terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

MAIS DE 1200 JOVENS E PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PROJETO 80

logo quercus.jpg
Foto-Perfil-Youtube-v2
COMUNICADO DE INPRENSA
07 DE FEVEREIRO DE 2017







O Projeto 80, programa de sensibilização para a sustentabilidade e incentivo ao empreendedorismo social e associativismo de âmbito nacional, já envolveu, em apenas três semanas, mais de 1200 alunos e professores nas dinâmicas e atividades em prol da educação ambiental e cívica. Mais de 50 projetos e iniciativas, que promovem a sustentabilidade, empreendedorismo social, economia verde e cidadania ativa, foram já apresentados na dinâmica Fixe Tank, uma incubadora onde os jovens partilham e constroem as suas ideias em conjunto com o júri P80.
O Roadshow P80 teve início no dia 16 de janeiro e já visitou seis dos 18 distritos que visitará até ao dia 24 de março. Aveiro, Porto, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja são os distritos já visitados pelo Roadshow P80 que tem sido acolhido com muita energia e criatividade pelos jovens do ensino básico e secundário, que participaram ativamente nas sessões da manhã e nas sessões da tarde de Fixe Tank.
Apoiados e incentivados pelos docentes das respetivas escolas e pela equipa P80, os alunos têm demonstrado o seu interesse e preocupação nas temáticas ambientais e cívicas. O combate ao desperdício alimentar, a proteção e bem-estar animal, a reciclagem, o voluntariado e a alimentação biológica associada à tecnologia foram alguns dos temas que mais se destacaram nas ideias apresentadas.
O Projeto 80 tem como objetivo formar e incentivar os jovens portugueses, entre os 13 e os 17 anos, a discutir, criar e agir ativamente sobre as comunidades em que se inserem, promovendo uma cidadania mais ativa.
O Roadshow Projeto 80 conta com o apoio MOCHE, Sociedade Ponto Verde, Amb3E – Gestora da Rede Electrão, Luso Fruta e Intra_Rail que têm ajudado a reforçar a importância do associativismo junto da comunidade escolar e a sensibilizar para a mobilidade e o turismo sustentáveis em Portugal, bem como para a relevância da educação ambiental para a sustentabilidade. Também a Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus e o IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude têm promovido iniciativas de promoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e do associativismo.
MOCHE, parceiro DáTudo do Projeto 80, incentiva a criatividade e o empreendedorismo digital através da atuação do PROFJAM, que tem desafiado os jovens a rimarem o seu futuro e candidatarem-se a participar com o próprio rapper num dos seus concertos. Até ao momento várias dezenas de rimas foram já submetidas, com grande qualidade, o que tem dificultado o processo de decisão do PROFJAM.
“Estórias de RIRciclar” é a dinâmica apresentada pela Sociedade Ponto Verde que, através do humor, sensibiliza os jovens para a importância de separar e reciclar os resíduos de embalagem como hábitos quotidianos.
Luso Fruta focou a sua ação no associativismo, promovendo a competição em torno de um estilo de vida saudável, com a realização do Luso Fruta Sports Talent, uma iniciativa que, através do desporto, permite aos jovens ganharem prémios para si, para a sua escola e, ainda, apoiarem uma instituição de solidariedade social.
Até 24 de março, o Roadshow Projeto 80 vai continuar pelas escolas dos distritos de Lisboa, Santarém, Faro, Setúbal, Vila Real, Bragança, Leiria, Coimbra, Viana do Castelo, Braga, Viseu e Guarda, chegando a milhares de alunos.
Este projeto é uma iniciativa conjunta da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards, com o apoio da República Portuguesa.
Calendário de escolas a visitar no Roadshow P80 e outras informações disponíveis em:www.projeto80.pt e www.facebook.com/Projeto80.
Contactos:
Nuno Sequeira - Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Quercus - 93 778 84 74
João Branco - Presidente da Direcção Nacional da Quercus - 93 778 84 72

Nenhum comentário:

Postar um comentário