sábado, 12 de novembro de 2022
RENASCER DE DENTRO PARA FORA
PT
RENASCER DE DENTRO PARA FORA
Intervenções-piloto com pequenos proprietários para uma paisagem sustentável
Objetivo: Apoiar a reflorestação ou recondução de espécies autóctones, em pequenas propriedades privadas de vocação florestal ou agrícola, para a criação de ilhas de biodiversidade dentro do PNSE.
Destinatários: Proprietários de terrenos no PNSE afectados no incêndio de Agosto de 2022.
Se estiver interessado em candidatar-se a este projecto, envie um e-mail para guardioesse@gmail.com com o título “Candidatura - Renascer de dentro para fora” e receberá um formulário que irá oficializar a sua candidatura.
Data limite de Candidatura: 27 de Novembro de 2022
Descritivo:
O incêndio de Agosto de 2022 destruiu uma área significativa do PNSE afectando zonas mais selvagens mas também zonas exploradas/habitadas em áreas próximas de aldeias.
Consideramos de extrema importância a regeneração ambiental/ecológica das áreas afectadas com o objetivo de recuperar o património vegetal ardido, introduzir espécies autóctones devidamente adaptadas à área e contribuir para a estabilização dos solos ardidos.
A reflorestação de 22000 hectares é uma tarefa hercúlea e sabendo que os habitantes destas zonas são quem terá um dos papéis mais importantes nesta recuperação, foi elaborado este projecto cujo objectivo é disponibilizar material e equipa de voluntários a proprietários que viram os seus terrenos arder.
Ao efetuar acções de reflorestação em áreas limitadas com diversidade de plantas (arbustivas, árvores de fruto, etc) e em terrenos privados tratados (com proprietário conhecido e que garanta a manutenção do trabalho efectuado) acreditamos que essas “bolsas” podem funcionar como sementes e propagar a recuperação do território ao tornarem-se exemplos de boas práticas e de uma reflorestação sustentável.
Ações possíveis:
- Ações de apoio à implementação de técnicas de retenção de solo e preparação de reflorestação
- Ações de sementeira
- Ações de plantio e apoio à reflorestação
- Ações de apoio ao controlo de plantas invasoras
Critérios de seleção:
Considerando a área afectada e o número elevado de interessados torna-se necessário estabelecer critérios bem definidos para a seleção dos proprietários, deste modo e para ta,l serão considerados e avaliados ,entre outros, os seguintes aspectos:
- Propriedade bem definida com conhecimento claro dos seus limites;
- Preferência por propriedades cuidadas, idealmente com os proprietários a residir nas proximidades;
- Existência de plano de ordenamento/recuperação do terreno por parte do proprietário;
- Uso múltiplo do terreno (agricultura, pastoreio, apicultura,etc.).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário