domingo, 6 de setembro de 2015

Jornadas Voluntárias de Outono

Com o Verão a chegar ao fim, é tempo de preparar as Jornadas Voluntárias de Outono no Cabeço Santo. Prevê-se um ambicioso plano com nada menos de 5 jornadas! Mas, com um programa variado e volumoso, novos motivos de interesse e muito que fazer em perspectiva, espera-se uma adesão expressiva dos voluntários.

Então, o que temos para fazer este Outono? Em primeiro lugar vamos começar a trabalhar em força nas novas áreas de intervenção do projecto que ainda estão em fase de apresentação (“Novas do projecto – parte 2”, ainda para aparecer). E nessas áreas uma das novas abordagens a aplicar é a técnica das bolas de sementes, com a ajuda dos nossos amigos do Movimento Terra Queimada, que já têm alguma experiência no assunto. Para o efeito, já começámos a recolher sementes dos frutos que foram amadurecendo e essa recolha vai continuar à medida que outros frutos o forem também. Essa poderá ser ainda uma das acções a empreender na primeira jornada da época, em particular com a apanha de bolotas. Da maior parte dos frutos é ainda necessário efectuar um trabalho de extracção das sementes, que está já a ser feito também. Depois, lá para meados do Outono, será a manufactura das bolas e finalmente o seu lançamento no campo.
Frutos de pilriteiro
Frutos de pilriteiro
Frutos de amieiro-negro em fase de extracção "húmida"
Frutos de amieiro-negro em fase de extracção “húmida”
Sementes de sabugueiro, em fase final de extracção
Sementes de sabugueiro, em fase final de extracção
Manufactura de bolas de sementes, num evento do Movimento Terra Queimada em 2014
Manufactura de bolas de sementes, num evento do Movimento Terra Queimada em 2014
Também teremos, evidentemente, a plantação de árvores, que, como é tradicional, se iniciará na jornada do Dia da Floresta Autóctone, no Sábado mais próximo da data, 23 de Novembro. As árvores a plantar serão sobretudo os carvalhos, os sobreiros e os medronheiros, sendo que os primeiros são de produção local. Também nos foram oferecidos alguns freixos.
Carvalho-roble em viveiro local
Carvalho-roble em viveiro local
Finalmente, como não poderia deixar de acontecer, teremos também trabalhos dedicados ao controlo da vegetação invasora, que se continuarão a concentrar em torno do vale nº 6, uma área onde, no espaço de dois anos (2015 e 2016) se espera que, praticamente apenas com trabalho voluntário, uma área interessante e difícil seja alvo de uma evolução bem visível no que toca à regressão da vegetação invasora e à evolução da vegetação nativa.
Como se pode ver, tudo trabalhos aliciantes! E agora vamos ao calendário:
19 de Setembro (nas vésperas da chegada do Outono)
10 de Outubro (já com a prevista participação de elementos da Montis)
31 de Outubro (no coração do Outono!)
21 de Novembro (com inspiração no Dia da Floresta Autóctone)
12 de Dezembro (para fechar o Outono, em beleza)
Como sempre, as jornadas arrancam em Belazaima pelas 9 horas de cada Sábado, e prolongam-se até que as energias se esgotem ou o sol se ponha (sobretudo depois da mudança da hora!). Em contrapartida as refeições têm melhorado a olhos vistos e são uma oferta da organização. Quanto a boleias, ajudas à deslocação, e outras formas de apoio que sejam necessárias, é só escreverem para cabsanto@gmail.com.
Desde já bem-vindos às Jornadas Voluntárias de Outono de 2015 no Cabeço Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário