segunda-feira, 29 de agosto de 2016

v Workshop Identificação e Anilhagem cientifica


#eusouBIO e tu, atreves-te a ser?

Depois deste verão… Sabes como podes ajudar a tornar Portugal mais verde? Com a Associação BioLiving, é simples! Basta que publiques no nosso mural uma foto de um gesto em que estejas a ajudar o ambiente (p.ex. a apanhar lixo, plantar, semear, regar, etc.), com o hashtag#eusouBIO. Por cada foto, plantaremos uma árvore autóctone neste Outono!
Se não és fã de fotos, e queres ajudar mais ativamente, temos outra solução! Por cada novo sócio, plantaremos igualmente uma árvore! 
1 Sócio = 1 Árvore
1 Foto = 1 Árvore

#eusouBIO e tu, atreves-te a ser?



segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Canoagem na Ribeira de Seda

O Núcleo Regional de Portalegre da Quercus, vai organizar, em parceria com o Centro Cultural de Figueira e Barros e o Município de Avis, no próximo dia 27 de Agosto, uma descida em canoa e kayak, na Ribeira de Seda, em Avis.

Esta descida terá início na descarga da Barragem do Maranhão, e terminará junto à ponte de acesso à povoação de Cabeção (Ponte da Ordem). O percurso será de nível médio/baixo, com uma duração de cerca de 3,5 horas, e decorrerá por locais de grande interesse paisagístico e ambiental.

Serão realizadas actividades de observação de fauna e flora, assim como abordadas temáticas relacionadas com a educação ambiental.

Durante o percurso existirá uma presença permanente de elementos da organização, estando a concentração de início da actividade marcada para as 8.00h, junto ao Clube Náutico de Avis.

As inscrições, gratuitas, estão abertas a todos os interessados até ao dia 26/8/16 (12.00 horas), sendo as mesmas limitadas ao número máximo de embarcações existentes. A inscrição inclui o seguro e o material mínimo indispensável à realização da actividade (embarcação, pagaia e colete).

Para mais informações, ou inscrições, devem contactar pelos e-mails: portalegre@quercus.pt //quercus.portalegre@gmail.com ou Telefones: 96 010 70 80 // 93 778 84 74), sendo que para efeitos de inscrição devem enviar nome completo, data de nascimento, número de documento de identificação e contacto telefónico directo.


domingo, 21 de agosto de 2016

V Workshops de Identificação e Anilhagem Científica

Nos dias 3 e 4 de Setembro vai decorrer o quinto de doze workshops de identificação e anilhagem científica, que o Núcleo regional da Quercus de Castelo Branco irá desenvolver ao longo do ano.

Esta atividade terá lugar no Monte Barata em Monforte da Beira e será orientada pelo ornitólogo Carlos Pacheco.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer a biodiversidade da zona, em particular das aves ao interagir em todo o processo de anilhagem de aves,em particular na montagem de redes japonesas, e revisão das mesmas a cada 30 minutos, assim como a identificação das espécies, sexagem, idade, condição corporal e recolha de biometrias.

GRÁTIS PARA SÓCIOS DA QUERCUS
TRINTA EUROS PARA NÃO SÓCIOS - PODE REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO DE SÓCIO PREVIAMENTE A ATIVIDADE
A INSCRIÇÂO CONTEMPLA ALOJAMENTO
INSCRIÇÕES: CASTELOBRANCO@QUERCUS.PT



Petição SALVE AS ÁRVORES DO PARQUE MUNICIPAL


Para: Sr.(a) Munícipe;

Preserve as árvores do parque municipal da Guarda!
Não as deixe ABATER!

- A Câmara Municipal da Guarda prepara-se para, já em Setembro, iniciar a requalificação do parque municipal. Conhece o projecto que a sua Câmara prevê para o seu parque - uma área despida e deserta?

- Essa requalificação prevê, o abate de mais de uma dúzia de árvores em redor do lago e a substituição do pavimento dos caminhos de saibro pela betonilha (lages de cimento).

- As árvores a abater têm dezenas de anos e não têm qualquer problema fitossanitário (doença) que justifique o seu abate. A justificação é então criar uma clareira para que haja mais sol no parque e a substituição do pavimento é apenas para que ”não se sujem os sapatos”.

- No entanto, sabemos que o parque é procurado fundamentalmente por quem valoriza e necessita de áreas de sombra e de prática desportiva em solos com menor impacto articular – por exemplo, crianças em tempos de ATL e pessoas que diariamente praticam desporto.

- Sabemos também que as altas temperaturas do Verão são cada vez mais uma constante e o cimento não é um piso adequado.
Assim, parece-nos que esta intervenção é totalmente desarrazoada.

- As árvores são seres vivos que regulam a temperatura, filtram a poluição, são o habitat de animais, protegem o solo, fornecem oxigénio e beleza natural e são insubstituíveis;
-
EXIJA UMA GESTÃO DE QUALIDADE, POR PARTE DA CM GUARDA

DEFENDA O PARQUE!

DEFENDA AS ÁRVORES! 

Quercus e os CTT lançaram a 3.ª edição do projeto “Uma Árvore pela Floresta”

A Quercus e os CTT lançaram a 3.ª edição do projeto “Uma Árvore pela Floresta”, uma campanha nacional de enorme sucesso que, em plena época de incêndios, pretende contribuir para a reflorestação dos bosques nacionais mais afetados por este flagelo.
Com a ajuda dos portugueses foram já plantadas quase 7 mil árvores de espécies autóctones mais resistentes à propagação dos incêndios, mas também mais aptas a amenizar o clima, promover a biodiversidade e proteger a nossa paisagem, a água e os solos. No total, ao longo das duas edições da campanha, quase 5 milhões de portugueses tomaram contacto com a iniciativa e foram sensibilizados para a importância da biodiversidade e dos incêndios florestais.
Em 2016, a campanha “Uma Árvore pela Floresta” foi também reconhecida na última edição dos Green Project Awards com a atribuição do 1º prémio na categoria “Iniciativa de Mobilização”. Para contribuir para o projeto, basta que qualquer pessoa se dirija até ao dia 30 de novembro a uma das 320 lojas CTT aderentes e ofereça uma árvore, com o custo de 3 euros, valor que reverte totalmente para os custos do projeto, não havendo qualquer limite ao número de árvores que podem ser apadrinhadas. Por cada uma das doações dos portugueses, uma árvore será depois plantada pela Quercus em áreas classificadas do Norte e Centro de Portugal.

No momento da compra, é entregue um pequeno kit ao comprador, composto por uma “árvore” em cartão reciclado e um código. Esta “árvore” de cartão serve de lembrança e pode ser oferecida. O código serve para registar a árvore que a Quercus irá plantar até à Primavera de 2017, identificar a espécie e o local de plantação, bem como para consultar a evolução durante 5 anos do bosque onde foi instalada. E tudo isso pode ser feito em:http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Caminhada na Faia Brava 13 de Agosto


Não perca a oportunidade de conhecer a Reserva da Faia Brava, um espaço para a Natureza e também para si!
Participe nesta atividade GRATUITA , conheça o trabalho que está a ser desenvolvido, desfrute de uma paisagem única e de um apetitoso piquenique.
Inscrições e mais informações através do e-mail : geral@atnatureza .org, através do número : 914678375, ou através das fichas de inscrição no Café o Escondidinho em Algodres ou na Barraca junto à Torre de Vilar de Amargo.


terça-feira, 9 de agosto de 2016

VIII MARATONA TERRAS DO CÔA

BTT-XCM CAMPEONATO REGIONAL DA BEIRA INTERIOR
02-OUT-2016

ABERTURA DE INSCRIÇÕES dia 15 de AGOSTO


Silvática - Despertar Sentidos

Micro-Festival de Terapia da Floresta e Conhecimento da Natureza
O que propomos são quatro dias em regime de pensão completa no Retiro da Fraguinha, onde de manhã e de tarde haverá atividades propostas de Terapia da Floresta e de Conhecimento da Natureza. O número de dias mínimo para este evento é de 3 dias (o festival completo são 4 dias).


Shinrin-Yoku ou Terapia da Floresta
A Terapia da Floresta é diferente de qualquer caminhada na natureza que tenha experimentado antes; nela, concentramos os nossos sentidos para desenvolver uma conexão com a natureza e usaremos várias atividades sensoriais para aprofundar a nossa relação com a floresta. Caminharemos de uma forma descontraída e calma em forma de passeio terapêutico com muitos benefícios comprovados para a saúde. Em 4 dias de prática, os benefícios serão visíveis, já que aqueles que se dedicam habitualmente a esta prática sentem-na muito mais profundamente.
O festival está aberto as famílias, mencionar que a actividade de Shinrin-Yoku é para maiores de 12 anos, pelo que os mais pequenos poderiam desfrutar das oficinas.
Conhecimento da Natureza
Com esta atividade pretendemos aprofundar o conhecimento da natureza, dando a conhecer as plantas e cogumelos comestíveis e medicinais e as histórias naturais dos seres que nos rodeiam. Todos seremos convidados de forragear, aprendendo a distinguir algumas plantas que podem ser usadas no nosso dia-a-dia como alimento, muitas deles com propriedades medicinais e curativas. As histórias naturais de espécies raras e comuns serão contadas no seu habitat natural, em passeios inesquecíveis pelo cimo da serra.
O Silvática é uma iniciativa conjunta do Shinrin-Yoku Portugal, Macromia e Retiro da Fraguinha. Mais info: 929173020, pmpereira@gmail.com (Conhecimento da Natureza) ou 966050168, terapiadafloresta@gmail.com (Shinrin-Yoku)
A Macromia é Reconhecida pelo ICNF. RNAAT Nº 305/2016, Turismo de Portugal. A Shinrin-Yoku (GESSCA) Portugal é Reconhecida pelo ICNF. RNAAT N.º 876/2016

O preço inclui as atividades propostas, alimentação, estadia em tenda no retiro da fraguinha e seguro. Cada participante terá de levar a sua tenda.
Programa diário*
9:00 Pequeno Almoço
10:00 Grupo um - Shinrin-Yoku; Grupo dois – Oficina de plantas comestíveis e medicinais
13:00 Almoço
14:30 Sesta
16:00 Grupo dois – Shinrin-Yoku; Grupo um – Passeio pela natureza (histórias naturais)
19:00 Música na floresta
20:00 Jantar
*No segundo dia os grupos trocam

Inscrições aqui.

sábado, 6 de agosto de 2016

SEJA PRUDENTE! O USO DE MAQUINARIA NO MEIO RURAL E FLORESTAL PODE PROVOCAR INCÊNDIOS!

SEJA PRUDENTE! O USO DE MAQUINARIA NO MEIO RURAL E FLORESTAL PODE PROVOCAR INCÊNDIOS!
Nos últimos anos tem-se verificado um aumento dos incêndios associados à utilização de máquinas e equipamentos agrícolas e florestais.
Siga as seguintes recomendações de segurança:

Presidente CD IFAP e Ministro da Agricultura
  • Evite trabalhar nos dias com temperaturas elevadas bem como durante as horas de maior calor;
  • Nos dias de risco de incêndio máximo evite trabalhos com recurso a motorroçadoras, corta-matos, destroçadores e grades de disco nos espaços florestais.
  • Evite o contacto das alfaias e das ferramentas de corte com pedras e arames (por exemplo, as vedações).
  • Limpe os óleos e poeiras das correntes das máquinas.
  • Faça o abastecimento de combustível com as máquinas desligadas e a frio e em locais com pouca vegetação.
Tenha em atenção que durante o Período Crítico (de 1 de julho a 30 de setembro) é obrigatório o uso de dispositivo de retenção de fagulhas no uso de maquinaria, dispositivo tapa-chamas no tubo de escape e que estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10.000 kg. As coimas podem ir até 60.000 EUR.
Para mais informação o folheto informativo das Maquinaria e Equipamento do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em www.icnf.pt.

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

seminários participativos "revisão dos prof"

Caso não consigo visualizar a nossa newsletter, aceda:
Ver esta newsletter no seu browser
Website
Website
Facebook
Facebook

seminários participativos "revisão dos prof"

2  e 9 de agosto de 2016


No âmbito do processo de revisão dos PROF - Programas Regionais de Ordenamento Florestal, o ICNF está a organizar os seguintes seminários participativos:

2 de Agosto, Lousã (COTF), 14:30
PROF Centro Litoral e Centro Interior
9 de Agosto, Évora (CCDR), 14:30
PROF Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve

Para mais informações  e proceder à sua inscrição clique aqui.

VISITA a Central e Centro de Recolha de Biomassa


No seguimento da ENERTECH Sabugal 2016, a AMCF proporciona VISITA a Central e Centro de Recolha de Biomassa
Quer ver como funciona uma Central Termoelétrica a Biomassa Florestal?
Quer ver um Centro de Recolha de Biomassa Florestal?
Quer comprovar como a Biomassa pode ser uma fonte de riqueza para um território?
Quer antecipar o que poderá ser o FUTURO no Sabugal com as Centrais de Biomassa do Fundão e de Belmonte a funcionar em pleno?
Então inscreva-se e venha daí


Concurso Para Diretor Executivo da SPEA



O cargo de Diretor Executivo tem como principal objectivo a gestão eficiente da SPEA, utilizando os meios humanos e materiais disponíveis, garantindo a execução dos planos estratégicos e de atividades. O titular deste cargo deve ainda assegurar o pleno cumprimento da Estratégia plurianual da SPEA, atualmente definida para o período 2013-2017, e a integração das atividades da SPEA em políticas da BirdLife International. Deve supervisionar as ações e projetos em colaboração com os coordenadores de departamentos e projetos, e zelar pela sustentabilidade da organização a longo prazo.


PRÉMIO FLORESTA E SUSTENTABILIDADE - 1ª EDIÇÃO, 2016

PRÉMIO FLORESTA E SUSTENTABILIDADE - 1ª EDIÇÃO, 2016
vinha
Encontram-se abertas as candidaturas ao Prémio Floresta e Sustentabilidade - Edição 2016.
O Prémio Floresta e Sustentabilidade é um prémio bienal que tem como objetivo reconhecer e distinguir projetos sustentáveis e inovadores que atuem na área dos recursos florestais, sendo pela primeira vez promovido pela CELPA, em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, contando ainda com o apoio técnico da PwC e o Patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.
Os interessados podem candidatar-se até 31 de outubro às categorias Sustentabilidade Florestal, Boas Práticas de Silvicultura e Projetos de I&D e Associativismo.
O Regulamento e os questionários estão disponíveis em: www.premiofloresta.cmjornal.xl.pt.

Bosque de Alimentos do Mediterrâneo

Um bosque de alimentos é um jardim produtivo de alimentos baseado num sistema natural. É constituído por árvores de fruto, arbustos de fruto, herbáceas, vegetais perenes, cogumelos, trepadeiras, etc. Poderá ter qualquer dimensão desde o pequeno terreno urbano até a uma zona rural de grandes dimensões.
Este curso ensina a cultivar, frutos, nozes, flores, vegetais e cogumelos num bosque comestível altamente produtivo, com pouca manutenção criando um ecossistema natural.




Formulário de inscrição; http://goo.gl/forms/fKOfdySmGtlRgzCD2

Investimento:70€

inclui: 

-Construção e manutenção de um bosque de alimentos

- Colheita, produtividade e outras funções de um bosque comestível
- Agro-ecologia
- Espécies vegetais adequadas ao nosso clima
- Canteiros mistos ( plantas), com cobertura ( palha)
- Sementeiras | Recolha e conservação de sementes | Quevra de dormencia de especies vegetais
- Bio-fertilizantes | Adubação verde
- Design funcional
-Plantação, manutenção e regras básicas para cultivo de frutos
-Regeneração solos


e mais;

- Refeições vegetarianas
- Possibilidade de passeio no trilho para a cascata onde podemos mergulhar e nadar, passeio no penedo do lexim ou granja dos Serrões
- Paisagens exuberantes do Oeste
- Ambiente familiar e acolhedor
- Círculos na fogueira, musica, alegria e amor
- Estadia em regime de campismo
-Mercado Solidário

Existe a possibilidade de trazeres os teus produtos para vender desde que respeitem os princípios; ecológicos, artesanais, naturais, integrais, orgânicos, etc.
15%do valor das vendas é direccionado para o projecto Aldeia do Vale.

Incêndios em Manteigas afectam áreas importantes do Parque Natural da Serra da Estrela Reserva Biogenética em risco

incendio manteigas
























A Quercus está preocupada com os incêndios que ocorrem desde ontem em Manteigas, junto do vale glaciar do Zêzere, dada a importância ecológica desta área em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.

O primeiro incêndio teve início ontem ao início da tarde em S. Pedro de Manteigas, junto à Vila de Manteigas e terá afectado uma área de cerca de 200 hectares de floresta dominada por pinhal com carvalhos alvarinhos, no limite da Reserva Biogenética do Conselho da Europa. Apesar do incêndio ter sido dominado durante a madrugada, o grande perímetro da área ardida e o relevo acidentado, causa preocupação devido ao risco de reacendimentos, pelo que deverá manter-se uma vigilância activa dos operacionais no terreno.

A Quercus está a desenvolver o projecto Life Taxus também em áreas do vale glaciar do Zêzere, com o objectivo de recuperar o habitat prioritário 9580* - Florestas mediterrânicas de Taxus baccata, no único local onde ocorrem teixos na Serra da Estrela. As medidas de gestão implementadas também ajudam a defender do fogo as áreas de teixo, contudo, considera-se fundamental que qualquer reacendimento seja prontamente combatido para o fogo não alastrar para as áreas prioritárias de conservação.

Actualmente continua activo um outro incêndio que deflagrou hoje de manhã junto a Sameiro, a jusante de Manteigas, que está a destruir uma área florestal também no Parque Natural e Sítio de Importância Comunitária da Serra da Estrela.

Estas ocorrências vêm referidas como estando a acontecer em “mato” pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, contudo, são efectivamente em áreas florestais com povoamentos, mesmo que também incidam sobre áreas de mato, situação que parece ser recorrente para desvalorizar os impactes dos incêndios.

Devido à importância dos valores ameaçados nesta área protegida, a Quercus apela às autoridades competentes, nomeadamente ao Comando Nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, para alocar meios aéreos e terrestres no sentido de evitar reacendimentos e a propagação dos incêndios.

O último grande incêndio no vale glaciar do Zêzere, ocorreu no Verão de 2005, tendo destruído milhares de hectares do Parque Natural da Serra da Estrela. A Quercus espera que a coordenação das operações integre as entidades que melhor conhecem o terreno para se evitarem problemas maiores.

Lisboa, 31 de Julho de 2016

A Direção Nacional da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza