quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Oficinas Habitats da Rede Natura 2000


Informações e Inscrições aqui.

Iniciativas de plantação na Região do Porto - Já este Sábado - 2 de Fevereiro

PLANTAR UMA ÁRVORE | CENTRO REGIONAL DE EXCELÊNCIA DO PORTO
INICIATIVAS DE PLANTAÇÃO NA REGIÃO DO PORTO

Inscrições Abertas e Gratuitas em
https://docs.google.com/a/plantarumaarvore.org/spreadsheet/viewform?formkey=dGlObHA1Z2FLSk
dudEZiaDIyS3BYdmc6MQ#gid=0


INICIATIVA DE PLANTAÇÃO | VALONGO
2 Fevereiro | Sábado | 09h30-13h00 | Serra de Santa Justa

Nesta iniciativa o objetivo é a limpar um terreno, designadamente corte e recolha de vegetação infestante, numa área ao longo do Corredor Ecológico de Valongo, em plena Serra de Santa Justa.

INICIATIVA DE PLANTAÇÃO | TROFA
2 Fevereiro | Sábado | 09h30-13h00 | Monte da Paradela

Nesta iniciativa o objetivo é plantar 500 árvores nativas (castanheiros, pinheiros-mansos e carvalhos-alvarinho), nesta área florestal incluída na Reserva Ecológica Nacional, que ardeu em 2002.

Inscrições Abertas e Gratuitas em
https://docs.google.com/a/plantarumaarvore.org/spreadsheet/viewform?formkey=dGlObHA1Z2FLSk
dudEZiaDIyS3BYdmc6MQ#gid=0

INFORMAÇÃO ADICIONAL
Estas iniciativas realizam-se são desenvolvidas no âmbito do projeto FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovido pelo CRE_Porto, em parceria com o Plantar Uma Árvore, que convoca a sua comunidade para as iniciativas.

Após a inscrição irá receber, dias antes do dia da iniciativa, um e-mail com indicações relativas ao ponto de encontro e recomendações para a iniciativa.


Plante esta Ideia

Participe! Mobilize! Divulgue! Cada pessoa conta!
www.plantarumaarvore.org
www.facebook.com/PlantarUmaArvore

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere abre dia 4 de Março

Fonte: Jornal A Guarda  
Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere abre em março 

A abertura do Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere, em Manteigas, deverá acontecer no dia 4 de março, Dia do Concelho.
De acordo com informação avançada no último Boletim Municipal, o equipamento está praticamente concluído, nomeadamente «o processo de organização dos conteúdos interativos e multimédia». O Boletim adianta também que «a principal atração do Centro Interpretativo será um simulador que recria uma viagem de balão/dirigível ao longo do Vale Glaciar do Zêzere. Um passeio onde o visitante se deslocará virtualmente sobre a área, património natural, com uma extensão de 13 quilómetros, com pontuais recuos no tempo, saltos de milhares de anos, para, com o recurso a representações três dimensões, melhor se compreender o fenómeno de glaciação». É referido que «o Centro Interpretativo contará ainda com duas janelas para Manteigas (presente e passado), quadros interativos sobre a fauna e flora predominantes no Vale, um módulo sobre os percursos pedestres e a narração de uma história relacionada com a atividade florestal (antiga Casa do Guarda florestal) num cenário criado em torno da lareira existente no edifício». A autarquia acredita que «será fácil perceber que valeu a pena o investimento, a espera e a aposta em dotar Manteigas de um equipamento único na região e que funcionará como excelente meio de captação de visitantes e de divulgação do território e suas potencialidades». Depois da implementação de todo o equipamento haverá uma fase de testes, para que tudo esteja a funcionar, devidamente, na altura da abertura ao público.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Comissão Europeia considera que Portugal falha no acesso à informação sobre os impactos ambientais‏

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2013/01/24/bruxelas-ameaca-portugal-com-tribunal-por-causa-de-acesso-a-informacao-sobre-impactos-ambientais

Os Estados-membros têm de assegurar a disponibilização de informações  práticas relativas ao acesso às vias de recurso administrativo e judicial  relacionadas com a avaliação dos impactos no ambiente de certos planos e  projetos.  
Esta exigência destina-se a permitir que o público participe eficazmente  em tais procedimentos. 
Depois de avaliar a legislação portuguesa neste domínio, a Comissão  concluiu que esta não contempla qualquer referência à obrigação de prestar  informações práticas e não foi revista após Bruxelas ter enviado uma notificação  nesse sentido. 
A Comissão Europeia anunciou hoje que vai enviar um parecer fundamentado  (segunda fase do processo por infração da UE), dispondo Portugal de um prazo  de dois meses para responder. 
Caso Lisboa não cumpra o parecer fundamentado, Bruxelas pode decidir  remeter o caso para o Tribunal de Justiça da União Europeia. 
Se este considerar que houve infração ao Tratado, o Estado-Membro acusado  deve tomar as medidas necessárias para se conformar à decisão do Tribunal  de Justiça. 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

7º CONGRESSO FLORESTAL NACIONAL.


A SPCF em parceria com a UTAD e a ESAB está a organizar o 7º Congresso Florestal Nacional, subordinado ao tema "Florestas - Conhecimento e Inovação", que se realiza de 5 a 8 de Junho de 2013, em Vila Real e Bragança.

A data limite para entrega de resumos dos trabalhos a submeter ao Congresso está aberta até ao dia 31 de Janeiro de 2013.
O congresso está estruturado em:
- Conferências plenárias com a presença de oradores convidados;
- Laboratórios académicos para apresentação de trabalhos académicos recentes e inovadores;
- Mesas temáticas para abordagem técnica de problemas e preocupações atuais do sector;
- Visita técnica a realizar no ultimo dia do Congresso

Serão organizadas sessões de posters associadas aos assuntos tratados nas mesas temáticas.
A Comissão Científica selecionará um conjunto de artigos para publicação em número especial da Silva Lusitana.

A Comissão Organizadora do Congresso convida-o a participar neste evento e a consultar o site http://esa.ipb.pt/7cfn2013/ onde poderá encontrar todas as informações.

Parques de Sintra convida Voluntários para apoio na limpeza do Parque da Pena



Na sequência do temporal que assolou Sintra no passado fim de semana, a Parques de Sintra – Monte da Lua convida agora à inscrição de Voluntários para colaborarem numa campanha de limpeza a ter lugar no próximo Sábado (26 de janeiro), no Parque da Pena (com inscrição prévia*).
Conforme divulgado, a tempestade causou a queda de mais de 2000 árvores e inúmeros ramos e, consequentemente, toda a área de parques e jardins necessita agora de ser limpa - as valetas precisam de ser desentupidas para que a água volte a circular, os muitos ramos e folhas têm que ser varridos e, no geral, são necessários grandes esforços para permitir o regresso do Parque à sua normalidade, reabrindo-o à circulação de visitantes por todas as áreas (apesar de já se encontrar aberto o acesso aos Palácios da Pena e de Monserrate).
Durante esta semana os profissionais da Parques de Sintra estão a avançar com a maior rapidez possível no corte e remoção das árvores, bem como nas limpezas mas, este Sábado, será possível receber voluntários (sob coordenação da Parques de Sintra) para apoio nas limpezas que não envolvem riscos de segurança.
Assim, a Parques de Sintra convida todos os que quiserem colaborar, para que participem ou durante a manhã ou durante a tarde de Sábado, na resposta àquela que foi uma situação única na História da Serra de Sintra, e que ficará certamente na memória de todos.

Indicações:
Parque da Pena (encontro no portão dos Lagos – primeiro estacionamento ao subir para Pena)
Horários: Manhã 10h – 13h / Tarde 14h30 – 17h30
Recomenda-se a utilização de roupa e calçado confortáveis e adequados às condições meteorológicas.

* Condições de participação
É obrigatória a inscrição prévia através do npa@parquesdesintra.pt ou o +351 21 923 73 00.
Serão disponibilizadas ferramentas de trabalho e coletes refletores para cada participante.
Crianças apenas a partir dos 12 anos e sempre acompanhadas de um adulto.

www.parquesdesintra.pt
www.facebook.com/parquesdesintra

Da nascente à foz pela Grande Rota do Vale do Côa

Conhece o vale do Côa?
Costuma realizar percursos ao longo do rio ou tem informação sobre percursos existentes (pedestres, btt ou equestres)?
Conhece locais de interesse singular?
Gostava de participar na criação de um percurso pedestre ao longo do Côa?

Então esta mensagem é para si.

O QUE É A GRANDE ROTA DO VALE DO CÔA?


A Grande Rota do Vale do Côa, trilho pedestre que neste momento conta com 30 km marcados entre Castelo Melhor (Vila Nova de Foz Côa) e Cidadelhe (Pinhel), vai ser alargada. O renovado percurso vai estender-se ao longo de cerca de 200 kmentre a nascente e a foz do rio Côa, atravessando os concelhos do Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa. Adicionalmente, o percurso irá agora incluir 3 valências: pedestre, equestre e BTT.



No âmbito deste projecto de alargamento da Grande Rota do Vale do Côa, promovido pela Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, nesta primeira fase, a ATN ficou responsável pelo levantamento do trilho, que irá ser realizado entre o fim de Janeiro e o início de Março.


RECOLHA DE INFORMAÇÃO
Pretendemos juntar o máximo de informação sobre percursos existentes (marcados ou não), sobre património singular existente ao longo do rio (moínhos, pontes, bosques, casebres, aldeias), assim como informação sobre serviços de alojamento e restauração que possam ser usados pelos futuros utilizadores deste trilho.

Para participar na recolha de informação, basta preencher um pequeno formulário. Agradecemos desde já a sua colaboração.



VOLUNTARIADO
A equipa da ATN irá realizar visitas ao terreno a partir já da próxima semana. Se tiver algum tempo livre e quiser acompanhar-nos no campo, por favor contacte-nos. Precisamos de apoio na realização de levantamento de trilhos, recolha de informação sobre património e locais de interesse, fotografia e vídeo, assim como na elaboração de desenhos.

Pedimos a todos os interessados que queiram participar neste projecto para nos contactarem via email (a.gama@atnatureza.org - Alice Gama) ou através dos telefones (271311202 ou 927388110).










segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Eng. Agronomo, Eng. Florestal



Oryzon Energias

Empresa de Produção Agrícola em modo de Produção Biológico, pretende
admitir Técnico Superior / Gestor de Produção - (M/F)

PERFIL

Formação Superior nas áreas de Engenharia Agricultura Biológica,
Agro-pecuária, Agronómica, Florestal ou similar
Capacidade de Trabalho
Capacidade de Liderança
Proactividade e Autonomia
Espirito de Equipa
Disponibilidade para deslocações
Forte Motivação


Oferecemos integração em equipa jovem e dinâmica, excelente ambiente
de trabalho e oportunidade de carreira aliciante.

Envio de candidatura, com indicação da função a que se candidata, para:

Oryzon Energias, S.A. - Dep. Recursos Humanos

Z.I. Febres | Lotes 4 e 5 | Apartado 33 | 3061-906 Febres

Tel. 231 467 500 | Fax 231 460 306

domingo, 20 de janeiro de 2013

Vamos à Serra das Banjas/Gondomar Plantar Árvores: 26 janeiro/manhã


Sábado, 26 de janeiro, manhã

Como um dos numerosos parceiros que participa no Projeto 100 000 árvores (http://embaixadadafloresta.blogspot.pt/p/agenda.html ), a Campo Abero tem divulgado ações de plantio de árvores autóctones organizadas por esse projeto.

Hoje convidamo-lo para mais uma dessas ações. Para esta, alguns dos amigos e simpatizantes da Campo Aberto agrupar-se-ão previamente e participarão em conjunto, embora em sintonia com todos os outros participantes.

Ação: 26 de janeiro, sábado | Plantação | Serra das Banjas e Santa Iria | Gondomar | termina pelas 13h00  

A organização por parte da Campo Aberto é coordenada por José António Pereira (Grupo Natureza e Ruralidade), tm 918 288 148.

Para participar expressamente com a Campo Aberto  é necessário inscrever-se (inscrição gratuita mas obrigatória) através do email: 


o mais tardar até 22 de janeiro, terça-feira. Necessário indicar nome completo e data de nascimento (para efeito de seguro) e telefone de contacto. 

A deslocação será feita em boleias partilhadas. Indique pois ao inscrever-se se dispõe de carro, quantos lugares pode ceder a outros participantes, ou se necessita de boleia. A despesa de combustível será partilhada pelos ocupantes de cada carro, devendo cada participante ter a iniciativa de propor o pagamento a quem tiver cedido o lugar no carro.

O local preciso e a hora de agrupamento dos participantes serão comunicados aos inscritos logo a seguir ao término das inscrições. 

Outras informações:

- procure levar luvas (de jardinagem ou outras) e sachinho de mão; roupa e calçado confortável e impermeável; água e pequena merenda;

- a organização disponibiliza no local as árvores a plantar e sacholas.

Campo Aberto - associação de defesa do ambiente

Revista da SPEA BirdLife Portugal agora também on-line‏


A revista de divulgação da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves / BirdLife Portugal está agora também on-line, em acesso livre. A nossa revista fala sobre várias espécies de aves, locais para a observação de aves, bem como sobre os avanços da ciência da ornitologia e da conservação da natureza - em Portugal, mas também fora de portas -, tentando mobilizar os leitores para a (re)descoberta da Natureza e para a sua proteção. Julgamos que este recurso poderá ser bastante interessante e útil para toda a comunidade ligada ao ambiente e ao mundo da observação de aves e da ornitologia, pelo que desejamos desde já os nossos votos de boas leituras, e por isso o disponibilizamos para vossa divulgação, através dos meios que entenderem (e.g. newsletter, facebook, etc).

Para mais informações sobre a revista poderá ser consulta a página da revista http://www.spea.pt/pt/publicacoes/pardela/ e os vários números online podem ser consultados diretamente a partir dos links:

Segurança Comissão Europeia quer proibir pesticidas devido ao impacto sobre abelhas


A Comissão Europeia pode propor a interdição de usar determinados pesticidas, após a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) revelar conclusões “inquietantes” sobre o seu impacto nas abelhas.
Comissão Europeia quer proibir pesticidas devido ao impacto sobre abelhas16:46 - 16 de Janeiro de 2013 | Por Lusa
“A EFSA apresentou hoje conclusões inquietantes sobre o impacto de três tipos de produtos sobre o néctar e o pólen”, explicou Frédéric Vincent, porta-voz do comissário europeu da Saúde e Defesa do Consumidor, Tonio Borg, adiantando que o parecer foi pedido pela Comissão.


“Esta semana” vai ser enviada uma carta ao grupo alemão Bayer e ao suíço Syngenta, que produzem pesticidas com os três neonicotinóides em causa (Clotianidina, Tiametoxam e Imidaclopride), nomeadamente o Cruiser OSR, podendo as empresas responder até ao dia 25 de Janeiro.
O assunto vai ser discutido na reunião do comité permanente da UE responsável por estas questões, no dia 31 de Janeiro.
“A Comissão tomará as medidas que se impõem”, concluiu o porta-voz.

Retirado daqui:

Curso de Técnicas de Propagação Vegetativa



Local:
Quinta da Gruta, Maia
 Organização:
Quercus - Núcleo do Porto 
 Descrição:
Ação de formação teórico-prática sobre Técnicas de Propagação
Vegetativa, que decorrerá em duas sessões, nos sábados 26 de Janeiro
das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 e 02 de Fevereiro, das 14h às
17h. 


 Objetivos: O curso de Técnicas de Propagação Vegetativa de Plantas
pretende dar aos formandos conhecimentos teóricos e práticos sobre
algumas das principais técnicas de propagação de plantas, com
particular incidência sobre as técnicas de estacaria, alporque e
enxertia, de algumas das principais espécies de árvores de fruto,
ornamentais e arbustivas. 

O curso contempla aulas teóricas e práticas
que permitirão adquirir e experimentar conhecimentos, relativos às
várias técnicas e épocas de execução e aos principais objetivos da
propagação de plantas.

Preços: 30€ (sócios) | 35€ (não sócios) 


 Observações: A atividade só se realizará se tiver no mínimo 10 inscritos. 

 Programa:

* Introdução
* Noções básicas de fisiologia de plantas
* Porta enxertos e compatibilidades
* Algumas técnicas de propagação: - Estacaria | - Alporque | -
Enxertia | - Outras técnicas * Conclusão


 Contactos:
Telefone: 222 011 065 | 931 620 212 | porto@quercus.pt
E-mail:  porto@quercus.pt

Qualificação em auditores de Floresta e cadeia da responsabilidade - Matosinhos

A qualificação de auditor Florestal PEFC Portugal e de Auditor de Cadeia de Responsabilidade PEEFC necessita da frequência de um curso integrado. Em seguinte apresentamos o modelo mais económico, constituído por duas ações :
- A – A ação "Gestão Florestal Sustentável" financiado pelo PRODER de duração 30 horas, a decorrer nos dias 28, 29, 30 e 31 de Janeiro (ver abaixo e anexo mais informações);

- B –A ação integrada de "Auditores Florestais e de cadeia de Responsabilidade PEFC Portugal e de Auditores FSC" de duração 60 horas, promovido pela CERTIS- Controlo e Certificação Lda., nos dias 13 (tarde), 14, 15 , 27 e 28 de Fevereiro, 5, 6, 12 e 13 de Março de 2013. Este curso não é financiado (valor da propina – 500 euros + Iva), mas para mais informações devem consultar o Anexo – Curso Auditores PEFC e FSC 2013_Lisboa e Matosinhos.

Mais se reforça a informação que é obrigatória a frequência das duas ações, sendo a primeira financiada ( sem custo com propina) e a segunda com propina anteriormente indicada.

Os interessados em se inscreverem na ação A devem informar por e-mail (até ao dia 15 de Janeiro) para zulmira.campelo@giff.pt e para a ação B pararute.panoias@certis.pt. Posteriormente devem formalizar as inscrições com o preenchimento e envio da ficha de inscrição respetivas.

Para mais informações basta clicar em:
https://docs.google.com/folder/d/0ByfEEsNLS0Yuem5JRS05S2FlbEE/edit

Data limite de inscrição: 18 de Janeiro de 2013

Com os melhores cumprimentos,

Zulmira Campelo

Departamento de Formação Profissional
GiFF - Gestão Integrada de Fogos Florestais SA
Contacto: 96 34 34 307 (Vodafone)
e 96 24 75 847

Rua D. João Ribeiro Gaio
9B - 1º E
4480 - 811 Vila do Conde
Tef/Fax 252 632 022

Sessão de Esclarecimento A Fertilidade e Sanidade do Castanheiro




  • Junta de Freguesia de Vilar de Lomba
  • Dada a preocupação crescente com o bom estado dos nossos soutos, a ARBOREA, em conjunto com a SAPEC, vem desta forma divulgar que no próximo dia 23 de Janeiro (Quarta-feira) pelas 14h, na Junta de Freguesia de Vilar de Lomba, realizar-se-á:

    Sessão de Esclarecimento «A Fertilidade e Sanidade do Castanheiro»

    O programa será o seguinte:

    Abertura de sessão
    Dr. Eduardo Roxo, Arborea

    Principais aspectos do solo, fertilidade e sanidade dos soutos
    Eng. António Guerra, NutriSapec

    A importância dos fungicidas cúpricos: CUPRITAL SC
    Eng. Carlos Vale, SAPEC Agro

Exposição Gerês em 15X15


Depois de ter estado patente em Vila Verde (Biblioteca Municipal Prof.
Machado Vilela), Braga (Museu D.Diogo de Sousa) e Terras de Bouro (Centro
Interpretativo do Vidoeiro - PNPGerês) a exposição GERÊS em 15X15 vai agora
para Barcelos, onde entre 12 de Janeiro e 28 de Fevereiro de 2013 estará
exposta na Sala Gótica dos Paços do Concelho.

Esta exposição resulta de uma parceria entre a ATAHCA o Museu Nacional
Soares dos Reis, O Hospital Magalhães de Lemos e um grupo de artistas
cerâmicos que um dia visitaram o Gerês e resolveram expressar desta forma a
experiência vivida.

Estão desde já convidados para a sua inauguração no próximo sábado dia 12
pelas 16 horas.




*EXPOSIÇÃO GERÊS EM 15X15*

Exposição de trabalhos em azulejos 15X15 que reproduzem as sensações que um
grupo de artistas viveram ao visitar durante um dia o Parque Nacional
Peneda Gerês (PNPG) sob a orientação do Professor Arménio Sílvio,
caracterizando de forma artística a flora, fauna e a etnografia do único
parque nacional do país.

Este foi o ponto de partida para uma parceria entre a ATAHCA, o Museu
Nacional Soares dos Reis, o Hospital Magalhães de Lemos e as restantes
entidades que vão acolher esta exposição em formato itinerante pelo
território do Alto Cávado, às quais desde já deixamos aqui o grato
agradecimento pelo interesse e disponibilidade demonstrados.

Estamos perante um óptimo exemplo de como trabalhar em parceria é
importante para aproximar o rural do urbano, pois ambos são indissociáveis
e essenciais para a sua valorização mútua. Esta exposição é a prova de que
apesar das diferenças o urbano e o rural podem e devem aproximar-se e criar
algo de original e inovador.


*A origem*

*“A elaboração destes trabalhos, resultou de um passeio organizado pelo
serviço de reabilitação e psicossocial do Hospital de Magalhães Lemos no
verão de 2010, a uma das zonas do Gerês (Campo do Gerês em Terras de
Bouro). Foi integrada nesse passeio, uma emocionante caminhada pelo trilho
da Águia do Sarilhão. No final foi-nos facilitada uma visita acompanhada
pelos representantes da Câmara de Terras de Bouro, ao Museu de Vilarinho
das Furnas. O entusiasmo, admiração e a forma como fomos recebidos, foi tão
gratificante que resolvemos registar e perpetuar o nosso sentimento por
estas terras, gentes e aldeias e os presenteamos com esta exposição. Este
trabalho só foi possível, com a colaboração do Museu Nacional Sares dos
Reis e Hospital Magalhães Lemos, ambos sedeados no Porto, que nos
facilitaram todo o material e logística necessária, para a sua realização e
concretização.”*

*Arménio Sílvio (Coordenador artístico da exposição)*

*Artistas que colaboraram:*

José Tomáz, Silvino Sousa, Luís Leite, Lasalete Castro, Júlia Crespo e A.
Sílvio

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pedido de divulgação - workshop 19 Janeiro‏




Agradeço a melhor divulgação, junto dos colegas do CIIMAR, deste workshop que decorrerá na ESA-IPVC em Refóios do Lima, no próximo dia 19 de Janeiro, no âmbito do projecto BIODIV_GNP (http://biodiversidade.eu/) e que envolve colegas do DB.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Colaboradores - Eng.ª Florestal, Agrícolas, Geográfica, Geografia e Planeamento, Ordenamento e Ambiente (m/f)‏


Landfound – Levantamentos Cadastrais, Lda
Zona: Braga
Local: Fafe
Empresa: Landfound – Levantamentos Cadastrais, Lda
As respostas devem ser enviadas para o email abaixo indicado fazendo referencia ao anúncio publicado e o assunto deve conter as Habilitações do candidato.

Email: nsimoes@landfound.pt
Categoria: Cartografia e Topografia, Expropriações e Servidões
Áreas: Eng.ª Florestal, Agrícolas, Geográfica, Geografia e Planeamento, Ordenamento e Ambiente
A Landfound – Levantamentos Cadastrais, pretende atualizar a sua base de dados de colaboradores para o ano 2013.

Função a Desempenhar

Serviços de cartografia, levantamentos cadastrais, fotointerpretação, avaliações e expropriações;
Local de Trabalho:
Portugal Continental, trabalhos de campo e gabinete.
Requisitos: 
i. Habilitações literárias: Bacharéis, Licenciados e Mestre; 
ii. Experiência em trabalhos de similares; 
iii. Domínio de ferramentas informáticas na óptica do utilizador Microsoft Office; 
iv. Maturidade, Capacidade de Iniciativa, Espírito de equipa, Profissionalismo e Proatividade.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Jornadas Voluntárias de Inverno no Cabeço Santo


by Paulo Domingues

Depois de uma ausência invulgarmente prolongada, eis de novo notícias do Cabeço Santo no início do seu sétimo ano de existência (Bom 2013!). Olhando ainda para 2012, as jornadas de Outono acabaram por se limitar à primeira jornada, tendo a chuva sido a principal responsável por esse facto. Mas claro, ela, a chuva, foi acolhida com muita satisfação, depois de um ano de grande secura.
Olhando agora para o futuro, aí está já o Inverno e com ele as Jornadas Voluntárias de Inverno. Para que a “massa” voluntária, nunca muito numerosa, não se disperse por muitos dias, prevêm-se apenas 3 jornadas, uma em cada mês:
  • 19 de Janeiro
  • 9 de Fevereiro
  • 2 de Março
Desde já se antecipa a previsão de realização de uma jornada a 23 de Março, mas essa, em rigor será já na Primavera: será a jornada de boas vindas à próxima Primavera, a Estação mais esperada do ano.
Os trabalhos a realizar serão variados: ainda em Janeiro serão plantadas estacas de salgueiro num troço do ribeiro de Belazaima e serão iniciados os trabalhos de corte de rebentação secundária das árvores com origem em rebentação de toiça. Também se realizarão desbastes, se necessário, bem como trabalhos de corte de vegetação perene concorrente. Certamente já em Fevereiro, uma jornada será principalmente dedicada à plantação de medronheiros, e haverá, como sempre, os trabalhos de corte das plantas de espécies exóticas invasoras.
Como já foi anunciado, foi reservado um lote de frascos de mel Cabeço Santo de 150g para oferta aos voluntários. No entanto, como as jornadas em que poderiam ser oferecidos não se realizaram, estão ainda em stock cerca de 50 frascos para esgotar até ao Verão. Para facilitar essa tarefa, será oferecido um frasco por cada participação voluntária num dia completo! Será que vamos conseguir esgotar os frascos com 50 voluntários-dia de participação até ao Verão? Será um desafio: são 10 jornadas, uma das quais de visita, que não dá direito a frasco...
Entretanto mais uma boa notícia: com o apoio da Câmara Municipal de Águeda, está neste momento em implementação a demarcação do percurso de visita ao Cabeço Santo: será um percurso circular, com início e fim na Capela do Feridouro, que estará integrado no mais largo (mas não tão interessante, salvo excepções!) percurso pedestre da freguesia de Belazaima. O percurso do Cabeço Santo terá dois atravessamentos do ribeiro, desenvolvendo-se ao longo dos cerca de 2 km de extensão de área de intervenção ribeirinha, subindo depois ao cabeço.
O documento Jornadas Voluntárias Inverno 2013 tem mais informação sobre as jornadas de Inverno.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

continua a plantação de árvores nativas em 2013


Mudou o ano, não a vontade: continua a plantação de árvores nativas em 2013
FUTURO - projeto 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto

Durante o mês de janeiro decorrem várias atividades de plantação, manutenção de áreas florestais e outras iniciativas relacionadas com a floresta autóctone. Estas ações estão integradas no FUTURO - projeto 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Participe! INSCRIÇÕES



PRÓXIMAS ATIVIDADES

12 de janeiro 2013 | Plantação | Monte Padrão | Santo Tirso | 09h30-13h00
Voltamos ao terreno para fazer floresta! Já plantámos no Monte Padrão 4.519 árvores desde 2011 e em 2013 esperamos que a plantação de toda a área seja concluída. Depois estaremos centrados apenas na monitorização, manutenção e limpeza. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso e da ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave, com a colaboração especial dos voluntários da AMO Portugal - Santo Tirso.

12 de janeiro 2013 | Plantação | Margens do Rio Tinto | Gondomar | 09h30-13h00
Todos os interessados são convidados a plantar árvores nas margens do Rio Tinto (Rua Tristão Vaz Teixeira). Serão plantadas 60 sabugueiros (Sambucus nigra) e freixos (Fraxinus angustifolia). A iniciativa será acompanhada pelos técnicos do Pelouro de Ambiente da Câmara Municipal de Gondomar.

15 de janeiro 2013 | Plantação | Rio Úl | S. João da Madeira | 09h30-16h30
Escolas vão plantar 100 árvores nativas nas margens do Rio Úl. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

19 de janeiro 2013 | Plantação | Paisagem Protegida do Mindelo | Vila do Conde | 09h30-13h00
Vamos plantar 700 pinheiros-mansos (Pinus pinea) na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo, num espaço florestal anteriormente dominado por eucaliptos e acácias. Pretende-se promover e salvaguardar a biodiversidade desta Paisagem Protegida com o aproveitamento de regeneração natural, nomeadamente de carvalho-alvarinho (Quercus robur). Entre os 700 pinheiros-mansos, 320 são micorrizados e fazem parte de um projeto de investigação da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Após a plantação, e com o apoio de professores da Universidade do Porto, efetuar-se-á uma visita guiada na área da Paisagem Protegida. Uma atividade acompanhada pelos técnicos do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto. Com a colaboração da Junta de freguesia de Mindelo, Junta de freguesia de Árvore, Universidade do Porto, Equipa de Sapadores Florestais.

19 de janeiro 2013 | Plantação | Rio Úl | S. João da Madeira | 09h30-13h00
Nesta manhã vamos plantar mais 150 árvores nativas nas margens do Rio Úl. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

26 de janeiro 2013 | Plantação | Sardoeira | Trofa | 09h30-13h00
O objetivo é plantar 800 árvores nativas na Sardoeira, dando continuidade ao trabalho nessa área. Uma atividade acompanhada pelos técnicos da Câmara Municipal da Trofa e da ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave.

26 de janeiro | Plantação | Serra das Banjas e Santa Iria | Gondomar | 09h30-13h00
Vamos dar continuidade ao trabalho de reflorestação de algumas parcelas iniciada na época passada e plantar mais 300 árvores nativas nestas Serras. Uma atividade organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e acompanhada pela Portucalea.

26 de janeiro | Plantação | Serra de Santa Justa | Valongo | 09h30-13h00
Na área da Serra de Santa Justa onde passa o Corredor Ecológico realiza-se nesta manhã uma ação de plantação de espécies autóctones, tais como carvalho-alvarinho (Quercus robur), castanheiro (Castanea sativa), medronheiro (Arbutus unedo), azevinho (Ilex aquifolium), pilriteiro (Crataegus monogyna) e folhado (Viburnum tinus). No total serão plantadas 150 árvores em locais previamente marcados pelos Sapadores Florestais, bem como será efetuado ainda o corte de alguma vegetação (eucaliptos).


INSCRIÇÕES E AGENDA 2013 | Sujeito a alterações de última hora, nomeadamente devido às condições meteorológicas.

Mais informação sobre este projeto: embaixadadafloresta.blogspot.pt


Estas ações estão integradas no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, uma iniciativa cuja meta até 2016 é reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região, e cuidar destas áreas.

Nesta época de reflorestação (2012/13), em Arouca, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, S. João da Madeira, Santo Tirso, Trofa, Valongo e Vila do Conde já foram realizadas ou estão planeadas ações de plantação e manutenção de florestas nativas. Depois de na época de 2011/12 terem sido plantadas 11.140 árvores com a colaboração de 2.000 voluntários, os trabalhos recomeçaram em setembro de 2012 tendo sido acordada a meta de plantar 22.000 árvores e continuar as tarefas de erradicação de espécies infestantes, de limpeza de áreas e de monitorização das nossas ações. Na época 2012/13 já foram organizadas 25 atividades (1.956 horas de voluntariado) e plantadas 4.047 árvores, graças à participação ativa dos parceiros e dos voluntários do projeto.

O FUTURO - projeto 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto é promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), uma plataforma com dezenas de entidades que colaboram para desenvolver projetos inovadores e relevantes para a sustentabilidade da região. A rede é coordenada pela Área Metropolitana do Porto e pela Universidade Católica Portuguesa (Porto).


Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto
|@| porto.cre@gmail.com
|URL| www.creporto.blogspot.com | www.crenews.info | embaixadadafloresta.blogspot.pt

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

SPEA lança campanha pelo Priolo e Floresta Laurissilva


A SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves lançou uma campanha internacional decrowdfunding para permitir a continuidade do seu programa de conservação do Priolo (Phyrrhula murina), uma das aves mais ameaçadas do mundo, e da floresta Laurissilva da ilha de São Miguel, Açores, onde ainda ocorre http://www.indiegogo.com/PreserveAzoresBullfinch/x/825388 .
 
O Priolo é um pássaro endémico da ilha de São Miguel, sendo a sua distribuição mundial limitada apenas a dois concelhos desta ilha: Nordeste e Povoação. Em 1990 existiam somente cerca de 300 indivíduos desta espécie, encontrando-se à beira da extinção. Para evitar o seu desaparecimento, desde 2003 até hoje a SPEA liderou um programa de recuperação do Priolo financiado sobretudo pela Comissão Europeia (programa LIFE) e pelo Governo Regional dos Açores, o qual permitiu que a população do Priolo atinja hoje cerca de 1000 aves, reduzindo o seu risco de extinção, apesar da ameaça ainda persistir.
 
O Priolo depende da floresta Laurissilva nativa da região, a qual tem vindo a ser invadida por espécies de plantas exóticas que substituem as espécies autóctones e que não lhe proporcionam nem alimento nem abrigo adequados, conduzindo à sua quase extinção. O programa de recuperação liderado pela SPEA tem-se centrado na recuperação da floresta Laurissilva, retirando as plantas invasoras e plantando plantas de espécies nativas, contribuindo para a recuperação de todo um ecossistema. 
Estas acções implicaram a criação e manutenção de um viveiro de árvores e arbustos autóctones de São Miguel, que são empregues na reflorestação da área, e na criação do Centro Ambiental do Priolo, com funções científicas, didáticas e turísticas, atuando como foco de atração de milhares de visitantes por ano e permitindo a criação e manutenção de mais de 20 postos de trabalho diretos, com importantes implicações positivas para a economia local.
Devido aos bons resultados conseguidos, o projeto LIFE Priolo tornou-se uma referência internacional de conservação da Natureza, tendo sido eleito pela Comissão Europeia "um dos melhores entre os melhores do programa comunitário LIFE+".
 
O lançamento desta campanha da SPEA ocorre num momento em que não existe financiamento garantido para a continuação deste programa e para a manutenção destas ações e equipamentos. Se este financiamento não for conseguido, as medidas de recuperação e manutenção da floresta Laurissilva deixarão de poder ser implementadas, com o previsível declínio e eventual extinção do Priolo, para além das perdas económicas e laborais associadas. 
 
Apelamos assim, para o Vosso apoio, por pouco que seja, e máxima divulgação da campanha http://www.indiegogo.com/PreserveAzoresBullfinch/x/825388 .
Os interessados poderão aceder a informação adicional nas seguintes páginas:
 
 
- Centro Ambiental do Priolo
 
- Naturlink (esta campanha enquadra-se na iniciativa Naturfunding de crowdfunding ambiental)