domingo, 13 de dezembro de 2009

I Semana da Águia-d'asa-redonda


CERVAS
Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
http://cervas-aldeia.blogspot.com/



Após a realização das semanas temáticas dedicadas à Coruja-do-mato (Strix aluco), à Coruja-das-torres (Tyto alba) e ao Mocho-galego (Athene noctua), o CERVAS vem por este meio convidá-los a participar na I Semana da Águia-d'asa-redonda, a realizar de 14 a 18 de Dezembro de 2009.


Esta semana temática, a realizar em várias localidades, tem como principais actividades a devolução à Natureza de várias aves desta espécie, recuperadas no CERVAS, e a realização de palestras e oficinas de educação ambiental nas escolas desses mesmos locais, com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância destes animais e para o trabalho realizado pelos centros de recuperação de fauna selvagem.

As oficinas e palestras de educação ambiental, dirigidas essencialmente aos alunos do ensino pré-primário e primário, consistem em breves apresentações sobre as rapinas diurnas em geral e sobre a Águia-d'asa-redonda em particular (com imagens, sons e vídeos) e a exposição e realização de pequenos jogos com material biológico (penas, ossos, regurgitações, etc.). Serão também apresentados os trabalhos desenvolvidos no CERVAS.



Programa:

Dia 14 de Dezembro - 2ª feira - Videmonte (Guarda)

10:00: Acção de Educação Ambiental com as crianças da Escola Básica do 1º Ciclo de Videmonte

11:30: Lbertação de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo).

Ponto de encontro: Escola Básica do 1º Ciclo de Videmonte



Esta ave foi encontrada em Videmonte (Guarda) no dia 19 de Julho de 2009 por um particular que contactou a equipa do SEPNA da GNR da Guarda recolheu e encaminhou a ave para o CERVAS. Apresentava lesões provocadas por electrocussão e pela consequente queda. O seu processo de recuperação consistiu no tratamento dessas lesões e em treinos de voo e caça, bem como no contacto com animais da mesma espécie.


Dia 16 de Dezembro - 4ª feira - Freixo de Numão e Vila Nova de Foz Côa (Guarda)

09h30: Oficina de Educação Ambiental na Escola Básica do 1º Ciclo de Freixo de Numão

11h00: Libertação de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
Ponto de encontro: Escola Básica do 1º Ciclo de Freixo de Numão

12h30: Palestra e libertação de um gavião (Accipiter nisus)

Ponto de encontro: Museu do Côa (Vila Nova de Foz Côa)


A primeira ave foi encontrada por um particular e recolhida e entregue neste centro pela equipa do SEPNA da GNR de Pinhel. A ave apresentava uma fractura na asa direita, resultado de um trauma. A sua recuperação, para além da imobilização da asa para garantir a consolidação da fractura, consistiu em treinos de voo e caça, assim como o contacto com animais da mesma espécie.


A segunda ave ingressou neste centro no inicio do mês de Setembro e foi encontrada por um particular na zona de Vila Nova de Foz Côa, que posteriormente entregou a ave à equipa do SEPNA da GNR de Pinhel que encaminhou a ave para o CERVAS. Apresentava uma fractura no cúbito da asa esquerda e a sua recuperação consistiu na resolução da lesão e no contacto com animais da mesma espécie, assim como treinos de voo e caça.


Dia 18 de Dezembro - 6ª feira - Louriçal (Pombal) e Varziela (Cantanhede)

12h00: Palestra e libertação de um tartaranhão-ruivo-dos-paúis (Circus aeruginosus)
Ponto de encontro: Salão Paroquial de Louriçal (Pombal)

15h00: Palestra e libertação de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
Ponto de encontro: Centro Social de Varziela (Cantanhede)


A primeira ave foi encontrada por um particular e recolhida e encaminhada para o CERVAS pela Reserva Natural do Paúl de Arzila. Apresentava fracturas nas duas asas e o seu processo de recuperação consistiu na resolução destas lesões, assim como treinos de voo e caça.


A segunda ave foi recolhida ainda bastante jovem, depois da árvore onde se encontrava o ninho ter sido abatida. O particular que recolheu a ave entregou à equipa do SEPNA da GNR, que posteriormente a encaminhou para a Reserva Natural do Paúl de Arzila, que por sua vez a fez chegar até ao CERVAS. O seu processo de recuperação consistiu na alimentação para que atingisse o peso ideal e o contacto com animais da mesma espécie para que adquirisse os comportamentos normais

Segue em anexo o cartaz de divulgação desta semana temática (também já disponível no nosso blog: cervas-aldeia.blogspot.com).



CAMPANHA DE NATAL 2009

NESTE NATAL… APADRINHE UM ANIMAL!



OFEREÇA UM PRESENTE DIFERENTE!
OFEREÇA O APADRINHAMENTO DE UM ANIMAL SELVAGEM EM RECUPERAÇÃO!

COLABORE COM O CERVAS E COM O RIAS PARTICIPANDO NESTA CAMPANHA OU CONTRIBUINDO PARA A SUA DIVULGAÇÃO, ENCAMINHANDO ESTA MENSAGEM.





Para qualquer informação e/ou para confirmação de presença nestas acções, agradecemos contacto através do e-mail cervas.pnse@gmail.com ou do telefone 962714492 (CERVAS).




--
CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
Apartado 126
6290-909 - Gouveia
Telm: 962714492 / E-mail: cervas.pnse@gmail.com
http://cervas-aldeia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário