segunda-feira, 19 de setembro de 2022
Bosquetes biodiversos para o combate à desertificação: inscrições para replicadores
Bosquetes biodiversos para o combate à desertificação: inscrições para replicadores
Bosquetes biodiversos para o combate à desertificação: inscrições para replicadores
A ADPM está à procura de 30 replicadores para criar “Bosquetes Biodiversos para o combate à desertificação”. O objetivo é dotar proprietários, públicos e privados, de estratégias e ferramentas para a proteção e regeneração de solos, de forma a evitar a sua degradação e assim contribuir para a adaptação às alterações climáticas. Cada replicador vai receber apoio técnico para desenvolver o Modelo de Adaptação à Desertificação, participar em ações de formação, e receber 150 árvores e 300 plantas arbustivas para começar a implementação do modelo adaptado à sua propriedade.
Com esta iniciativa, integrada no projeto LIFE Desert-Adapt, a ADPM pretende criar uma rede de proprietários comprometidos na mitigação e adaptação à desertificação, que assumam a responsabilidade de proteger o seu território utilizando estratégias e ferramentas que permitam reverter a degradação do solo.
O Modelo de Adaptação à Desertificação (DAM), desenvolvido no âmbito do projeto, refere-se a um sistema multifuncional de gestão de solo assente em três pilares sinérgicos que contemplam objetivos económicos, ambientais e sociais.
O objectivo é potenciar a adaptação às alterações climáticas através da melhoria das funções do ecossistema (sequestro de carbono, retenção de água, aumento da biodiversidade), assim como através da diversificação de fontes de rendimento na propriedade e da sensibilização da comunidade do território envolvente, no que a esta problemática toca.
A campanha decorre de 15 de Setembro a 15 de Outubro.
Quais os passos para me tornar um replicador?
Informações aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário