todo o espaço e a criar todas as condições para recebermos pessoas, necessitamos de algumas coisinhas para a (s) casa (s), se tiveres ou souberes de alguém que tenha algum destes objectos que nos possa doar ( ou combinarmos uma troca justa), avisa-nos.

silvia.da.floresta@gmail.com

* Colchões
*Camas ( de preferência beliche)
*Tapetes
*Mesas
*Roupa de cama
*Electrodomésticos
*Sofá
* Loiça cozinha ( panelas....)
*Ou qualquer outra coisa que ache que pode ser usada pela aldeia
Passa a mensagem
Bem haja

Destruição de sobreiros impune - Comunicado Quercus


COMUNICADO DE IMPRENSA
14 de Junho de 2016


Destruição de sobreiros impune
Em causa plantação ilegal de eucaliptos em Mafra
______________________________________________________

A Quercus vem alertar para uma situação grave, que decorre em Mafra, de mobilização de um terreno para plantação de eucaliptos sem autorização do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na sequência do abate ilegal de cerca de uma centena e meia de sobreiros.

Na sequência de denúncia efetuada ao SEPNA da GNR, em Agosto passado, e após fiscalização junto à localidade de Carapiteira, Freguesia do Gradil, concelho de Mafra, foi confirmado o abate ilegal de 148 sobreiros adultos e jovens, numa área pouco superior a 2 hectares.

Recentemente foram destroçados cepos de eucaliptos e  dos sobreiros abatidos no Verão passado, destruindo os vestígios, estando agora uma escavadora giratória a mobilizar as terras, preparando o terreno para a plantação de eucaliptos, a qual não tem qualquer autorização do ICNF.

Ao abate de sobreiros, espécie protegida e símbolo nacional, não pode suceder uma plantação ilegal de eucaliptos.

A Quercus exige que as autoridades competentes atuem em conformidade com a gravidade da situação, nomeadamente o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, através do ICNF, para impedir a plantação ilegal de eucaliptos e repor a legalidade, de acordo com a regulamentação de proteção do sobreiro.

Lisboa, 14 de Junho de 2016
A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
__________________________________________________________________

Para mais informações contactar:
Domingos Patacho – Coordenador do Grupo de Trabalho de Florestas da Quercus - 937 515 218
João Branco: Presidente da Direção Nacional da Quercus – 93 778 84 72