sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Workshop de Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais

pam.jpg


 
O CISE irá realizar um Workshop sobre Produção de Plantas Aromáticas e Medicinais, no próximo dia 25 de março. O workshop, orientado por Joaquim Morgado, é direcionado ao público em geral, principalmente potenciais produtores que pretendam adquirir técnicas e conhecimentos sobre produção, transformação, acondicionamento e comercialização de PAM.
 

Para mais informações ou inscrição consulte o sítio www.cise.pt, ou a página de facebook do CISE.

IV Feira Tradicional de Enchidos e Sabores

IV Feira Tradicional de Enchidos e Sabores

Realiza-se a 25 e 26 de fevereiro, a quarta edição da Feira Tradicional de Enchidos e Sabores.O certame realizar-se-á no Pavilhão Multiusos de Belmonte com já é habitual e encontram-se abertas as inscrições para expositores que queiram participar na IV Feira Tradicional de Enchidos e Sabores.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Caminhada dos Casteleiros

Casteleiro é uma freguesia pertencente ao Concelho do Sabugal.
Este freguesia, em tempos, era ligada à freguesia de Sortelha por uma calçada romana, percorrida neste trilho.
A Rota permite-nos percorrer o caminho, que em tempos era percorrido pela população, a pé, em carros puxados pelos animais.
O Ponto de encontro é no largo de S. Francisco, às 09.00 . Casteleiro.
O percurso leva-nos até à Aldeia Histórica de Sortelha, que visitaremos.
Regressaremos ao Casteleiro por outro trilho, de tamanho encanto.
A Primavera presenteia-nos com as flores que começam a pintar os caminhos.
Aproveite o seu dia.

Ponto de Encontro: Largo de São Francisco—Casteleiro
Partida: 9h00
Dimensão: 13Kms
Duração: 3h30
Dificuldade: Fácil
Preço:10€ / pessoa (mínimo 4 pessoas )
Inscrição obrigatória
Inclui: Guia, Seguro de Acidentes Pessoais, Almoço


Inscrições e informações:924433370





COMUNICADO | QUERCUS E ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GUARDAS E VIGILANTES DA NATUREZA PEDEM ESCLARECIMENTOS AO GOVERNO

                                  

COMUNICADO DE IMPRENSA



QUERCUS E ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GUARDAS E VIGILANTES DA NATUREZA PEDEM ESCLARECIMENTOS AO GOVERNO
Em causa, está a abertura de Concurso de admissão para ingresso de apenas 20 Vigilantes da Natureza


A Quercus e a APGVN – Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza congratulam o Governo pela abertura do concurso externo de ingresso para admissão de 20 (vinte) postos de trabalho da carreira de Vigilante da Natureza,  no entanto ao analisar o edital verificam – se várias contradições.

A abertura do concurso para admissão de Vigilantes da Natureza prevê o ingresso de 20 Vigilantes da Natureza contrariando a Lei n.º 42/2016 de 28 de dezembro - Orçamento do Estado para 2017.

No Artigo 41.º que prevê o reforço de meios humanos para a conservação da natureza e da biodiversidade pode ler-se “ 2- No ano de 2017, o ICNF, I. P., contrata, pelo menos, 50 vigilantes da natureza.”.

No entanto, de acordo com o Aviso n.º 1977-A/2017 faz-se menção que o provimento de 20 (vinte) postos de trabalho da carreira de Vigilante da Natureza,  está previsto no mapa de pessoal para 2017 do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P., logo se conclui que não existirá mais nenhum concurso de admissão de novos Vigilantes da Natureza, ignorando-se a Lei n.º 42/2016 de 28 de dezembro - Orçamento do Estado para 2017.
A Quercus e a APGVN pedem assim ao Governo que clarifique a situação e cumpra com o prometido, a contratação de 50 Vigilantes de Natureza.
Lisboa, 22 de Fevereiro de 2017

______________________________________________________________________________
Para mais informações contactar:

Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza - Francisco Correia 968 466 240 vigilantesnatureza@gmail.com

Quercus- João Branco 937788472 joaobranco@quercus.pt

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Seminário “Economia da Floresta e Ordenamento do Território”

2 de março de 2017 | Mação | 9h30-17h00
O Conselho Económico e Social promove uma discussão alargada a diversas entidades sobre o sector da floresta, com vista à criação de recomendações estratégicas, concretas e viáveis no âmbito da gestão da floresta e do ordenamento do território.  

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Infraestruturas de Portugal abatem árvores classificadas em Portagem – Marvão

 Comunicado de Imprensa


Quercus exige apuramento de responsabilidades e divulgação de pareceres técnicos que levaram à intervenção realizada

Na sequência de várias denúncias, a Quercus foi alertada para um corte de árvores que se estava a realizar na Estrada Nacional 246-1, junto à localidade da Portagem, concelho de Marvão, distrito de Portalegre, mais em concreto num local conhecido como “Túnel das árvores” ou “Alameda dos Freixos”. Tendo-se deslocado ao local, verificou que apesar dos trabalhos de corte se encontrarem interrompidos devido aos protestos dos populares e da Autarquia de Marvão, tinham já sido cortados pela empresa pública, Infraestruturas de Portugal, sete freixos (Fraxinus angustifólia Vahl) adultos de grande porte, com a justificação que se encontrariam em mau estado de conservação. Verificou também que era intenção inicial da empresa cortar mais alguns exemplares desta espécie, já sinalizados previamente.

O local onde decorreu este abate está integrado no Parque Natural da Serra de São Mamede e devido à sua singularidade paisagística, é um autêntico cartão de visita da região, constituindo-se como um património natural e cultural que tem sido conservado pelas populações ao longo dos anos. Os cerca de 300 freixos centenários foram inclusivamente classificados como árvores de interesse público, pela sua dimensão e conjunto, que segundo a ficha de caracterização oficial, forma uma “magnífica alameda de altos e frondosos freixos”.


Face ao sucedido, e uma vez que estamos na presença de operações de duvidosa legalidade e oportunidade, a Quercus solicitou de imediato esclarecimentos àInfraestruturas de Portugal, tendo em vista o apuramento de responsabilidades decorrente deste abate de árvores. Dado que, segundo foi possível verificar no local, algumas das árvores abatidas, e outras sinalizadas para abate, não apresentavam quaisquer sinais de má conservação ou perigo para a segurança pública, a Quercus exige que sejam divulgados os pareceres técnicos que levaram à intervenção realizada.

Uma vez que infelizmente são recorrentes as situações em que árvores junto às vias públicas são abatidas sem justificação ou segundo critérios muito duvidosos, a Quercus vem exigir ao Governo, e em especial ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas que tutela a empresa Infraestruturas de Portugaluma atuação mais firme e responsável, de modo a que árvores saudáveis não sejam abatidas sem razões válidas e sem a ponderação de outras alternativas mais adequadas.


A Direção Nacional da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

A Direção do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Curso de "Investimento na cultura do Medronho" - Proença-a-Nova

Fórum Florestal está a promover o curso de “Investimento na cultura do Medronho”.
·         Local de realização: Centro Ciência Viva da Floresta Proença-a-Nova Estrada Nacional 241, Moitas 6150-345 Proença-a-Nova;
·         Datas: 10 e 11 de Março de 2017;
·         Duração: 16 horas - das 9H30 às 13H00 e das 14H00 às 18H30.



Após a realização de 13 edições do curso “Elaboração de Projetos de Investimento Agrário”, envolvendo mais de 210 formandos, disponibilizamos agora ações de formação mais específicas abordando investimentos por cultura. Por sugestão de alguns dos participantes destas edições e dos associados e parceiros do Forum foi-nos solicitada a organização desta ação visando uma reflexão conjunta, com técnicos e produtores, sobre o potencial e rentabilidade da cultura do medronho.
Para pedidos de informação complementar:
Contato: 963 434 307 | E-mail: formacao.forumflorestal@gmail.com

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Oficina de Engenharia Natural - 18 de Fevereiro

O dia da Oficina de Engenharia Natural aproxima-se, se tiver interesse em participar, não se esqueça de se inscrever o mais rapidamente possível. Trata-se de um workshop gratuito, mas com vagas limitadas, sendo que neste momento já existem poucas vagas disponíveis.

Apresse-se!


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

FORMAÇÃO CRIAÇÃO DE RAINHAS


22, 23 e 29 de abril de 2017

Componente teórica-prática em criação de Rainhas

QUANDO: 22, 23 e 29 de abril de 2017
ONDE: BeeRural – Zona Industrial da Sertã – Centro de Inovação e Competências da Floresta (SerQ)
FORMADOR: André Halak é especializado na área do aperfeiçoamento genético de abelhas (criação de rainhas); reconhecido na comunidade apícola pelas suas boas práticas apícolas e motivação de ensinar, promovendo técnicas que contribuem para o bem-estar das abelhas.
Preencha o Formulário   Aqui

VAGAS LIMITADAS.

CUSTO: 150€ (IVA incluído)
A inscrição é validada após confirmação do pagamento por transferência bancária:
(IBAN: PT50-0045 4115 4027 4524 6857 8) até ao dia 31 de Março. 
Envio de comprovativo para: academiabeerural@gmail.com
PROGRAMA
– Biologia da Rainha
– Diferença e relação genética
– Principais características a selecionar
– Método de produção de Alvéolos Reais
– Rainhas Virgens
– Fecundação de Rainhas
– Rainhas Fecundadas
– Marcação de Rainhas
– Introdução de Rainhas | Formação de uma nova colónia
– Substituição de Rainhas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Formação Apícola

LOTADO!!

Mais um curso com as vagas todas preenchidas.

No entanto, os que tiverem interesse neste tema ainda nos podem enviar o seu contacto, na eventualidade de existir alguma desistência ou abrirmos um novo curso.

Com esta formação pretendemos que os formandos fiquem a saber como e quando se deve efetuar um tratamento contra a varroa, e o tipo de tratamento que mais se adequa à sua situação.

Esta acção tem componente prática, pelo que é necessário que tragam o fato de apicultor no dia do curso.

Inscrições: 968843597, 219830014 ou apical@sapo.pt



terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

MAIS DE 1200 JOVENS E PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROJETO 80

logo quercus.jpg
Foto-Perfil-Youtube-v2
COMUNICADO DE INPRENSA
07 DE FEVEREIRO DE 2017







O Projeto 80, programa de sensibilização para a sustentabilidade e incentivo ao empreendedorismo social e associativismo de âmbito nacional, já envolveu, em apenas três semanas, mais de 1200 alunos e professores nas dinâmicas e atividades em prol da educação ambiental e cívica. Mais de 50 projetos e iniciativas, que promovem a sustentabilidade, empreendedorismo social, economia verde e cidadania ativa, foram já apresentados na dinâmica Fixe Tank, uma incubadora onde os jovens partilham e constroem as suas ideias em conjunto com o júri P80.
O Roadshow P80 teve início no dia 16 de janeiro e já visitou seis dos 18 distritos que visitará até ao dia 24 de março. Aveiro, Porto, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja são os distritos já visitados pelo Roadshow P80 que tem sido acolhido com muita energia e criatividade pelos jovens do ensino básico e secundário, que participaram ativamente nas sessões da manhã e nas sessões da tarde de Fixe Tank.
Apoiados e incentivados pelos docentes das respetivas escolas e pela equipa P80, os alunos têm demonstrado o seu interesse e preocupação nas temáticas ambientais e cívicas. O combate ao desperdício alimentar, a proteção e bem-estar animal, a reciclagem, o voluntariado e a alimentação biológica associada à tecnologia foram alguns dos temas que mais se destacaram nas ideias apresentadas.
O Projeto 80 tem como objetivo formar e incentivar os jovens portugueses, entre os 13 e os 17 anos, a discutir, criar e agir ativamente sobre as comunidades em que se inserem, promovendo uma cidadania mais ativa.
O Roadshow Projeto 80 conta com o apoio MOCHE, Sociedade Ponto Verde, Amb3E – Gestora da Rede Electrão, Luso Fruta e Intra_Rail que têm ajudado a reforçar a importância do associativismo junto da comunidade escolar e a sensibilizar para a mobilidade e o turismo sustentáveis em Portugal, bem como para a relevância da educação ambiental para a sustentabilidade. Também a Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude têm promovido iniciativas de promoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e do associativismo.
MOCHE, parceiro DáTudo do Projeto 80, incentiva a criatividade e o empreendedorismo digital através da atuação do PROFJAM, que tem desafiado os jovens a rimarem o seu futuro e candidatarem-se a participar com o próprio rapper num dos seus concertos. Até ao momento várias dezenas de rimas foram já submetidas, com grande qualidade, o que tem dificultado o processo de decisão do PROFJAM.
“Estórias de RIRciclar” é a dinâmica apresentada pela Sociedade Ponto Verde que, através do humor, sensibiliza os jovens para a importância de separar e reciclar os resíduos de embalagem como hábitos quotidianos.
Luso Fruta focou a sua ação no associativismo, promovendo a competição em torno de um estilo de vida saudável, com a realização do Luso Fruta Sports Talent, uma iniciativa que, através do desporto, permite aos jovens ganharem prémios para si, para a sua escola e, ainda, apoiarem uma instituição de solidariedade social.
Até 24 de março, o Roadshow Projeto 80 vai continuar pelas escolas dos distritos de Lisboa, Santarém, Faro, Setúbal, Vila Real, Bragança, Leiria, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Viseu e Guarda, chegando a milhares de alunos.
Este projeto é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards, com o apoio da República Portuguesa.
Calendário de escolas a visitar no Roadshow P80 e outras informações disponíveis em:www.projeto80.pt e www.facebook.com/Projeto80.
Contactos:
Nuno Sequeira - Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Quercus - 93 778 84 74
João Branco - Presidente da Direcção Nacional da Quercus - 93 778 84 72

Seminário "A REFORMA DA FLORESTA: NECESSIDADES E OPORTUNIDADES"



Estando neste momento concluída a fase de discussão pública sobre a Reforma da Floresta que o Governo promoveu, a UNAC vai organizar o seminário "A REFORMA DA FLORESTA: NECESSIDADES E OPORTUNIDADES", que vai decorrer no próximo dia 14 de fevereiro, no Centro de Interpretação de Monsanto, em Lisboa.
Algumas das propostas, e que visam “responder aos grandes desafios da floresta portuguesa”, são muito controversas e vão introduzir alterações profundas na política florestal portuguesa.
Por isso, e porque alguns diplomas carecem ainda de aprovação pela Assembleia da República, importa promover um balanço relativamente às principais constatações decorrentes da discussão pública realizada: Quais as principais preocupações? Quais as propostas mais consensuais? Que propostas carecem de maior clarificação? Qual a sua eficácia? Que alternativas? Que propostas complementares reforçam os objetivos pretendidos?
Participe neste debate sobre as necessidades e oportunidades que ainda existem para esta "Reforma da Floresta" e assista à mesa redonda que contará com a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural entre outros oradores de referência.
Programa e mais informações em anexo e em www.unac.pt.

I Encontro Internacional da Fileira dos Frutos Secos: Tradição e Inovação

 I Encontro Internacional da Fileira dos Frutos Secos: Tradição e Inovação, que irá decorrer no Parque de Ciência e Tecnologia, Brigantia EcoPark, em Bragança. A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória até dia 20 de fevereiro de 2017, através do email: ana.santos@cncfs.pt




segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA (8 de fevereiro 2017) | APRESENTAÇÃO DA ENERTECH SABUGAL 2017 - FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA AS ENERGIAS | 25, 26, 27 e 28 de maio de 2017

Nota de Imprensa

ENERTECH SABUGAL 2017
FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA (2.ª edição)

Exmos. Senhores,
Na sequência da realização da  2.ª edição da FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA, nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio de 2017, no Sabugal, o Senhor Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Engº António dos Santos Robalo, vem por este meio convidar Vossas Excelências para Conferência de Imprensa de Apresentação da Feira, na próxima quarta-feira, dia 8 de fevereiro, pelas 17 horas, no Salão Nobre da Autarquia.
A região do Sabugal é um exemplo da importância que o aproveitamento das energias naturais representa no desenvolvimento da economia e qualidade de vida das populações; assim e aproveitando o sucesso da 1.ª edição, e o forte impacto que este tema das energias naturais teve nesta região, o Município do Sabugal pretende dar continuidade a este evento realizando, assim, a ENERTECH SABUGAL 2017 – 2.ª edição da FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA.
Sob o lema “SABUGAL FONTE DE ENERGIA NATURAL”, o concelho do Sabugal quer assumir-se como território central no uso controlado dos recursos e da procura de novas soluções amigas do ambiente e promotoras do conforto humano em especial pelo potencial latente e inexplorado dos seus territórios destacando a inovação e a sustentabilidade ambiental.
Pretende-se que este seja um espaço de encontro de promoção, divulgação e demonstração do que acontece no sector das energias naturais destacando a inovação e a sustentabilidade ambiental.
A ENERTECH SABUGAL 2017 – FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA é um evento da responsabilidade do Município do Sabugal, no âmbito da “Sabugal + Valor ǀDesenvolvimento Rural”.

Nesta edição, a feira tem um programa abrangente em que cada dia há uma temática especifica procurando abranger o maior numero de participantes:

Data
Tema
Atividade
Principal
Atividade
Complementar
25 Maio
Abertura Oficial
Cerimónia de Abertura

26 Maio
Dia dedicado aos Profissionais do Sector
Conferência sobre Aproveitamento e Eficiência Energética
Realização de Brokage(Negócios e Networking)
27 Maio
Dia dedicado ao Conhecimento e Inovação
Conferência sobre Inovação em Energias
Realização de Brokage(Empregabilidade)
28 Maio
Dia dedicado à Família
Atividades: Desporto é Energia
Animação do Recinto da Feira


Mais informações em: 
Internet:              http://www.enertech.cm-sabugal.pt/
Facebook:           https://www.facebook.com/enertechsabugal/
Linkedin:             Enertech Sabugal
Twitter                 https://twitter.com/enertechsabugal
Email:                   enertech.sabugal@cm-sabugal.pt; enertechsabugal@gmail.com
Contacto:            Município do Sabugal