quinta-feira, 2 de julho de 2015

Apis Technology: e assim nasce uma colmeia inteligente

Ex-alunos da Universidade de Aveiro desenvolveram um protótipo de colmeia inteligentre que promete um incremento de 50% na eficiência térmica face às colmeias tradicionais.

Três ex-alunos da Universidade de Aveiro juntaram esforços para desenvolver uma nova geração de colmeias, que fosse capaz de reduzir a taxa de mortalidade registada na apicultura. Ao cabo de três anos de trabalho, André Oliveira, Joel Oliveira e Miguel Bento estão em condições de dar a conhecer um primeiro protótipo: uma colmeia inteligente que dispõe de um sistema de climatização automática do ambiente e ainda ferramentas de monitorização em tempo real que permitem obter, remotamente, informação útil sobre os enxames.
O comunicado da Universidade de Aveiro faz a seguinte descrição daquele que poderá ser o primeiro produto da Apis Technology: os protótipos de colmeias estão equipados com sensores de humidade, temperatura (interior e exterior), peso, fluxo de abelhas e localização por GPS.
Os apicultores podem tirar partido das soluções da Apis comprando colmeias já equipadas com os diferentes sensores, ou limitando o investimento a sensores que podem ser aplicados a colmeias tradicionais. Todos os dados recolhidos pelos sensores são enviados para uma plataforma online que permite configurar alertas relacionados com as condições em que se encontram as diferentes colmeias. O sistema também pode ser usado para lançar alertas relacionados com vandalismo ou furto. Os alertas são enviados para os apicultores através de SMS.
Todos os dados recolhidos pelos sensores são enviados para uma plataforma online que permite configurar alertas relacionados com as condições em que se encontram as diferentes colmeias. O sistema também pode ser usado para lançar alertas relacionados com vandalismo ou furto. Depois de testadas em mais de 20 colmeias (com uma produção anual de 150 quilos de mel), os mentores da Apis estão em condições de garantir que as colmeias de nova geração têm uma eficiência térmica de 50% superior face às colmeias tradicionais. O que permite reduzir o número de efetivos que morrem devido às temperaturas extremas e também o consumo de energias de recursos consumidos pelas abelhas nos processos de ventilação.  In Exame Informatica

Nenhum comentário:

Postar um comentário