terça-feira, 8 de janeiro de 2013

SPEA lança campanha pelo Priolo e Floresta Laurissilva


A SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves lançou uma campanha internacional decrowdfunding para permitir a continuidade do seu programa de conservação do Priolo (Phyrrhula murina), uma das aves mais ameaçadas do mundo, e da floresta Laurissilva da ilha de São Miguel, Açores, onde ainda ocorre http://www.indiegogo.com/PreserveAzoresBullfinch/x/825388 .
 
O Priolo é um pássaro endémico da ilha de São Miguel, sendo a sua distribuição mundial limitada apenas a dois concelhos desta ilha: Nordeste e Povoação. Em 1990 existiam somente cerca de 300 indivíduos desta espécie, encontrando-se à beira da extinção. Para evitar o seu desaparecimento, desde 2003 até hoje a SPEA liderou um programa de recuperação do Priolo financiado sobretudo pela Comissão Europeia (programa LIFE) e pelo Governo Regional dos Açores, o qual permitiu que a população do Priolo atinja hoje cerca de 1000 aves, reduzindo o seu risco de extinção, apesar da ameaça ainda persistir.
 
O Priolo depende da floresta Laurissilva nativa da região, a qual tem vindo a ser invadida por espécies de plantas exóticas que substituem as espécies autóctones e que não lhe proporcionam nem alimento nem abrigo adequados, conduzindo à sua quase extinção. O programa de recuperação liderado pela SPEA tem-se centrado na recuperação da floresta Laurissilva, retirando as plantas invasoras e plantando plantas de espécies nativas, contribuindo para a recuperação de todo um ecossistema. 
Estas acções implicaram a criação e manutenção de um viveiro de árvores e arbustos autóctones de São Miguel, que são empregues na reflorestação da área, e na criação do Centro Ambiental do Priolo, com funções científicas, didáticas e turísticas, atuando como foco de atração de milhares de visitantes por ano e permitindo a criação e manutenção de mais de 20 postos de trabalho diretos, com importantes implicações positivas para a economia local.
Devido aos bons resultados conseguidos, o projeto LIFE Priolo tornou-se uma referência internacional de conservação da Natureza, tendo sido eleito pela Comissão Europeia "um dos melhores entre os melhores do programa comunitário LIFE+".
 
O lançamento desta campanha da SPEA ocorre num momento em que não existe financiamento garantido para a continuação deste programa e para a manutenção destas ações e equipamentos. Se este financiamento não for conseguido, as medidas de recuperação e manutenção da floresta Laurissilva deixarão de poder ser implementadas, com o previsível declínio e eventual extinção do Priolo, para além das perdas económicas e laborais associadas. 
 
Apelamos assim, para o Vosso apoio, por pouco que seja, e máxima divulgação da campanha http://www.indiegogo.com/PreserveAzoresBullfinch/x/825388 .
Os interessados poderão aceder a informação adicional nas seguintes páginas:
 
 
- Centro Ambiental do Priolo
 
- Naturlink (esta campanha enquadra-se na iniciativa Naturfunding de crowdfunding ambiental) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário