quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Jornadas Voluntárias de Inverno no Cabeço Santo


by Paulo Domingues

Depois de uma ausência invulgarmente prolongada, eis de novo notícias do Cabeço Santo no início do seu sétimo ano de existência (Bom 2013!). Olhando ainda para 2012, as jornadas de Outono acabaram por se limitar à primeira jornada, tendo a chuva sido a principal responsável por esse facto. Mas claro, ela, a chuva, foi acolhida com muita satisfação, depois de um ano de grande secura.
Olhando agora para o futuro, aí está já o Inverno e com ele as Jornadas Voluntárias de Inverno. Para que a “massa” voluntária, nunca muito numerosa, não se disperse por muitos dias, prevêm-se apenas 3 jornadas, uma em cada mês:
  • 19 de Janeiro
  • 9 de Fevereiro
  • 2 de Março
Desde já se antecipa a previsão de realização de uma jornada a 23 de Março, mas essa, em rigor será já na Primavera: será a jornada de boas vindas à próxima Primavera, a Estação mais esperada do ano.
Os trabalhos a realizar serão variados: ainda em Janeiro serão plantadas estacas de salgueiro num troço do ribeiro de Belazaima e serão iniciados os trabalhos de corte de rebentação secundária das árvores com origem em rebentação de toiça. Também se realizarão desbastes, se necessário, bem como trabalhos de corte de vegetação perene concorrente. Certamente já em Fevereiro, uma jornada será principalmente dedicada à plantação de medronheiros, e haverá, como sempre, os trabalhos de corte das plantas de espécies exóticas invasoras.
Como já foi anunciado, foi reservado um lote de frascos de mel Cabeço Santo de 150g para oferta aos voluntários. No entanto, como as jornadas em que poderiam ser oferecidos não se realizaram, estão ainda em stock cerca de 50 frascos para esgotar até ao Verão. Para facilitar essa tarefa, será oferecido um frasco por cada participação voluntária num dia completo! Será que vamos conseguir esgotar os frascos com 50 voluntários-dia de participação até ao Verão? Será um desafio: são 10 jornadas, uma das quais de visita, que não dá direito a frasco...
Entretanto mais uma boa notícia: com o apoio da Câmara Municipal de Águeda, está neste momento em implementação a demarcação do percurso de visita ao Cabeço Santo: será um percurso circular, com início e fim na Capela do Feridouro, que estará integrado no mais largo (mas não tão interessante, salvo excepções!) percurso pedestre da freguesia de Belazaima. O percurso do Cabeço Santo terá dois atravessamentos do ribeiro, desenvolvendo-se ao longo dos cerca de 2 km de extensão de área de intervenção ribeirinha, subindo depois ao cabeço.
O documento Jornadas Voluntárias Inverno 2013 tem mais informação sobre as jornadas de Inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário