terça-feira, 14 de agosto de 2007

Plataforma digital no combate aos fogos

Plataforma digital no combate aos fogos


Está pronta em 2008 e num só mapa irá conter cartas de ruído e de risco de incêndio

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) vai criar um mapa digital na Internet para juntar toda a informação geográfica dos 13 municípios associados, anunciou o presidente José Manuel Biscaia à Agência Lusa.

Segundo o autarca, que preside à Câmara de Manteigas, a plataforma digital deverá estar pronta a funcionar em 2008 e vai permitir que, num único mapa, estejam visíveis informações como as cartas de ruído, cartas de risco de incêndio ou localização de ecopontos.

«São levantamentos e serviço de cartografia, entre vários outros, já efectuados pela AMCB para os municípios associados e que temos toda a vantagem em juntar num só sistema», explica José Manuel Biscaia.

Vão estar também disponíveis informações históricas, desportivas e culturais dos concelhos abrangidos.

O projecto vai implicar a realização de fotografias aéreas da região e tem um orçamento a rondar os 50 mil euros.

O sistema vai estar disponível em duas vertentes: a maioria da informação vai estar disponível para o público em geral e haverá também informação só acessível por técnicos camarários.

A AMCB foi criada em 1981 por quatro municípios, sendo actualmente composta por 13 associados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, todos da Beira Interior.

A área de abrangência é de 556 mil 938 hectares e com uma população de 166 mil e 686 habitantes (Censos 2001). Portugal Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário