8 de Junho – 9H/16H30
SALA DE ATOS
INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA
Venha conhecer os resultados da investigação mais recente que o CEF - Centro de Estudos Florestais do ISA (Instituto Superior de Agronomia) tem desenvolvido na área do combate às pragas e doenças que afectam a floresta portuguesa.
Tem-se registado nas últimas décadas um aumento e diversificação de problemas com pragas e doenças nas nossas florestas, assim como em árvores urbanas. Um fenómeno com consequências por vezes dramáticas na sua gestão e sustentabilidade. Daqui resultam avultados impactos económicos e sociais.
Os investigadores do CEF têm vindo a desenvolver actividades de investigação que se destinam a compreender a ecologia destes fenómenos e desenvolver conhecimento que possa ser incluído na sua gestão como seja em ferramentas inovadoras de monitorização, estimativa de impacto e controlo.
No Seminário "Pragas e doenças emergentes em sistemas florestais” pretende-se mostrar alguns dos trabalhos que são desenvolvidos nesta área por investigadores do CEF. Naturalmente, muitos deles resultam de colaborações com outros centros do ISA (LEAF e CEABN) e com investigadores de outras instituições nacionais (INIAV, RAIZ e Altri Florestal) e estrangeiras.
O evento insere-se no ciclo de sessões "Da investigação à aplicação" iniciado em 2014 pelo Centro de Estudos Florestais com o objectivo mostrar os resultados da sua investigação aos utilizadores.
PROGRAMA e MAIS INFORMAÇÕES disponível em:
Organização: Centro de Estudos Florestais, Instituto Superior de Agronomia