sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Prevenção de fogos pode estar comprometida

Prevenção de fogos pode estar comprometida
Serra da Estrela no problema da sobreposição de ZIF’s
A existência de áreas sobrepostas numa dezena de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF) em todo o país poderá dificultar o trabalho de prevenção contra fogos florestais por parte das associações que fazem a gestão destas zonas.

«Vai acontecer isso em muitos casos do país», havendo dez casos de norte a sul de Portugal, nomeadamente na Serra da Estrela, em Torres Vedras e em Rio Maior, alerta o secretário-geral da Federação dos Produtores Florestais de Portugal, Ricardo Machado.

«A falta de entendimento pode fomentar a ausência de gestão e a ocorrência de mais fogos», advertiu. «O que vai acontecer é que nem uma entidade nem outra vai fazer o trabalho, congelando todos os trabalhos decorrentes da gestão como limpezas, plantações e defesa contra incêndios», explicou.
Em declarações à Agência Lusa, Ricardo Machado, questionou «o problema de quem tem a jurisdição sobre as áreas», quando se verificam casos de sobreposição de ZIF’s cuja gestão é assegurada por diferentes entidades.

Segundo o responsável, «a Direcção-Geral dos Recursos Florestais vai ter de decidir porque os proprietários e as organizações cumpriram todos os requisitos», chamando a atenção para a lacuna existente na legislação que permite que «duas entidades possam fechar a sua ZIF em termos legais».

Uma ZIF terá de possuir um mínimo de mil hectares e 50 produtores florestais, mas para avançar necessita apenas de reunir um número suficiente de proprietários que no seu total representem pelo menos 10% a área proposta.

As ZIF surgem enquanto instrumentos legais para incentivar o agrupamento de proprietários na defesa da floresta contra incêndios, sendo áreas territoriais contíguas, geridas por uma única entidade e submetidas a um plano de gestão florestal e a um plano que permite evitar fogos.

10-08-2007
Ka /Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário