terça-feira, 6 de outubro de 2015

Catálogo Geral Sementes Autóctones - 2015-2016




Novo catálogo aqui: https://drive.google.com/file/d/0B9sKCKBDDsItOVZscEtTeXRmX1k/view?usp=sharing

E pelo terceiro ano, publicamos o novo catálogo geral de sementes da flora autóctone portuguesa! Pela primeira vez conseguimos publicá-lo na altura em que consideramos que um catálogo de sementes deve ser publicado: no início do Outono, a melhor estação para por as mão na terra e experimentar germinar sementes.

Face ao do ano passado, o catálogo deste ano regista um incremento significativo do número de espécies autóctones cujas sementes conseguimos recolher, limpar e conservar. São 309 espécies organizadas em 5 categorias, das quais destacamos aos seguintes aspectos:

 - Um número mais significativo e representativo de arbustos e sub arbustos;
 - A duplicação do número de espécies herbáceas, que passou de cerca de 90 para perto de 180;
 - A inclusão de uma nova categoria para as sementes de gramíneas, das quais contamos com cerca de 24 espécies.

Na elaboração do presente catálogo, o que é o mesmo que  dizer do nosso trabalho ao longo do último ano, foi nossa principal preocupação a de incluir mais sementes das espécies que de alguma forma pudessem ser alvo de procura individual, seja para fins ornamentais, paisagísticos, ambientais ou "hortícolas". 

Como seria de esperar não é ainda o catálogo "perfeito" que gostaríamos de poder publicar! Mas ficámos mais próximos: das cerca de 4000 espécies que compõem a flora autóctone portuguesa estamos perto dos 10% que na nossa perspectiva podem e devem ser por nós utilizadas de forma mais generalizada.

Como é claro também, não estamos a publicar um catálogo destinado ao grande-consumo. Mas bastará haver uma única pessoa interessada nas sementes de uma dada espécie recolhida para já ficarmos satisfeitos pelo facto de a termos incluído!

Terminamos com duas referências da maior importância. A primeira, de agradecimento a todos aqueles que nos têm ajudado a trazer á luz do dia este projecto. A segunda, de apelo ao feed-back que qualquer um considere relevante enviar-nos. Todos os comentários, sugestões e criticas, são bem vindos. E essenciais para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário