sábado, 4 de julho de 2015

Sessão de Apresentação “SABUGAL, + VALOR

Aproveitamos ainda para convida-lo a assistir á  Sessão de Apresentação “SABUGAL, + VALOR _desenvolvimento rural”, iniciativa para a Valorização do Espaço Rural (+ aproveitamento de Recursos Locais, + iniciativa, + criatividade, + inovação, + ideias, + investimento, + qualificação = + VALOR), que terá lugar no dia 9 de julho, pelas 14h00, no Auditório Municipal do Sabugal.


sexta-feira, 3 de julho de 2015

Curso de Plantas Aromáticas e Medicinais

A Agrobio está a organizar o Curso de Identificação, Propagação e Manutenção de Plantas Aromáticas e Medicinais  https://www.naturfun.pt/index.php?route=product/product&product_id=848 , o qual decorrerá nos dias 18 e 19 de Julho de 2015 nos Olhos D'Água (Palmela) e Lisboa.
Trata-se de um curso teórico e prático que será ministrado pelas botânicas e produtoras de PAM Fernanda Botelho, Sofia Raichande e Teresa Tavares e que terá os seguintes módulos principais: (1) Ciclo Vegetativo, (2) Propagação, (3) Plantação e Manutenção, (4) Identificação de Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares, (5) Utilizações na Horta, Jardim e Cozinha, (6) Propriedades Medicinais e (7) Plantas Espontâneas e Plantas Cultivadas.
 
Os interessados podem aceder a informação adicional e inscrever-se com desconto nesta formação através doportal eco social NaturFun e apoiando a Associação CAIS, nesta página:

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Apis Technology: e assim nasce uma colmeia inteligente

Ex-alunos da Universidade de Aveiro desenvolveram um protótipo de colmeia inteligentre que promete um incremento de 50% na eficiência térmica face às colmeias tradicionais.

Três ex-alunos da Universidade de Aveiro juntaram esforços para desenvolver uma nova geração de colmeias, que fosse capaz de reduzir a taxa de mortalidade registada na apicultura. Ao cabo de três anos de trabalho, André Oliveira, Joel Oliveira e Miguel Bento estão em condições de dar a conhecer um primeiro protótipo: uma colmeia inteligente que dispõe de um sistema de climatização automática do ambiente e ainda ferramentas de monitorização em tempo real que permitem obter, remotamente, informação útil sobre os enxames.
O comunicado da Universidade de Aveiro faz a seguinte descrição daquele que poderá ser o primeiro produto da Apis Technology: os protótipos de colmeias estão equipados com sensores de humidade, temperatura (interior e exterior), peso, fluxo de abelhas e localização por GPS.
Os apicultores podem tirar partido das soluções da Apis comprando colmeias já equipadas com os diferentes sensores, ou limitando o investimento a sensores que podem ser aplicados a colmeias tradicionais. Todos os dados recolhidos pelos sensores são enviados para uma plataforma online que permite configurar alertas relacionados com as condições em que se encontram as diferentes colmeias. O sistema também pode ser usado para lançar alertas relacionados com vandalismo ou furto. Os alertas são enviados para os apicultores através de SMS.
Todos os dados recolhidos pelos sensores são enviados para uma plataforma online que permite configurar alertas relacionados com as condições em que se encontram as diferentes colmeias. O sistema também pode ser usado para lançar alertas relacionados com vandalismo ou furto. Depois de testadas em mais de 20 colmeias (com uma produção anual de 150 quilos de mel), os mentores da Apis estão em condições de garantir que as colmeias de nova geração têm uma eficiência térmica de 50% superior face às colmeias tradicionais. O que permite reduzir o número de efetivos que morrem devido às temperaturas extremas e também o consumo de energias de recursos consumidos pelas abelhas nos processos de ventilação.  In Exame Informatica

Eng. Agronomo, Eng. Florestal, Eng. Ambiente


Terra Fértil, Ges. e Val. de Res., SA

Descrição da Empresa:
Terra Fértil – Gestão e Valorização de Resíduos, SA
Área de trabalho, Valorização e Fertilização Agrícola com sede em Setúbal.
Pretende Engenheiro Agrícola, Florestal ou Ambiente (M/F).

Experiência comprovada:
- Técnico acreditado pela DGADR para gestão da valorização agrícola de lamas ou com experiência comprovada na fertilização de plantas de pelo menos três anos, ou disponha de certificado de frequência, com aproveitamento, de acção de formação em produção integrada das culturas, de acordo com os requisitos previstos na legislação aplicável.
- Conhecimentos na realização de cálculos de fertilização agrícola, nos vários tipos de culturas;
- Conhecimento do Decreto-Lei n.º 276/2009 de 02 de Outubro;
- Acreditação de Técnico Responsável em Valorização Agrícola de Lamas emitida pela DGADR (preferencial);
- Bons conhecimentos de informática – Microsoft Office;
- Bom relacionamento pessoal e espírito de equipa;
- Carta de condução (Obrigatório);
- Disponibilidade para deslocações frequentes;
- Residência na Zona de Lisboa e Vale do Tejo;
- Curriculum Vitae com fotografia.


Apenas serão consideradas as candidaturas cuja resposta a este anúncio seja enviada para

Saber Fazer - Da Seara à Mesa - Ciclo do Centeio


Grande Rota do Vale do Côa ao Luar


Descubra os encantos do Vale do Côa ao luar em 10 noites de lua cheia caminhando pela Grande Rota do Vale do Côa 
 Julho
3 de Julho – Quadrazais – Sabugal 22 km
30 de Julho Sabugal – Rapoula do Côa 15 km
Agosto
1 de Agosto – Rapoula do Côa – Badamalos 13 km
2 de Agosto – Badamalos – Castelo  Mendo 17 km
3 de Agosto – Castelo Mendo – Almeida 23 km
28 de Agosto – Almeida Ponte da 5 Vilas 18 km
29 de Agosto – Ponte 5 Vilas – Faia 20 km
30 de Agosto – Faia – Algodres 20 km
Setembro
27 de Setembro Algodres – Castelo Melhor 15 km
28 de Setembro – Castelo Melhor – Museu do Côa – 12 km
Preço: 10 euros por etapa, inclui guia, transfere seguro e Iva.

Informações e reservas 924433370 rotaseraizes@gmail.com

Comunicado| 291.799 Plantas autóctones oferecidas pelo Floresta Comum

NO ÂMBITO DO PROJETO FLORESTA COMUM


291.799 PLANTAS AUTÓCTONES OFERECIDAS PELO  FLORESTA COMUM

Com 5 edições completas, o projeto Floresta Comum já ofereceu mais de 291 mil plantas de 59 espécies autóctones que foram plantadas em terrenos públicos e comunitários (baldios) em 147 municípios. Desde a primeira fase de candidaturas à Bolsa Nacional de Espécies Florestais Autóctones em 2012, tanto a solicitação, como a oferta de plantas, tem aumentado.
Em 2014, foram solicitadas quase 260 mil plantas em 64 candidaturas. De acordo com as disponibilidades dos quatro viveiros do ICNF, I.P. - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, foram distribuídas 121.560 plantas, as quais foram plantadas entre outubro 2014 e março de 2015. Tem sido grande o envolvimento da administração local nestas ações de re(arborização), através dos municípios e juntas de freguesia, pelo que o projeto Floresta Comum passa por disponibilizar cada vez mais árvores e, no futuro, por constituir também uma bolsa de plantas para terrenos privados.
O Floresta Comum é uma parceria entre a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, o ICNF, I.P. - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, e a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta parceria surgiu com o objetivo de incentivar a criação de uma floresta autóctone com altos níveis de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema. É parcialmente financiado pelo projeto Green Cork – reciclagem de rolhas de cortiça e conta com o mecenato da REN – Redes Energéticas Nacionais.
As vantagens em melhorar a composição da floresta portuguesa, com recurso a espécies autóctones como carvalhos, medronheiros, castanheiros ou sobreiros, entre outras, são evidentes. Em comparação com as espécies introduzidas, esta floresta está mais adaptada às condições climáticas portuguesas, sendo por isso mais resistente a pragas, doenças, longos períodos de seca ou de chuva intensa. Contribui ainda para a mitigação das alterações climáticas e é mais resiliente a essas mesmas alterações, bem como aos incêndios florestais.

O percurso do Projeto Floresta Comum
O arranque desta iniciativa ocorreu no âmbito das comemorações do Centenário da República Portuguesa, em 2010, que coincidiram com o Ano Internacional da Biodiversidade. Cerca de 80 municípios plantaram os “Bosques do Centenário” - monumentos vivos constituídos por 100 plantas (árvores/arbustos) autóctones portugueses. Depois do sucesso desta iniciativa, com a plantação de 8.415 árvores, deu-se continuidade ao projeto, com o Ano Zero do Floresta Comum. De modo a testar o modelo de oferta de árvores, apoiou-se o projeto “Futuro - 100.000 Árvores na Área Metropolitana do Porto”, com 16.753 plantas. A partir de 2012 as plantas passaram a ser solicitadas ao Floresta Comum através de candidatura. Após aprovação das candidaturas e mediante a existência de disponibilidade em plantas nos viveiros do ICNF, foram distribuídas cerca de 52 mil plantas na campanha de 2012/13, 93 mil na de 2013/14 e quase 122 mil na de 2014/15.
O próximo período de candidaturas decorre de 22 de junho até 18 de setembro de 2015 e conta com uma disponibilidade prevista de quase 150 mil plantas de 48 espécies para a campanha de (re)arborização de outubro de 2015 a fevereiro de 2016. O Regulamento e os formulários de candidatura estão disponíveis no site www.quercus.pt através do separador Projetos -  Floresta Comum.
Lisboa, 1 de Julho de 2015
A Direcção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza
______________________________________________________________________________
Para mais informações, por favor contactar:

Paulo Magalhães – Coordenador do Projeto Floresta Comum  (Quercus)- Telm. 93 957 5888
João Branco – Presidente da Direção Nacional da Quercus – Telm. 93 77 88 472
Domingos Patacho – Coordenador do Grupo de Trabalho das Florestas da Quercus - 937 515 218

ATN abre vaga para Comunicação e Marketing | Vacancy for Communications Officer

Associação Transumância e Natureza (ATN) é uma organização sem fins lucrativos de 

ambiente criada em 2000, com sede em Figueira de Castelo Rodrigo, distrito da Guarda. 


Com a visão Criar espaços para a Natureza, centra a sua ação no restauro ecológico de habitats na região do Vale do Côa. É a entidade proprietária e gestora da Reserva da Faia Brava, a primeira Área Protegida Privada do país, e é parceira da iniciativa Rewilding Europe, um projecto europeu que visa a renaturalização de áreas naturais, sendo a entidade gestora da área-piloto Oeste Ibérico. É ainda a promotora da Grande Rota do Vale do Côa, e parceira em projectos LIFE+, pelo que o candidato terá de desenvolver estratégias de comunicação para diferentes projectos.

A ATN procura um candidato motivado, com interesse na natureza e vontade em trabalhar numa organização não-governamental. O local de trabalho será a sede da ATN, em Figueira de Castelo Rodrigo. O candidato deverá estar disponível para residir no concelho.


Tarefas a desenvolver:
- Planeamento estratégico das ações de comunicação da ATN e de cada um dos seus projectos
- Criação, activação e monitorização de campanhas de comunicação e fundraising
- Gestão das ferramentas de comunicação online da ATN e dos diferentes projectos - atualização e manutenção de sites; desenvolvimento de estratégias de social media
- Criação de conteúdos e gestão da relação com os media
- Assessoria de comunicação à Coordenação e Direcção da ATN
- Criação de materiais promocionais – folhetos, brochuras, cartazes, mupis, etc
- Desenvolvimento estratégico de venda dos produtos ATN
- Participação no desenvolvimento estratégico de produtos de visitação e educação ambiental
- Apoio na gestão, organização e implementação de eventos, workshops e outras actividades
- Representação da ATN em eventos, feiras e outros acontecimentos
- Orientação de visitas à Reserva da Faia Brava – público geral, media, parceiros
- Relação com os diferentes stakeholders da organização, em especial com os Guias treinados pela ATN (acompanhamento e avaliação da sua performance)


O profissional deverá ter as seguintes características:

- Licenciatura ou mestrado na área da comunicação, relações públicas, marketing ou similares
- Conhecimentos de Design de Comunicação e domínio de software de edição/desenho vectorial
- Experiência na gestão de ferramentas web e social media (conhecimentos de joomla e wordpress são factores preferenciais)
- Sólidos conhecimentos de inglês (factor determinante) e conhecimentos de espanhol (factor preferencial)
- Capacidade de trabalhar sob pressão e gerir várias tarefas em simultâneo
- Empatia com o público e forte capacidade de comunicação interpessoal
- Capacidade e motivação para trabalhar com equipas multidisciplinares
- Criatividade, dinamismo e capacidade de encontrar soluções 
- Disponibilidade para trabalhar em fins-de-semana quando necessário e em horário flexível
- Disponibilidade para residir no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo
- Experiência na área da conservação da natureza/ambiente será valorizada
- Afinidade com o trabalho de organizações não-governamentais será valorizado


Vencimento: Salário Base variável entre 900€ e 1100€ brutos, mediante experiência prévia + Subsídio de alimentação

Critérios de seleção: experiência prévia em funções semelhantes; formação na área; características pessoais; desempenho durante a entrevista

Os candidatos podem enviar a sua carta de motivação e currículo para o email candidatura @ atnatureza.org até ao dia 15 de Julho de 2015. Os candidatos selecionados deverão estar disponíveis para a realização de uma entrevista (presencial ou online) e o contrato deverá iniciar entre os meses de Agosto e Setembro.

Jornadas Voluntárias de Verão

Eis o plano de jornadas voluntárias no Cabeço Santo para o Verão. Nesta Estação as condições nem sempre são as melhores para o trabalho, em particular se o anti-ciclone dos Açores se posicionar de tal maneira que o vento venha de Espanha. Ora, ao contrário do que se diz, deste lado vêm muitas coisas boas, talvez o vento seja mesmo a excepção. Deste modo, se no dia previsto para uma jornada de Verão o vento vier daí, é quase certo que a jornada será adiada para o Sábado seguinte.
Prevê-se a realização de duas jornadas voluntárias, apenas duas, uma em Julho e outra, a tradicional jornada de aniversário, no final de Agosto. São as seguintes as datas:
  • 18 de Julho
  • 29 de Agosto (jornada do 9º aniversário do projecto)
Nestas jornadas dois trabalhos estão planeados: o corte de plantas de acácia-de-espigas, nas cabeceiras dos vales números 2 e 3, e o acompanhamento de áreas plantadas nas área ribeirinha.
No entanto, há que referir que há alguns trabalhos específicos previstos para o Verão que poderão integrar voluntários, por exemplo a colheita do mel e a limpeza de lenha acumulada no curso do ribeiro. Estes, trabalhos ou outros trabalhos que surjam, serão anunciados com alguns dias de antecedência nestas páginas e no Facebook, pelo que, se houver voluntários disponíveis, poderão ajudar.
Também, ainda durante o Verão, informação mais completa sobre uma nova fase do projecto com expressivas áreas de intervenção novas será aqui colocada.
Ribeira CS
Foto da Ribeira de Belazaima tirada na última jornada.