sábado, 1 de janeiro de 2022
Jornadas voluntárias de Inverno por Cabeço Santo
Bem-vindos a 2022! E ao Inverno, embora este, para já, se mantenha tímido, mesmo ausente. No dia em que estas linhas são escritas, 1 de Janeiro, a mínima nocturna foi, em Belazaima, de 19,4ºC, uma noite quase tropical, que mesmo no Verão, raramente acontece. E desde o dia 21 de Dezembro (início do Inverno) apenas dois tiveram mínimas inferiores a 10ºC.
Evolução da temperatura entre o dia 21 de Dezembro e o dia 1 de Janeiro, em Belazaima
Mais uma daquelas experiências de “aceleração do tempo”? De constatação das mudanças globais tantas vezes motivo de alerta, mas nem sempre levadas em devida atenção? Cada um tirará as suas conclusões. Por aqui, continuaremos a fazer o que nos parece necessário para ajudar a Terra a sobreviver… ou para nos ajudarmos a nós próprios a sobreviver?
E assim teremos as jornadas voluntárias de Inverno, com as seguintes datas previstas:
8 e 22 de Janeiro
5 e 19 de Fevereiro
5 e 19 de Março
6 dias nos quais plantaremos árvores, semearemos bolotas, cuidaremos das árvores instaladas e continuaremos na frente das invasoras. Muita coisa? Por certo, e, se não der para tudo, iremos por prioridades, que são a sementeira de bolotas e a plantação das árvores. Desta vez, ao contrário da maior parte das situações do passado, plantaremos árvores num local que foi preparado por ripagem do solo, o que facilita muito o trabalho de plantação e a ancoragem das árvores. Serão principalmente sobreiros e medronheiros, em mais uma área de reconversão de eucaliptal.
Vamos ao trabalho? Ou vamos vergar-nos ao desânimo para o qual a “situação” nos vem diligente e persistentemente empurrando? Vocês decidem.
Assinar:
Postagens (Atom)