terça-feira, 28 de abril de 2015

FIRE-ENGINE: apresentação pública dos resultados do projeto‏

FIRE-ENGINE: apresentação pública dos resultados do projeto
Biblioteca Municipal de Valongo, 6 de maio de 2015, 9:30 – 13:00.
Inclui programa e link para inscrições:
http://fire-engine.inescporto.pt/
A equipa do projeto FIRE-ENGINE*, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo e do grupo Portucel Soporcel, apresenta os resultados finais do projeto, num seminário aberto a investigadores e a decisores e técnicos de instituições públicas e privadas, nas áreas da gestão florestal, defesa da floresta contra incêndios, conservação da natureza e ordenamento do território. O registo prévio deverá ser realizado até ao dia 4 de maio.
Os incêndios florestais são uma ameaça significativa à floresta, ao ambiente, e à prosperidade das comunidades. Em Portugal, as consequências dos incêndios têm sido graves, em termos de área florestal ardida, perdas diretas totais, e despesas em prevenção e supressão. Com um custo por unidade de área e ocorrência de incêndio entre os mais altos da Europa, Portugal tem tido um dos desempenhos menos positivos, e necessita de melhorias substanciais ao nível das políticas, da gestão e da tecnologia. Um plano nacional aprovado pelo governo português em 2006 foi um primeiro passo importante nesta direção.
As preocupações com o desempenho da gestão de incêndios não são exclusivas a Portugal. São efetivamente múltiplos os países que têm estado a trabalhar ativamente no desenvolvimento de estratégias coesas de gestão de incêndios. A origem destas preocupações pode ser atribuída a insuficiências no design dos sistemas de gestão, em particular a três níveis: a ausência de uma perspetiva de sistemas que considere a seleção de combinações apropriadas de alternativas de gestão disponíveis, e também as interações entre fatores ambientais, tecnológicos, sociais, culturais, económicos e de gestão; a ausência ou insuficiência de atenção às incertezas críticas que os sistemas enfrentam, em particular nas mudanças climáticas, nas condições económicas, e no próprio impacto das operações e das tecnologias; a falta de esforços significativos para lidar com as dinâmicas complexas dos sistemas, que podem resultar em comportamentos de resistência a novas políticas, sob a forma de impactos distantes e não desejados de decisões aparentemente apropriadas.
A investigação realizada no âmbito do projeto FIRE-ENGINE permitiu dar um conjunto de primeiros passos para uma abordagem integrada aos problemas do desenho do sistema de gestão de incêndios e da governança do risco de incêndio. Neste seminário serão apresentados os conceitos e ferramentas desenvolvidos e trabalhados no âmbito do projeto, desde a caracterização dos desafios à gestão de incêndios através do regime e da atividade de fogo, aos contributos para uma gestão coesa integrando aspetos de sistemas, incerteza e dinâmicas complexas, passando por contributos para fortalecer a aplicação dos instrumentos de gestão individuais.
*Enquadrado no Programa MIT Portugal, participam no projeto FIRE-ENGINE, conjuntamente com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Instituto Superior de Agronomia (ISA), o INESC TEC, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o grupo Portucel Soporcel (gPS).

Paulo M. Fernandes
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Escola de Ciências Agrárias & Veterinárias (ECAV)
Dept. Ciências Florestais e Arquitetura Paisagista
Quinta de Prados, 5001-801 Vila Real, Portugal
email: pfern@utad.pt; phone: +351 259350861

Nenhum comentário:

Postar um comentário