segunda-feira, 28 de novembro de 2016

OFICINA MONTIS - ENGENHARIA NATURAL


Controlo de Erosão e Retenção de Sedimentos em Áreas Ardidas
3 e 4 de Dezembro, Ameixeira (Arouca)
Inscrições através do email: montisacn@gmail.com


Oficina de Produção de Cogumelos, kit incluído!

!Oficina de produção de Cogumelos dia 10 de Dezembro na Associação Cultural Espaço Compasso!

Esta oficina de produção de cogumelos será dividida numa abordagem teória e outra parte prática.
-A primeira parte será de modo a explicar um pouco do Reino dos Fungos, seu importante papel na natureza e formas de reprodução!
-A segunda parte iremos todos em conjunto criar um kit (do conhecido Pleurotus Ostreatus) que no final irão levar consigo de modo a acompanhar e perceber a crescimento do fungo e tirar várias colheitas.

Esta Oficina tém o custo de 12€ por pessoas, com kit incluído.
Com Limite de 20 vagas, por isso inscrevam-se já para espacocompasso@gmail.com !!! 
O formador e colaborador do Espaço Compasso, será Francisco Cunha.
Mais info's: +351 914383374


domingo, 27 de novembro de 2016

reforma das florestas - discussão pública



até 31 de janeiro de 2017

No âmbito das recentes medidas aprovadas em Conselho de Ministros para a Reforma das Florestas, o Governo disponibilizou no seu Portal um conjunto de medidas legislativas para discussão pública.
Este processo de discussão pública prolonga-se até 31 de Janeiro de 2017.
Para consultar as medidas em discussão clique aqui.

Encontre esta e outras notícias em www.centropinus.org

Website
Website
Facebook
Facebook

Saida de Campo: Observacao de Cogumelos | 3 DEZ‏

CASO NÃO CONSIGA VISUALIZAR CORRETAMENTE ESTA MENSAGEM, POR FAVOR, CLIQUE AQUI:

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: image001.jpg@01D23B64.E4267660

A LPN agradece a divulgação e participação nas suas atividades!

7.º Congresso Florestal Espanhol

España es una potencia forestal dentro del ámbito europeo, hecho ignorado por muchos. Está, al menos desde el año 2011, entre los diez países del mundo con mayor producción científica forestal, y es el país más productivo de Europa en el periodo 1984-2014. Sin embargo, nuestro impacto global es aún bajo y no se asocia de forma automática la ciencia forestal con la ciencia producida en España.

Los montes en España, como en toda la región mediterránea, han sido gestionados (y en algunos casos maltratados) desde hace miles de años, por lo que la gestión no es algo opcional, sino uno de los factores que han moldeado los montes que conocemos. 

Por eso, el lema de esta séptima edición del Congreso Forestal Español comienza así: ‘Gestión del monte’.

Durante muchos años, los gestores e investigadores forestales hemos clamado sobre la variedad de servicios que generan los montes, que incluyen la producción, el mantenimiento de la biodiversidad y de los procesos fundamentales de los ecosistemas, la generación de beneficios y la mejora de nuestras condiciones de vidas tanto en su dimensión cultural como espiritual. Tradicionalmente la asignatura pendiente ha sido no saber convertir todos estos servicios beneficiosos en unidades de cuenta fácilmente entendibles por la sociedad. Sin embargo, en este siglo se está produciendo el albor de una economía basada en los recursos naturales renovables, que utiliza estos recursos para convertirlos en productos mediante tecnologías y servicios eficientes que favorecen una economía circular en la que de una forma consciente se recicla, reutiliza y se reduce el impacto sobre el medio ambiente. 

Por eso el lema de esta edición del Congreso termina así: ‘servicios ambientales y bioeconomía’.

Os esperamos a todos en Plasencia (Cáceres, Extremadura) del 26 al 30 de junio de 2017 donde celebraremos el 7º Congreso Forestal Español bajo el lema:

Gestión del monte: servicios ambientales y bioeconomía

Engenheiro Florestal (M/F)




sábado, 26 de novembro de 2016

Esri Portugal planta uma árvore por cada participante no seu Encontro de Utilizadores


Ao abrigo do projecto “Criar Bosques” da Quercus 

autoctoneA Pla(n)taforma ArcGIS é uma parceria entre a Esri Portugal, a Quercus e a Agência Portuguesa de Ambiente, que surgiu na sequência dos incêndios florestais que afectaram o País durante o Verão de 2016. Ao abrigo do projecto “Criar Bosques”, da Quercus, que conta, entre outros parceiros, com a Agência Portuguesa do Ambiente, será promovida a reflorestação, com a plantação de espécies autóctones numa parcela do território nacional, envolvendo os utilizadores da Plataforma ArcGIS e a equipa da Esri Portugal, que irá plantar as árvores.

Esta parceria vai ser apresentada no dia 16 de Novembro, durante a Sessão Plenária do Encontro de Utilizadores Esri Portugal, no Grande Auditório da Culturgest, pelas 12.45 horas.

O Encontro de Utilizadores Esri Portugal (EUE) é o maior evento de Sistemas de Informação Geográfica do País e reúne anualmente mais de mil participantes. Mantendo-se a adesão registada nos últimos anos, isto significará que será possível plantar em território nacional um hectare de floresta com espécies autóctones.

No espaço dedicado à Pla(n)taforma ArcGIS, pretende-se que os utilizadores do ArcGIS – a tecnologia líder mundial em Sistemas de Informação Geográfica deixem uma mensagem onde identifiquem as ideias que pretendem “plantar” através dos Sistemas de Informação Geográfica. Essa mensagem será depois colocada na árvore que cada participante vai ajudar a plantar através da sua presença no EUE.



A Direção Nacional da Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Atividades dia da Floresta Autóctone

23 novembro 2016: Para celebrar o Dia da Floresta Autóctone, a Quercus, através dos seus Núcleos Regionais, projectos e Grupos de Trabalho, está a desenvolver diversas ações com escolas, municípios e outras entidades, a decorrer ao longo da semana em todo o país. Estão a ser dinamizadas palestras, exposições, assim como sementeiras e plantação de espécies autóctones de Portugal.
Nota: A atividade em Poiares (Coimbra) foi adiada para dia 29 de novembro, a saber - Núcleo Regional de Coimbra apresentação sobre a floresta autóctone, associado ao projecto Floresta Comum, na escola EB2,3/S Dr. Daniel Matos, em Vila Nova de Poiares.

XIII Passeio Micológico de Fornos de Algodres

Dado que alguns dos elementos da organização, integram, desde a sua fundação, a  Associação Micológica A Pantorra, com sede em Mogadouro, decidiu-se, há cerca de treze anos atrás,  lançar uma pequena inicitiva local, que chamasse a atenção das nossas populações, sobre a questão dos macrofungos  e dos problemas associados à sua recolha, à qual demos o nome de Passeio Micológico .
Ao longo de todos estes anos, conscientes do atraso científico que a este nível o nosso país regista, procurámos sempre que possível convidar especialistas destacados desta área, com especial incidência na vizinha Espanha e também em França. Este ano não é excepção e na iniciativa do próximo dia 26 de novembro, iremos contar com a presença de um dos mais destacados micólogos franceses da atualidade, Pierre Roux e uma outra micóloga galega em franca ascenção Purification Lorenzo. 
A qualidade dos contibutos destes dois elementos  será, certamente  uma mais valia para todos aqueles que se interessam por este mundo maravilhoso, pelo que o presente contacto visa sobretudo solicitar a  divulgação do XIII Passeio Micológico de Fornos de Algodres e abrir portas para futuras colaborações. 



terça-feira, 22 de novembro de 2016

Ação de reflorestação | 26 de novembro | 9h30 | Gata (Casal de Cinza)


Entre os dias 19 e 27 de novembro, e assinalando o dia da floresta autoctóne que se celebra no dia 23 de novembro, o Núcleo Regional da Guarda vai promover uma ação de reflorestação no sábado dia 26 de novembro na localidade da Gata, freguesia de Casal de Cinza, concelho da Guarda. Decorrem igualmente pelo país inúmeras ações de sementeiras e plantações de diversas espécies autóctones.

O dia da floresta autoctóne foi estabelecida para promover a importância da conservação das florestas naturais da Península Ibérica.

Tarda o reconhecimento sobre as funções desempenhadas pela floresta autóctone. A floresta autóctone apresenta uma importância fundamental através dos serviços que desempenha nos ecossistemas, tais como a preservação da biodiversidade, a regulação do ciclo da água, a manutenção da fertilidade e fixação dos solos, o sequestro do dióxido de carbono atmosférico e a produção de oxigénio, contribuindo com efeito mitigador das alterações climáticas.

As nossas florestas autóctones, como os carvalhais, azinhais e sobreirais desenvolvidos, são normalmente mais resistentes e resilientes aos incêndios florestais. Em Portugal, a maior parte das florestas naturais desapareceu ou está já muito alterada, pelo que nunca é demais relembrar a importância destes bosques, e das espécies que o compõem, tanto em termos ecológicos, como económicos.

Se estiver na Guarda no dia 26 de novembro junte-se a nós na localidade da Gata a partir das 9h30.

Estágio Profissional de Engenharia Florestal M/F (Arganil)

Indústria de produção de pellets recruta para Arganil Estagiário Profissional de Engenharia Florestal M/F: 

Requisitos: 
formação superior em Engenharia Industrial; 
- elegibilidade para realização de estágio profissional via IEFP; 
- competências de dinamismo e planeamento e organização do trabalho; 
- disponibilidade para estagiar em Arganil; 
- disponibilidade imediata. 

Ver Oferta de Emprego: http://www.net-empregos.com/3473969/estagio-profissional-de-engenharia-florestal-m-f-arganil/#ixzz4QjMJ2JYH
www.net-empregos.com - O maior site português de ofertas de emprego

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Seminário Fundação Mata do Buçaco

O presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato, tem a honra de convidar o vosso prestigiado órgão de Comunicação Social a assistir ao seminário Sement Event subordinado ao tema “As invasoras e a conservação da Natureza” (ver programa em anexo), que irá decorrer, na próxima quinta-feira, dia 24 de novembro, entre as 9h e as 17h30m, no Grande Hotel de Luso (Mealhada).
Aproveitamos a oportunidade para convidar V. Exªs a assistir neste mesmo dia, às 15h30m, à plantação de uma árvore, na Mata Nacional do Buçaco, a cargo do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Amândio Torres.
Às 18h, o mesmo membro do Governo irá encerrar a exposição "A Influência dos Carmelitas Descalços na construção da Mata do Bussaco”, que está patente ao público, no Casino de Luso, desde 28 de julho, tendo sido vista por mais de 40 mil pessoas. Seria também uma honra contar convosco neste evento.

Informações/inscrições: comunicacao@fmb.pt  — 231 937 000
*A entrada é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.


X Feira do Cogumelo e do Medronho - São Barnabé - Almodôvar


Formação Manobradores de Máquinas Agrícolas e Florestais


Queremos mais um técnico de conservação da natureza!

A Montis procura um técnico de conservação da natureza, polivalente e com grande capacidade de adaptação a vários funções. Procuramos alguém que seja elegível para frequentar um estágio emprego do IEFP, tenha viatura própria e disponibilidade para viver na zona de Vouzela.


Oferecemos em troca (caso a candidatura seja aprovada):

Uma bolsa IEFP pelo tempo do estágio no valor de 691,71 euros (que em termos líquidos rondará os 560 euros depois dos descontos legais), a que acresce o subsídio de alimentação, perfazendo um total liquido mensal que se estima de 650 euros após descontos, com a possibilidade de continuação, se houver condições financeiras, escritório em Vouzela para desenvolver o trabalho, todo o apoio técnico e de gestão que sabemos, vontade de fazer mais e melhor e a possibilidade de criar um futuro melhor, para a associação, mas também para os que nela trabalham.


Política de recursos humanos da Montis

A Montis não acredita em organizações assentes na alta rotação de recursos humanos, procurando criar condições para que os seus trabalhadores tenham oportunidades profissionais consistentes.

No entanto, sendo, como é, uma associação de pessoas comuns sem recursos próprios elevados, não pode garantir que após o estágio esteja assegurado o posto de trabalho, podendo apenas garantir que fará todos os esforços possíveis para prolongar o vínculo contratual após estágio, se conseguir mobilizar os recursos necessários, tal como fez com o estágio anterior, de que resultou uma contratação sem termo.

Todos os direitos laborais são escrupulosamente respeitados, sem prejuízo da necessária flexibilidade de horários que decorre da natureza do trabalho que fazemos. Férias, folgas, compensação de tempo de trabalho para lá do devido são direitos inquestionáveis.

Funções/objetivo de atividade: 
- Técnico de conservação da natureza; 
- Apoio na gestão de áreas naturais;
- Comunicação e gestão de redes sociais;
- Organização de passeios, ações de voluntariados, colóquios e outras atividades;
- Secretariado e gestão de sócios;

Requisitos mínimos:
- Formação superior na área de engenharia florestal, arquitetura paisagista, biologia, ecologia, ciências agro-florestais ou similar;
- Elegibilidade para frequentar Estágio Emprego ao abrigo do IEFP (9 meses de duração);
- Carta de condução e viatura própria;

Outros requisitos preferenciais:
- Experiência e gosto no trabalho de campo;
- Disponibilidade para trabalhar aos fins de semana;
- Bons conhecimentos de inglês;
- Responsabilidade e boa capacidade de comunicação; 
- Motivação, dinamismo e espírito de iniciativa;
- Autonomia;

Local de trabalho:
Vouzela (sede) e Serras da Arada, Freita e Caramulo (propriedades geridas pela associação);

Contrato e remuneração:
Contrato de 9 meses e bolsa mensal de estágio equivalente aos níveis de qualificação 6, 7 e 8 (licenciatura, mestrado e doutoramento). 


Processo de candidatura:

Os interessados devem enviar um CV atualizadocarta de motivação e dois a três contactos para pedido de referencias ou cartas de recomendação para montisacn@gmail.com até ao dia 30/11/2016.

As candidaturas serão avaliadas e posteriormente serão selecionadas para a uma fase de entrevistas. 


Após as entrevistas a direção da Montis fará a sua escolha.

domingo, 20 de novembro de 2016

Reflorestação a 26 e 27 de Novembro

 

No viveiro da ATN localizado na Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo crescem centenas de novas árvores de espécies autóctones, como sobreiros (Quercus suber), carvalhos-cerquinhos (Quercus faginea), freixos (Fraxinus angustifolia), lódãos (Celtis australis), que estão quase prontas para a plantação. O resultado dos contributos dos socios e das suas quotas de 2015, o viveiro da ATN conta, para a realização dos trabalhos no viveiro, bem como na recolha das sementes, com o apoio dos incansáveis voluntários e estagiários da ATN. Agora, contamos mais uma vez com o apoio dos sócios e amigos da ATN para a Semana da Reflorestação, a decorrer entre os dias 21 e 27 de Novembro.

A ATN assegura alojamento, do tipo camarata na Escola Primária de Algodres, e almoço no dia 26 e 27 de Novembro para os voluntários. A cozinha da Escola Primária de Algodres deverá estar equipada com mantimentos básicos (pão, manteiga, atum); aconselhamos os voluntários a transportar quaisquer produtos alimentares de necessidade especial.

Outras hipóteses de alojamento podem ser consultadas no website da ATN AQUI. Para os voluntários que pretendam ficar alojados numa destas unidades de alojamento, criámos um desconto especial em qualquer um dos nossos parceiros oficiais. Desde estabelecimentos de turismo rural a alojamentos mais simples, há opções para todos os gostos. Consulte mais informações sobre cada um dos parceiros e faça a sua reserva.

Poderá realizar a sua INSCRIÇÃO através do e-mail geral@atnatureza.org
Para mais informações Tlf: 271311202 Tlm: 914678375

Ação de limpeza do Sapal do Rio Coina




Junte-se a nós nesta ação de limpeza das margens do Sapal do Rio Coina.
No dia 16 de novembro, entre as 9h e as 12h 30 vamos passar a pente fino esta área, removendo os resíduos e as espécies invasoras (chorão-da-praia) que, aos poucos, vão degradando a beleza da paisagem natural do Sapal, bem como a sua biodiversidade.

O ponto de encontro será no parque de estacionamento da Mata da Machada, de onde o grupo partirá para o local de intervenção.


Para mais informações e/ou inscrições, contacto o 800 912 070 (Linha Verde do Ambiente gratuita).

sábado, 19 de novembro de 2016

Boletim Informativo Embar‏

Nova Legislação - Embalagens e Resíduos
Diário da República n.º 212/2016, Série I de 2016-11-04
Procede à sétima alteração ao Decreto-Lei n.º 366-A/97, de 20 de dezembro, que estabelece os princípios e as normas aplicáveis ao sistema de gestão de embalagens e resíduos de embalagens, à décima alteração ao Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de setembro, que aprova o regime geral da gestão de resíduos, transpondo a Diretiva 2015/1127, da Comissão, de 10 de julho de 2015, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 67/2014, de 7 de maio, que aprova o regime jurídico da gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos,
Publicações - A Fileira do Pinho em 2015
A primeira edição de um projeto de comunicação de longo prazo, da responsabilidade do Centro PINUS, e com periodicidade anual.
O documento pode ser consultado aqui
Consulta Pública - Reforma das Florestas
"O Governo disponibiliza para discussão pública um conjunto de medidas legislativas que foram aprovadas no Conselho de Ministros dedicado à Reforma das Florestas.
Com o intuito de envolver a administração central, as autarquias, a comunidade académica e a sociedade em geral, abre-se assim a possibilidade dos cidadãos se pronunciarem, através de críticas ou sugestões, sobre uma reforma que o Governo considera estruturante para o país.
Sendo a floresta um ativo de enorme relevância estratégica para o desenvolvimento económico e para a sustentabilidade ambiental, é necessário reavaliar e reformular as políticas públicas tendo em vista uma reforma do setor que proteja os seus recursos e promova os seus ativos.
A execução destas políticas revela-se tanto mais urgente quando consideramos os enormes prejuízos causados pelos incêndios florestais, que este ano voltaram a assolar drasticamente o país, com graves consequências sociais, económicas e ambientais.
Este conjunto de medidas procura responder aos grandes desafios da floresta portuguesa e está ancorado em três áreas de intervenção: titularidade da propriedade; gestão e ordenamento florestal; e defesa da floresta nas vertentes de prevenção e de combate aos incêndios.
Este processo de discussão pública estende-se até 31 de janeiro de 2017, período ao longo do qual terão lugar outras ações de divulgação."
Consulte os documentos aqui

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Um Feliz Natal entre Lobos… E eles agradecem! - Catálogo de Natal 2016

Este Natal ofereça presentes lupinos!

Ao comprar está a apoiar a nossa causa que visa a conservação do último grande predador da nossa fauna, o lobo ibérico!
Os lobos contam consigam o



                      
..................................................................................................................................................................................
Grupo Lobo
Departamento de Biologia Animal . Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa . Edifício C2 . Campo Grande . 1749-016 Lisboa. PORTUGAL
Telf/Phone/Fax ++ 351 217 500 073 . e-mail: globo@ciencias.ulisboa.pt

Centro de Recuperação do Lobo Ibérico
Quinta da Murta . Picão . 2665-150 Gradil, Mafra . PORTUGAL
Telf/Phone ++ 351 261 785 037 . Fax ++ 351 261 788 047 . Telem/Mobil phone ++ 351 917 532 312 . e-mail: crloboiberico@ciencias.ulisboa.pt

Siga-nos em:

Facebook   Twitter    Resultado de imagem para instagram

AJUDE ESTA NOBRE CAUSA
LIGUE O
 760 450 044 (custo da chamada 0,60€ + IVA)
FAÇA UM DONATIVO 0007 0007 0052 0270 018 86              

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Eng. Florestal, Eng. Agronomo


SPEA Açores

A SPEA é uma ONG de Ambiente com diversos projectos de conservação de aves e de biodiversidade na Região Autónoma do Açores. O cargo é criado para apoiar na realização do projeto LIFE+ Terras do Priolo, coordenado pela SPEA em parceria com o Governo Regional, e dar apoio na realização de outros projetos e atividades da SPEA-Açores.
Este projeto, denominado Proteção ativa da população de priolo e do seu habitat e gestão sustentável da ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme, tem como objectivos reduzir as ameaças sobre a população de Priolo e o seu habitat, a Laurissilva; recuperar áreas significativas de floresta natural; monitorizar a espécie e o seu habitat, recolher informação sobre a influência dos predadores introduzidos e gerir as suas populações, melhorar e promover a visitação da ZPE.

O/A Técnico/a reporta ao Coordenador do projeto e aos assistentes de projecto responsáveis pela ações em que irá dar apoio, tem também responsabilidade na realização das saídas de campo, angariação de voluntários, apoio na realização de campanhas de sensibilização e elaboração de relatórios técnicos.

Tarefas principais:
- Acompanhamento da aplicação de metodologias para recuperação de derrocadas e controlo de erosão;
- Acompanhamento dos trabalhos do plano operacional para a recuperação de floresta natural em gradiente;
- Realização de trabalhos de mapeamento da vegetação da ZPE;
- Coordenação e atualização da base de SIG do projeto;
- Continuação da monitorização da linha de água que será alvo de recuperação;
- Apoio na organização de saídas de campo e outra atividades para a população e coordenação dos voluntários que colaborem nas mesmas;
- Participação em eventos de discussão sobre a temática, para divulgação do projeto;
- Apoio nas ações de monitorização da vegetação;
- Apoio na elaboração de relatórios de progresso e relatório final;
- Apoio no desenvolvimento de candidaturas;
- Desenvolver quaisquer outras atividades pontuais que lhe sejam atribuídas por decisão do Coordenador ou da Direção Nacional.

Requisitos:
- Licenciatura em Ciências Naturais (por exemplo: Biologia, Engenharia Florestal, Engenharia Agrónoma, Engenharia Biofísica).
- Conhecimento em trabalhos e operações florestais bem como da vegetação da Região;
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador, sendo essencial o conhecimento do Office;
- Domínio de software de SIG;
- Residência ou disponibilidade para viver em São Miguel;
- Bom domínio da língua Inglesa, falado e escrito;
- Organizado e responsável no cumprimento do horário acordado e das tarefas atribuídas;
- Caráter dinâmico, empreendedor, capaz de encontrar soluções para os problemas correntes de um projecto;
- Capacidade de organização e de comunicação;
- Capacidade de trabalhar em equipa e de relacionamento com voluntários;
- Capacidade de elaboração de relatórios técnicos e de materiais divulgativos;
- Carta de condução. Preferência para experiência na condução de veículos todo-o-terreno.

Condições de trabalho:
O cargo prevê um salário bruto na ordem de €1000, em regime de contrato de trabalho a termo incerto. Todas as candidaturas devem conter curriculum vitae resumido (máximo de 3 páginas) e carta de motivação com contactos de pelo menos duas referências, dirigido exclusivamente por correio electrónico para joaquim.teodosio@spea.pt e domingos.leitao@spea.pt com a referência "SIGHabitats 2016", até ao dia 23 de novembro de 2016.
Não serão aceites candidaturas enviadas por outros meios ou após esta data.

A 20 de novembro: 1.ª Caminhada "Da Adega à Taberna"



A freguesia da Moita dos Ferreiros recebe, no dia 20 de novembro, a 1.ª edição da Caminhada “Da Adega à Taberna”. A iniciativa tem início agendado às 09h00 e concentração marcada para as 08h30, junto à sede da Junta de Freguesia. A organização é partilhada pelo Município, Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros e Sporting Clube Moitense, contando com o apoio de associações da freguesia e dos proprietários das adegas e tabernas. 

Ao longo de um percurso de 9 km, os participantes são convidados a conhecer o território do interior do concelho e reviver um tempo em que as adegas eram um relevante marco da vida agrícola desta freguesia, com fortes ligações à vitivinicultura. 

O trajeto inclui a visita a adegas e tabernas emblemáticas da Moita dos Ferreiros, que, noutros tempos, constituíram, verdadeiros pontos de encontro entre as pessoas da aldeia. Vai ainda ser propiciada a oportunidade de relembrar as funções de algumas alfaias agrícolas, de conhecer lagares e também de degustar vinho caseiro. 


Valor da inscrição
Caminhada - 2,00€/pessoa (inclui seguro, água, visita a "antigas" adegas) 
Caminhada com almoço - 8,00€/pessoa (inclui seguro, água, visita a "antigas" adegas e almoço) 

Inscrições / Informações: Até 17 de novembro na Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros | geral@jf-moitaferreiros.pt; 261 459 484

Limite de participantes: 100

Esri Portugal planta uma árvore por cada participante no seu Encontro de Utilizadores

Ao abrigo do projecto “Criar Bosques” da Quercus 

autoctoneA Pla(n)taforma ArcGIS é uma parceria entre a Esri Portugal, a Quercus e a Agência Portuguesa de Ambiente, que surgiu na sequência dos incêndios florestais que afectaram o País durante o Verão de 2016. Ao abrigo do projecto “Criar Bosques”, da Quercus, que conta, entre outros parceiros, com a Agência Portuguesa do Ambiente, será promovida a reflorestação, com a plantação de espécies autóctones numa parcela do território nacional, envolvendo os utilizadores da Plataforma ArcGIS e a equipa da Esri Portugal, que irá plantar as árvores.

Esta parceria vai ser apresentada no dia 16 de Novembro, durante a Sessão Plenária do Encontro de Utilizadores Esri Portugal, no Grande Auditório da Culturgest, pelas 12.45 horas.

O Encontro de Utilizadores Esri Portugal (EUE) é o maior evento de Sistemas de Informação Geográfica do País e reúne anualmente mais de mil participantes. Mantendo-se a adesão registada nos últimos anos, isto significará que será possível plantar em território nacional um hectare de floresta com espécies autóctones.

No espaço dedicado à Pla(n)taforma ArcGIS, pretende-se que os utilizadores do ArcGIS – a tecnologia líder mundial em Sistemas de Informação Geográfica deixem uma mensagem onde identifiquem as ideias que pretendem “plantar” através dos Sistemas de Informação Geográfica. Essa mensagem será depois colocada na árvore que cada participante vai ajudar a plantar através da sua presença no EUE.

Lisboa, 15 de Novembro de 2016

A Direção Nacional da Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza