sábado, 6 de janeiro de 2018

FCT TEM €15 MILHÕES PARA BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO NA ÁREA DE FOGOS FLORESTAIS

15 milhões de euros: é este o montante que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) irá disponibilizar nos próximos dois anos para projectos de investigação relacionados com a prevenção e combate aos incêndios florestais.
Em causa estão três concursos enquadrados no programa mobilizador de I&D para a prevenção e combate de incêndios florestais. Esta quinta-feira foi oficialmente aberto o primeiro concurso, com as próximas edições previstas para 2018 e 2019.
O investimento, aprovado em Conselho de Ministros no passado mês de Outubro, surge depois de várias recomendações por parte da Comissão Técnica Independente, responsável pela investigação aos incêndios de Pedrógão Grande.
Em comunicado, a FCT explica que o concurso tem como objectivo “promover a investigação científica e a inovação, fortalecendo competências e capacidades científicas e técnicas”, garantindo-se assim que o conhecimento científico é incorporado no terreno.
A governação de recursos florestais; os modelos de organização e gestão das áreas florestais; a gestão do fogo e comportamento de fogos extremos; o restauro pós-fogo e gestão florestal; as atitudes e comportamentos face à prevenção e combate a incêndios e a gestão do território são algumas das áreas de investigação passíveis de ir a concurso.
Até 28 de Fevereiro de 2018 decorre o concurso para a edição de 2017, com um investimento estimado de cinco milhões de euros.
Foto: Paulo Silveirinha / flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário