quinta-feira, 17 de maio de 2018

"Homem do Bussaco" plantou árvore no Bussaco


HOMEM DO BUSSACO PLANTA ÁRVORE NO BUSSACO

O “Homem do Bussaco” plantou uma árvore, hoje, na Mata Nacional do Bussaco (MNB), uma floresta pública do concelho da Mealhada que é Monumento Nacional candidato a Património Mundial da UNESCO.
A enigmática e cabeluda figura, conhecido do público por ter participado em diversos programas de televisão, plantou um azevinho (Ilex aquifolium), na Avenida dos Cedros, numa área que tem vindo a ser reflorestada com o contributo de uma série de instituições e figuras públicas, nomeadamente atrizes, atores, cantores, desportistas, apresentadores de televisão, escritores e autarcas.
Foi uma das plantações mais divertidas alguma vez ocorrida no Bussaco, com os jornalistas e o público a rir às gargalhadas face à postura e ao discurso muito peculiar do “boneco” “Homem do Bussaco”.
“Era uma lacuna que importava colmatar”, explicou o presidente da Fundação Mata do Bussaco para justificar o motivo desta plantação. António Gravato lembrou que “o mais estranho personagem do humor lusitano faz parte da estória e do imaginário da Mata Nacional do Bussaco. Foi e continua a ser um importante embaixador da nossa floresta. Tem dado uma importante ajuda na divulgação do Bussaco. Fazia todo o sentido, por isso mesmo, convidar o ‘Homem do Bussaco’ para plantar aqui a sua árvore. Foi feita justiça, por isso”.
Recorde-se que, segundo a Fundação Mata do Bussaco (FMB), a iniciativa das plantações de árvores por figuras públicas nacionais e estrangeiras, por autarcas e por empresários de vários setores de atividade visa, por um lado, "contribuir para a reflorestação do Bussaco" e, por outro lado, "dar um sinal aos portugueses da necessidade de todos contribuirmos para a preservação do meio ambiente".
A plantação do “Homem do Bussaco enquadra-se, por isso, no projeto de reflorestação “Criar Raízes” que a FMB tem vindo a desenvolver na MNB, a única floresta pública portuguesa a receber a certificação FSC (gestão florestal ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável). 
Pedro Abrunhosa, Marisa Liz (Amor Electro), Assunção Cristas, Maria de Belém, José Cid, Rui Reininho, Marco Paulo, Sofia Aparício, Rui Veloso, Luís de Matos, Luís Represas, Maya, José Luís Peixoto, Eládio Clímaco, Dina Aguiar, Eduardo Beauté, Paula Magalhães e Carla Andrino foram apenas algumas das figuras públicas nacionais que plantaram recentemente árvores no Bussaco. Também uma equipa de futebol dos Emirados Árabes Unidos e um grupo de investigadores chineses plantaram uma árvore, recentemente, nesta Mata Nacional.


Legenda foto: “Homem do Bussaco” e António Gravato, presidente da Fundação Mata do Bussaco



Nenhum comentário:

Postar um comentário