domingo, 8 de abril de 2012

Jornadas Voluntárias de Primavera



Eis o anúncio oficial das Jornadas de Primavera no Cabeço Santo!
As Jornadas de Primavera realizam-se entre Abril e Junho, desta vez com uma agenda menos intensa do que em jornadas anteriores, o que por outro lado permitirá promover a máxima participação em cada jornada! Para quem leu o artigo anterior, notem em particular a exclusão do dia 28 de Abril da agenda de jornadas.
Os trabalhos a realizar encontram-se descritos em detalhe em Jornadas Voluntárias Primavera 2012 e os mais urgentes que não puderem ser realizados nos escassos três dias de trabalho voluntário previstos deverão sê-lo por mão de obra remunerada.
Destacam-se os trabalhos de manutenção ao longo dos cerca de 800 metros de ambas as margens do Ribeiro onde já se vem a intervir desde 2009 e o início da intervenção num novo troço de Ribeiro com cerca de 1 km, onde a ocorrência de mimosas já de uma certa dimensão (cresceram livremente durante 6 anos) abre a possibilidade de se realizarem trabalhos de remoção das plantas por descasque do tronco, uma técnica eficaz mas bastante mão de obra intensiva que ainda foi pouco utilizada no Cabeço Santo por inadequação às formações em presença.
Descasque do tronco: técnica a aplicar com mais frequência
Em destaque também a jornada de visita, no dia 26 de Maio, na qual vamos, pela 1ª vez, tentar fazer, com boa aproximação, o percurso circular cuja demarcação está planeada já desde 2009 no Cabeço Santo, mas que tem tido progressos lentos na sua implantação, em parte por outras prioridades se colocarem com frequência na sua frente.
Eis, em resumo, as datas previstas para as actividades no Cabeço Santo esta Primavera:
Abril: 21
Maio: 12, 26 [jornada de visita, com programa a detalhar mais tarde]
Junho: 9
No Cabeço Santo a seca ainda se faz duramente sentir mas as árvores de folha caduca, particularmente os carvalhos, acordam já de um “sono” invernal incomum que só uma Primavera de chuvas abundantes poderá fazer esquecer. Oxalá assim aconteça, nem que alguma caia em cima dos voluntários!
As nuvens negras que cobriram o Cabeço Santo nos últimos dias só trouxeram escassos pingos
Até à primeira jornada de Primavera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário