quinta-feira, 11 de abril de 2013

Visita à Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor



No próximo dia 27 de Abril de 2013, um sábado, o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus organiza uma visita à Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor, nomeadamente à Mata da Margaraça e à Fraga da Pena, importante espaço natural que urge conhecer e preservar.
A Mata da Margaraça, localizada próximo da povoação de Pardieiros, ocupa cerca de 68ha numa vertente com exposição N-NW, entre os 600-850m de altitude. Esta mata constitui uma das raras amostras ainda existentes da vegetação natural das encostas xistosas do centro de Portugal tal como existiria séculos atrás e destaca-se na paisagem alterada pelos fogos florestais da Serra do Açor. Apresenta-se como uma floresta muito antiga dominada por castanheiro e carvalho-alvarinho, que coexistem com outras espécies de interesse como o azereiro, o loureiro, o azevinho, entre muitas outras. Os diferentes habitats da Mata da Margaraça permitem o crescimento de comunidades muito diversificadas, nomeadamente de fungos, briófitos e animais que encontram aqui o seu habitat preferencial.
A Fraga da Pena localiza-se num pequeno desvio da estrada que liga Benfeita a Pardieiros. Resulta de um acidente geológico que origina um conjunto de várias quedas de água ao longo de um curso de água permanente, constituindo um local de grande importância paisagística. As margens da linha de água conservam ainda alguns exemplares antigos de carvalho-alvarinho, azereiro, azevinho, castanheiro, aderno, entre outras.
Percurso pedestre
Durante a visita à Mata da Margaraça terá lugar um pequeno percurso pedestre, de forma a dar a conhecer a diversidade florística e a avifauna locais.
Distância a Percorrer: cerca de 1,5 Km
Duração do Percurso: cerca de 1,5 Horas
Nível de Dificuldade: baixo/médio, com desníveis pouco significativos
Informações importantes
O objectivo desta actividade é promover o contacto com a Natureza, ajudando a conhecer o património natural e tradicional desta região, promovendo ao mesmo tempo a confraternização entre todos os participantes.
         
Aconselhamos a levar roupa e calçado apropriados, protecção contra o sol, água e eventualmente comida leve. Não existe seguro de grupo para esta actividade, os interessados devem tratar do mesmo a título pessoal.
O ponto de encontro é às 7.45 Horas na sede da Quercus-Aveiro, Urb. de Santiago, Bl. 25, em Aveiro. O ponto de encontro alternativo é às 08.45 Horas na beira-rio em Coimbra (perto da estação de Coimbra - A). O transporte de e para o local da visita deve ser próprio ou partilhado.
A inscrição é obrigatória, podendo ser efectuada através do telefone 966551372 ou do e-mail aveiro@quercus.pt, até ao dia 25/04/2013. Esta atividade é destinada a associados da Quercus, sendo que os não associados poderão participar como acompanhantes ou caso o número limite de inscritos assim o permita. Atenção que o número de participantes é limitado!
Após a visita e o percurso pedestre, terá lugar um almoço de confraternização em forma de piquenique partilhado, para o qual desde já solicitamos a adesão de todos os participantes.
Núcleo Regional de Aveiro da Quercus - A.N.C.N.
Correio-p: Apartado 363; 3811-905 AVEIRO;
Correio-e: aveiro@quercus.pt;
W.W.W.: http://aveiro.quercus.pt/;
Facebook: https://www.facebook.com/Quercus-Aveiro;
Sede: Rua de Espinho, Bl. 30 - R/C F, Aveiro;
Tel.: 966551372.

Nenhum comentário:

Postar um comentário