Mostrar mensagens com a etiqueta Seminário. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Seminário. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Seminário Energia e Biomassa

Seminário CEF/CEABN
Centro de Estudos Florestais/Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves,
do Instituto Superior de Agronomia

Energia e Biomassa
uma perspectiva integrada
do grupo Portucel Soporcel

Apresentação

-   José Ricardo Rodrigues, grupo Portucel-Soporcel

Local e data

-  Auditório Florestal do ISA, em Lisboa

-  Amanhã, quarta-feira, dia 2 de Fevereiro de 2011, entre as 12h30 e as 13h30

sábado, 8 de janeiro de 2011

Seminário CEF/CEABN / ISA 12Jan11

SUBERINA e CUTINA
os poliésteres naturais que constituem
a “pele" das plantas

Apresentação

-   José Graça, Prof. Auxiliar do Instituto Superior de Agronomia

Local e data

-  Auditório Florestal do ISA, em Lisboa

-  Próxima quarta-feira, dia 12 de Janeiro, entre as 12h30 e as 13h30

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Seminário: a gestão de baldios e as organizações florestais

30 de outubro, vila pouca de aguiar

Realiza-se no próximo dia 30 de Outubro, às 14h00, no Cine-Teatro Municipal de Vila Pouca de Aguiar, o seminário "A Gestão de Baldios e as Organizações Florestais", organizado pela Forestis.

Para consultar o programa e a ficha de inscrição consulte este site.

sábado, 23 de janeiro de 2010

1.º congresso Ibero- Latinoamericano da madeira na construção










1º congresso ibero-latinoamericano da madeira na construção

7 a 9 de junho de 2011 em coimbra

O primeiro Congresso Ibero-Latinoamericano da Madeira na Construção irá decorrer de 7 a 9 de Junho de 2011.


Para aceder ao programa e outra informação clique aqui .


Pode encontrar esta e outras notícias www.centropinus.org


Até 31 de Janeiro: Economia e Natureza‏

Até 31 de Janeiro ainda poderá inscrever-se no seminário
ECONOMIA, NATUREZA E SUSTENTABILIDADE, que se realizará
em Lisboa nos dias 19 e 20 de Fevereiro de 2010.
As indicações inseridas no anexo informam sobre o modo de
inscrição, sobre o programa e outros aspectos de organização.
É uma iniciativa da Biblioteca-Museu República e Resistência
e das Edições Sempre-em-Pé, em cooperação.

O seminário situa-se a um nível de iniciação. Dirige-se ao
público em geral,incluindo estudantes e jovens licenciados
de ciências sociais, como economia, sociologia, gestão e outras,
e estudantes e jovens licenciados de ciências biológicas e do
ambiente, a membros de associações cívicas e a todos os que se
interrogam sobre a orientação das nossas sociedades e da sua
sustentabilidade e desejam reflectir
sobre o interface economia/natureza.




J. C. Costa Marques * Edições Sempre-em-Pé

Rua Camilo Castelo Branco 70/52 * 4425-037 Águas Santas
contacto@sempreempe.pt
Telefax 22 975 9592
www.sempreempe.pt

nif 152 977 023 * nib 00 33 0000 45320830239 05 *
IBAN PT 50 00 33 000045320830239 05
*SWIFT/BIC BCOMPTPL

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Seminário sobre Silvopastorícia e a gestão do território‏

A Delegação Regional do Ave em colaboração com a Câmara Municipal de Mondim de Basto, vai realizar um seminário relativo à "Silvopastorícia e a gestão do território".

Teremos muito gosto na presença de V. Exa. nesta sessão que vai decorrer no próximo dia 28 de Abril no auditório da casa da Cultura em Mondim de Basto, de acordo com o programa que se encontra abaixo.

Agradecíamos que confirmasse a sua presença para este email ou para os telefones/fax inscritos em rodapé.

Na esperança da sua presença em Mondim de Basto apresento os meus cordiais cumprimentos solicitando a colaboração para divulgar o evento junto dos seus contactos,

Jerónimo Côrte-Real Santos

corte-real@drapn.min-agricultura.pt

Delegação Regional do Ave

Tlf: 253 552 511/253 551 283

Fax: 253 552 762

SEMINÁRIO

.Silvo pastorícia e a gestão do território.

Com o recente decreto-lei (124 de 28/06/2006) sobre o sistema nacional de defesa da floresta

contra incêndios, que legisla sobre os métodos de combate e prevenção aos incêndios

Portugal ficou dotado dos mecanismos legais de combate aos incêndios florestais, mas as

referências á utilização da silvo-pastorícia como instrumento de prevenção dos incêndios

florestais são nulas. No actual quadro comunitário de apoio . PRODER . aparece, ainda que

subtilmente, a possibilidade de utilização da pastorícia como instrumento de gestão do espaço

florestal. Todos os restantes países do sul da Europa, com destaque para os Franceses, já

utilizam a pastorícia como instrumento de prevenção da ocorrência dos incêndios florestais,

com resultados francamente positivos. Com a realização deste seminário pretendemos

sensibilizar todos os actores interessados nesta temática para a necessidade urgente de se

construírem as necessárias referências técnico-científicas através de um estudo de caso.

Sendo o concelho de Mondim de Basto assim como toda a região de Basto, um território

eminentemente florestal com uma forte componente da actividade pastoril, com uma

comunidade de técnicos jovens e dinâmicos, já sensibilizados para esta problemática, creio

existirem todas as condições necessárias para que a realização deste estudo de caso chegue

a bom porto, com positividades evidentes para toda a região Norte do País. Estes são os

motivos da realização deste seminário.

PROGRAMA

10:00 . .Caracterização florestal do concelho de Mondim de Basto.. Paulo Fernandes (Eng.º

Agrícola) - Gabinete Técnico Florestal da CM Mondim de Basto

10:30 . .Gestão do território florestal e a silvo pastorícia.. Filipa Torres (Eng.ª Florestal) .

UTAD- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

11:00 - Intervalo para café

11:15 . "Pastoralismo y Silvicultura Preventiva: trayectoria de una experiencia andaluza de

I&D". Jose Luis Rebollar (Eng.º Florestal) . Investigador da Estação Experimental de

Zaidin . CSIC - Granada

11:45 . Debate

12:30 - Conclusões do seminário e apresentação da visita de estudo

Natércia Moura (Eng.ª Zootécnica) - CM Mondim de Basto

14:30 . Visita de estudo ao Quartel do Fojo e áreas circundantes.

Paulo Fernandes (Engº Agrícola) - GTF de Mondim de Basto.

INSCRIÇÃO GRATUITA

CONFIRMAR A PRESENÇA PARA: corte-real@drapn.min-agricultura.pt

Tlf: 253 552 511/253 551 283

domingo, 19 de abril de 2009

Seminário norma nemátodo - 20 e 27 de Maio de 2009

Exmos. Senhores,

Junto enviamos folheto dos Seminários acerca da norma NP 4487:2009 - NP 4487:2009 - Madeira serrada,
paletes e outras embalagens de Resinosas. Tratamento fitossanitário pelo calor para eliminação do nemátodo da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus) a realizar nos dias 20 e 27 de Maio de 2009, respectivamente na ESAC e CFPIMM.

Para mais informações queiram por favor consultar o folheto em anexo.

Com os melhores cumprimentos,
Filipa Pico

Embar - Associação Nacional de Recuperação e Reciclagem de Resíduos de Embalagens de Madeira
Av. António Serpa, 23 - 2º Esq.
1050-026 Lisboa
Tel.: +351 217 972 639
Fax: +351 217 956 700
Tlm.: +351 962 075 386
www.embar.pt

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Seminario "Ordenamento e Gestão Florestal Sustentável nas Aldeias Serranas" - Piódão

No próximo dia 20 de Fevereiro irá realiza-se, no INATEL - Piódão o Seminário "Ordenamento e Gestão Florestal Sustentável nas Aldeias Serranas".
Efectuar inscrições, através dos números 235 732 750, 967 481 161 ou do e-mail: compartespiodao@gmail.com, até ao próximo dia 18 de Fevereiro.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Seminário CEF/CEABN - Sustainable forest management tools‏

Seminário CEF/CEABN – Centro de Estudos Florestais/Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves, do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa:
Sustainable forest management tools
for even aged stands of the main important forest species in Galicia
Apresentação
- Felipe Crecente (Universidade3 de Santiago de Compostela)
Local e data
- Auditório do Departamento de Engenharia Florestal do ISA, em Lisboa
- Próxima quarta-feira, dia 11 de Fevereiro de 2009, entre as 12h30 e 13h30

sábado, 7 de fevereiro de 2009

SEMINÁRIO INTRODUÇÃO À ARBORICULTURA URBANA



Inscreva-se já neste seminário, que decorrerá no sábado 14 de Fevereiro. Número de inscrições limitado. O local do seminário, no Porto, será posteriormente comunicado **** aos inscritos com inscrição confirmada**
**.

Público-alvo

Para além do público em geral e das associações de defesa do ambiente, este breve curso de introdução interessa particularmente a técnicos municipais, de empresas de paisagismo, de centros de interpretação ou de educação ambiental, e a biólogos, professores, jardineiros, entre outros.

****Formadores****

SERAFIM RIEM
Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, Serafim Riem é Mestre em Gestão e Conservação da Fauna Selvagem Euromediterrânea pela Universidade de León, Espanha, e pós-graduado em Arboricultura Urbana pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Foi fundador e dirigente de diversas associações, incluindo Quercus, FAPAS e Sociedade Portuguesa de Arboricultura. Foi director da Escola Municipal de Arboricultura do Porto (extinta). É director da empresa O Planeta das Árvores.

****MARTA CRUZ
Engenheira Agrícola pela UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestre em Gestão e Conservação da Fauna Selvagem Euromediterrânea pela Universidade de León, Espanha e pós-graduada pela Universidade Católica Portuguesa. Consultora de várias empresas no domínio da fauna e da flora. Técnica da empresa O Planeta das Árvores.****

Horário
9:30 Recepção dos participantes
10:00/12:30 Tópicos: a árvore no espaço urbano; a árvore nos municípios portugueses; escolha das espécies; plantação; manutenção; poda; velhice da árvore; avaliação do estatuto biomecânico e fitossanitário da árvore; utilização de equipamentos electrónicos: demonstração com resistógrafo e tomógrafo.

12:30/14:00 Intervalo para almoço, a cargo de cada participante

14:00/17:30 Análise de casos práticos e situações concretas na cidade por meio de percurso a pé em ruas e jardins próximos ao local onde decorre o seminário.

Preço por pessoa
- inscrição até 31 de Janeiro: 25 euros (sócios da Campo Aberto: 20 euros)

****- inscrição de 1 a 6 (SEIS) de Fevereiro: 30 euros (sócios da Campo Aberto: 25 euros)

**** Para se inscrever
A partir da difusão desta recordatória, os interessados deverão manifestar o seu interesse e só depois de confirmado pela Campo Aberto que existe vaga deverão proceder à inscrição segundo os procedimentos abaixo indicados. ****
Para se inscrever, envie os seus dados (nome, morada, telefone e/ou telemóvel, email, e, se for o caso, qualidade de sócio da Campo Aberto) para contacto@campoaberto.pt ou Apartado 5052 - 4018-001 Porto.

Só é considerada válida a inscrição quando for pago o seu custo, contando para todos os efeitos como data de inscrição a data do pagamento. Este pode ser feito por cheque a benefício de Campo Aberto - associação de defesa do ambiente, enviado para o endereço já referido: Apartado 5052 - 4018-001 Porto. A forma mais simples de o fazer, e mais económica, é porém por transferência multibanco, homebanking ou online, ou ainda por depósito directo na conta a seguir indicada (qualquer agência da Caixa Geral de Depósitos):

NIB 0035 073 0000 35756103 54

Imprescindível informar-nos da data de transferência ou depósito e do n.º da conta de onde foi feita a transferência para que não haja dúvidas de identificação da proveniência. Em transferências homebanking ou online os próprios bancos costumam enviar um aviso mas não deixe de certificar-se de que o aviso nos é enviado.

Uma desistência comunicada até quatro dias úteis antes da realização poderá dar lugar a reembolso caso tal não prejudique os encargos da associação. Serão entregues recibos aos participantes no dia do Seminário.

Campo Aberto
- associação de defesa do ambiente

Seminário "Modelos e Simuladores para estimação de sequestro de carbono e produção de madeira" - prolongamento do prazo de inscrição‏

A INOVISA decidiu prolongar o prazo para as inscrições no
seminário "Modelos e Simuladores para estimação de sequestro de carbono
e produção de madeira" até ao próximo dia 9 de Fevereiro, a realizar no
Instituto Superior de Agronomia em Lisboa.

Pode encontrar mais informação em www.inovisa. utl.pt.
Estamos ao dispor para quaisquer esclarecimentos (inovisa@isa. utl.pt)

Atentamente,

Isabel ALte da Veiga
INOVISA

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A intervenção no território e a defesa da floresta contra incêndios - Seminário

Seminário tem como objectivo debater o controlo da problemática dos incêndios florestais (ou incêndios rurais), a partir da perspectiva da intervenção humana no território.Em termos concretos, procurará discutir-se:- O equilíbrio entre intervenções específicas para a defesa contra incêndios enquadradas nos PMDFCI e as intervenções territoriais promovidas pela PAC;- O conhecimento cartográfico do território como base para uma intervenção eficiente;- A conservação da natureza e a salvaguarda dos valores ambientais no âmbito das intervenções de DFCI.PROGRAMA DO SEMINÁRIO14.00 – Sessão de Abertura .Presidente da Câmara Municipal de MarvãoAutoridade Florestal NacionalAutoridade Nacional de Protecção Civil14.30 – A aderência à realidade e a cartografia de diagnóstico num PMDFCI. Caso de Marvão.Engº Pedro Cortes, Geoterra15.00 – Políticas rurais e o ciclo de incêndios – passado e futuroProfessor Francisco Avillez, Agroges15.30 – A caça como um elemento da defesa contra incêndiosProfessor João Bugalho, 16.00 – Pausa para café16.30 – A conservação da natureza nos PMDFCIEngº Armando Carvalho – ICNB17.00 – A construção e a utilização da cartografia de ocupação do solo de Marvão (demonstração cartográfica)Engº Hugo Lopes - Geoterra17.30 – Debate e mesa redonda – a articulação entre o estado central, municípios, proprietários florestais e outros actores locais num processo de defesa contra incêndios18.30 – Sessão de encerramento
Para mais informações contacte:
Câmara Municipal de Marvão
Largo Santa Maria
7330 – 101 Marvão
Tel. (+351) 245 909 130
Fax: (+351) 245 993 526
Engº. Luis Vitorino
Telem. 967 513 007
gabineteverde@iol.pt
Local:Câmara Velha - Casa da Cultura de Marvão

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Seminário "Incêndios florestais: 5 anos após 2003"

A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) organiza, a 11 de Dezembro, o seminário "Incêndios florestais: 5 anos após 2003" no Auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra. A entrada é livre.
Será presentado o estudo "Incêndios florestais em Portugal: uma análise crítica do pós-2003 (forest focus C -Studies)", elaborado pela LPN para a Autoridade Florestal Nacional.Segundo a LPN, 2003 "foi um ano marcado por um Verão dramático, com grandes incêndios florestais, que fez com que se tivesse assistido à maior mobilização de sempre da sociedade e do Estado em torno deste problema".
O seminário começará às 15h00.
Contactos:Telem: 96.540.70.52
Email: luciamsaldanha@gmail.com

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Seminário - Nemátodo da Madeira do Pinheiro - Que futuro para a floresta de pinho em Portugal?‏

A FNAPF - Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais, informa e agradece a divulgação do programa do Seminário "Nemátodo da Madeira do Pinheiro - Que futuro para a floresta de pinho em Portugal?", que se irá realizar no próximo dia 26 de Novembro, no Auditório da Escola Superior Agrária de Coimbra.



PROGRAMA


09:30
Recepção dos participantes

10:00
Sessão de Abertura
Governador Civil do Distrito de Coimbra - Henrique Lopes Fernandes*
Presidente da Câmara Municipal de Coimbra - Carlos Encarnação*
Presidente do Conselho Directivo da Escola Superior Agrária de Coimbra - Carlos Dias Pereira
Presidente da Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais - Vasco Lencastre Campos

10:15
O Ponto da Situação Nacional
Autoridade Florestal Nacional - José Manuel Rodrigues*

10:30
A Perspectiva da Investigação
Estação Florestal Nacional - Edmundo Sousa
IMAR-CIC, Departamento de Zoologia, Universidade de Coimbra - Isabel Abrantes
Departamento de Biologia, Universidade de Évora - Manuel Mota

11:15
Pausa para Café

11:30
A Visão dos Proprietários:
Confederação dos Agricultores de Portugal - Luís Dias
CAULE – Associação Florestal da Beira Serra - Vasco Campos

12:00
Debate

13:00
Almoço

14:30
O Ponto de Vista da Indústria e Empresas
SONAE – João Paulo Pinto*
ANEFA - Associação Nacional das Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente - Pedro Serra Ramos

15:00
Debate Alargado – Que futuro para a floresta de pinho em Portugal?
Moderador Miguel Serrão (Logística Florestal)
Com Intervenções:
Dep. Ciências Exactas e do Ambiente, Escola Superior Agrária de Coimbra - Teresa Vasconcelos
IMAR-CIC, Dep. de Zoologia, Universidade de Coimbra - Luis Fonseca
Centro Pinus - Susana Carneiro
AIMMP - Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal - Paula Barroso
CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal - João Soveral
Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais - Luis Alcobia
Quercus - Domingos Patacho*
Liga para a Protecção da Natureza*
WWF*

17:30
Conclusões

18:00
Sessão de Encerramento com a presença do Sr. Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas*

* A confirmar
----------------------------------------------------------------
Os interessados em participar no Seminário "Nemátodo da Madeira do
Pinheiro - Que futuro para a floresta de pinho em Portugal?", poderão
increver-se, enviando um e-mail para geral@fnapf. pt, com os seguintes dados:

OPF/Empresa/ Estabelecimento de Ensino

Morada
Nome
Função/Cargo

A participação é gratuita, limitada à disponibilidade do Auditório.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Comunicações do seminário Gestão Florestal Sustentável e Certificação‏

Todas as comunicações apresentadas no seminário "Gestão Florestal Sustentável e Certificação: Uma Perspectiva Operacional", organizado pela Naturlink, Instituto Superior de Agronomia e INOVISA e que decorreu no passado dia 31/10 em Lisboa, foram amavelmente disponibilizadas pelos seus autores e foram alojadas na plataforma Pluridoc de partilha de documentos técnicos, bem como o respectivo livro de resumos.

Deste modo, os interessados poderão descarregar estes documentos a partir dos seguintes links (listados pela ordem de apresentação das comunicações no Seminário):

- "Gestão Florestal Sustentável e Certificação: Uma Perspectiva Operacional"

- "Gestão e Protecção da Floresta: Planeamento e Certificação"

- "Critérios e Indicadores de Sustentabilidade"

- "Inventário Florestal e Certificação - Uma Reflexão Estratégica"

- "Monitorização e Gestão da Biodiversidade Florestal: Conceitos e Aplicações"

- "Grupo APFCertifica: Procedimentos de Conservação do Solo e da Água"

- "Sustainable Development: a View from the Woods"

- "A Responsabilidade Social das Empresas e a SHST - Caso Prático SHST_Silvicultura - Silvicaima"

- "Avaliar com os Outros: Caso de Estudo do Uso de Técnicas Participativas para Avaliar a Gestão Florestal"

- "A Certificação e a Economia da Floresta"

- "Requisitos e Processo de Certificação de Gestão Florestal Sustentável"

- "FSC, PEFC, Duas Faces da Mesma Moeda _ A Certificação da Gestão Florestal"

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Natureza e Sociedade: Balanço e Novas Opções para Portugal

No âmbito das comemorações do seu sexagésimo aniversário, a LPN – Liga para a Protecção da Natureza promove a conferência “Natureza e Sociedade: Balanço e Novas Opções para Portugal” sobre o estado da Conservação da Natureza e Biodiversidade em Portugal.
O objectivo principal do evento é realizar um balanço dos resultados obtidos e perspectivar o futuro da Conservação da Natureza e Biodiversidade em Portugal.

A conferência terá quatro sessões temáticas, com comunicações de oradores nacionais e internacionais convidados:

Balanço dos resultados da Conservação da Biodiversidade em Portugal nos últimos 60 anos;
Governança, Participação Pública e Gestão Privada da Biodiversidade;
O Desenvolvimento Sustentável em Áreas de Elevada Biodiversidade;
Instrumentos de Ordenamento do Território na Conservação da Natureza.

A conferência decorrerá nos dias 4 e 5 de Dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

Inscrições e Informações:

E-mail:

domingo, 5 de outubro de 2008

Seminário e entrega de cadernos técnicos sobre Gestão Florestal Sustentável‏

No âmbito da organização do seminário "Gestão Florestal Sustentável e Certificação: Uma Perspectiva Operacional", organizado pela Naturlink, Instituto Superior de Agronomia e INOVISA e que decorrerá no próximo dia 31 de Outubro no auditório do Colégio Militar em Lisboa ( http://www.emailbrain.com/sendlink.asp?HitID=1223033372000&StID=53826&SID=1&NID=349960&EmID=59845160&Link=aHR0cDovL3d3dy5lbWFpbGJyYWluLmNvbS9zZW5kbGluay5hc3A/SGl0SUQ9MTIyMTY1NDcwMTAwMCZTdElEPTUzODI2JlNJRD0xJkVtSUQ9ODIwNjA4NDMmTGluaz1hSFIwY0RvdkwzZDNkeTV1WVhSMWNteHBibXN1Y0hRdlkyRnVZV2x6TDBGeWRHbG5ieTVoYzNBJTJGYVVGeWRHbG5iejB5TkRZME53JTNEJTNE ), a CONFAGRI e a FENAFLORESTA disponibilizaram amavelmente uma colecção de quatro cadernos técnicos sobre gestão florestal sustentável e certificação para cada um dos participantes inscritos no Seminário.

Esta colecção foi recentemente publicada pela CONFAGRI e FENAFLORESTA, com participação da ERENA e SATIVA na produção dos respectivos conteúdos, sendo constituida pelos seguintes títulos:
- "Avaliação de Povoamentos Florestais"
- "Protecção da Floresta Contra Incêndios"
- "Conservação da Biodiversidade em Meios Florestais"
- "Guia de Implementação de Gestão Florestal Sustentável"
Cada um dos participantes inscritos no Seminário receberá sem custos adicionais uma colecção completa destes cadernos técnicos (entre outra documentação).

Lembramos que este evento irá congregar trabalhos e entidades-chave associados ao sector florestal em Portugal e ao processo de certificação, para além de um investigador britânico que está a desenvolver trabalho de referência sobre a exploração sustentável dos recursos florestais. As diferentes apresentações do Seminário consideram em particular os requisitos e as componentes principais do processo de certificação florestal e a sua operacionalização prática.

Recordamos que o período das inscrições termina no próximo dia 17 de Outubro e que o Programa do Seminário é o seguinte:

08:30 - Recepção dos Participantes.
10:00 - Sessão de Abertura
10:15 - "Gestão e protecção da floresta: planeamento e certificação"José Guilherme Borges e Pedro Ochôa de Carvalho - Instituto Superior de Agronomia
10:35 - "Critérios e indicadores de sustentabilidade"Margarida Tomé, Sónia Faias, Andrea Teixeira e José Tomé - Instituto Superior de Agronomia
10:55 - "Inventário florestal e certificação"André Simões de Carvalho - Portucel Soporcel11:15 - Pausa para café
11:35 - "Monitorização e gestão da biodiversidade florestal: conceitos e aplicações"Pedro Beja, Luís Reino, Ana Ganhão, Cristina Pereira, Ana Júlia Pereira, Joana Santana, Miguel Porto e Luís Gordinho - ERENA
11:55 - "Grupo APFCertifica: procedimentos de conservação do solo e da água"Conceição Silva - Associação de Produtores Florestais do Concelho de Coruche e Limítrofes
12:15 - "Sustainable development: A view from the woods" Graham Woodgate - Universidade de Londres
13:00 - Almoço livre
15:00 - "A responsabilidade social das empresas e a SHST - Caso prático SHST/Silvicultura - Silvicaima"Henk Feith - Silvicaima
15:20 - "Avaliar com os outros: caso de estudo do uso de técnicas participativas para avaliar a gestão florestal"Ana Dahlin - Capital Natural
15:40 - "A certificação e a economia da floresta"Fernando Páscoa - Escola Superior Agrária de Coimbra
16:00 - Pausa para café
16:20 - "Requisitos e processo de certificação de gestão florestal sustentável"Vanessa Linforth e Isabel Ramos - SATIVA
16:40 - "FSC, PEFC, duas faces da mesma moeda? A certificação da gestão florestal"Sara Pereira - Subcomissão SC NP4406:2005 versus FSC
17:00 - Conclusões e encerramento dos trabalhos

Os interessados poderão aceder a informação adicional sobre o Seminário e descarregar a ficha de inscrição no seguinte artigo do portal Naturlink:
"Seminário Gestão Florestal Sustentável e Certificação: Uma Perspectiva Operacional"

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

seminário 'ciclo de vida das embalagens de madeira'

8 de outubro, exponor
A Embar encontra-se a promover o seminário 'Ciclo de vida das embalagens de madeira' , que decorrerá no próximo dia 8 de Outubro, na Exponor, no âmbito da feira FIMAP/FERRALIA.Para mais informações clique aqui ou consulte o site http://www.embar.pt/

seminário “eucalipto, inovação e criação de valor”


9 de outubro, exponorA Forestis – Associação Florestal de Portugal, vai realizar um Seminário denominado “Eucalipto, Inovação e Criação de Valor” no dia 9 de Outubro de 2008, que decorrerá na Exponor - Feira Internacional do Porto, no âmbito da programação da Feira Internacional da Madeira e Mobiliário FIMMAP – Ferralia.Para mais informações clique aqui .Forestis