sábado, 14 de julho de 2012

Concluída intervenção emblemática na zona do Pinhal do Marquês - Projeto BRIGHT - Mata Nacional do Buçaco


No âmbito do Projeto BRIGHT foram intervencionados três hectares
Concluída intervenção emblemática na zona do Pinhal do Marquês
Dando continuidade a trabalhos iniciados em Setembro de 2011, a equipa da Fundação Mata do Buçaco, que se encontra a executar o projeto BRIGHT - Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats, conclui a primeira grande intervenção, no mês de junho, na zona do Pinhal do Marquês.
Cerca de três hectares foram intervencionados, recorrendo a um leque de boas práticas de controlo de espécies invasoras, incidindo sobretudo sobre Acacia Australia (Acacia melanoxylon), Mimosa (Acacia dealbata) e Falso-incenso (Pittosporum undulatum).
Os trabalhos, de grande intensidade de mão-de-obra, centraram-se sobretudo na erradicação de espécies invasoras, onde se incluiu o descasque de acácias de grande porte, que bordejam a parcela, para que morram de forma lenta e sobretudo completa, evitando o desenvolvimento de estratégias de sobrevivência como o rebentamento radicular e/ou de toiça e ainda para que não reforcem o banco de sementes.
Assim que se verifique que as acácias estão completamente secas, serão removidas e substituídas por exemplares de espécies autóctones. Recorde-se que, para além dos benefícios esperados pelos trabalhos agora concluídos, a valorização da área tem beneficiado de ações de voluntariado nas quais colaboradores de diversas empresas e instituições têm participado, tanto em trabalhos de controlo de invasoras como na plantação de espécies autóctones.
Nesta parcela procedeu-se também à recolha de exemplares espontâneos de espécies autóctones para os viveiros da Mata, para futuras ações de plantação, nomeadamente o Aderno (Phillyrea latifólia), o Folhado (Viburnum tinus), o Sobreiro (Quercus suber) e o Carvalho (Quercus róbur). Ainda durante o mês de junho, foram realizadas as seguintes atividades no âmbito do Projeto BRIGHT: uma visita ao adernal com os artistas da Exposição “Criar Raízes” e uma ação de voluntariado com os mesmos que procederam ao arranque da Erva-do-Diabo (Tradescantia fluminensis), uma ação com os colaboradores da Fundação Mata do Buçaco e também com o Montepio. Neste mês ficou concluído o Relatório de Arranque do projetro que está disponível para download na página de Internet do BRIGHT.
Toda a informação sobre o BRIGHT pode ser pesquisada em http://www.fmb.pt/bright



Nenhum comentário:

Postar um comentário