sábado, 10 de dezembro de 2011

LPN Comemora a Floresta Autóctone - Vila Nova de Poiares - 26 Novembro 2011



No passado dia 26 de Novembro decorreu em Vila Nova de Poiares a comemoração da Floresta Autóctone, com a realização de uma acção de voluntariado para erradicação de espécies exóticas e infestantes e uma homenagem à Dr.ª Maria do Carmo Albuquerque pela doação da Quinta da Moenda à LPN.

No sentido de promover a Floresta Autóctone e de incentivar o crescimento e desenvolvimento de carvalhos, castanheiros e sanguinhos, realizou-se uma acção de voluntariado para erradicar milhares de eucaliptos e acácias jovens em Sta.Maria (Vila Nova de Poiares), no qual participaram vários elementos da empresa Johnson Controls e outros voluntários locais. A acção de limpeza destas espécies infestantes permitiu abrir caminho fornecendo espaço e luz para o crescimento das espécies autóctones, de forma a criar um espaço semelhante ao já existente na Quinta da Moenda, um ecossistema protegido e característico da Floresta Nativa, destacado do imenso eucaliptal que existe em Vila Nova de Poiares e redondezas.

Durante a tarde fez-se uma homenagem à Dr.ª Maria do Carmo Albuquerque, pela doação da Quinta da Moenda à LPN, no sentido de promover a recuperação da Floresta Autóctone e servir de exemplo para as gerações futuras e para a replicação local. A homenagem consistiu na entrega de uma salva de prata pela presidente da LPN, a Dr.ª Alexandra Cunha e pela plantação simbólica de uma árvore autóctone na Quinta da Moenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário