segunda-feira, 12 de agosto de 2013

nucleares] legado de Chernobyl gravado em árvores

Chernobyl legado registado na árvores
Por Mark Kinver repórter Ambiente, BBC News

gráfico

Pinheiro registra na zona de exclusão de Chernobyl
A mudança na cor da madeira nestes pinheiro registros indica o ano do acidente

A exposição à radiação do acidente de Chernobyl 1986 teve um legado negativo duradouro sobre as árvores da área, um estudo sugeriu.

Os pesquisadores disseram que os piores efeitos foram registrados nos "primeiros anos", mas árvores sobreviventes ficaram vulneráveis ​​ao estresse ambiental, como a seca.

Eles acrescentaram que as árvores jovens pareciam estar particularmente afectadas.

Escrevendo nas árvores do jornal, a equipe disse que era o primeiro estudo a analisar o impacto em uma escala de paisagem.

"Nossos resultados de campo foram consistentes com descobertas anteriores que foram baseados em tamanhos muito menores de amostras", explicou o co-autor Tim Mousseau, da Universidade da Carolina do Sul, EUA.

"Eles também são consistentes com os muitos relatos de impactos genéticos para essas árvores", disse à BBC News.

"Muitas das árvores mostram formas de crescimento altamente anormais refletindo os efeitos das mutações e morte celular resultante da exposição à radiação."

Prof Mousseau, que vem realizando estudos de campo desde 1999, no 30 km (19 milhas) de zona de exclusão em torno do local da explosão de 1986, disse que era a primeira vez que um estudo desta envergadura - que envolve mais de 100 pinheiros escoceses ( Pinus sylvestris) em 12 locais - tinham sido realizados.

"Houve um estudo semelhante realizado antes, mas ele só olhou para um total de nove árvores e estava interessado principalmente em estrutura de madeira, e não o crescimento", disse ele.

"Um outro estudo foi efectuado em 1950, mas que era por uma árvore diferente em os EUA e utilizado uma única fonte de raios gama externo suspenso acima do chão para mostrar efeitos no crescimento de um número muito limitado de árvores."

Para este estudo, a equipe colheu amostras do núcleo de pinheiros escoceses para uma série de razões, tais como a espécie é encontrada em toda a Europa e bem dispersa na região de Chernobyl.

"Eles também são um dos favoritos para a silvicultura e têm um enorme valor econômico," Prof Mousseau acrescentou.

gráfico

Colagem de fotos que mostram mutação pinheiros escoceses (Imagem: Tim Mousseau)
As hastes retorcidas de pinheiros escoceses têm sido atribuídas a mutações causadas pela exposição à radiação

"Além disso, com base em trabalhos anteriores e as nossas próprias observações, que parecia ser um bom alvo para radioecology como eles mostraram sinais de ser afetado pela precipitação.

"Na verdade, uma das primeiras observações ecológicas em Chernobyl foi a morte da chamada floresta vermelha: um carrinho desses pinheiros que morreram muito rapidamente e virou após o desastre de vermelho."

Anéis de árvores pinheiros escoceses "foram também mais fácil de ler do que outras espécies, como a bétula, encontradas na área de estudo, explicou.

Prof Mousseau e sua equipe esperam para acompanhar este estudo através da realização de um trabalho semelhante na região de Fukushima, no Japão, onde a exploração madeireira também teve considerável importância econômica e pinheiros foram dispersos.

"Com base em nossas observações de campo limitados nas regiões mais contaminadas da prefeitura de Fukushima, não parecia ser um grande morrem como visto em Chernobyl por pinheiros escoceses", disse ele.

"No entanto, informalmente, temos notado significativa morrem de dicas de cultivo e filiais em algumas áreas que sugere que poderia haver impactos sobre o crescimento.

"Isso vale a pena uma investigação mais aprofundada."




|
| Jan Haverkamp
| Greenpeace consultor especialista
| Energia nuclear e da política energética
|
| Ul. Warynskiego 37A/10
| PL - 80-433 Gdansk
| Polónia
|
| Móvel PL: +48 534 236 502
| Móvel CZ: +420 603 569 243
| Móvel NL: +31 621 334 619
| E-mail: jan.haverkamp @ greenpeace.org
|
| GREENPEACE
| Http://www.greenpeace.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário