sábado, 7 de julho de 2012

AMO Portugal, lança plano de "Proteção Florestal"

A AMO Portugal - Associação Mãos à Obra Portugal apresenta um plano de  "Proteção Forestal" que pretende englobar diversas iniciativa a serem  desenvolvidas pelas suas coordenações locais e ocupar os seus  voluntários durante todo o ano. O "Manual de Atuação e Documentação da  Proteção Florestal" já se encontra disponível no site oficial:  www.amoportugal.org e que igualmente envio em anexo.

A intenção da criação deste plano é proteger a floresta e  fundamentalmente a floresta autóctone em diversas vertentes, lembramos  que a AMO Portugal está directamente ligada ao maior evento ambiental  alguma vez realizado no país, o "Limpar Portugal" juntou a 20 de Março  de 2010 mais de 100 mil voluntários e recolheu mais de 50 mil  toneladas de resíduos indevidamente depositados, este plano pretende  consciencializar todos estes voluntários a para o valor da Floresta.

Das várias iniciativas que tem programadas, destacam-se a "Vigilância  Contra Incêndios Florestais" esta ação encontra-se já implementada no  Parque Nacional da Peneda Gerês que após o sucesso da iniciativa  piloto em 2011, com resultados excelentes a nível da vigilância,  prevenção e sensibilização, a AMO Portugal em parceria com o Parque  Nacional Peneda Gerês e com o SEPNA-GNR decidiram repetir a iniciativa  em 2012. As inscrições ainda se encontram abertas no site da  organização.

 Igualmente no concelho de Santo Tirso foi feita uma primeira acção  no ambito da "Proteção Florestal", tendo os voluntários percorrido  cerca de 10Km numa cota elevada e com boa visibilidade sobre a própria  encosta, bem como pelas freguesias daquele concelho, não registando  qualquer situação anómala.
Ambiente Santo Tirso: http://ambientesantotirso.blogspot.pt/

O outro destaque que fazemos é a iniciativa de sensibilização sobre a  floresta autóctone e a sua importancia nas alterações climáticas. A  AMO Portugal propõe-se a desenvolver através das suas estruturas  locais a "Semana da Floresta Autóctone" entre os dias 19 e 25 de  Novembro de 2012 e que terá o seu ponto alto a 24 de Novembro com a  iniciativa "Florestar Portugal" que à imagem do Limpar Portugal  pretende juntar o maior numero de voluntários para plantar e semear  árvores autóctones de norte a sul e ilhas, respondendo ao repto da  lançado Ministra Assunção Cristas, no Gerês a 14 de Dezembro de 2011,  durante o enceramento do Ano Internacional das Florestas, a criação de  uma grande acção de voluntariado em prol da floresta.

Outras iniciativas são referenciadas e deverão ser desenvolvidas  conforme as necessidades locais de intervenção ambiental para proteger  a nossa floresta de crimes que está diariamente a ser sujeita, desde  descargas ilegais de resíduos, atentados à flora e fauna, incêndios  florestais e a consequente recuperação de áreas ardidas.

A AMO Portugal espera ter apoio dos organismos governamentais e de  outras organizações não governamentais, assim como a participação de  toda a sociedade civil e em particular da comunidade escolar.

Desejamos ver este plano colocado em prática nos diversos concelhos de  Portugal seguindo a mesma filosofia do "Limpar Portugal, para qualquer  esclarecimento encontro-me à distância de um telefonema.

Sem mais de momento despeço-me com a minha mais elevada estima.

Carlos Evaristo
Vice-presidente e Relações Públicas AMO Portugal
TLM: 919000693
SKYPE: newway_carlos
FACEBOOK: http://www.facebook.com/carlos.evaristo65

Nenhum comentário:

Postar um comentário