quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Beja: 1.º congresso internacional dedicado à investigação em sobreiro



O 1.º congresso internacional dedicado à investigação em espécies da família do sobreiro vai decorrer em Beja, entre 15 e 20 de julho de 2012, para juntar toda a fileira florestal e abordar as mais recentes investigações na área.

O CORK2012 - Congresso de Investigação e Conhecimento das Fagáceas, a família do sobreiro, está a ser organizado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Baixo Alentejo e Litoral (CEBAL).

O congresso quer "juntar toda a fileira florestal, desde produtores florestais, investigadores e industriais, para uma troca frutuosa de conhecimento e competências" na família das fagáceas, disse hoje à agência Lusa Sónia Gonçalves, do CEBAL.

Através do congresso, "pretende-se abordar as mais recentes investigações em todos os aspetos da ecologia, silvicultura, fisiologia, genómica e biotecnologia" das fagáceas, com "um foco muito forte no sobreiro", explicou.

O programa do congresso irá incluir sete sessões científicas, que terão como oradores especialistas com "reconhecido trabalho" nas respetivas áreas, como o professor John Carlson, da School of Forest Resources da Penn State University, nos Estados Unidos da América, que irá apresentar uma palestra plenária sobre a "Genómica das Fagáceas".

Além das sessões, o programa do congresso irá incluir duas visitas, uma a uma área de montado em Beja, onde será possível assistir a descortiçamento e a uma conversa com os produtores, e outra a uma unidade de transformação de cortiça em Coruche (Santarém).

O CEBAL está a organizar o congresso em parceria com o Instituto Politécnico e a Câmara de Beja e no âmbito do Consórcio EST do Sobreiro, do qual aquele centro de investigação e desenvolvimento privado sem fins lucrativos, sedeado em Beja, é membro.

O consórcio reúne várias entidades, como o CEBAL, que estão a desenvolver 12 projetos de investigação em sobreiro, com vista à produção e sequenciação de sequências expressas (EST) do sobreiro.

O CEBAL, em parceria com outras entidades, quer também sequenciar o genoma do sobreiro e já apresentou uma candidatura para obter cofinanciamento comunitário necessário para poder avançar com o projeto, orçado em pouco mais de 1,1 milhões de euros. Fonte Região Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário