segunda-feira, 30 de abril de 2018

Este ano apoie a conservação do lobo, doando 0,5% do seu IRSao Grupo Lobo.


NIF 501 651 713
Modelo 3 | Quadro 11 | Campo 1102

Veja este vídeo e fique a saber mais: https://vimeo.com/262009347
cid:image007.png@01D3C5E4.5A804F10
Produção LoboMau | Animação Ana Rosa Silva
                             
                                  De 1 de abril a 31 de maio
              Os lobos contam com a sua ajuda!

Segundo a legislação em vigor, cada cidadão pode decidir qual o destino a dar a 0,5% do IRS que lhe é liquidado.
Esta ação não tem custos para o contribuinte: 0,5% são retirados do imposto total que o Estado liquida, e não do
que será devolvido ao contribuinte, caso tenha direito à restituição de IRS.

sábado, 28 de abril de 2018

IFAP alarga prazo de apresentação de candidatura ao Pedido Único


O IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas informa que devido à elevada afluência de candidaturas ao Pedido Único 2018 nos últimos dias, o prazo para submissão de candidatura sem penalização, no continente e Madeira, foi prorrogado para 6 de Maio.
Para além desta data, é possível a apresentação tardia do pedido de ajuda durante mais 25 dias (até 31 de Maio) com penalização regulamentar de 1% por cada dia útil, acrescida, no caso do pedido de atribuição de direitos à reserva para pagamento RPB, de 3% por cada dia útil.
O prazo para submissão da Comunicação das Transferências acompanha o prazo do Pedido Único 2018.

Prémios à manutenção e por perda de rendimento

Refere fonte institucional do IFAP que importa, ainda, esclarecer que os pedidos de pagamento dos Prémios à Manutenção e dos Prémios por Perda de Rendimento no âmbito da Medida da Florestação das Terras Agrícolas – RURIS, bem como os Projectos de Arborização instalados ao abrigo do Reg. (CEE) n.º 2328/91 e Reg. (CEE) n.º 2080/92, podem ser submetidos até ao dia 31 de Maio sem aplicação de qualquer penalização.

Dúvidas?

Para o esclarecimento de qualquer dúvida poderá contactar o IFAP, através do endereço de correio electrónico ifap@ifap.pt, ou ainda pelos restantes canais de atendimento que tem ao seu dispor: atendimento presencial, na Rua Fernando Curado Ribeiro, n.º 4G, em Lisboa, atendimento electrónico ou pelo atendimento telefónico, através do 217 513 999.
Pode consultar toda a informação sobre o Pedido Único aqui.
Agricultura e Mar Actual

Engenheiro Florestal


Nazaré
A Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré está a contratar um Engenheiro Florestal. Os candidatos deverão enviar o curriculum para apfcan@gmail.com até 15 de Maio de 2018.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Sabia que para ajudar a cuidar da natureza não precisa de gastar nada?


irs 01


Pois é! Apoiar a Quercus significa reflorestar, conservar espécies e habitats, e proteger a água, o solo e o ar. Significa promover a eficiência energética, combater as alterações climáticas e educar para a sustentabilidade.

Apoiar a Quercus significa proteger os recursos naturais e a biodiversidade, e preservar o ambiente e a qualidade de vida de todos nós.

É por isso que, de 1 de abril a 31 de maio, ajudar a cuidar da naturezanão implica qualquer custo.

Basta atribuir 0,5% do seu IRS à Quercus, preenchendo o modelo 3, quadro 11, campo 1102, com o número 501 736 492.

A consignação fiscal é um direito de todos os contribuintes e um ato de cidadania.

O seu apoio faz toda a diferença!



Castanheira de Pera debate segurança no trabalho floresta

  •  23 abril 2018, segunda-feira
  •  LeiriaAgroflorestal
  • floresta
    A 3 de maio, terá lugar, no auditório da praça da Notabilidade, em Castanheira de Pera, as Jornadas Técnicas sobre Segurança nas Operações Florestais de corte e gestão de combustível.
    Em discussão estarão, entre outros, os seguintes temas: segurança no trabalho florestal, campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho, fact​ores de risco associado ao trabalho florestal e obrigações do empregador em matéria de segurança e saúde no trabalho.
    A participação é gratuita mas a inscrição obrigatória até dia 30 de abril aqui

    sábado, 14 de abril de 2018

    A Floresta Autóctone vista por Helena Freitas - sábado, 5 de maio, 15:15 - Aveiro Edifício do Departamento de Biologia (Anfiteatro)

    [
     
     
    ​​
    Ciclo pela Floresta Autóctone
     
    SEGUNDO DEBATE
     
     
    sábado 5 de maio - 15:15
     
     

    Aveiro - Departamento de Biologia da Universidade
    - Anfiteatro
     
     
    A Aliança pela Floresta Autóctone convida a participar no segundo debate do seu Ciclo pela Floresta Autóctone, que vai decorrer no sábado 5 de maio, às 15:15, no edifício do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (anfiteatro).
     
    O tema «Floresta Autóctone» será apresentado pela Professora Dra Helena Freitas, bióloga, a que se seguirá o debate com o público. O encerramento está previsto para cerca das 17:30.
     

    A entrada é gratuita mas de inscrição obrigatória, até 2 de maio, para:
    florestautoctone@gmail.com

    Serão aceites donativos facultativos, de montante fixado pelo próprio, a entregar no local,destinados a despesas com a organização do Ciclo referido acima.
    Aliança pela Floresta Autóctone     https://florestautoctone.webnode.pt

    Apresentação de:
    HELENA FREITAS
     
     
    Bióloga, Professora e Investigadora
    da Universidade de Coimbra
     
     
     
    Helena Freitas, Professora e Investigadora da Universidade de Coimbra, doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra em 1993 e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA, em 1994/95. É Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, cujo Conselho Científico integra.
     
    Coordena nessa Universidade a Unidade de Investigação e Desenvolvimento «Centre for Functional Ecology – Science for People and the Planet» [Centro de Ecologia Funcional], uma unidade de investigação interdisciplinar no âmbito das Ciências Biológicas, e a Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, centrando as suas áreas de interesse no estudo do funcionamento dos ecossistemas mediterrânicos, biodiversidade, interações bióticas, ambiente e conservação da natureza.
     
    Foi Diretora do Jardim Botânico de 2004 a 2012, tendo coordenado o atual programa de reabilitação, quase concluído. Membro do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, eVice-reitora da mesma universidade de 2011 a 2015.
     
    Em termos de intervenção cívica, presidiu à Liga para a Protecção da Natureza entre 1999 e 2002, foi a primeira Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida de Coimbra (2002-2005), Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia e Vice-Presidente da Federação Europeia de Ecologia. Mais recentemente, foi por algum tempo coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior criada em 2015 pelo XXI Governo Constitucional.​
     
    Apoios
     
    Alvorecer Florestal
    Campo Aberto — associação de defesa do ambiente
    FAPAS - Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens
    Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro

    Rotas e Raízes

    Rotas e Raízes

    sexta-feira, 13 de abril de 2018

    Evento- Sessão de esclarecimento sobre a Vespa das Galhas do Castanheiro

    Sessão de esclarecimento sobre a Vespa das Galhas do Castanheiro em Ribeira de Pena | 19 de abril
    Na próxima quinta-feira, dia 19, pelas 15h, irá decorrer no Auditório Municipal de Ribeira de Pena, uma sessão de esclarecimento sobre a Vespa das Galhas do Castanheiro, organizada em conjunto pelo município de Ribeira de Pena e a REFCAST (Associação Portuguesa da Castanha).
    A Vespa das Galhas do Castanheiro é um pequeno inseto, formador de galhas nos ramos, provocando efeitos negativos nas árvores e na produção de castanha.
    De forma a diminuir a expansão desta praga, é necessário sensibilizar os produtores para a observação dos castanheiros, deteção das galhas e comunicação às entidades competentes.
    In: http://diarioatual.com/sessao-esclarecimento-vespa-das-galhas-do-castanheiro-ribeira-pena-19-abril/