sexta-feira, 12 de setembro de 2008

26 milhões de euros para sector florestal

O Governo Regional dos Açores vai atribuir uma verba de cerca de 26 milhões de euros ao sector florestal, numa iniciativa que se insere no âmbito do PRORURAL.

Este investimento público traduz bem a importância que o sector florestal tem no Arquipélago, onde a floresta ocupa cerca de 71.500 hectares, afirmou Noé Rodrigues, secretário regional da Agricultura e Florestas. Este falava no âmbito da abertura do seminário “O melhoramento como instrumento da actividade florestal”, que decorreu, hoje, na Horta.

Da área total de floresta existente na Região, 69% diz respeito a zonas de protecção e 31% a zonas de produção, afirmou Noé Rodrigues.

O secretário regional sustentou ainda que, nos Açores, a importância do sector florestal vai muito para além dos postos de trabalho que ocupa ou da riqueza que cria. “Nas nossas ilhas, a floresta tem também uma função lúdica e recreativa e contribui, igualmente, para a tipicidade da paisagem, para o ordenamento do território e para a protecção de muitas culturas”, acrescentou.

Noé Rodrigues salientou a importância do “Inventário Florestal dos Açores”, criado pela Direcção Regional dos Recursos Florestais. De acordo o secretário regional, este projecto constitui um instrumento valioso para a avaliação dos recursos e potencialidades da natureza açoriana.

Criado em 1998, o Programa de Melhoramento Florestal da Região Autónoma dos Açores desenvolve-se actualmente segundo os eixos de acção “melhoramento da Cryptomeria japónica”, “estudo da adaptabilidade de espécies exóticas” e “revitalização dos ecossistemas florestais autóctones”. O objectivo geral deste programa passa por melhorar a qualidade das espécies que se produzem no Arquipélago e garantir o crescimento e diversidade deste sector, de uma forma ambientalmente equilibrada e economicamente sustentada.


JornalDiario
2008-09-12 09:00:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário