quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mata do Buçaco é primeira mata nacional do país com gestão certificada

Processo para implementar a certificação florestal de acordo com o referencial FSC® foi acompanhado pela empresa Unimadeiras




A primeira mata nacional em Portugal com gestão florestal certificada é a do Buçaco. Uma notícia recebida ontem pela Fundação Mata do Buçaco, que garante a sustentabilidade daquele espaço único em Portugal. O processo para implementar os requisitos dos referenciais do Forest Stewardship Council - FSC® foi assegurado pela empresa Unimadeiras.
Uma vasta equipa multidisciplinar, constituída por técnicos da Fundação Mata do Buçaco e da empresa Unimadeiras, trabalhou diariamente durante longos meses, para que fosse possível implementar a certificação na Mata do Buçaco. A 1 de outubro, a notícia tão esperada chegou, tornando a Mata Nacional do Buçaco a primeira mata nacional a obter certificação florestal em Portugal.
O processo de submeter a gestão florestal da Mata Nacional do Buçaco a certificação internacional, iniciou-se há cerca de um ano, envolvendo a consulta a várias entidades. O Grupo Unimadeiras s.a., através da sua dependente “UniFloresta - Certificação Florestal”, prontificou-se, desde logo, a verificar da possibilidade de inclusão da Mata Nacional do Buçaco no seu sistema de certificação de grupo. Este sistema permite a adesão de novos membros, autónomos, independentes e soberanos, à certificação da gestão florestal num grupo de proprietários e propriedades florestais, permitindo que a entidade detentora do sistema de certificação se constitua simultaneamente como entidade fornecedora de serviço de certificação (submissão de processo de certificação junto das entidades gestoras do respetivo referencial internacional - FSC®) e entidade certificadora que atribui e gere o certificado.
Deste modo, foi desencadeado o processo de certificação da Mata Nacional do Buçaco sem qualquer imputação de custos à Fundação Mata do Buçaco. A Unimadeiras custeou todo o processo para a obtenção do reconhecimento internacional da sustentabilidade e da qualidade da gestão florestal da Mata Nacional do Bussaco que de outro modo, pelos custos envolvidos, não teria sido possível.
Por outro lado, a Fundação Mata do Buçaco reconhece também ao Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro a importância do trabalho que realiza neste espaço há cerca de uma década, tendo a informação científica reunida sido de importância fundamental para a certificação da Mata como Floresta de Alto Valor de Conservação.
Primeira Mata Nacional a obter a certificação florestal em Portugal
A certificação da gestão florestal tem como objetivo primordial a promoção da gestão sustentável da floresta, que compreende a sua utilização tendo em conta tanto os aspetos económicos como ambientais e sociais.
Deste modo, são inúmeros os benefícios da certificação florestal para a Mata Nacional do Buçaco, nomeadamente: assegurar uma gestão florestal sustentável, promover a empregabilidade e rentabilidade dos espaços florestais, a criação de “referência” reconhecível a nível regional, nacional e internacional, garantir de qualidade dos serviços e produtos explorados e das formas de exploração deste, aumentar a visibilidade, com consequentes benefícios para o turismo, para a economia local e regional, entre outros.
 A Fundação Mata do Buçaco está assim inequivocamente comprometida em assegurar a manutenção da saúde e vitalidade dos ecossistemas florestais, das suas funções produtivas e ainda a conservação e melhoria adequada da diversidade biológica. Está também obrigada a uma correta gestão das relações de vizinhança, mantendo e melhorando as funções e as condições socioeconómicas da região onde se insere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário